Futebol

Campeões da Mercosul em 1999 com o Flamengo revivem final e brincam com idade

Título conquistado pelo Mengão completou 25 anos na última sexta-feira (20); Lê e Rodrigo Mendes relembraram a conquista

Título da Mercosul de 1999 do Flamengo completou 25 anos - Foto: Reprodução
Título da Mercosul de 1999 do Flamengo completou 25 anos - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Na última sexta-feira (20), o histórico título da Copa Mercosul de 1999 completou 25 anos. Após vencer o primeiro jogo por 4 a 3, o Flamengo mostrou sua força ao arrancar um empate emocionante por 3 a 3 no confronto de volta, garantindo a conquista do título continental. Rodrigo Mendes, autor de um dos gols na decisão, e , responsável pelo gol do título, relembraram a conquista.


Lê, então com apenas 20 anos, brincou sobre o tempo que passou, destacando a emoção de ter vivido um dos grandes momentos da história do clube.


"Eu tô ficando velho para começar a história (risos), mas é gratificante demais a gente torcer para um time desde criança. Sempre tive coisa do Flamengo. Lençol, bola, tudo era Flamengo. Com 11 anos eu chego na Gávea e tenho uma trajetória legal, muitos gols. Me destaquei bastante na base e chegar com 17, 18 anos no profissional e com 20 anos, naquela época era difícil estar jogando porque eram muitos craques, hoje em dia está mais fácil, a molecada tem que jogar para ser vendida rápido, tem que fazer um certo número de jogo pra aparecer", diz o ex-jogador em entrevista ao portal ‘MundoBola Flamengo’.


"A felicidade maior é saber que fiz história. É um livro grande desse que é o Flamengo que todo dia conta uma história nova e eu tenho a minha página lá, uma página legal de gol em título. Aparece quem faz o gol, a gente fala que pode ter um atacante com 30, 40, 50 passes para gol, mas o que vale é quem bota a bola para dentro. Foi importante para mim nesse momento, o Flamengo vivendo um momento muito ruim de incerteza, sem dinheiro, atraso de salário, uma realidade totalmente diferente do que é hoje", continua Lê.

Rodrigo Mendes também guardou com carinho as lembranças daquela temporada. O jogador destacou a força do elenco rubro-negro e a determinação que levou o Flamengo ao título.


"99, particularmente para mim, foi muito especial. Foi um ano que eu joguei bastante o Flamengo, tive a oportunidade de jogar todos os jogos do Carioca, fazer o gol do título. E apesar da gente não estar indo tão bem no Campeonato Brasileiro, depois engatou uma sequência que nos deixou chegar até a final", comenta o ex-atacante.

A rivalidade com o Palmeiras em 1999

Naquele ano, o Palmeiras vivia um grande momento, tendo conquistado a Libertadores e enfrentado o Manchester United no Mundial de Clubes. Porém, na Mercosul, o Flamengo foi quem se impôs. Rodrigo Mendes destacou a motivação extra gerada pelos confrontos anteriores entre as equipes.

"Palmeiras tinha acabado de ser campeão da Libertadores, né? E tinha desclassificado a gente ali naquela Copa do Brasil. Naquela situação lá daquele jogo no Parque Antártica. Então, na realidade, era muito desejo de revanche mesmo. Principalmente depois do primeiro jogo lá no Maracanã, que a gente ganhou de 4 a 3. A gente ia para São Paulo com um desejo muito grande de revanche", lembra.

A Copa Mercosul de 1999 permanece como um marco na história do Flamengo, celebrando a resiliência e o talento de uma geração que enfrentou desafios e escreveu seu nome na história do futebol sul-americano.



Futebol

Por conta de "riscos a segurança", BEPE emite nota oficial vetando Vasco x Flamengo em São Januário

Polícia Militar recusa pedido do Cruz-Maltino para o jogo ser no estádio, com ou sem torcida única; Diretoria vai avaliar próximos passos

O Vasco da Gama quer mandar os clássicos contra o Flamengo sob seu mando, dentro de São Januário, mas foi vetado por motivos de segurança
O Vasco da Gama quer mandar os clássicos contra o Flamengo sob seu mando, dentro de São Januário, mas foi vetado por motivos de segurança

  |

Icon Comentário0

O clássico entre Vasco e Flamengo não será em São Januário. Em nota oficial, nesta quinta-feira (3), o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) recusou o pedido do Cruz-Maltino para o jogo ser no estádio. A entidade, afinal, alega "riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva".



A decisão se deu com base nas análises estratégicas da unidade que apontam riscos à segurança


"A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que comando do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) se opôs ao pedido do Clube de Regatas Vasco da Gama para que o próximo clássico entre Vasco e Flamengo, previsto para o dia 19 de abril, fosse realizado no Estádio de São Januário. A decisão se deu com base nas análises estratégicas da unidade que apontam riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva em jogos desta natureza", diz o comunicado.  



MAS E AÍ? ONDE VAI SER O JOGO?

Agora, o Vasco precisa decidir onde vai mandar o clássico do dia 19 de abril. O regulamento da CBF proíbe que a partida seja transferida para outro estado, já que a solicitação para tal precisa ser feita com no máximo 20 dias de antecedência. Além disso, o Nilton Santos receberá um evento musical no mesmo dia e não poderá receber o confronto.  Um provável local seria o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

ÚLTIMO ENCONTRO ENTRE OS TIMES NO ESTÁDIO CRUZMALTINO


Vale lembrar que a última partida entre os times em São Januário, em 2017, terminou em confusão. O Flamengo venceu a partida por 1 a 0, e torcedores do Vasco arremessaram bombas e objetos em direção aos jogadores rubro-negros, que não conseguiram acessar o túnel. Houve também tentativa de invasão do campo e confronto com a Polícia Militar.

Desde então, o único clássico no estádio aconteceu em 2020 sem a presença de torcedores. O cruzmaltino adotou a mesma postura no Campeonato Carioca, quando levou o primeiro jogo da semifinal para o Engenhão, que o Mais Querido venceu por 1 a 0. 




Futebol

Escalado! Flamengo divulga os 11 titulares de Filipe Luís para a estreia na Libertadores

Mesmo com desfalques, o trreinador rubro-negro leva a campo a mesma base que enfrentou o Internacional no Maracanã, pelo Brasileirão

Filipe Luís teve problemas para escalar o time contra o Táchira, mas leva a campo a mesma base que jogou contra o Inter
Filipe Luís teve problemas para escalar o time contra o Táchira, mas leva a campo a mesma base que jogou contra o Inter

  |

Icon Comentário0

Deportivo Táchira e Flamengo estreiam na Conmebol Libertadores nesta quinta-feira, na primeira rodada do Grupo C. As equipes se enfrentam às 21h30 (de Brasília), no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, na Venezuela. 


Para tal, o Fla divulgou a escalação oficial da equipe rubro-negra, definida pelo técnico Filipe Luís.



Escalação: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz; Luiz Araújo, Cebolinha, Bruno Henrique e Michael.


Desfalques: Arrascaeta (coxa direita), Danilo (coxa direita), Viña (joelho direito), Gerson (dores na coxa esquerda), Pedro (recondicionamento físico), Plata (fadiga, faringite e febre), Wesley (desgaste físico e mialgia).


Futebol

Denilson define o Flamengo como os principais nomes na Libertadores - Confira

O ex-jogador avalia os principais candidatos ao título da competição sul-americana e coloca o Flamengo entre os grande concorrentes ao título de 2025

Denílson destaca Racing e Flamengo como favoritos na Libertadores 2025, surpreendendo torcedores. ( Foto/Sportv )
Denílson destaca Racing e Flamengo como favoritos na Libertadores 2025, surpreendendo torcedores. ( Foto/Sportv )

  |

Icon Comentário0

O ex-jogador Denílson cravou seus favoritos para a Libertadores de 2025 sem pestanejar. Mesmo com histórico ligado ao São Paulo e ao Palmeiras, ele deixou os dois clubes fora da lista dos principais candidatos ao título. Para ele, dois times despontam na disputa: o Flamengo e o Racing. Durante participação no "Globo Esporte", Denílson foi questionado por Fred Bruno sobre seus favoritos tanto para a Libertadores quanto para a Sul-Americana. O ex-atleta surpreendeu ao escolher uma equipe argentina ao lado do Rubro-Negro.

Agora, na Libertadores, Flamengo e Racing. Surpreendi com o Racing.”, respondeu Denílson.
RACING COMO SURPRESA ENTRE OS FAVORITOS
Quando perguntado sobre os prováveis campeões, Denílson foi direto. Para a Sul-Americana, apontou Atlético-MG e Huracán como os times mais fortes. Já na principal competição do continente, citou o Mengão e o Racing como os principais postulantes ao título. "Surpreendi com o Racing", comentou. A presença do clube argentino na lista mostra que o ex-jogador enxerga uma evolução na equipe, capaz de brigar pelo troféu ao lado de gigantes do futebol sul-americano.

O Palmeiras, que tem encontrado dificuldades em 2025, segue em busca de estabilidade. Para Denílson, a equipe precisa de um resultado positivo contra o Sporting Cristal, fora de casa, para começar a retomar o caminho das vitórias. "Além do resultado, tem que mostrar atitude e organização dentro de campo. Tecnicamente, alguns jogadores precisam melhorar. No Brasileirão, contra o Botafogo, o Palmeiras não conseguiu se impor", analisou.
CLUBES TEM DIFICULDADE 
Outro clube tradicional do futebol brasileiro que ainda tenta embalar é o São Paulo. Mesmo após vencer o Talleres na Argentina, a equipe comandada por Zubeldía ainda vive um momento de pressão. Denílson ressaltou que um novo tropeço no Brasileirão pode aumentar a instabilidade do treinador. "No fim de semana tem o Galo, um time muito forte. O São Paulo precisa fazer um bom jogo para garantir mais tranquilidade para o elenco e para o Zubeldía", comentou.

Com a Libertadores ganhando forma, os clubes brasileiros se movimentam para se consolidar na competição. O CRF, citado entre os favoritos, tem histórico recente de bons desempenhos no torneio e busca mais um título continental. O Racing, apontado como surpresa na análise de Denílson, também quer se firmar na disputa. Com um elenco competitivo, a equipe argentina pode ser um adversário perigoso para os times brasileiros ao longo da competição. 




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Renovou! Gerson acerta extensão de de vínculo com o Flamengo, mas assinatura vai ter que esperar
Futebol

Renovou! Gerson acerta extensão de de vínculo com o Flamengo, mas assinatura vai ter que esperar

 

Icon Comentário0
Boa notícia! Flamengo pode contar com a volta importante no Brasileirão -veja
Futebol

Boa notícia! Flamengo pode contar com a volta importante no Brasileirão -veja

 

Icon Comentário0
Filipe Luis pode bater marca de Jorge Jesus em 2025, entenda as metas do treinador do Flamengo
Futebol

Filipe Luis pode bater marca de Jorge Jesus em 2025, entenda as metas do treinador do Flamengo

 

Icon Comentário0