Futebol
|
0A geração 2019 está muito perto do fim no Flamengo. Com Gabigol prestes a se despedir do clube, Gerson e Arrascaeta são os únicos representantes do time campeão da Libertadores. Mesmo marcados na história, vários deles viram a relação se desgastar com a diretoria já na reta final.
Somente os que se aposentaram saíram sem novela. O caso de Diego Alves foi praticamente o mesmo de Gabigol. Bruno Spindel e os agentes do jogador entraram em acordo, com uma contraproposta aceita. Mas os valores também esbarraram no presidente Rodolfo Landim. A condução irritou o lado do atleta.
A saída de Rafinha também foi turbulenta. Além de atritos na relação na reta final, a forma como o jogador negociou com o Olympiacos (GRE) não agradou a diretoria. Um ano depois, ele decidiu retornar ao Brasil, Braz e Spindel fizeram uma proposta, ele realizou uma contraproposta e novamente o negócio parou nas mãos de Landim.
Com Everton Ribeiro e Rodrigo Caio não houve acordo. O zagueiro já pensava em sair pela falta de espaço e por entender que o ciclo havia se encerrado. O clube nem ofereceu um novo contrato pois esperaria até o fim do ano para isso. Já com o ex-camisa 7, o Fla demorou até, de fato, iniciar as negociações e foi irredutível até o final. O longo tempo de espera irritou e meia se transferiu para o Bahia.
Bruno Henrique foi o único a renovar, mas demorou até entrar em acordo. Essa postura de indefinição aproximou outros clubes — como o Palmeiras — e gerou desgaste, mas o peso da identificação foi maior.
Do time titular naquela final da Libertadores, Diego Ribas e Filipe Luís se aposentaram. O ex-lateral hoje é funcionário do clube e treina o sub-20. O ex-meia será embaixador de um projeto de escolinha nos Estados Unidos. Pablo Marí, Willian Arão e Gerson foram vendidos, mas o "Coringa" retornou posteriormente.
Até com Jorge Jesus o fim foi delicado, mas por parte do treinador. Depois de renovar e montar o planejamento para 2020, ele decidiu deixar o Flamengo, que não gostou da forma como a situação foi levada. Houve vários momentos em que o namoro poderia ser reatado, mas as circunstâncias e o sentimento de Landim com ele dificultaram o processo.
Problemas à parte, amizade permance
Todos eles, eventualmente, guardaram uma boa relação com o Flamengo. Seja com alguns membros da diretoria, jogadores ou funcionários. Apesar dos problemas, são bem recebidos sempre que encontram o rubro-negro. A maioria ganhou um jogo como despedida da torcida e Gabigol agora também tem a esperança de ser homenageado, mesmo diante do cenário.
Liverpool (ING) deve oficializar oferta pelo Coringa em janeiro de 2025, quando abrir a janela de transferências
|
0Assim como o Flamengo, outros clubes seguem se movimentando no mercado. Um dos destaques do Mais Querido na temporada, Gerson é a bola da vez entre os jogadores monitorados por gigantes europeus. Isso porque, times como Real Madrid (ESP) e Liverpool (ING) têm interesse no volante.
Dessa forma, o Liverpool prepara uma proposta inicial de 25 mihões de euros (cerca de R$ 154 milhões na cotação atual) por Gerson. A equipe inglesa ainda não fez a oferta, mas a oficialização deve acontecer em janeiro, assim que a janela de transferências abrir. O jornalista Julio Miguel Neto deu a informação inicialmente.
Importante ressaltar que o novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista se manifestou sobre o assunto: “Se quisermos competir por todos os títulos, podemos chegar a quase 90 jogos na temporada. Perder peças como o Gerson pode prejudicar muito nossos planos”, afirmou Bap.
Como dito anteriormente, o Real Madrid é outro clube que tem monitorado a situação de Gerson no Flamengo. Apesar disso, o clube espanhol, que tem Vini Jr entre as estrelas, não fez nenhuma proposta e nem tem uma oferta à vista neste momento.
Em suma, Gerson curte férias bem como o restante do elenco do Flamengo. O volante e os demais jogadores rubro-negros se reapresentam em 08 de janeiro, no Ninho do Urubu, para iniciar a pré-temporada. No dia 10, a delegação do Fla embarca para os Estados Unidos, onde enfrenta o São Paulo, em amistoso, em 19 do mesmo mês.
Jogador já teve seu nome ligado ao futebol europeu e considera uma mudança de ares após perda de titularidade e temporada irregular em 2024
|
0A saída de Fabrício Bruno do Flamengo, que esteve próxima ao longo de 2024, pode se concretizar em breve. O zagueiro perdeu espaço no time titular com o técnico Filipe Luís, que terminou a temporada apostando na dupla Léo Ortiz e Léo Pereira. Agora, o defensor é alvo de sondagens de clubes ingleses e do Rennes, da França.
Propostas iminentes
De acordo com o portal ‘BolaVip’, equipes da Inglaterra já notificaram o Flamengo sobre o envio de propostas. Além disso, os interessados estão reunindo informações detalhadas sobre o zagueiro. Fabrício Bruno, que tem o sonho de atuar na Europa, estaria inclinado a aceitar uma transferência caso surja uma oferta vantajosa.
Por outro lado, a diretoria rubro-negra enxerga espaço para negociação. Com a possível saída de Fabrício Bruno, o clube pretende dar mais oportunidades ao jovem Cleiton, de 21 anos, que já integra o elenco profissional. No entanto, o Flamengo também deve se movimentar no mercado para reforçar o setor defensivo, caso a transferência seja confirmada. Segundo Pablo Raphael, do Gazeta do Urubu, a diretoria do Mengão só negociará o jogador se houver consenso dentro da diretoria entre a proposta e o planejamento do clube.
Carreira no Flamengo
Contratado em 2022 junto ao Red Bull Bragantino, Fabrício Bruno soma 148 jogos e seis gols com a camisa do Flamengo. Em 2024, foram 56 partidas e um gol. O defensor participou das conquistas da Libertadores (2022), Copa do Brasil (2022 e 2024) e do Campeonato Carioca (2023).
Formado na base do Cruzeiro, Fabrício Bruno se profissionalizou pelo clube mineiro antes de ser emprestado à Chapecoense. Posteriormente, retornou ao Cruzeiro e seguiu para o Red Bull Bragantino, de onde foi adquirido pelo Flamengo. Aos 28 anos, o jogador pode estar próximo de realizar seu desejo de atuar no futebol europeu.
Planejamento para 2025
A venda de Fabrício Bruno faz parte do planejamento do técnico Filipe Luís e do diretor de futebol José Boto para a próxima temporada. Com a manutenção de Léo Pereira e Léo Ortiz como titulares, a saída do defensor abre caminho para ajustes no elenco, tanto com o aproveitamento de jovens talentos quanto com possíveis contratações.
Após a saída do volante, Mengão teve queda de desempenho defensivo e teve dificuldades para encontrar um substituto a sua produção em campo
|
0Após deixar o Al-Shabab, da Arábia Saudita, Vítor Pereira foi anunciado como treinador do Wolverhampton, da Inglaterra, no dia 19 de dezembro. No clube inglês, o técnico português volta a trabalhar com João Gomes, volante que marcou sua passagem pelo Flamengo e gerou desafios ao treinador no início de 2023.
Passagem conturbada pelo Flamengo
Vítor Pereira assumiu o Flamengo em janeiro de 2023, com João Gomes como um dos pilares do meio-campo rubro-negro. Contudo, menos de um mês após a chegada do treinador, o volante foi negociado com o Wolverhampton, deixando uma lacuna na equipe.
A saída de João Gomes impactou a marcação do Flamengo, algo evidente durante a temporada. Na época, Vítor Pereira reconheceu o problema, mas prometeu buscar soluções internamente:
“Um treinador é uma pessoa que tem que encontrar soluções. Eu vou tentar achar. A questão está entregue à diretoria. Nossa estratégia está pensada internamente e não pode ser pública. Vai ser tratada dentro do clube”, afirmou.
A passagem de Vítor Pereira no Flamengo foi breve e marcada por insucessos: em três meses, o treinador somou 18 jogos, com dez vitórias, sete derrotas e um empate. Nesse período, o time ficou com os vices do Campeonato Carioca, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de terminar o Mundial de Clubes na terceira colocação.
Desafios no Wolverhampton
Agora, no comando do Wolverhampton, Vítor Pereira tem a difícil missão de tirar a equipe da zona de rebaixamento da Premier League. A estreia do treinador foi promissora, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Leicester.
Com João Gomes à disposição no elenco, o português enfrentará mais um grande desafio nesta quinta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília), contra o Manchester United. A expectativa é que a parceria entre técnico e jogador traga resultados positivos para os Wolves na luta contra o rebaixamento.