Futebol
10 Mai 2024 | 14:32 |
Iniciou-se mais uma disputa nos tribunais pelo título do Campeonato Brasileiro de 1987. Passados quase 40 anos do término da competição, em sessão virtual da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (10), o julgamento do novo pedido do Flamengo para divisão do título de campeão brasileiro de 1987.
O relator do caso, ministro Dias Toffoli, votou a favor da manutenção do Sport como único e autêntico campeão do Campeonato Brasileiro de 1987. A votação ocorre no plenário virtual, sem necessidade de debates.
Durante o voto, o relator Dias Toffoli afirmou que “a irresignação não merece prosperar” e ressaltou que tanto o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, quanto a Justiça Federal de Pernambuco já entenderam que o título de 1987 é do Sport, assim como a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
“Conforme assentado na decisão ora agravada, extrai-se dos autos que a Décima Oitava Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro consignou a existência de demanda judicial proposta pelo Sport Clube do Recife contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a União, na qual o autor da referida ação, Sport Clube do Recife, foi reconhecido como legítimo campeão brasileiro de futebol profissional de 1987, tendo a sentença transitado em julgado”, escreveu o relator.
“Verifica-se, na hipótese em análise, que, conforme consignado na decisão agravada, mostra-se correta a conclusão alcançada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, em definitivo e por acórdão transitado em julgado em 16/3/18, que a sentença proferida pela Justiça Federal de Pernambuco declarou, de forma inconteste, o Sport Clube Recife como o único e legítimo campeão do torneio brasileiro de futebol de 1987”, ressaltou.
Além disso, o ministro condenou o Flamengo ao pagamento de 1% do valor atualizado da causa, caso seja unânime a votação.“Havendo prévia fixação de honorários advocatícios pelas instâncias de origem, seu valor monetário será majorado em 10% (dez por cento) em desfavor da parte recorrente”, disse Toffoli.
Ainda estão sendo aguardando os votos dos outros quatro ministros: André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Os magistrados têm até o dia 17 para votar.
Elenco se reapresentou na manhã deste domingo (23), após a vitória sobre o Massa Bruta, em preparação para encarar o Atlético-MG pelo Brasileiro
23 Nov 2025 | 12:10 |
Após vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 0 no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão, o Flamengo não terá tempo para descanso. O elenco rubro-negro se reapresentou já na manhã deste domingo (23), no Ninho do Urubu, para iniciar a preparação visando a reta final do campeonato.
De acordo com a programação do clube, o grupo iniciou as atividades às 10h (de Brasília), sob comando de Filipe Luís. O técnico terá apenas duas sessões de treino até o próximo compromisso, marcado para terça-feira, o que torna a semana ainda mais intensa.
O foco imediato do Flamengo é o confronto contra o Atlético-MG, na Arena MRV. A partida acontece nesta terça-feira (25), às 21h30, pela 36ª rodada do Brasileirão. A transmissão será da Rede Globo, em TV aberta, e do Premiere, no pay-per-view.
Com a vitória sobre o Bragantino, o Flamengo chegou aos 74 pontos e abriu quatro de vantagem sobre o Palmeiras, que aparece em segundo lugar com 70. A combinação mantém o Rubro-Negro no controle da corrida pelo título.
Existe, inclusive, a possibilidade matemática de o time garantir o campeonato já na próxima rodada. Para isso, precisa vencer o Atlético-MG e torcer por uma derrota do Palmeiras diante do Grêmio, em Porto Alegre. Em caso de empate do Alviverde, o Mengão será virtualmente campeão da competição caso vença o Galo, já que seu saldo de gols é muito superior ao da equipe de Abel Ferreira (+50 x +29).
Atacante é um dos principais ídolos da história recente do Mengão e treinador diz que em 2017 esteve quase tudo certo para sua contratação no clube
23 Nov 2025 | 11:47 |
Ídolo do Flamengo desde 2019, Bruno Henrique poderia ter vestido o Manto dois anos antes. Em entrevista à Rádio Tupi, o ex-técnico Zé Ricardo revelou que o atacante quase chegou ao clube em 2017, quando ainda defendia o Wolfsburg, da Alemanha.
Zé Ricardo sobre Bruno Henrique no Flamengo em 2017: "Estava tudo certo"
Segundo Zé Ricardo, a diretoria buscava um nome de velocidade para substituir Emerson Sheik, que deixara o elenco ao fim de 2016. O nome idealizado pela comissão técnica era justamente o de Bruno Henrique: "Quando tivemos a saída do Emerson Sheik, buscamos uma opção para o lado do campo. Esse nome era o Bruno Henrique. Fizemos consultas a todos os ex-treinadores dele e chegamos à escolha", contou Zé Ricardo.
O ex-treinador revelou que o Flamengo chegou a encaminhar um acordo de empréstimo por um ano com o Wolfsburg. No entanto, durante a troca de documentos, o clube alemão comunicou que o Santos havia entrado na disputa para comprar o jogador em definitivo, o que mudou o cenário.
"Estava tudo certo para o empréstimo. Quando começamos a trocar os papéis, o Wolfsburg avisou que o Santos entrou na jogada para comprar o Bruno. Disseram que o Flamengo estava na frente, mas eles queriam vender. A gente optou por não trazê-lo. A austeridade financeira não permitiu", explicou Zé Ricardo.
Dois anos depois, com outra diretoria e situação financeira sólida, o Flamengo finalmente contratou Bruno Henrique, então destaque do Santos. O Rubro-Negro investiu R$ 23 milhões para trazê-lo ao clube no início de 2019. Desde então, o camisa 27 se consolidou como um dos maiores ídolos da história recente, acumulando 14 títulos e igualando Arrascaeta como o maior campeão do clube.
Técnico do Palmeiras vê poucas chances de conquista do campeonato para sua equipe e diz que foca energias na final da Libertadores contra o Mengão
23 Nov 2025 | 10:42 |
Enquanto o Flamengo fez sua parte ao vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 0 no Maracanã, no sábado (22), o Palmeiras tropeçou diante do Fluminense e ficou no 0 a 0. O resultado ampliou a vantagem rubro-negra na liderança e levou Abel Ferreira a admitir, de forma direta, que o título brasileiro praticamente mudou de mãos. Na coletiva após o jogo, o treinador palmeirense afirmou que considera “muito difícil” alcançar o Flamengo nesta etapa final da competição. Segundo ele, o foco da equipe agora deve mudar de direção.
Abel Ferreira sobre disputa entre Flamengo e Palmeiras no Brasileirão: "Perdemos o título..."
“Perdemos o título. Perdemos como equipe. Acho muito difícil alcançar o Flamengo”, declarou. Em seguida, reforçou que o momento é de redirecionar as atenções para a decisão continental: “Acho que o campeonato está entregue. Na altura certa vamos falar o que foi este Brasileirão.”
Com a vitória, o Flamengo chegou aos 74 pontos, abrindo quatro de vantagem sobre o Palmeiras, que aparece em segundo com 70. Restando três rodadas, o time de Filipe Luís depende apenas de si para conquistar o nono título nacional.
Há, inclusive, possibilidade matemática de confirmar a taça já na próxima terça-feira (25). Para isso, o Flamengo precisa vencer o Atlético-MG, na Arena MRV, e torcer por uma derrota do Palmeiras diante do Grêmio, em Porto Alegre.
O Rubro-Negro volta a campo nesta terça-feira (25), às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida é válida pela 36ª rodada e terá transmissão da Rede Globo, em TV aberta, e do Premiere, no pay-per-view.
Além da disputa pelo Brasileirão, Flamengo e Palmeiras se reencontram no próximo sábado (29), na final da Copa Libertadores da América. A decisão será no Estádio Monumental U, em Lima, às 18h (de Brasília), prometendo mais um capítulo de alta tensão entre os rivais.