Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

STF MANTÉM AÇÃO CONTRA O EX-DIRETOR POR INCÊNDIO NO CT DO FLAMENGO

Incêndio no Ninho do Urubu, ocorrido em 2019, deixou dez adolescentes mortos e três com lesões graves.

Ninho do Urubu / Divulgação
Ninho do Urubu / Divulgação

  |

Icon Comentário0

O pedido de nulidade da denúncia contra Antônio Márcio Mongelli Garotti, referente ao incêndio no CT Ninho do Urubu em 2019, foi negado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-diretor do Flamengo se tornou réu junto a outros indiciados na Justiça estadual do Rio de Janeiro sob a acusação de incêndio culposo, com morte e lesão corporal. O ex-dirigente responde, portanto, por negligência aos cuidados com as categorias de base.

Primeiramente, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou o Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1456265 apresentado pela defesa de Garotti. Por fim, com pedidos de nulidade da denúncia negados nas duas instâncias, os advogados do ex-diretor do Flamengo levaram o questionamento ao STF. Eles relatam lacunas e contradições na acusação e sustentam, ainda, ofensas aos princípios do contraditório e da ampla defesa.


A acusação entende que houve negligência por parte de Garotti aos cuidados no acolhimento aos garotos das categorias de base do Flamengo. À época o dirigente tomou expresso conhecimento das irregularidades e ilegalidades nas condições do Centro de Treinamento Ninho do Urubu. O ministro, portanto, decidiu em âmbito infraconstitucional (Código de Processo Penal) e votou - seguido por unanimidade - pela negativa do agravo.


Em sessão virtual no dia 14 de junho, o ministro alegou que a decisão anterior tratou todos pontos apresentados pela defesa e, em síntese, não há novo agravo regimental capaz de afastar as conclusões já adotadas.

Em conclusão, é importante ressaltar que a revisão de provas não é permitida em recuso extraordinário pela Súmula 279 do Supremo, que seria pretendido na análise da argumentação da defesa.




Futebol

ACOMPANHE AO VIVO- FLAMENGO X CRICIÚMA- CAMPEONATO BRASILEIRO - 16H

O Fla busca encostar no líder Botafogo e para isso, precisa vencer o criciúma, às 16h, no Mané Garrincha , em brasilíia.

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

 Flamengo enfrenta o Criciúma pela décima oitava rodada do Campeonato Brasileiro e, aqui, você assiste à transmissão, ao vivo. O duelo começa às 16h.

Segue o link para transmissão da partida:





Futebol

FORA DAS OLIMPÍADAS, CRISTIANE FECHA COM A GLOBO PARA COMENTARISTA DOS JOGOS

Artilheira do Fla na temporada esperava convocação para sua quinta Olimpíada

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

No fim da tarde desta sexta-feira, o GE anunciou que a atacante do Mengão será comentarista do Grupo Globo, durante as Olimpíadas de Paris. A Camisa 11 do Rubro-Negro é a maior artilheira da história da competição, com 14 gols. É a segunda vez que a craque participará da cobertura olímpica. Em 2021, para os Jogos de Tóquio, a jogadora foi convidada para a mesma função.

Na próxima quinta-feira (25), será a estreia de Cristiane, na partida entre Brasil e Nigéria, pelo Grupo C, que conta também com Espanha e Japão. A atleta comemorou a oportunidade de fazer parte das transmissões dos jogos.


“É sempre um momento especial e único fazer parte do time de comentaristas Globo. Essas experiências são momentos de aprendizado e amadurecimento. Assim como todos os brasileiros, estou torcendo pela Seleção em Paris e tenho certeza de que serão grandes jogos”, comentou a craque do Mengão.


Cristiane admitiu frustração por não ter sido convocada para as Olimpíadas

Vivendo ótima fase no Mais Querido em 2024, com 16 gols em 19 jogos, a ausência da atacante, na lista de convocadas, foi uma surpresa para muitos, inclusive para a veterana de 39 anos. No dia 5 de julho, a centroavante do Flamengo fez um post, em seu perfil no Instagram, desabafando sobre a não convocação, mas também desejando boas energias para a Seleção Brasileira Feminina, em busca do inédito ouro olímpico.



Futebol

FLAMENGO ABRE QUEIXA-CRIME CONTRA INFLUENCIADOR VASCAÍNO QUE ACUSOU O CLUBE DE 'ASSASSINAR' CRIAS DO NINHO

Rubro-negro pede indenização não inferior a R$ 70 mil a ser paga por Fernando Lima de Sousa, de apelido Zé Colmeia

Zé Colmeia e Incêndio no Ninho do Urubu / Divulgação
Zé Colmeia e Incêndio no Ninho do Urubu / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Na última segunda-feira (01), o Flamengo acionou a Justiça do Rio de Janeiro contra Fernando Lima de Sousa, conhecido como Zé Colmeia, torcedor do Vasco, influenciador digital e pré-candidato a vereador pelo Rio. O Rubro-Negro abriu uma queixa-crime acusando Fernando de difamação por declarações feitas em um vídeo postado no Instagram. Na gravação, Zé Colmeia acusou o Flamengo e seus administradores de terem "assassinado" os jovens vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, em 2019.

“Esse mesmo clube que tu defende é o clube dessa hipocrisia que dez crianças foram assassinadas, porque aquilo foi extermínio, e porra, ninguém cumpriu prisão de porra nenhuma”, disse Zé Colmeia no vídeo. As declarações foram inseridas em um "vídeo-resposta" ao meia Gérson, jogador do Flamengo. O influenciador não gostou de o atleta ter afirmado que o Maracanã "é a casa do Flamengo".



O Flamengo pede que a Justiça do Rio aceite a queixa-crime e condene o influenciador ao pagamento de uma indenização não inferior a R$ 70 mil. O caso está na 20ª Vara Criminal da Capital. A decisão de levar a questão aos tribunais reflete a gravidade das acusações feitas por Fernando e a intenção do clube de defender sua honra e a memória dos jovens falecidos.



O incêndio no Ninho do Urubu, ocorrido em 2019, foi uma tragédia que marcou profundamente o clube e o futebol brasileiro. As palavras de Zé Colmeia, atacando o Flamengo e responsabilizando seus administradores de maneira acusatória, geraram indignação na comunidade rubro-negra. A resposta jurídica do Flamengo visa também a evitar que tais declarações infundadas se propaguem sem consequências.


A ação movida pelo Flamengo contra Zé Colmeia destaca a tensão existente entre torcedores rivais e a importância de responsabilizar declarações públicas que ultrapassam os limites da crítica esportiva. O desfecho do processo pode estabelecer precedentes significativos para casos de difamação envolvendo figuras públicas e instituições desportivas.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

ESCALADO! COM GRINGOS DE VOLTA, FLAMENGO DIVULGA ESCALAÇÃO OFICIAL CONTRA O CRICIÚMA

 

Icon Comentário0
Futebol

'ELES APENAS FALAVAM', DIZ DIRIGENTE DA LAZIO SOBRE FRACASSO DA NEGOCIAÇÃO DE MARCOS ANTÔNIO COM O FLAMENGO

 

Icon Comentário0
Futebol

CEBOLINHA ESTÁ DE VOLTA PARA ENFRENTAR O CRICIÚMA - CONFIRA

 

Icon Comentário0