Futebol

Como assim? Dirigentes do Peñarol culpam o Flamengo por confusão no Rio

Torcedores uruguaios fizeram atos de vandalismo nesta quarta

Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia
Gazeta do Urubu – Onde o Flamengo é Notícia

23 Out 2024 | 19:09 |

Icon Comentário0

Peñarol (URU) e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (23) pela ida da semifinal da Copa Libertadores, no Engenhão. No entanto, as horas que antecederam ao duelo foram marcadas por cenas lamentáveis nas ruas do Rio de Janeiro, com torcedores uruguaios fazendo arrastões e promovendo quebra-quebra. Desse modo, dois dirigentes do time ‘hermano’ citaram o Flamengo como ‘culpados’ pela confusão generalizada.



“A polícia permitiu passar torcedores do Flamengo e do Botafogo ao ponto de encontro onde estavam os torcedores do Peñarol. É tudo culpa da polícia”, disse o diretor do Peñarol, Jorge Niremberg, em entrevista à rádio uruguaia Carve Deportiva. Um agente uruguaio também falou do Mais Querido.


“Eu encontrei duas mil pessoas de Flamengo e Botafogo com armas de fogo, pedras, colocando fogo no ônibus. Não somos robôs, tentamos nos defender. É uma falta de respeito, de humanidade, de tudo”, acrescentou Chino Lasalvia, agente de jogadores e que está no Rio de Janeiro junto com a delegação do Peñarol, afinal.

A CONFUSÃO


Torcedores do Peñarol ‘quebraram tudo’ na Pria do Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no início da tarde desta quarta-feira (23). Os uruguaios usaram paus e pedras para atacanhar banhistas e policiais militares. Além disso, estabelecimentos foram saqueados, e um ônibus incendiado. A Polícia do Rio de Janeiro prendeu mais de 200 ‘hinchas’. A tendência é que o grupo não assista ao jogo contra o Botafogo, às 21h30 (horário de Brasília).

VARELA

Desse modo, quem também se envolveu na confusão, indiretamente, foi o lateral do Flamengo Guillermo Varela. Afinal, o jogador apareceu entre os torcedores uruguaios, mas, de acordo com a versão do atleta, para resgatar dois amigos que estavam no meio da briga. Importante relembrar que o camisa 2 é cria do Peñarol, ou seja, ainda tem laços com o semifinalista da Libertadores.

“Nação Rubro-Negra, como registrado nas redes sociais, estive na Praia do Recreio para resgatar dois amigos que estavam assustados com a confusão. Não participei de nenhum ato de violência. Perdemos contato assim que cheguei ao local. Esperei por 15 minutos e fui abordado por policiais militares que faziam o seu trabalho”, escreveu Varela, nas redes sociais.

“Após tudo ser resolvido, me encaminhei para um almoço com os meus companheiros e comissão técnica. Já conversei com o vice-presidente de futebol, Marcos Braz. Portanto, peço desculpas pelo mal entendido e reafirmo o meu compromisso de levar o Flamengo aos títulos!”, acrescentou o lateral.


Futebol

Flamengo busca empate contra a Portuguesa na estreia do Carioca

Atuando com a equipe sub-20 no Raulino de Oliveira, o Rubro-Negro sofre gol de Rhuan no segundo tempo, mas reage no fim e zagueiro Iago garante o 1 a 1

Capitão do time sub-20, Iago subiu no terceiro andar para garantir o empate do Flamengo aos 49 do segundo tempo - foto: reprodução
Capitão do time sub-20, Iago subiu no terceiro andar para garantir o empate do Flamengo aos 49 do segundo tempo - foto: reprodução

11 Jan 2026 | 20:17 |

Icon Comentário0

Na noite deste domingo (11), o Rubro-Negro enfrentou a Portuguesa no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em partida antecipada da quinta rodada do Campeonato Carioca. Com um time formado exclusivamente por "Garotos do Ninho", a equipe comandada por Bruno Pivetti saiu atrás no placar, mas mostrou resiliência para buscar o empate por 1 a 1 nos acréscimos, com gol salvador do capitão Iago.


O resultado garante o primeiro ponto do clube na competição estadual, em uma partida marcada pelo desperdício de chances claras no primeiro tempo e pela insistência dos jovens talentos na etapa final.


DOMÍNIO RUBRO-NEGRO


Os primeiros 45 minutos foram de superioridade do Flamengo, que controlou a posse de bola e criou as melhores oportunidades. A principal válvula de escape foi o atacante Wallace Yan. No entanto, o camisa 64 não estava em uma noite inspirada nas finalizações.

Logo no início, Wallace recebeu um passe preciso de Daniel Sales e ficou cara a cara com o goleiro Douglas Borges, mas acabou isolando a bola. Pouco depois, teve nova oportunidade livre de marcação e finalizou para fora. A Portuguesa, por sua vez, assustou em lances esporádicos, principalmente com Léo Muchacho e uma cabeçada perigosa de Bruno Mota, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo.


LUSA ABRE O PLACAR

O cenário mudou no segundo tempo. A Portuguesa voltou mais agressiva e conseguiu abrir o placar aos 12 minutos. Após cruzamento de Guilherme Silveira com desvio na zaga, a bola sobrou para Rhuan, que não perdoou. A arbitragem de campo chegou a assinalar impedimento, mas após revisão do VAR, o gol foi validado, colocando a Lusa em vantagem.

A insistência do Flamengo foi recompensada já nos acréscimos, aos 49 minutos. O zagueiro e capitão Iago subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou firme para deixar tudo igual. Nos instantes finais, o Rubro-Negro ainda reclamou de um pênalti sobre João Camargo, mas o árbitro encerrou a partida, decretando o empate na estreia do Estadual.


Futebol

José Boto acompanha estreia do Flamengo contra a Portuguesa

Diretor de futebol marcou presença em Volta Redonda para observar de perto os Garotos do Ninho, que substituem o elenco principal nas rodadas iniciais

O diretor José Boto esteve em Volta Redonda para avaliar o desempenho do sub-20 do Flamengo na estreia do Carioca - foto: reprodução
O diretor José Boto esteve em Volta Redonda para avaliar o desempenho do sub-20 do Flamengo na estreia do Carioca - foto: reprodução

11 Jan 2026 | 19:45 |

Icon Comentário0

A estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, realizada neste domingo (11) contra a Portuguesa-RJ, contou com um espectador ilustre nas tribunas do Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O diretor de futebol José Boto viajou para acompanhar in loco o desempenho da equipe rubro-negra, que entrou em campo às 18h (horário de Brasília).


O executivo supervisionou de perto o início do planejamento para a temporada 2026, que aposta na utilização das "pratas da casa" nas primeiras rodadas da competição, enquanto o elenco principal segue cronograma específico de preparação.


PRESENÇA DO EXECUTIVO


Instalado em um dos camarotes, José Boto manteve o olhar atento sobre a movimentação e o comportamento tático dos jovens atletas escalados para a partida. A ida do dirigente ao estádio evidencia o alinhamento entre a alta cúpula da diretoria e o departamento de futebol, reforçando o foco institucional na valorização e observação das categorias de base.

Sob a supervisão direta do diretor, a comissão técnica utilizou o confronto diante da Lusa como um laboratório para testar novas peças e conceder minutos valiosos às promessas do clube, visando identificar talentos que possam ascender ao time de cima no decorrer do ano.


CARIOCA COMO LABORATÓRIO

A utilização dos jovens no Estadual faz parte de uma decisão estratégica maior. Para priorizar a disputa do Campeonato Carioca com o time sub-20 nas rodadas iniciais, o Flamengo optou por não participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) em 2026.




Futebol

Estreia dos titulares do Flamengo em 2026 já tem data para acontecer - confira

De acordo com a imprensa, Filipe Luís prepara a força máxima para o Fla-Flu do dia 25 de janeiro; até lá, os garotos da base assumem a responsabilidade

Filipe Luís comanda a pré-temporada no Ninho do Urubu; titulares só devem estrear no clássico - foto: reprodução
Filipe Luís comanda a pré-temporada no Ninho do Urubu; titulares só devem estrear no clássico - foto: reprodução

11 Jan 2026 | 19:20 |

Icon Comentário0

Flamengo inicia sua caminhada no Campeonato Carioca neste domingo (11), diante da Portuguesa-RJ, com uma formação alternativa composta por jovens da base. No entanto, a grande dúvida que paira na cabeça do torcedor é sobre o retorno das principais estrelas. Embora o clube ainda não tenha oficializado a data, o planejamento interno indica que Arrascaeta, Pedro e companhia só devem entrar em campo em um clássico no final do mês.


Diferente da temporada passada, quando realizou amistosos nos Estados Unidos, o Rubro-Negro optou por concentrar sua pré-temporada em 2026 nas instalações do CT Ninho do Urubu. Sob o comando de Filipe Luís, o elenco principal foca na preparação física e tática enquanto o estadual começa.


ESTREIA DA FORÇA MÁXIMA


Segundo informações divulgadas pelo repórter Marcelo Courrege, da TV Globo, a estreia do time principal está prevista para a quarta rodada da Taça Guanabara. O adversário será o Fluminense, em partida marcada para o dia 25 de janeiro (domingo), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã.

Até essa data, o grupo de elite seguirá blindado nos treinamentos, visando atingir o condicionamento ideal para uma temporada longa, evitando o desgaste precoce nas primeiras rodadas do torneio regional.


SEQUÊNCIA DE JOGOS

Com o calendário definido para os profissionais, abre-se uma janela de oportunidades para os Garotos do Ninho. A equipe sub-20 terá a responsabilidade de representar o Flamengo em quatro partidas consecutivas, servindo como um verdadeiro vestibular para quem deseja integrar o elenco principal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Al-Hilal anuncia contratação do zagueiro Pablo Marí, campeão pelo Flamengo em 2019
Futebol

Al-Hilal anuncia contratação do zagueiro Pablo Marí, campeão pelo Flamengo em 2019

11 Jan 2026 | 17:54

Icon Comentário0
Saiu! Flamengo está escalado para enfrentar a Portuguesa
Futebol

Saiu! Flamengo está escalado para enfrentar a Portuguesa

11 Jan 2026 | 14:12

Icon Comentário0
Ex-empresário de Filipe Luís acredita em saída do Flamengo para o Atlético de Madrid
Futebol

Ex-empresário de Filipe Luís acredita em saída do Flamengo para o Atlético de Madrid

11 Jan 2026 | 15:35

Icon Comentário0