Soccer

REPORTER VOTES IN FAVOR OF SPORT AS THE ONLY BRAZILIAN CHAMPION OF 1987 AND CONDEMNES FLAMENGO TO PAY A FINE

Minister Dias Toffoli, responsible for the process, maintains his vote in favor of maintaining the 87 title for Sport and condemns Flamengo to a fine

STF / Disclosure
STF / Disclosure

10 Mai 2024 | 14:32 |

Icon Comentário0

Another dispute began in the courts for the title of the 1987 Brazilian Championship. Almost 40 years after the end of the competition, in a virtual session of the Second Panel of the Federal Supreme Court, this Friday (10), the trial of Flamengo's new request to share the 1987 Brazilian championship title.


The rapporteur of the case, minister Dias Toffoli, voted in favor of maintaining Sport as the only and authentic champion of the 1987 Brazilian Championship. takes place in the virtual plenary, without the need for debates.


During the vote, rapporteur Dias Toffoli stated that “resignation does not deserve to prosper” and highlighted that both the Court of Justice of Rio de Janeiro and the Justice Federal Court of Pernambuco already understood that the 1987 title belongs to Sport, as did the First Panel of the Federal Supreme Court.


“As established in the decision now appealed, it can be seen from the records that the Eighteenth Civil Chamber of the Court of Justice of the State of Rio de Janeiro confirmed the existence of a legal claim proposed by Sport Clube do Recife against the Brazilian Football Confederation (CBF) and the Union, in which the author of said action, Sport Clube do Recife, was recognized as the legitimate Brazilian professional football champion of 1987, with the sentence becoming final”, wrote the rapporteur.

“It appears, in the hypothesis under analysis, that, as stated in the aggravated decision, it appears correct is the conclusion reached by the Court of Justice of the State of Rio de Janeiro that the Federal Supreme Court recognized, definitively and by final judgment on 3/16/18, that the sentence handed down by the Federal Court of Pernambuco declared, in a undisputed, Sport Clube Recife as the only and legitimate champion of the 1987 Brazilian football tournament”, he highlighted.


In addition, the minister condemned Flamengo to pay 1% of the updated value of the case, if the vote must be unanimous. “If legal fees are previously fixed by the originating bodies, their monetary value will be increased by 10% (ten percent) to the detriment of the appellant”, said Toffoli.

They are still being awaiting the votes of the other four ministers: André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin and Gilmar Mendes. Magistrates have until the 17th to vote.


Soccer

Paquetá, do Flamengo, fala sobre relação com Neymar após convocação

Meia do Mengão está na lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo junto do camisa 10 do Santos e revelou a importância do craque

Paquetá, do Flamengo, exalta Neymar após a convocação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo - Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Paquetá, do Flamengo, exalta Neymar após a convocação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

19 Mai 2026 | 09:00 |

Icon Comentário0

Lucas Paquetá está confirmado na lista da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Após a convocação oficial divulgada pela CBF, o meia do Flamengo revelou bastidores da convivência com Neymar e destacou a importância do camisa 10 em sua trajetória pela equipe nacional.


Paquetá, do Flamengo, sobre Neymar: "um cara que me acolheu na Seleção..."


Em entrevista à Flamengo TV, Paquetá afirmou que Neymar teve papel fundamental em seu processo de adaptação e consolidação dentro da Seleção Brasileira: “O Neymar é um cara que representa muito para todos nós. Ele foi um cara que me acolheu na Seleção, me trouxe uma confiança que é necessária para vestir essa camisa. Foi essencial para que eu pudesse me firmar na Seleção Brasileira”, declarou o meio-campista.


PAQUETÁ DESTACA IMPORTÂNCIA DE NEYMAR

Durante a entrevista, Lucas Paquetá também ressaltou a influência de Neymar ao longo da própria carreira na Seleção e celebrou a oportunidade de disputar mais uma grande competição ao lado do atacante: “Hoje, a maior parte da minha carreira, meus oito anos de carreira, todos são dentro da Seleção. É um cara que fez parte disso. É um gênio dentro de campo. Vai ser mais um momento especial compartilhar o campo com ele e com os outros jogadores”, completou o atleta rubro-negro.


FLAMENGO TERÁ QUATRO REPRESENTANTES NA COPA

Além de Paquetá, o Flamengo contará com outros três jogadores convocados para a Copa do Mundo. O técnico Carlo Ancelotti também chamou os defensores Léo Pereira, Danilo e Alex Sandro para representar o Brasil no torneio. A competição começa em junho e será disputada em três países: Canadá, Estados Unidos e México.

FLAMENGO SEGUE FOCO NA LIBERTADORES

Enquanto a Copa do Mundo não começa, o Flamengo mantém a atenção voltada para os compromissos da temporada. O próximo desafio da equipe será diante do Estudiantes de La Plata, nesta quarta-feira (20), pela Libertadores. A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão da TV Globo, em canal aberto, e do Paramount+, via streaming.



Soccer

Treino define time titular do Flamengo para encarar o Estudiantes na Libertadores

Mengão terá treinamento com foco na partida continental diante do clube argentino e pode definir sua classificação em primeiro do grupo

Treino define time titular do Flamengo para o duelo contra o Estudiantes pelas quartas da Libertadores - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Treino define time titular do Flamengo para o duelo contra o Estudiantes pelas quartas da Libertadores - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

19 Mai 2026 | 08:20 |

Icon Comentário0

O Flamengo segue focado na preparação para o importante compromisso diante do Estudiantes de La Plata, pela Libertadores, no Maracanã. Após o empate em 1 a 1 com o Athletico-PR no último domingo (17), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o elenco rubro-negro voltou rapidamente aos trabalhos e intensificou a preparação nesta terça-feira (19), no Ninho do Urubu.


Sem receber folga após a partida do fim de semana, os jogadores participaram de atividades comandadas pelo técnico Leonardo Jardim, que iniciou o planejamento específico visando o duelo decisivo pela fase de grupos da Libertadores. Nesta terça, o treinador comandou o segundo treinamento seguido com foco total no confronto diante da equipe argentina.


FLAMENGO BUSCA LIDERANÇA DO GRUPO


Apesar de estar muito próximo da classificação para as oitavas de final da competição continental, o Flamengo ainda luta para terminar a primeira fase na liderança do Grupo A. Por isso, a comissão técnica trata o confronto contra o Estudiantes como fundamental para os objetivos da equipe na sequência do torneio.

Segundo a programação divulgada pelo clube, a atividade desta terça-feira aconteceu às 16h (horário de Brasília), no CT George Helal. O treinamento serviu para ajustes táticos, recuperação física dos atletas e definição dos últimos detalhes da equipe titular.


CONFUSÃO IMPEDIU ÚLTIMO JOGO DA LIBERTADORES

Na rodada anterior da Libertadores, o Flamengo sequer conseguiu entrar em campo. O duelo contra o Independiente Medellín, marcado para o Estádio Atanasio Girardot, acabou suspenso após graves episódios de violência protagonizados por torcedores colombianos. Segundo relatos, houve uso de bombas, fogos de artifício, pedras e outros objetos, criando um cenário considerado inseguro pelas autoridades locais.

Diante da falta de garantias para a realização da partida, as forças de segurança decidiram cancelar o confronto. Desde então, o Flamengo aguarda a oficialização do W.O. por parte da Conmebol. Caso a vitória por 3 a 0 seja confirmada administrativamente, o Rubro-Negro garantirá vaga antecipada nas oitavas de final da Libertadores.

PRÓXIMO COMPROMISSO NO MARACANÃ

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (20), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Estudiantes no Maracanã, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo da Rede Globo, na TV aberta, e é tratada internamente como um dos jogos mais importantes do clube nesta reta decisiva da temporada.


Soccer

Flamengo faz contato oficial por Danilo, do Botafogo; Palmeiras quer cobrir

Mengão recebe sinal positivo do Alvinegro pela contratação do volante, mas o Alviverde promete um duro embate pelo jogador

Flamengo recebe sinal positivo do Botafogo para iniciar negociação por Danilo; Palmeiras quer cobrir qualquer oferta - Foto: Reprodução/Botafogo
Flamengo recebe sinal positivo do Botafogo para iniciar negociação por Danilo; Palmeiras quer cobrir qualquer oferta - Foto: Reprodução/Botafogo

19 Mai 2026 | 07:30 |

Icon Comentário0

A disputa pela contratação de Danilo promete ganhar força no mercado brasileiro. Isso porque o Flamengo recebeu um sinal positivo para iniciar negociações pelo volante do Botafogo, mas o Palmeiras já avisou que pretende entrar forte na disputa e até superar uma eventual proposta rubro-negra.


Segundo informações do jornalista Bruno Andrade, da ESPN, o Flamengo procurou os representantes do jogador nas últimas semanas. Ao tomar conhecimento do interesse carioca, a presidente Leila Pereira decidiu participar diretamente das movimentações para tentar repatriar o atleta revelado pelo Palmeiras.


BOTAFOGO ADMITE POSSÍVEL NEGOCIAÇÃO


O interesse de clubes brasileiros acabou influenciando até mesmo a utilização de Danilo no Campeonato Brasileiro. O volante ficou fora da partida contra o Corinthians justamente para não atingir o limite de jogos permitido para transferência dentro da Série A. Atualmente, o jogador soma 12 partidas no Brasileirão. Caso entrasse em campo novamente, completaria 13 jogos e ficaria impedido de defender outro clube da competição nesta temporada.

Além disso, o Botafogo atravessa dificuldades financeiras e vê a venda do meio-campista como oportunidade importante para aliviar os cofres. Internamente, o clube carioca sonha em arrecadar cerca de 40 milhões de euros, aproximadamente R$ 234 milhões, após a Copa do Mundo.


CLUBES EUROPEUS TAMBÉM MONITORAM

A disputa por Danilo não se limita ao futebol brasileiro. O volante também vem despertando interesse de equipes europeias, o que pode dificultar ainda mais uma permanência no país. Entre os clubes especulados aparece o Manchester United, que monitora a situação do atleta e pode elevar os valores envolvidos na negociação.

JANELA DE TRANSFERÊNCIAS TEM DATA DEFINIDA

A próxima janela de transferências do futebol brasileiro, válida para clubes das Séries A, B e C, será aberta em 20 de julho de 2026. As equipes terão até o dia 11 de setembro para concluir negociações e registrar novos jogadores.



envelope SUBSCRIBE NEWSLETTER

envelopeSUBSCRIBE NEWSLETTER


Flamengo vai embolsar valor milionário após convocação da Seleção Brasileira
Soccer

Flamengo vai embolsar valor milionário após convocação da Seleção Brasileira

19 Mai 2026 | 06:56

Icon Comentário0
Mourinho terá como missão no Real Madrid solucionar o ‘problema’ Vini Jr x Mbappé
Soccer

Mourinho terá como missão no Real Madrid solucionar o ‘problema’ Vini Jr x Mbappé

18 Mai 2026 | 11:56

Icon Comentário0
Flamengo ‘perde’ competição com o Boca Juniors para contratar meia argentino
Soccer

Flamengo ‘perde’ competição com o Boca Juniors para contratar meia argentino

18 Mai 2026 | 14:05

Icon Comentário0