
Futebol
|
Palmeiras e Flamengo fizeram o primeiro clássico entre as equipes na tarde deste último domingo (21). As equipes ficaram apenas no empate, após uma partida bastante disputada. Após o confronto, o técnico Abel Ferreira voltou atrás na sua declaração onde comparou os orçamentos dos times.
"Na coletiva passada eu falei e alguns não entenderam o que eu disse. O Flamengo tem dinheiro, sim, mas falei no nível de contratações que ele tem. A gente não queria bater no muro e a gente tentou pelas pontas. Vê quantos gols foram de jogada individual, por cruzamento", disse Abel, antes de continuar:
"O Flamengo se defende muito bem com dois blocos de quatro e com dois na frente, e fecha bem os corredores. E nós temos que usar os jogadores de fora, entrar por dentro é difícil. Não deixamos nosso adversário jogar, fizemos mais pressão. O adversário não teve o mesmo ímpeto que a gente. Há várias maneiras de defender e atacar. Um dos cruzamentos deu gol, dois deles o goleiro saiu bem", finalizou, em entrevista coletiva neste domingo (21).
RELEMBRE A POLÊMICA
Após perder para o Internacional, Abel Ferreira afirmou que o Mais Querido tem mais dinheiro que o Plameiras para comprar jogadores prontos. O técnico chegou a citar Tite. Além disso, ele ainda fala que o Flamengo pode também contar com a base.
FOCO NA LIBERTADORES
Após a terceira rodada do Brasileirão, o elenco do Flamengo muda o foco para a Libertadores. Na próxima quarta-feira (24), o Rubro-Negro vai até La Paz, na Bolívia, onde encara o Bolívar na altitude de mais de 3.600 metros. O Mais Querido terá que vencer ou empatar se quiser assumir a liderança da competição.
Jovem não entra em campo desde a estreia no Brasileirão contra o Internacional e técnico do Mengão justifica a falta de minutos
|
Reserva mais uma vez no empate em 0 a 0 contra o Vasco, Matheus Gonçalves vive uma sequência incômoda no Flamengo: já são seis jogos seguidos relacionados sem sair do banco. A última vez que entrou em campo foi contra o Internacional, na estreia do Brasileirão, e ainda assim, já nos minutos finais — aos 44 do segundo tempo.
Desde então, o jovem meia não foi acionado nos duelos diante de Juventude, Grêmio, Central Córdoba-ARG, Vitória, Deportivo Táchira-VEN e, mais recentemente, no empate com o Vasco. No total, Matheus soma apenas 154 minutos em campo na temporada.
Tem um perfil bem diferente dos que estão entrando".
Após o clássico de sábado (19), Filipe Luís foi questionado sobre a situação do jogador e justificou a ausência com base em questões táticas. “Conto com ele. Não vem tendo minutos nos últimos jogos, mas tem um perfil bem diferente dos que estão entrando”, afirmou o treinador.
Segundo Filipe, a formação atual do time, que não utiliza um ponta aberto pelo lado direito, espaço ocupado por Wesley, que avança bastante, limita o aproveitamento do meia, que se destaca justamente atuando por aquele setor.
“Vejo que a melhor versão do Matheus talvez fosse aberto, na ponta direita. E nesse momento estamos jogando sem um ponta aberto, porque o Wesley ocupa esse corredor”, completou o treinador, que ainda citou a forte concorrência no setor ofensivo, com nomes como Gerson, Luiz Araújo e Júnior Plata, o que dificulta a entrada de Matheus no meio-campo.
Matheus Gonçalves disputou oito jogos em 2025, mas nunca como titular. Sua maior participação foi contra o Sampaio Corrêa, quando atuou por 61 minutos. Confira o tempo de jogo em cada partida:
Com essa minutagem, o cria da base rubro-negra ocupa a 21ª posição no ranking de tempo em campo entre os jogadores do elenco principal nesta temporada. Matheus Gonçalves terá nova oportunidade de entrar em campo nesta terça-feira (22), às 19h (de Brasília), contra a LDU, em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. A delegação embarca para o Equador ainda neste domingo.
Uruguaio pode ser novamente usado na lateral esquerda contra os equatorianos após Ayrton Lucas deixar o campo com dores no empate diante do Vasco
|
Improvisado novamente na lateral esquerda do Flamengo no empate com o Vasco, no último sábado (19), Guillermo Varela comentou a possibilidade de seguir atuando no setor nos próximos compromissos da equipe. O uruguaio substituiu Ayrton Lucas, que deixou o clássico com cãibras, e destacou estar à disposição para ajudar onde for necessário.
Se não estiver pronto, tem que jogar pela esquerda..."
A posição tem sido um desafio para o técnico Filipe Luís. Com Matías Viña ainda se recuperando de lesão, Alex Sandro saindo com dores contra o Juventude e Ayrton Lucas também precisando ser substituído, o Flamengo chegou ao Clássico dos Milhões sem um lateral-esquerdo de origem disponível. Varela, que já havia atuado ali em outros momentos do ano, foi novamente o escolhido.
“Sei que o Alex Sandro está machucado, esperamos que ele esteja pronto também. O Ayrton foi só uma cãibra. Se eu tiver que jogar ou ajudar o time pela esquerda, vou fazer, mas agora está ele”, afirmou Varela.
O uruguaio ainda não sabe como será a situação de Alex Sandro e Ayrton Lucas para o jogo contra a LDU, pela Libertadores, mas não descarta voltar a ser titular pelo lado esquerdo. ”Vamos ver como vai ser a recuperação dele e, se não estiver pronto, tem que jogar pela esquerda”, brincou.
Varela também foi questionado sobre as diferenças entre jogar pela direita e pela esquerda. Segundo ele, apesar de conseguir ser mais ofensivo quando está na lateral de origem, a função depende do contexto de cada jogo.
“Pode ser. Também a instância do jogo precisava que eu desse passagem, então, fui mais para cima. Mas, tanto pela direita quanto pela esquerda, é a mesma coisa”, disse o camisa 2.
O lateral ainda analisou o desempenho do Flamengo no empate com o Vasco. Para ele, a equipe foi superior no segundo tempo e criou chances suficientes para sair com a vitória. Apesar do volume de jogo, o Mais Querido esbarrou na grande atuação de Léo Jardim e desperdiçou grandes oportunidades.
“Tivemos algumas chances de fazer gols. No primeiro tempo, eles também. Mas, no segundo tempo, acho que foi tudo nosso. Tentamos até o final converter em gol, mas não saiu”, completou.
Com Varela entre os relacionados, o Flamengo embarca ainda neste domingo rumo a Quito, onde enfrenta a LDU na terça-feira (22), às 19h (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.
Duas equipes podem ultrapassar o Mengão na tabela de classificação do Brasileiro com as partidas de hoje após o empate contra o Vasco
|
Após empatar em 0 a 0 com o Vasco no sábado (19), no Maracanã, o Flamengo iniciou a quarta rodada do Campeonato Brasileiro com a possibilidade de ser ultrapassado na tabela. Neste domingo (20), outros seis jogos completam a rodada e podem alterar a liderança da competição.
A movimentação do dia começa logo às 11h (de Brasília), com Juventude x Mirassol, no Alfredo Jaconi, marcando o primeiro jogo matinal da edição 2025 do Brasileirão. O último duelo nesse horário havia ocorrido ainda na temporada passada.
Às 16h, dois confrontos de peso agitam a tarde de domingo. No Morumbis, São Paulo e Santos fazem o clássico paulista, enquanto em Belo Horizonte, Atlético-MG e Botafogo se reencontram após a final da Libertadores de 2024, vencida pelos cariocas.
O Flamengo estará de olho especialmente na faixa das 18h30, quando dois jogos importantes acontecem: o Fluminense recebe o Vitória, no Maracanã, e pode ultrapassar o Rubro-Negro na classificação. Já o Fortaleza enfrenta o Palmeiras, vice-líder, em duelo direto pelas primeiras posições.
A rodada de domingo termina às 20h30, com Red Bull Bragantino x Cruzeiro, em Bragança Paulista. Já o encerramento da quarta rodada acontece na segunda-feira (21), às 20h, com o clássico nordestino entre Bahia e Ceará, na Arena Fonte Nova.
Enquanto aguarda a definição da tabela, o Flamengo muda o foco para a Copa Libertadores. Pela terceira rodada do Grupo C, o time comandado por Filipe Luís enfrenta a LDU, na altitude de Quito, nesta terça-feira (22), às 19h (horário de Brasília). Será mais um desafio na altitude em busca da liderança do grupo.