Futebol
|
0O Flamengo enfrentará o Athletico neste domingo, pela 28ª rodada do Brasileirão, com um time misto. Devido à semifinal da Copa do Brasil no meio da semana, o Rubro-Negro decidiu poupar os jogadores mais desgastados. Oito mudanças serão feitas em relação à equipe que jogou contra o Peñarol, quando foi eliminada da Libertadores.
Gabigol é um dos titulares escolhidos por Tite. O camisa 99 terá nova oportunidade como titular após quase dois meses — assim como aconteceu contra o São Paulo, em 3 de agosto, ele jogará em um time alternativo. Matheus Gonçalves, que vem de boas atuações, estará no ataque.
Dos jogadores que enfrentaram o Peñarol, apenas o goleiro Rossi, o zagueiro/volante Léo Ortiz, o meia Gerson e o atacante Plata iniciarão a partida contra o Athletico neste domingo. Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro, De la Cruz, Arrascaeta e Bruno Henrique estão relacionados, mas começarão no banco de reservas.
O Flamengo realizou apenas um treino completo com todo o elenco. Na sexta-feira, somente os reservas da Libertadores participaram da atividade. O provável time deve ter: Rossi, Wesley, David Luiz, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Pulgar, Alcaraz, Gerson e Matheus Gonçalves; Plata e Gabigol.
É importante destacar que o técnico Tite não contará com Carlinhos, expulso na última rodada contra o Grêmio. Michael já treina em campo, mas só será relacionado para o jogo contra o Corinthians, no meio da semana. Além deles, Cebolinha, Viña, Pedro e Luiz Araújo também são desfalques.
O Flamengo ocupa a quarta posição no Brasileirão com 45 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo, com um jogo a menos. O time tem apenas 1% de chances matemáticas de título, mas precisa garantir sua vaga no G-4, visando a classificação para a Libertadores de 2025.
Meia do Fulham chegaria ao alviverde no auge da sua forma física vindo da Europa, movimento parecido com o do Baixinho no Mengão em 1995
|
0O possível retorno de Andreas Pereira ao futebol brasileiro, desta vez pelo Palmeiras, deixou o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, empolgado. Em sua análise, ele faz uma comparação ousada, ligando o caso ao impacto da contratação de Romário pelo Flamengo em 1995, mesmo reconhecendo as diferenças de escala.
COMPARAÇÃO COM ROMÁRIO
PVC relembra que, desde a venda de Paulo Roberto Falcão do Internacional para a Roma, em 1980, o Brasil se acostumou a perder talentos para a Europa no meio das temporadas. Jogadores como Zico, Sócrates e Ronaldo retornaram ao país apenas após longas trajetórias no futebol europeu.
A única exceção, segundo ele, foi Romário. Em 1995, o Baixinho trocou o Barcelona pelo Flamengo enquanto vivia o auge de sua carreira, após ser eleito o melhor jogador do mundo. PVC ressalta que "tirar Romário do Barcelona foi algo histórico e desafiou as normas da época".
Ainda assim, ele reconhece que a situação atual é muito diferente. “É óbvio que o impacto de Romário é muito maior do que o de Andreas Pereira. A comparação só se dá porque não estamos acostumados a ver jogadores saírem no meio da Premier League, especialmente de um clube como o Fulham, que ocupa uma das melhores colocações de sua história recente na liga inglesa", explica.
O QUE O PALMEIRAS TENTA, O FLAMENGO JÁ CONSEGUIU
Para PVC, a tentativa do Palmeiras em trazer Andreas Pereira se assemelha a algo que só o Flamengo conseguiu na era do grande êxodo do futebol brasileiro. Ele cita casos recentes, como o do próprio Flamengo contratando Alcaraz do Southampton, mas após o término da temporada europeia. Já o São Paulo, em março, tirou André Silva do Vitória de Guimarães, quinto colocado do Campeonato Português, mas em condições diferentes, dado o menor peso do mercado português em comparação à Premier League.
PVC conclui sua análise destacando a magnitude da tentativa palmeirense: "O que o Palmeiras tenta com Andreas Pereira, só o Flamengo conseguiu com Romário em 1995, em uma operação que marcou a história do futebol brasileiro."
Contrato do atacante com o Mengão se encerra em 31 de dezembro e já confirmou que não vai ficar no clube; Cruzeiro e Santos buscam acordo com o artilheiro
|
0Após seis temporadas completas, Flamengo e Gabigol seguiram caminhos diferentes depois da partida contra o Vitória, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem acordo para a renovação contratual, o ídolo rubro-negro está próximo de ser anunciado oficialmente como reforço do Cruzeiro, com imagens do anúncio já vazadas.
DESPEDIDA E NOVA FASE
Para Denílson e Renata Fan, comentaristas do programa Jogo Aberto, Gabigol aparenta estar em uma fase mais leve após o fim de sua trajetória no Flamengo. Em 2024, a relação entre jogador e clube foi marcada por altos e baixos, incluindo a perda da camisa 10, após um episódio em que foi visto vestindo a camisa do Corinthians.
Denílson destacou que, nas entrevistas recentes, Gabigol parece mais relaxado, até mesmo ao abordar temas delicados, como a convivência com o técnico Tite durante o ano. Segundo ele, o atacante demonstrou respeito e uma postura serena ao tratar do assunto.
"Legal quando a temporada acaba, né? É outro Gabigol. Se você pegar as entrevistas do Gabigol na temporada, que foi uma temporada bem abaixo do que ele poderia render, você vê que ele está muito mais solto, relaxado, boas respostas. Você vê que é um jogador que está mais tranquilo, esclarecido", disse Denílson.
"Falou abertamente sobre todos os assuntos que envolveram ele nesses últimos meses: briga com Filipe Luís no campo, relacionamento com o Tite, falou sobre tudo que aconteceu nos últimos meses de forma muito respeitosa com os envolvidos. Esse é o Gabigol que a gente viu em um passado não tão distante nas entrevistas", afirmou o ex-jogador.
Renata Fan concordou, mencionando que a despedida contra o Vitória contribuiu para o momento positivo do jogador. Para ela, o único detalhe que faltou foi encerrar a passagem pelo Flamengo com uma vitória, já que o jogo terminou empatado em 2 a 2.
"Bem solto, animado, tirou aquele peso da história final no Flamengo. Teve a despedida que merecia, fez gol, faltou a vitória. Acho que o Flamengo poderia também ter dado esse presente ao Gabigol, mas lá estava. E legal ele elogiando o Filipe Luís, que foi um companheiro, ganhou muita coisa com ele e teve o privilégio de conduzi-lo nesse final no Flamengo", finalizou a apresentadora.
PRÓXIMO DO CRUZEIRO
Desde que a saída do Flamengo foi oficializada, Gabigol tem sido especulado como reforço do Cruzeiro. Na última quinta-feira (20), imagens de um suposto anúncio vazaram, divulgadas por um funcionário de uma empresa que fabrica copos personalizados. Na arte, o atacante já aparece com as cores do clube mineiro, exibindo sua tradicional comemoração. Apesar do possível acerto com a Raposa, o Santos ainda busca a contratação do camisa 99.
O jovem meia falou sobre como é trabalhar com Filipe Luís e rasgou elogios ao treinador do Mais Querido
|
0Nos últimos anos o Flamengo tem revelado diversos jogadores nas categorias de base. Atualmente, uma das maiores promessas do Rubro-Negro é Guilherme, de 18 anos. Isso porque, o jovem virou um dos favoritos de Filipe Luís ainda no sub-20. No entanto, foi no profissional que o jovem chamou a atenção.
Assim, o meia Guilherme destacou o processo que viveu nas categorias de base do Flamengo até estrear com gol no profissional. Em entrevista ao GE, o jovem não escondeu a gratidão por ser comandado por Filipe Luís.
"É natural no primeiro ano de sub-20 você começar no banco e ir adquirindo seu espaço durante o ano. Quando o Filipe chegou eu era reserva, não estava jogando, não estava tendo tanta oportunidade. Ele foi um cara que acreditou muito no meu potencial e me colocou para jogar. Se não me engano, no segundo jogo que ele assumiu o sub-20 no Brasileiro, contra o Bahia, me colocou de titular. E fui feliz nesse jogo, joguei muito bem, dei uma assistência, e a partir daí eu não saí mais. Joguei praticamente todos os jogos com ele de titular", disse.
DESTAQUE NO SUB-20
Guilherme chegou ao Flamengo em maio de 2021, quando foi contratado junto ao Azuriz, do Paraná. Desse modo, o jogador foi deslocado para a equipe sub-15 do Rubro-Negro. No entanto, com os diversos desfalques no profissional, Filipe Luís subiu o atleta de categoria e apostou na estrela do jovem, que marcou o gol da vitória do Mais Querido contra o Cuiabá.
Destacando que Guilherme não atuou sob o comando de Filipe Luís no sub-20, quando o técnico estreou. Depois, nos outros 16 jogos, o meia esteve em campo em todos. Assim, ele fez seis gols e deu quatro assistências.