
Futebol
|
Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, o tabuleiro eleitoral da CBF tem muitas peças. Mas ainda não muito organizadas. O cenário no dia seguinte à queda do presidente ainda não está claro, apesar de movimentos já feitos por um bloco significativo das federações estaduais.
Mesmo cabendo a Fernando Sarney, nomeado pela Justiça como interventor, apertar o "play" no processo eleitoral, as federações já se anteciparam e abriram um debate sobre a sucessão a Ednaldo. Nesse sentido, o sinal é claro. Elas não esperam que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva Ednaldo ao cargo novamente. E olha que o recuso do presidente afastado está novamente nas mãos de Gilmar Mendes, que já salvou Ednaldo em janeiro de 2024.
Há forças políticas que atuam de forma explícita. Outras, de maneira velada. Donos de sobrenomes famosos, como Sarney, aguardam a movimentação.
Para as federações, é importante não perder o controle dos caminhos eleitorais na CBF. Por isso, 19 delas já se juntaram. O Rio de Janeiro, do presidente Rubens Lopes, um dos vices atuais de Ednaldo, entrou nessa. São Paulo, de Reinaldo Carneiro Bastos, que também era VP, não.
Pensando no novo mandato para o qual Ednaldo já tinha sido eleito, dois VPs na chapa já se desgarraram do presidente afastado: Rozenha (AM) e Rubens Angelotti (SC). O discurso de quem entrou no bloco é de que é preciso abandonar o perfil de centralização das decisões na CBF. Um recado claro ao modo como Ednaldo conduzia a entidade até ontem.
Os dirigentes estaduais também não gostaram do texto da reforma estatutária aprovada por eles mesmos. Alegam que não tiveram acesso a tempo da versão final do estatuto da CBF, que deu mais poder à figura do presidente. Inclusive, para intervir nas próprias federações.
Na matemática eleitoral, 19 federações representam 57 dos 141 votos possíveis em uma eleição presidencial na CBF. É uma fatia significativa. Ainda ficam 84 em jogo. A formação desse bloco não antecipa o resultado final porque ainda permite que até outros dois candidatos consigam apoios necessários para pelo menos participar da eleição.
A cláusula de barreira prevista no estatuto exige quatro federações e quatro clubes como apoio mínimo. No entanto, essa divisão geraria um enfraquecimento da candidatura que vier fora do bloco das 19. Ainda não há um nome que seja consenso entre as federações. Nas últimas semanas, estavam todas na contagem regressiva para a queda de Ednaldo e não necessariamente focadas na decisão de quem seria um eventual candidato.
Na outra vez que Ednaldo foi afastado e quase aconteceu eleição, as federações se dividiram em três blocos de apoio: um ao próprio Ednaldo, outro a Reinaldo Carneiro Bastos e mais um a Flavio Zveiter. O bloco de Ednaldo, desta vez, derreteu. Reinaldo ainda não se mobilizou e, nos bastidores, há federações com ressalvas. Zveiter se aproximou a Sarney.
Diretria rubro-negra fechou com o colombiano quer reforça e se junta ao elenco no segundo semestre após o torneio internacional nos EUA
|
O Flamengo chegou a um acordo com o Dínamo Moscou (Rússia) para contratar o meia Jorge Carrascal. De acordo com informações do portal Coluna do Fla, o jogador colombiano aprovou os termos salariais oferecidos pelo clube carioca. Neste momento, os últimos ajustes burocráticos estão sendo finalizados para a oficialização do reforço.
A negociação foi fechada em 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 72 milhões), com possibilidade de mais 2 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) em bônus. Jorge Carrascal será integrado ao elenco do Mais Querido logo após o retorno da equipe do Mundial de Clubes e chega como uma das principais apostas para o segundo semestre da temporada.
Revelado pelo Millonarios, da Colômbia, Carrascal tem 26 anos e vinha defendendo o Dínamo Moscou desde 2023. Versátil, ele pode atuar tanto como meia central quanto pelos lados do campo. Durante sua passagem pelo futebol russo, disputou 67 partidas, marcou oito gols e distribuiu oito assistências, números que evidenciam sua regularidade.
Durante a passagem pelo River Plate, o jogador ganhou o apelido de Neymar Colombiano. Isso porque, o jogador tinha características de jogo parecida com o craque do Santos. Além disso, Carrascal já foi elogiado por Gallardo, que era fã do jogador. No entanto, o meia já foi muito criticado por conta de situações extra-campo.
Enquanto define os trâmites finais para anunciar Carrascal, o Flamengo concentra suas atenções na segunda rodada do Grupo D do Mundial de Clubes. O confronto será contra o Chelsea, nesta sexta-feira (20), às 15h (horário de Brasília), na Filadélfia, nos Estados Unidos. A equipe brasileira busca garantir vaga na próxima fase da competição internacional.
Confronto entre brasileiros e ingleses vale a ponta do Grupo D no Mundial; ambos venceram na estreia e chegam embalados para a partida decisiva na Filadélfia
|
Flamengo e Chelsea se enfrentam nesta sexta-feira (20), às 15h (horário de Brasília), pela segunda rodada do Grupo D do Mundial de Clubes da FIFA. O duelo será realizado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA), e terá transmissão ao vivo pela Globo (TV aberta), Sportv (TV por assinatura), Disney+, CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming).
As duas equipes venceram na estreia e dividem a liderança do grupo com três pontos. No entanto, o Rubro-Negro ocupa a primeira colocação por ter recebido menos cartões amarelos, critério de desempate definido pela organização.
O Flamengo chega embalado após triunfo por 2 a 0 sobre o Espérance de Túnis (TUN), com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo. Com o resultado, o time comandado por Filipe Luís ampliou para nove jogos a sequência invicta na temporada. Nos últimos sete confrontos com sua formação principal, o time não foi vazado.
Para o compromisso diante dos ingleses, o Flamengo terá o retorno do lateral Alex Sandro, recuperado de desgaste físico, e do meio-campista De la Cruz, que se recuperou de uma lesão no joelho esquerdo. As mudanças devem refletir na escalação, com Ayrton Lucas e Pedro saindo para as entradas de Alex Sandro e Bruno Henrique. O atacante Plata corre por fora na disputa por uma vaga entre os titulares.
O Chelsea, por sua vez, também estreou com vitória ao bater o Los Angeles FC (EUA) pelo mesmo placar de 2 a 0. O técnico Enzo Maresca deve realizar alterações na equipe para o confronto com o Mengão, pensando em preservar atletas para a última rodada, devido ao desgaste físico causado pelo forte calor norte-americano.
Enzo Fernández, que saiu do banco e marcou na partida anterior, tem boas chances de iniciar entre os titulares, substituindo Lavia. No comando de ataque, a definição entre Jackson e Delap segue em aberto. A expectativa é de um jogo equilibrado entre as duas equipes, ambas buscando encaminhar a classificação para as oitavas de final do torneio.
Data: Sexta-feira, 20 de junho de 2025
Horário: 15h (de Brasília)
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)
Transmissão ao vivo: Globo (TV aberta), Sportv (TV fechada), Disney+, DAZN e CazéTV (YouTube)
Arbitragem: Árbitro principal: Ivan Barton (El Salvador). Assistentes: David Moran (El Salvador) e Antonio Pupiro (Nicarágua). Quarto árbitro: Ning Ma (China)
Flamengo (Técnico: Filipe Luís):
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique (Pedro) e Luiz Araújo.
Chelsea (Técnico: Enzo Maresca):
Sanchez; Reece James, Tosin, Colwill e Cucurella; Caicedo, Enzo Fernández (Lavia), Cole Palmer e Pedro Neto; Madueke e Jackson (Delap).
Mengão vai encarar os Blues nesta sexta-feira (20) e cria do cruzmaltino revela que ouve constantes pedidos de rivais por gol contra o Mais Querido
|
Com o elenco do Vasco de férias, parte da torcida cruzmaltina voltou suas atenções ao Mundial de Clubes, especialmente ao confronto entre Flamengo e Chelsea, nesta sexta-feira (20), jogo que promete enormes emoções para o técnico Filipe Luís. E a pressão chegou até Andrey Santos, meio-campista do clube inglês e revelado em São Januário.
Andrey Santos sobre jogo entre Chelsea e Flamengo: "Recebo muitas mensagens dos vascaínos no Instagram"
Em entrevista coletiva, o jovem admitiu ter sido cobrado por amigos, familiares e torcedores vascaínos nas redes sociais para brilhar diante do Rubro-Negro. “Recebo muitas mensagens dos vascaínos no Instagram, também tem a pressão por parte dos meus amigos, pelo meu pai… Todo mundo pedindo a vitória. Meu pai também é bem crítico, ele pediu um gol contra o Flamengo. Se tiver a oportunidade, vou fazer de tudo para sair vitorioso e, se Deus quiser, poder fazer um gol”, revelou o jogador.
Apesar do entusiasmo, Andrey ainda não sabe se será utilizado no confronto. Ele ficou no banco de reservas e de lá não saiu na estreia contra o Los Angeles FC e a tendência é que siga como opção para o técnico Enzo Maresca diante do Mais Querido nesta sexta.
O Flamengo chega embalado para o confronto após a vitória por 2 a 0 sobre o Espérance, na estreia. Um novo triunfo diante do Chelsea, somado a um tropeço dos tunisianos contra o Los Angeles FC, pode garantir o Rubro-Negro nas oitavas com uma rodada de antecedência.
Flamengo x Chelsea será às 15h (de Brasília) desta sexta-feira (20), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, mesmo local da estreia do Mais Querido, diante do Espérance. O jogo terá transmissão da Globo, SporTV, DAZN e CazéTV.