Futebol
|
0Logo após a Copa do Mundo do Catar, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que esperava ver o Brasil com mais nomes do cenário doméstico. Menos de dois anos depois, esta é a realidade e a convocação para as partidas contra Chile e Peru, pelas eliminatórias, elevou a 30 o número de jogadores do Campeonato Brasileiro no ciclo.
"A seleção brasileira jogou muito fora do Brasil quando poderia ter jogado mais aqui. Poderia ter usado também mais jogadores do futebol brasileiro", disse Ednaldo.
No grupo que treina nesta semana no CT do Palmeiras, em São Paulo, são seis: Weverton (Palmeiras), Fabrício Bruno e Gerson (Flamengo), Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo). Marca que comprova uma tendência da era Dorival de olhar mais para a liga local, com 19 convocados desde que assumiu o comando da Seleção.
O comparativo com o ciclo anterior com Tite para a Copa de 2022 indica o maior aproveitamento do Brasileirão nas escolhas. Em quatro anos e meio, foram 32 atletas chamados pelo ex-treinador em número que acaba deturpado pelas presenças de Brazão, Hugo, Chapecó, Megiolaro e Ivan. Por um período, a comissão técnica optou por chamar um goleiro mais jovem, quase sempre Sub-20, para pegar experiência e não por tê-los como os melhores do país.
Entre os 30 convocados por Ramon, Fernando Diniz e Dorival, dez foram titulares após a Copa: Weverton, Bento, Fabrício Bruno, Guilherme Arana, Ayrton Lucas, Andrey Santos, André, Rony, Endrick e Luiz Henrique. A lista de março de 2023, para o amistoso com o Marrocos, por sua vez, foi a mais surpreendente com nomes que se preparavam para o Mundial Sub-20: Mycael, Arthur, Robert Renan, Andrey Santos e Vitor Roque.
Confira os convocados atuando no Brasileirão
Palmeiras (Weverton, Murilo, Veiga, Rony, Estevão e Endrick)
Botafogo (Perri, Adryelson, Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles)
Flamengo (Fabrício, Gerson, Ayrton e Pedro)
São Paulo (Rafael, Lucas e Pablo Maia)
Athletico (Bento, Mycael e Vitor Roque)
Fluminense (Nino e André)
Atlético-MG (Arana e Paulinho)
Vasco (Léo Jardim e Andrey)
Cruzeiro (William)
América-MG (Arthur)
Corinthians (Yuri Alberto)
O clube com mais convocados foi o Palmeiras (6) seguido por Botafogo (5) e Flamengo (4). No total, foram 11 times representados por seus jogadores em nove convocações.
Apesar dos números indicarem um aumento das oportunidades para quem disputa o Brasileirão, Dorival Júnior garantiu após a convocação para a Data Fifa de outubro que não há direcionamento ou predileção por determinada liga.
A Seleção de Dorival segue nesta terça-feira a preparação para os próximos dois compromissos pelas eliminatórias. Na quinta, visita o Chile, às 21h (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago, e recebe a seleção peruana no dia 15, no Mané Garrincha, em Brasília.
Com 10 pontos em oito rodadas, o Brasil ocupa a quinta colocação na tabela.
Emissora carioca entrou em acordo com a Brax, detentora dos direitos do estadual do Rio de Janeiro e vai transmitir todos os jogos do Mengão
|
0A Globo oficializou na última sexta-feira (20) que transmitirá o Campeonato Carioca de 2025. Após cinco anos fora da programação completa da emissora, o Estadual do Rio de Janeiro retorna com os últimos três campeões da Libertadores na disputa.
O contrato foi firmado com a Brax, empresa responsável pela negociação dos direitos de transmissão, e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), organizadora da competição. O torneio começa em 12 de janeiro e contará com 12 equipes participantes.
DETALHES DO ACORDO
O contrato prevê a exibição de pelo menos 11 jogos na Globo para 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal e da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. As transmissões ocorrerão aos sábados, às 16h30 (horário de Brasília), e incluem dois clássicos de peso: Flamengo x Fluminense (9ª rodada) e Flamengo x Vasco (10ª rodada).
O SporTV, canal de TV fechada do grupo Globo, transmitirá dois jogos por rodada na primeira fase, com direito aos mesmos clássicos garantidos pela emissora aberta. Além disso, as duas semifinais do torneio serão exibidas pelo canal, que poderá transmitir também os dois jogos da final.
Já o Premiere, serviço de pay-per-view, exibirá todas as partidas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Contudo, não há garantia de transmissão para os jogos do Vasco como mandante, já que nos últimos dois anos essas partidas foram veiculadas pela Cazé TV.
FORMATO DE DISPUTA
A primeira fase do campeonato, conhecida como Taça Guanabara, será disputada em formato de pontos corridos com os 12 times: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
Os quatro melhores colocados ao final da 11ª rodada avançam para a semifinal do Campeonato Carioca. Já os times entre o 5º e o 8º lugar disputarão a Taça Rio, que oferece ao campeão uma vaga na Copa do Brasil. Tanto as semifinais quanto as finais de ambas as competições serão decididas em jogos de ida e volta. O último colocado da fase inicial será rebaixado para a Série A2.
O novo diretor técnico teve peso na decisão de permanência de Filipe Luís no cargo de técnico do Mais Querido
|
0Luiz Eduardo Baptista anunciou José Boto como o novo diretor técnico do Flamengo. No entanto, na visão da jornalista do Grupo Globo Ana Thaís Matos, a decisão da diretoria rubro-negra em delegar ao português a palavra final sobre a permanência de Filipe Luís é um 'absurdo".
"É uma loucura essa informação. O presidente delegou a um cara que não conhece o clube se ele (Filipe) vai ser treinador ou não? Isso é um absurdo, gente. Não é possível. Que isso, que loucura! Delegar a uma pessoa, que não conhece o clube, quem vai ser o treinador, se merece ou não continuar…", disse Ana Thaís Matos.
"Ele (Boto) nem sabe do Flamengo, nem conhece a realidade do Flamengo nesse momento. Acho ousado, não vejo como inovação. É uma forma (do Bap) começar dividindo a atenção… Já começa fazendo aquele culto à imagem. “Vou começar aqui com um diretor que vai dar entrevista, vai ser o cara que todo mundo vai bater”. Sou contra a cultura desse tipo de dirigente no Brasil. Vamos ver como serão os primeiros passos", acrescentou a comentarista, durante o programa ‘Seleção SporTV’, nesta quinta-feira (19).
CONHECIMENTO DO FLAMENGO
Ainda na quarta-feira (18), durante a cerimônia de posse, Luiz Eduardo Baptista revelou que José Boto assistiu aos últimos 25 jogos do Flamengo no ano. Além disso, o dirigente português já conversa com o novo presidente há algumas semanas sobre as lacunas atuais no elenco rubro-negro.
CHEGADA DE BOTO AO RIO
Assim, José Boto já tem data para chegar ao Flamengo. O novo dirigente do Mais Querido desembarca no Rio de Janeiro no dia 28 de dezembro para iniciar a primeira experiência na América do Sul.
Número de atletas lesionados diminui em 29% e Mengão espera resultado abaixo de 20% de problemas clínicos para 2025; DM pode ser reestruturado
|
0O Flamengo conseguiu reduzir o número de jogadores entregues ao Departamento Médico entre as temporadas de 2023 e 2024. Agora, sob o comando do técnico Filipe Luís e com uma nova diretoria, o clube busca avançar ainda mais em 2025.
De acordo com dados do portal ‘GE’, o Flamengo registrou 42 lesões na temporada de 2023, número que caiu para 30 em 2024, representando uma redução de 29%. Para 2025, a meta do clube é diminuir os casos clínicos para menos de 20%.
É importante destacar que a lesão de Pedro, camisa 9 do Flamengo, não foi incluída nos dados, já que o problema físico ocorreu enquanto o atacante defendia a Seleção Brasileira. Por isso, ele ficou fora do levantamento divulgado pelo GE.
Everton Cebolinha foi o jogador com mais tempo afastado por lesão em 2024. O ponta-esquerda perdeu 38 partidas pelo Flamengo devido a problemas físicos, ficando à frente de Viña, Pedro, Luiz Araújo e De La Cruz.
RANKING DOS JOGADORES QUE MAIS PERDERAM JOGOS NO FLAMENGO POR LESÃO (2024):
Everton Cebolinha: 38 jogos
Viña: 28 jogos
Pedro: 25 jogos
Luiz Araújo: 17 jogos
De La Cruz: 13 jogos
REFORMULAÇÃO NO DM
Para atingir a meta de problemas clínicos em 2025, o Flamengo planeja uma reformulação no departamento médico do clube, trazendo um antigo conhecido de volta. O médico José Luiz Runco, nome histórico do Mengão, está próximo de retornar ao clube. Em negociação com o presidente eleito Luiz Eduardo Baptista (Bap), o profissional, que teve sua última passagem pelo Rubro-Negro em 2015, pode voltar para liderar uma reestruturação no setor médico do clube.