Futebol

Com Ednaldo fora, veja como está o tabuleiro eleitoral da CBF

O cenário no dia seguinte à queda do presidente ainda não está claro, apesar de movimentos já feitos por um bloco significativo das federações estaduais

Para as federações, é importante não perder o controle dos caminhos eleitorais na CBF. Por isso, 19 delas já se juntaram para o processo eleitoral. Foto: Divulg
Para as federações, é importante não perder o controle dos caminhos eleitorais na CBF. Por isso, 19 delas já se juntaram para o processo eleitoral. Foto: Divulg

16 Mai 2025 | 09:16 |

Icon Comentário0

Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, o tabuleiro eleitoral da CBF tem muitas peças. Mas ainda não muito organizadas. O cenário no dia seguinte à queda do presidente ainda não está claro, apesar de movimentos já feitos por um bloco significativo das federações estaduais.


FEDERAÇÕES SE ADIANTAM


Mesmo cabendo a Fernando Sarney, nomeado pela Justiça como interventor, apertar o "play" no processo eleitoral, as federações já se anteciparam e abriram um debate sobre a sucessão a Ednaldo. Nesse sentido, o sinal é claro. Elas não esperam que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva Ednaldo ao cargo novamente. E olha que o recuso do presidente afastado está novamente nas mãos de Gilmar Mendes, que já salvou Ednaldo em janeiro de 2024.


Há forças políticas que atuam de forma explícita. Outras, de maneira velada. Donos de sobrenomes famosos, como Sarney, aguardam a movimentação.


QUEM VAI PARA A CADA LADO

Para as federações, é importante não perder o controle dos caminhos eleitorais na CBF. Por isso, 19 delas já se juntaram. O Rio de Janeiro, do presidente Rubens Lopes, um dos vices atuais de Ednaldo, entrou nessa. São Paulo, de Reinaldo Carneiro Bastos, que também era VP, não.

Pensando no novo mandato para o qual Ednaldo já tinha sido eleito, dois VPs na chapa já se desgarraram do presidente afastado: Rozenha (AM) e Rubens Angelotti (SC). O discurso de quem entrou no bloco é de que é preciso abandonar o perfil de centralização das decisões na CBF. Um recado claro ao modo como Ednaldo conduzia a entidade até ontem.

Os dirigentes estaduais também não gostaram do texto da reforma estatutária aprovada por eles mesmos. Alegam que não tiveram acesso a tempo da versão final do estatuto da CBF, que deu mais poder à figura do presidente. Inclusive, para intervir nas próprias federações.

Na matemática eleitoral, 19 federações representam 57 dos 141 votos possíveis em uma eleição presidencial na CBF. É uma fatia significativa. Ainda ficam 84 em jogo. A formação desse bloco não antecipa o resultado final porque ainda permite que até outros dois candidatos consigam apoios necessários para pelo menos participar da eleição.

A cláusula de barreira prevista no estatuto exige quatro federações e quatro clubes como apoio mínimo. No entanto, essa divisão geraria um enfraquecimento da candidatura que vier fora do bloco das 19. Ainda não há um nome que seja consenso entre as federações. Nas últimas semanas, estavam todas na contagem regressiva para a queda de Ednaldo e não necessariamente focadas na decisão de quem seria um eventual candidato.

Na outra vez que Ednaldo foi afastado e quase aconteceu eleição, as federações se dividiram em três blocos de apoio: um ao próprio Ednaldo, outro a Reinaldo Carneiro Bastos e mais um a Flavio Zveiter. O bloco de Ednaldo, desta vez, derreteu. Reinaldo ainda não se mobilizou e, nos bastidores, há federações com ressalvas. Zveiter se aproximou a Sarney.


Futebol

Atacante não se destaca em empréstimo e retorna ao Flamengo em dezembro

Jogador não conseguiu se firmar em empréstimo e volta ao Mengão ao final da temporada, mas expectativa é de nova negociação

Carlinhos retorna de empréstimo ao Flamengo em dezembro após passagem pouco convincente no Vitória - Foto: Reprodução/Flamengo
Carlinhos retorna de empréstimo ao Flamengo em dezembro após passagem pouco convincente no Vitória - Foto: Reprodução/Flamengo

26 Set 2025 | 21:00 |

Icon Comentário0

O atacante Carlinhos, de 28 anos, não conseguiu se firmar no Vitória e deve retornar ao Flamengo ao término da temporada. Emprestado ao clube baiano até dezembro, o jogador soma apenas 20 partidas e quatro gols, números considerados abaixo das expectativas pela comissão técnica do Leão.


No início do ano, ainda pelo Flamengo, Carlinhos disputou o Campeonato Carioca e marcou três gols. Entretanto, não conseguiu manter a mesma sequência no Vitória. Teve dificuldades para se consolidar como titular e perdeu espaço ao longo do Brasileirão. A informação é do portal Bolavip.


VITÓRIA NÃO PRETENDE MANTER O ATACANTE


Nos bastidores, o Vitória já sinalizou que não pretende prolongar o empréstimo. A avaliação interna é de que o custo-benefício do jogador não justifica uma nova investida, o que abre caminho para a devolução ao Flamengo. A decisão deve ser oficializada em dezembro, quando encerra o vínculo entre os clubes.

SITUAÇÃO CONTRATUAL COM O FLAMENGO


Carlinhos tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2026, mas sua reintegração ao elenco principal é incerta. Isso porque o setor ofensivo rubro-negro conta com várias opções consolidadas, reduzindo as chances de o atacante conquistar minutos sob o comando de Filipe Luís. Diante desse cenário, a diretoria avalia novas alternativas: outro empréstimo em 2026 ou até uma negociação em definitivo, a fim de evitar perda de valor de mercado.

FUTURO INDEFINIDO

Contratado com a expectativa de ser uma peça de reposição no ataque, Carlinhos chegou a ter oportunidades, mas não consolidou uma sequência positiva. Em Salvador, também recebeu chances, mas sua efetividade ficou aquém do esperado.

Com o retorno praticamente certo, o atacante aguarda os próximos passos da diretoria rubro-negra. Seu futuro pode envolver novo empréstimo no Brasil ou até uma transferência internacional, caso surja proposta interessante para todas as partes.



Futebol

Gerson faz pedido inusitado ao Flamengo em meio a lesão, diz jornalista

Meia não vem conseguindo jogar pelo Zenit devido a contusão na perna direita e entrou em contato com o Mengão por motivo excepcional

Gerson pediu ao Flamengo para fazer tratamento de sua lesão no Ninho do Urubu com os profissionais do clube - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Gerson pediu ao Flamengo para fazer tratamento de sua lesão no Ninho do Urubu com os profissionais do clube - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

26 Set 2025 | 20:00 |

Icon Comentário0

Após disputar o Mundial de Clubes, o Flamengo negociou Gerson com o Zenit, da Rússia, por 25 milhões de euros. O volante, que assinou contrato até 2030, forçou nos bastidores para que a transferência fosse concretizada diante da proposta financeira considerada irrecusável.


No entanto, a passagem pelo futebol russo tem sido marcada por problemas físicos. O jogador sofreu uma lesão no músculo reto femoral da perna direita e está afastado dos gramados há mais de um mês. A última vez que Gerson entrou em campo foi em 23 de agosto.


RECUPERAÇÃO NO NINHO


Segundo informações do jornalista Fabrício Lopes, Gerson pediu ao Flamengo autorização para realizar o tratamento no CT Ninho do Urubu. A diretoria rubro-negra liberou, mas depende ainda de aval do Zenit para que o plano seja executado.

BAP FECHA AS PORTAS

Fabrício Lopes sobre Gerson e o Flamengo: "Bap não vê possibilidade de retorno"


Apesar da aproximação para a recuperação, a possibilidade de retorno ao elenco rubro-negro está descartada. De acordo com Fabrício Lopes, o presidente Luiz Eduardo Baptista (BAP) não cogita repatriar o volante após saída pela ‘porta dos fundos’.

“Gerson se lesionou lá na Rússia e pediu ao Flamengo se pode fazer sua recuperação no Ninho do Urubu com os médicos do Fla. O Clube Carioca disse que sim, mas ele precisa conseguir autorização com os russos. Agora, se o Gerson pedir para voltar para jogar pelo Flamengo, aí é ruim. Bap não vê possibilidade de retorno”, afirmou o jornalista, no canal Resenha Rubro-Negra.

FUTURO INCERTO

Com vínculo até 2030 no Zenit, Gerson pode buscar uma saída já em janeiro, diante da instabilidade no clube russo. Fora dos planos de Ancelotti na última convocação da Seleção Brasileira, o jogador mantém o desejo de voltar ao Mengão, ainda que por empréstimo, para ganhar visibilidade e sonhar com a Copa do Mundo.



Futebol

Ex-Flamengo, Renato Gaúcho considera decisão drástica na carreira

Técnico, ex-Mengão, pediu demissão do Fluminense após eliminação na Copa Sul-Americana e pensa sobre quando deve voltar ao futebol

Renato Gaúcho, ex-Flamengo, considera pausa na carreira após pedido de demissão do Fluminense - Foto: Reprodução
Renato Gaúcho, ex-Flamengo, considera pausa na carreira após pedido de demissão do Fluminense - Foto: Reprodução

26 Set 2025 | 19:00 |

Icon Comentário0

O técnico Renato Gaúcho, ex-Flamengo, surpreendeu a todos ao anunciar que pediu demissão do Fluminense após a eliminação na Copa Sul-Americana para o Lanús. No Maracanã, o Tricolor empatou por 1 a 1, mas, como havia perdido o jogo de ida por 1 a 0, acabou dando adeus à competição internacional.


POSSÍVEL PAUSA NA CARREIRA


Sem clube, Renato Gaúcho estuda os próximos passos. O treinador já vinha demonstrando incômodo com as críticas recebidas, principalmente nas redes sociais, e não descarta dar uma pausa na carreira. Vale lembrar que, em setembro, o técnico já havia considerado deixar o Fluminense e agora, de forma oficial, confirmou sua saída após a eliminação.


DEMISSÃO DO FLUMINENSE

Renato Gaúcho, ex-Flamengo, após eliminação do Fluminense: "Eu acabei de pedir demissão para o presidente"

Durante a coletiva pós-jogo, Renato respondeu normalmente às perguntas até ser questionado pela última vez. Nesse momento, o treinador, que passou pelo Mais Querido em 2021, revelou a decisão já comunicada ao presidente do clube.


“Eu nem deveria estar falando isso com vocês, quem vai se manifestar é o presidente. Mas essas perguntas todas, de alguns gênios da internet, muita gente vai atrás desses gênios. Eu acabei, antes de vir para cá, de pedir demissão para o presidente”, afirmou Renato.

Em seguida, completou: “A partir de agora, vai estar outro cara aqui. Vocês vão fazer as mesmas perguntas para ele e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar o time que o torcedor quer ou o time da cabeça dele”, finalizou o treinador.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flamengo tem valor de mercado muito superior ao Racing na Libertadores
Futebol

Flamengo tem valor de mercado muito superior ao Racing na Libertadores

26 Set 2025 | 14:23

Icon Comentário0
Libra detona Flamengo em nota sobre ação na justiça junto à Globo
Futebol

Libra detona Flamengo em nota sobre ação na justiça junto à Globo

26 Set 2025 | 11:49

Icon Comentário0
Casa do Flamengo, Maracanã receberá jogos da NFL em 2026
Futebol

Casa do Flamengo, Maracanã receberá jogos da NFL em 2026

26 Set 2025 | 14:43

Icon Comentário0