
Futebol
26 Jun 2025 | 10:30 |
Com o encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes, os quatro representantes do Brasil — Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense — garantiram vaga nas oitavas de final. Em participação na ESPN Brasil, o comentarista e ex-jogador Zinho fez uma análise do desempenho das equipes, com destaque para a performance consistente dos comandados de Filipe Luís.
Segundo o tetracampeão mundial, o Mais Querido foi o único dos brasileiros que demonstrou superioridade em todos os confrontos da primeira fase, mesmo diante de desafios pontuais. “Eu acho que o Flamengo, nos três jogos, foi superior, mesmo não jogando bem contra o Los Angeles. Não foi o melhor jogo do time, o Filipe Luís tinha muitos atletas pendurados e precisou fazer mudanças, mas mesmo assim ele foi melhor. O Flamengo foi muito melhor que o Esperánce, contra o Chelsea nem se fala e superior também ao Los Angeles”, afirmou Zinho.
Zinho também avaliou positivamente o desempenho do Palmeiras, que terminou como líder do seu grupo. Contudo, o comentarista ponderou que o time de Abel Ferreira teve o pior jogo entre os brasileiros ao enfrentar o Inter Miami, mesmo com o resultado final favorável.
“O Palmeiras fez um jogo muito ruim contra o Inter Miami. Para mim, inclusive, foi o pior jogo dos brasileiros na fase de grupos. Agora, os outros dois jogos eu gostei. Ele foi superior ao Porto e também diante do Al Hilal. Depois do Flamengo, foi aquele que melhor aliou resultado e performance. Ambos estão invictos, assim como o Fluminense”, analisou.
Na opinião de Zinho, o Fluminense apresentou um desempenho irregular na fase inicial, com uma boa atuação diante do Borussia Dortmund, mas oscilando nos jogos seguintes contra Ulsan Hyundai e Mamelodi Sundowns.
Já o Botafogo, segundo o comentarista, obteve um excelente resultado ao se classificar em um grupo considerado o mais difícil, com PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. No entanto, o futebol apresentado foi aquém do necessário.
Com ingressos esgotados e expectativa de mais de 60 mil torcedores, Mais Querido busca ampliar vantagem na liderança, enquanto o Tricolor tenta fugir do Z4
30 Ago 2025 | 16:22 |
O Flamengo encara o Grêmio neste domingo (31), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto será transmitido ao vivo pelo canal Premiere.
As duas equipes chegam descansadas, já que não disputaram compromissos pela Copa do Brasil durante a semana. O Mais Querido busca somar mais três pontos para se manter isolado na liderança da competição. Já o Tricolor gaúcho entra pressionado pela necessidade de vencer e se distanciar da zona de rebaixamento.
O técnico Filipe Luís ainda tem uma incerteza para definir a equipe titular. O meia Jorginho, que vem atuando ao lado de Saúl, apresentou dores musculares durante a semana e pode ser preservado. Caso não jogue, as opções são Allan ou De la Cruz.
Na lateral, Alex Sandro está fora por lesão, assim como o volante Erick Pulgar, em processo de recuperação. Mesmo com os desfalques, a expectativa é que a base da equipe seja mantida. Provável escalação do Mengão: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Viña; Jorginho (Allan), Saúl e Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro.
O Grêmio, comandado por Mano Menezes, busca uma reação para se afastar da parte inferior da tabela. O time gaúcho aposta em jogadores experientes como Edenílson, Cuéllar e Kannemann para tentar surpreender fora de casa.
Provável escalação do Tricolor: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenílson; Cristian Olivera, Alysson e Braithwaite (Carlos Vinícius).
Marcelo Bielsa deixou de fora jogador do Mengão que tem como um de seus xodós e falou sobre seu estado de saúde antes da lista oficial
30 Ago 2025 | 15:45 |
Em meio às convocações para a Data FIFA, o técnico Marcelo Bielsa surpreendeu ao deixar Nicolás de la Cruz fora da lista do Uruguai para os dois últimos jogos das Eliminatórias. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), o treinador detalhou os motivos para não chamar o meia do Flamengo.
Bielsa sobre De La Cruz, do Flamengo: "Não é adequado obrigá-lo a jogar"
“O processo de De La Cruz é o seguinte: mesmo sendo reserva, ele não será convocado. Entendemos que ele está saudável, mas acreditamos que é melhor que volte a ter minutos de forma consistente primeiro no clube. Não é adequado obrigá-lo a jogar pela seleção sem antes estar plenamente reintegrado ao futebol competitivo”, afirmou Bielsa.
O técnico ainda destacou a importância do jogador, mas reforçou que o tempo de preparação entre chegada e jogo seria insuficiente para utilizá-lo em alto nível, garantindo que é necessário que o meia volte a melhor forma competitiva no clube, antes de retornar a lista da Seleção.
A ausência de De La Cruz ocorre em meio a um episódio recente. No mês passado, o então médico do Flamengo, José Luiz Runco, afirmou em um grupo de mensagens que o meia tinha uma lesão crônica e irreversível no joelho. A declaração repercutiu em todo o país, gerando desconforto interno. O clube demitiu o profissional e intensificou o suporte ao atleta.
Recuperado, o uruguaio voltou a vestir a camisa rubro-negra na histórica goleada por 8 a 0 sobre o Vitória, na última segunda-feira (25). De La Cruz entrou no segundo tempo, atuou por 20 minutos, acertou 95% dos passes e teve 100% de aproveitamento nos lançamentos.
Com o meia novamente à disposição, o Flamengo encara o Grêmio acontece neste domingo (31), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão da Rede Globo (em canal aberto) e do Premiere (pay-per-view).
Jogador do Mengão é convocado por Carlo Ancelotti para os jogos contra Chile e Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
30 Ago 2025 | 15:31 |
O bom desempenho de Samuel Lino com a camisa do Flamengo já rendeu frutos. Neste sábado (31), o atacante foi convocado por Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira nas duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil encara o Chile, na próxima quinta-feira (5), no Maracanã, e a Bolívia, no dia 9, fora de casa.
A convocação de Lino ocorre em meio a mudanças forçadas no elenco. Matheus Cunha deixou o campo na última partida pelo Manchester United, após sentir dores na coxa esquerda. Este foi o quarto corte feito por Ancelotti nesta Data Fifa.
Antes dele, já haviam sido desconvocados o lateral Alex Sandro, também do Flamengo, o volante Joelinton, do Newcastle, e o lateral-direito Vanderson, do Monaco. Para recompor o grupo, foram chamados Jean Lucas, do Bahia, e Vitinho, do Botafogo. No entanto, nenhum substituto foi convocado para a vaga de Alex Sandro.
Contratado junto ao Atlético de Madrid, Lino rapidamente conquistou espaço no time titular. Em apenas oito partidas com a camisa rubro-negra, já acumula dois gols e quatro assistências, além de grande participação ofensiva. Sua regularidade e velocidade chamaram a atenção não apenas da torcida, mas também da comissão técnica da Seleção.
Os atletas começam a se apresentar neste domingo (1º). A partir de segunda-feira (2), com elenco completo, iniciam os trabalhos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Após a partida contra o Chile, a Seleção volta a treinar no local até o embarque para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.