
Futebol
Ingressos para Flamengo x Palmeiras começam a ser vendidos nesta quarta-feira (15)
15 Out 2025 | 12:20
Futebol
09 Out 2024 | 18:44 |
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (9) o julgamento do caso que envolve a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF.
O caso não foi concluído. Depois das sustentações orais de três advogados, inclusive o da CBF, só houve o voto do ministro Gilmar Mendes, relator do caso. Como era esperado, Gilmar defendeu os termos da decisão liminar dada por ele mesmo, que está em vigor atualmente. Ou seja, a permanência de Ednaldo no cargo.
O ministro Flávio Dino pediu vistas, e com isso não é possível prever quando o caso voltará ao Plenário. Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux se declararam impedidos. Inicialmente, o julgamento serviria para referendar ou não a liminar que Gilmar deu em janeiro. Mas o voto do ministro foi pela análise final do mérito do caso, o que traz uma perspectiva mais ampla à matéria.
Qual foi a discussão?
O centro da questão está a legitimidade do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a CBF. Esse TAC foi alicerce para a realização da eleição que levou Ednaldo Rodrigues ao poder.
A Justiça do Rio tinha derrubado a validade do TAC e da atuação do MP no caso. Com isso, chacoalhou as estruturas da CBF, nomeando o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como gestor temporário da entidade. Só que o caso foi parar no STF, após ação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Então, veio a liminar de Gilmar.
O relator Gilmar Mendes defendeu que, sim, o MP poderia ter assinado o TAC com a CBF. No voto, ele ainda criticou a condução do processo por parte do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
"São coisas extravagantes nos processos e que precisam ser anotados", disse ele, no momento em que descrevia o trâmite e os fatos ocorridos enquanto o processo estava a caminho da 19ª Câmara Cível.
Uma das "extravagâncias" citadas por Gilmar foi:
"As apelações da CBF permaneceram pendentes de julgamento até novembro de 2023, quando o processo foi incluído em pauta na sessão da 19ª Câmara Cível, em 28/11. Pouco menos de uma semana da sessão de julgamento, o desembargador que era relator determinou a retirada de pauta. E assinou a suspeição por razões de foro íntimo. É isso mesmo o que os senhores ouviram. Dois dias depois, o novo relator do feito, de forma particularmente expedita, determinou reinclusão de pauta. Estava pronto para julgar. O processo estava incluído na sessão de 7/12/23".
Gilmar ainda pontuou que as decisões do TJ-RJ é que caracterizaram intervenção na CBF.
"A persistência de soluções como a que chegou o TJ-RJ inequivocamente implicará em violação ainda mais acentuada à autonomia da entidade. Um tribunal designando interventor, que designa diretores que passam a fazer a gestão da entidade desportiva".
Como a CBF se posicionou?
A CBF foi uma das partes que fizeram sustentação no processo. Ela foi representada pelo advogado Floriano Azevedo Marques.
"Venho aqui reiterando a necessidade de se ratificar a cautelar para evitar que, uma vez havendo a intervenção, a entidade é retirada da ordem esportiva internacional. O MP entrou com ação discutindo uma questão de governança. Criou-se uma incerteza que pode trazer danos. Diante da incerteza, o ente autônomo, resolve pacificar a questão travando um TAC com o MP. No exercício de competência constitucional. Fazia com que o conflito fosse resolvido em definitivo", disse ele, defendendo a validade do termo assinado pela entidade com o MP.
A questão técnica sobre o MP
A linha de raciocínio do voto do relator Gilmar Mendes foi apontar que o esporte é um direito social, previsto na constituição. Por isso, é legítimo que o MP atue em matérias ligadas a entidades esportivas.
"A atuação do MP o coloca em uma zona de comunicação entre o sistema de Estado e o sistema social. Há uma relação dúplice no desempenho de suas funções. (...) A legitimidade deve ser reconhecida de forma ampla", disse Gilmar, citando posteriormente a atividade da própria CBF:
"É dever do estado o fomento de prática esportiva formais e não formais. O que bem demonstra o interesse social subjacente às atividades da CBF. E, portanto, a presença do interesse público necessário a legitimar a atuação fiscalizatória".
Em duelo decisivo pelo Campeonato Brasileiro, Alvinegro e Rubro-Negro duelam no Nilton Santos; setor visitante está esgotado e promessa é de casa cheia
15 Out 2025 | 14:07 |
A noite desta quinta-feira (15) promete fortes emoções no Estádio Nilton Santos. Botafogo e Flamengo se enfrentam às 19h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um clássico que pode alterar diretamente a briga pela liderança da competição.
A partida terá transmissão ao vivo pela Record (TV aberta), Premiere (pay-per-view) e CazéTV (YouTube), oferecendo diversas opções aos torcedores. O setor Sul, destinado à torcida visitante, já está esgotado.
As demais entradas, exclusivas para os botafoguenses, seguem à venda pelo site camisa7.botafogo.com.br. O clube alvinegro lançou ações especiais para sócios-torcedores de todas as categorias, incluindo os “off-Rio”, com o objetivo de garantir grande público no estádio.
O Flamengo chega pressionado após a derrota por 1 a 0 para o Bahia, resultado que custou a liderança do campeonato para o Palmeiras, agora com 58 pontos, três a mais que o time carioca. O técnico Filipe Luís busca reorganizar a equipe, que teve dois jogadores expulsos na última rodada e enfrenta problemas no meio-campo. O treinador não poderá contar com Danilo e Wallace Yan, suspensos.
Dúvidas sobre Saúl, De La Cruz e Allan, que podem ser poupados devido ao gramado sintético do Engenhão. A boa notícia é o retorno do chileno Erick Pulgar, recuperado de uma fratura no pé sofrida durante o Mundial de Clubes. O volante participou dos treinos e pode voltar a atuar após três meses fora.
Mengão passou ileso na Data FIFA de outubro, mas técnico da Seleção Brasileira pretende mudar estratégia e pode desfalcar o clube
15 Out 2025 | 13:31 |
Carlo Ancelotti segue ajustando o planejamento da Seleção Brasileira com foco na Copa do Mundo de 2026. Para a próxima Data FIFA, marcada para novembro, o técnico italiano pretende ampliar a lista de atletas observados e alguns nomes do Flamengo podem estar entre os convocados.
De acordo com o GE, Ancelotti avalia a possibilidade de chamar mais jogadores que atuam no futebol brasileiro, dando sequência ao processo de testes iniciado nas últimas convocações. Dessa forma, atletas rubro-negros como Samuel Lino, Alex Sandro e Danilo voltam a aparecer como possíveis opções para os amistosos.
A próxima Data FIFA acontece em novembro, quando o Brasil enfrentará Senegal, na Inglaterra, e Tunísia, na França. Os amistosos servirão como nova etapa de observação para Ancelotti, que busca consolidar sua metodologia e definir nomes para a lista final do Mundial.
A possível convocação de atletas do Flamengo pode impactar o time de Filipe Luís. Isso porque, durante esse mesmo período, o clube carioca deve disputar uma rodada atrasada do Campeonato Brasileiro, contra o Sport, no dia 13 de novembro, ainda com local a ser definido. Caso Ancelotti leve jogadores rubro-negros, o técnico do Flamengo poderá ter desfalques importantes em meio à reta final da competição nacional.
Antes disso, o foco do Flamengo é o clássico desta quarta-feira (15), diante do Botafogo, pela 28ª rodada do Brasileirão. A partida acontece no Estádio Nilton Santos, com transmissão da Record TV (aberta), Premiere (pay-per-view) e CazéTV (YouTube).
Meia tem tido seu nome conectado com uma volta ao Brasil com o Palmeiras como favorito, mas a Raposa também foi citada recentemente
15 Out 2025 | 12:34 |
Além do Palmeiras, o nome de Gerson, ex-Flamengo, também passou a ser especulado como possível reforço do Cruzeiro. Nas últimas horas, circulou a informação de que Pedro Lourenço, o Pedrinho, dono da SAF cruzeirense, teria autorizado uma investida pelo meio-campista. No entanto, a notícia não procede.
Segundo o jornalista Jorge Nicola, uma fonte ligada à diretoria do Cruzeiro negou qualquer interesse em Gerson. O clube mineiro mantém outro foco no mercado de transferências: investir em jogadores jovens, com potencial de revenda e margem de valorização.
Um exemplo desse perfil é Kaio Jorge, ex-Santos. Apesar de não ter se destacado na Juventus, o atacante de 23 anos ainda desperta interesse de clubes europeus e pode representar uma oportunidade de retorno financeiro futuro.
Atualmente com 28 anos, Gerson defende o Zenit, da Rússia, e possui contrato válido até o final da temporada 2029/30. O clube russo investiu 25 milhões de euros para contratá-lo junto ao Flamengo após o Mundial de Clubes, e não pretende liberá-lo facilmente. A diretoria do russa só aceita negociar caso recupere integralmente o valor pago, o que torna qualquer transferência uma operação complexa.
O Palmeiras, interessado em contar com Gerson, já foi informado sobre as exigências do Zenit. Além da alta compensação financeira, os russos querem incluir o jovem atacante Riquelme Fillipi na negociação, o que pode travar o avanço das conversas.
Embora tenha sido um dos principais nomes de sua geração no clube, Gerson não está nos planos do Flamengo. Após duas passagens pela Gávea, o meio-campista teve uma saída conturbada, marcada pela atuação de seu pai e empresário, Marcão. Na época, o agente pressionou por uma renovação contratual com aumento salarial, mas pouco tempo depois aceitou a proposta do Zenit, encerrando de forma abrupta o segundo ciclo do jogador com o Rubro-Negro.
Ingressos para Flamengo x Palmeiras começam a ser vendidos nesta quarta-feira (15)
15 Out 2025 | 12:20
Vai lotar? Confira se ainda há ingressos para Flamengo x Botafogo no Engenhão
15 Out 2025 | 12:00
Botafogo x Flamengo pelo Brasileirão vai passar na Globo? Saiba onde assistir
15 Out 2025 | 10:44