
Futebol
|
Brasil e Argentina se enfrentam nesta terça-feira (25), às 21h (horário de Brasília), pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. O confronto acontece no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires, com transmissão ao vivo da Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada).
O retrospecto do clássico sul-americano aponta um equilíbrio histórico. Em 109 partidas disputadas, a Seleção Brasileira venceu 43 vezes, enquanto a equipe argentina soma 40 triunfos, além de 26 empates. Na tabela das Eliminatórias, a Argentina lidera com 28 pontos, enquanto o Brasil ocupa a terceira colocação, somando 21 pontos sob o comando de Dorival Júnior.
DESFALQUES NA SELEÇÃO BRASILEIRA IMPACTAM ESCALAÇÃO PARA O CLÁSSICO CONTRA ARGENTINA
Dorival Júnior terá que fazer ajustes na equipe devido a importantes baixas. O goleiro Alisson, que sofreu uma concussão na última partida contra a Colômbia, será substituído por Bento, do Athletico Paranaense. Além disso, Gabriel Magalhães e Bruno Guimarães cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Gerson segue em recuperação de lesão e também não estará disponível. Wesley, lateral do Flamengo, também vai para o jogo.
Diante das ausências, a provável escalação do Brasil para o confronto será: Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; André e Joelinton; Raphinha, Vinícius Júnior, Rodrygo e Matheus Cunha.
ARGENTINA TAMBÉM TERÁ DESFALQUES IMPORTANTES NO CLÁSSICO DAS ELIMINATÓRIAS
A seleção comandada por Lionel Scaloni também precisará lidar com ausências de peso. Lionel Messi e Lautaro Martínez estão fora devido a lesões, enquanto Nicolás González cumpre suspensão após ser expulso no duelo contra o Uruguai.
Mesmo com as baixas, a provável formação argentina para a partida é: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico; Rodrigo De Paul, Leandro Paredes, Alexis Mac Allister e Enzo Fernández; Thiago Almada e Julián Álvarez.
Volante retorna ao país natal após 18 anos na Europa e será peça-chave no meio-campo rubro-negro para o torneio que ocorrerá em junho de 2025
|
O Flamengo oficializou a contratação do volante Jorginho, de 33 anos, que chega ao clube após o término de seu contrato com o Arsenal, da Inglaterra. O jogador assinou um vínculo de três anos com o Rubro-Negro, válido até junho de 2028,segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, e será inscrito para disputar o Mundial de Clubes da FIFA, que ocorrerá em junho deste ano.
Natural de Imbituba, Santa Catarina, Jorginho retorna ao Brasil após 18 anos atuando no futebol europeu. Com passagens por Hellas Verona, Napoli, Chelsea e Arsenal, o volante acumula títulos importantes, como a Liga dos Campeões da UEFA (2021) e a Eurocopa (2020) pela seleção italiana e chega ao Mais Querido após deixar o clube inglês.
A negociação entre Flamengo e Jorginho se arrastava desde o início do ano. O clube carioca buscava a liberação antecipada do jogador, cujo contrato com o Arsenal se encerraria em 30 de junho. No entanto, o clube inglês optou por manter o atleta até o fim da temporada europeia, impedindo sua chegada imediata ao Rio de Janeiro.
Apesar disso, as partes chegaram a um acordo para que Jorginho se junte ao elenco rubro-negro a tempo de disputar o Mundial de Clubes. A competição está marcada para começar em 14 de junho, e o Flamengo estreia dois dias depois, contra o Espérance de Tunis. Em caso de vitória, o time enfrentará o Chelsea, ex-clube de Jorginho, no dia 20 de junho, em Filadélfia.
O contrato firmado prevê um salário anual de aproximadamente R$ 27,8 milhões, totalizando R$ 83,4 milhões ao longo dos três anos de vínculo. Com isso, Jorginho se torna um dos jogadores mais bem pagos do futebol brasileiro. A chegada de Jorginho é vista como estratégica pela diretoria do Flamengo. O técnico Filipe Luís, que assumiu o comando da equipe em setembro de 2024, considera o volante uma peça fundamental para dar equilíbrio ao meio-campo e liderar o time nas competições internacionais.
O meia mais uma vez foi decisivo em um grande jogo. Com o gol marcado na vitória sobre o Palmeiras, o camisa dez chega ao oitavo gol contra o alviverde
|
Giorgian De Arrascaeta mostrou, mais uma vez, por que é considerado um dos nomes mais decisivos do elenco do Flamengo. No último domingo (25), o uruguaio balançou as redes na vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras e atingiu uma marca simbólica: o time paulista se tornou o maior "freguês" do meia com a camisa rubro-negra.
Com o gol marcado no Maracanã, Arrascaeta chegou ao oitavo gol contra o Palmeiras desde que chegou ao Flamengo, em 2019. O número supera os seis tentos anotados contra o Vasco, que vinha dividindo o posto de maior vítima. O uruguaio ainda coleciona seis assistências diante do Verdão. O primeiro gol da carreira de Arrascaeta sobre o Palmeiras, no entanto, veio antes mesmo da chegada ao Rio. Em 2015, vestindo a camisa do Cruzeiro, ele já deixava sua marca no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Desde então, o camisa 14 construiu um retrospecto consistente contra os paulistas: marcou duas vezes no Brasileirão de 2019, outras duas em 2023, mais um em 2024, outro em 2025 e também balançou as redes na Supercopa do Brasil de 2021. Ao todo, são oito gols e atuações constantes como protagonista.
Os números impressionam ainda mais quando se observa o histórico de confrontos. Em 28 jogos contra o Palmeiras — somando Brasileirão, Supercopa, Copa do Brasil e Libertadores —, Arrascaeta tem 11 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas. Um desempenho equilibrado, mas com números que reforçam sua importância nos duelos.
O uruguaio também é, neste momento, o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro Betano. O gol contra o Palmeiras foi o oitavo dele na competição, ultrapassando Vegetti, do Vasco, que havia igualado a marca na rodada anterior. A liderança na artilharia reforça a fase goleadora do meia, que tradicionalmente é mais conhecido pelas assistências do que pelos gols.
Meia enfrenta o Santos nesta quarta, falou sobre sua relação com o futebol brasileiro e destacou o Rubro-Negro entre os clubes mais conhecido
|
No Brasil para disputar amistosos com o RB Leipzig, o meia Xavi Simons surpreendeu ao mencionar o Flamengo como um dos clubes que mais conhece no país. A declaração aconteceu na véspera da partida contra o Santos, marcada para esta quarta-feira (28), às 19h (de Brasília), no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
Aos 21 anos, Simons vive momento de destaque no futebol europeu e não escondeu o carinho pelo futebol brasileiro. Segundo ele, a convivência com jogadores do país em diferentes fases da carreira o aproximou do ambiente dos clubes locais. “Durante os meus anos de carreira, joguei com muitos jogadores brasileiros. Joguei com o Savinho, por exemplo, que era do Atlético”, lembrou o jogador, em entrevista concedida nesta terça-feira.
Sem rodeios, o meia listou os clubes que mais ouviu falar e não hesitou ao citar o Flamengo. “Conheço muitos clubes daqui: Palmeiras, Botafogo, Flamengo… conheço muito desses clubes. No final, vemos eles sorrindo no campo”, completou. A fala repercutiu rapidamente nas redes sociais, principalmente entre torcedores do Flamengo, que aproveitaram para valorizar a visibilidade do clube internacionalmente, ainda que não se trate de qualquer negociação ou flerte com o atleta.
Enquanto Xavi Simons cumpre sua agenda no Brasil, o Flamengo segue sua preparação para o jogo decisivo diante do Deportivo Táchira, válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida acontece nesta quarta-feira (28), às 21h30, no Maracanã. Depois da vitória sobre o Palmeiras no último domingo, o Rubro-Negro entrou na semana com a confiança renovada, mas consciente do tamanho do desafio.
Filipe Luís, técnico da equipe, foi direto ao analisar o momento. “Sobre a parte mental, digo que o campeonato não teria acabado se nós tivéssemos perdido. É muito disputado, um calendário que exige muito de todas as equipes, treinadores, jogadores. Os altos e baixos vão acontecer com Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro…”, destacou o treinador, em entrevista após a partida.