
Futebol
|
Após a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, o técnico Tite concedeu uma entrevista coletiva junto com Matheus Bachi, seu auxiliar e filho, e o com o doutor Márcio Tannure. O treinador esclareceu algumas questões que estavam sendo debatidas nas mesas redondas.
Na coletiva, Tite comentou sobre a adaptação do elenco após a passagem de três treinadores no ano. Ele ainda disse que sua comissão técnica tentou aproveitar os fatores positivos dos últimos trabalhos.
“A gente mudou três metodologias ao longo do ano. Imagina tu mudar três diretores teus ou a tua equipe de trabalho. O quanto isso dificulta a coordenação? Às vezes um gosta de volume, outro gosta de intensidade, outros baixam… Um gosta da bola parada com marcação individual, o outro posicional, outro mista. Isso tudo entra na cabeça do atleta e é muito difícil”, disse antes de completar:
“A gente procurou ter essas Data Fifa para que pudéssemos ter um tempo de organização maior, de buscar inclusive informações não para a gente implantar alguma coisa, mas para aproveitarmos tudo de bom que o Flamengo tinha e agregar alguns detalhes que pudessem potencializar as características. Isso é desafiador. Mas são nossas características e, por favor, não façam comparativos. Não temos conhecimento (dos trabalhos anteriores). Essa é só a forma que a gente acredita”, finalizou Tite.
TRÊS TREINADORES EM 10 MESES
O planejamento da diretoria do Flamengo para a temporada não foi um dos melhores. Isso porque, o Rubro Negro teve em um intervalo de 10 meses, três técnicos dirigindo o elenco profissional. O primeiro, Vitor Pereira, foi o escolhido para substituir Dorival Júnior, campeão da Libertadores e Copa do Brasil em 2022. O português fracassou no Mais Querido e foi demitido em abril.
Logo após, chegou Jorge Sampaoli. A passagem do argentino no Rubro Negro foi turbulenta e contou com muitos fracassos. O primeiro foi a eliminação para o Olímpia (PAR) nas oitavas de final da Libertadores. Depois foi o vice na Copa do Brasil, para o São Paulo de Dorival Júnior.
Sendo assim, Tite é o terceiro a assumir o comando do Mais Querido e chegou com a missão de reerguer o elenco e levá - los a classificação direta para a Libertadores 2024. O foco do treinador é levar o Rubro Negro novamente aos dias de glórias.
Volante chileno sofreu nova fratura no pé durante o Mundial de Clubes e desfalca o Mais Querido, diretoria segue dando respaldo e não pensa em reforços
|
A derrota para o Bayern de Munique no Mundial de Clubes trouxe uma consequência ainda mais amarga para o Flamengo. Erick Pulgar, titular absoluto no meio de campo, sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito e preocupa o departamento médico rubro-negro. O chileno será reavaliado no Rio de Janeiro, mas os primeiros indícios indicam um tempo de recuperação superior a dois meses.
A lesão ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo, logo após Pulgar cometer falta em Harry Kane. Ele ficou no chão com dores intensas e teve que ser substituído ainda antes do intervalo. Em 2023, o mesmo jogador já havia passado por um problema semelhante, ficando 69 dias longe dos gramados.
A sensação dentro do clube não é das melhores. Uma pessoa ligada ao departamento de futebol do Flamengo, ouvida pelo portal Coluna do Fla, admitiu que a situação atual pode ser ainda mais delicada que a anterior. “Agora parece ser pior (a situação do jogador), vamos saber no Rio”, afirmou a fonte.
O camisa 5 vinha em boa fase e era peça-chave na estrutura montada por Filipe Luís no meio-campo. Sua ausência representa uma lacuna sensível, sobretudo diante de um calendário apertado e com outros desfalques previstos para o elenco principal.
Mesmo com o diagnóstico preocupante, a cúpula do futebol rubro-negro adota cautela e evita qualquer movimentação imediata no mercado. Segundo apuração do Coluna do Fla, o entendimento interno é que o elenco possui alternativas viáveis para suprir a ausência de Pulgar. A ausência de Pulgar coincide com a iminente saída de Gerson, que negocia sua transferência para o futebol russo ou árabe. Isso faz com que o Flamengo, em poucos dias, veja dois nomes importantes do setor deixarem de estar à disposição.
Garantida na próxima Copa, o time de Ancelotti fecha competição contra chilenos em casa e diante de bolivianos fora, na temida altitude
|
O desejo de Carlo Ancelotti está bem perto de se realizar na seleção brasileira. A CBF fez contatos e encaminhou para levar a partida contra o Chile, a penúltima da Seleção nas Eliminatórias para a Copa de 2026, para o Maracanã. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já realizou contatos com Flamengo e Fluminense, administradores do estádio, e encaminhou a realização do jogo previsto para o dia 4 de setembro.
Coincidentemente, o último jogo da Seleção no Maracanã foi contra o Chile, em março de 2022, pelas Eliminatória das Copa do Catar: 4 a 0, com gols de Neymar, Vini Jr, Philippe Coutinho e Richarlison. O momento naquela ocasião era melhor.
Existia vontade da CBF levar a partida para o Rio Grande do Sul, em homenagem às vítimas de enchente em abril do ano passado. Mas o Beira-Rio vai ter show de Gilberto Gil no dia 6 de setembro. Outra alternativa era o Mineirão, também com agenda de shows próximo à data do confronto.
Depois do Chile, a seleção brasileira enfrenta a Bolívia no dia 9 de setembro, fora de casa – na altitude do país sul-americano.
Volante tem multa paga pelo Zenit, mas novas propostas aparecem pelo volante rubro-negro que deixa o clube após o Mundial de clubes
|
Após a eliminação no Mundial de Clubes da FIFA, o Flamengo vive dias de reestruturação. O nome mais comentado neste momento é o de Gerson. O volante, de 28 anos, não deve mais vestir a camisa rubro-negra, e a diretoria já trabalha com esse cenário como irreversível. O problema é que o destino ainda não está cravado.
O Zenit, da Rússia, foi o primeiro a se movimentar. O clube sinalizou o pagamento da multa rescisória de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões), valor que, segundo apuração do ge, já é tratado como aceito pelo Flamengo. Contudo, mesmo com tudo encaminhado com os russos, um novo elemento entrou no caminho: Jorge Jesus.
O Al-Nassr, da Arábia Saudita, demonstrou interesse de última hora e mexeu com a cabeça do jogador. Jorge Jesus, novo treinador do clube saudita e velho conhecido de Gerson, fez contato direto e tenta convencer o volante a escolher o projeto árabe. Além da figura do treinador, o salário oferecido pelo Al-Nassr é consideravelmente maior do que o proposto pelo Zenit.
Desde antes do Mundial, o clima entre Gerson e a torcida já não era dos melhores. A postura do volante em campo foi alvo de críticas, e a notícia de que ele estaria disposto a se transferir para o futebol russo incomodou parte da Nação. A atuação discreta no Mundial, somada ao comportamento mais frio nos bastidores, só aumentou a certeza de que sua permanência é insustentável.
Segundo fontes ligadas ao estafe do jogador, Jorge Jesus tem sido insistente nos contatos com Gerson. A relação construída no Flamengo e mantida mesmo após a saída do treinador em 2020 pesa bastante. O técnico português vê no camisa 8 uma peça importante para seu novo projeto no Al-Nassr, que também conta com nomes de peso como Cristiano Ronaldo e Brozović, tendo em vista Gerson ter dado o "ok" a negociação segundo o portal GE.