Futebol
Ao vivo: acompanhe a coletiva de apresentação do goleiro Andrew, do Flamengo
19 Jan 2026 | 15:16
Futebol
28 Mai 2025 | 07:10 |
Enquanto o Flamengo entra em campo nesta quarta (28), a terça-feira (27) foi marcada por emoções distintas para os clubes brasileiros nas competições da Conmebol. O Botafogo superou a pressão, a expulsão de um jogador ainda no primeiro tempo e garantiu a classificação na Libertadores. Já o Corinthians protagonizou um vexame: está eliminado da Copa Sul-Americana ainda na fase de grupos, mesmo com um dos elencos mais valiosos do torneio.
LIBERTADORES
SUL-AMERICANA
No Grupo A, o Botafogo entrou em campo sob risco de eliminação. A tensão aumentou após a expulsão de Jair aos 27 minutos do primeiro tempo. Mesmo com um a menos, o time de General Severiano venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, com gol de Igor Jesus aos 38. No outro jogo da chave, o Estudiantes venceu o Carabobo por 2 a 0 e ficou com a primeira colocação.
Pelo Grupo D, já definido, o São Paulo confirmou a liderança com a vitória por 2 a 1 sobre o Talleres. O Libertad empatou com o Alianza Lima, que com o resultado ficou em terceiro e foi transferido para a Sul-Americana. Paolo Guerrero, ex-Flamengo marcou para os peruanos.
No Grupo B, o River Plate já havia garantido o primeiro lugar. A disputa ficou entre Universitario e Del Valle pela segunda vaga. Com o empate por 1 a 1 contra os argentinos, os peruanos avançaram. O time equatoriano, mesmo vencendo o clássico local contra o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, acabou em terceiro por saldo de gols.
A eliminação do Corinthians na primeira fase da Sul-Americana selou um dos maiores fracassos da temporada. Diante de um Huracán com equipe alternativa, o time de Dorival Júnior perdeu por 1 a 0 em Buenos Aires. O Corinthians ainda se classificava até os acréscimos, mas um gol do América de Cali diante do Racing-URU sacramentou a queda dos paulistas.
Quem avançou foi o Vasco. Em São Januário, a equipe venceu o Melgar por 3 a 0 e se garantiu na repescagem da Sul-Americana. Apesar da vitória, o clube carioca ficou atrás do Lanús na classificação do grupo. Agora, o Vasco enfrentará um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores no mata-mata.
Nesta quarta-feira (28), o Flamengo entra em campo pelo Grupo C da Libertadores precisando de uma vitória simples contra o Deportivo Táchira (VEN), no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), para se classificar às oitavas. O Rubro-Negro tenta repetir o feito do Botafogo e evitar um desfecho semelhante ao do Corinthians.
Goleiro é o segundo reforço do Mengão na atual janela de transferências e não escondeu a satisfação de vestir o Manto Sagrado
19 Jan 2026 | 17:00 |
Segundo reforço do Flamengo para a temporada 2026, o goleiro Andrew foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (19). Aos 24 anos, o jogador chega após passagem pelo Gil Vicente, de Portugal, e assinou contrato válido por quatro temporadas. No clube, ele utilizará a camisa 42.
Andrew sobre quando soube do interesse do Flamengo: "Demorei a acreditar nessa situação..."
Além do Flamengo, Andrew despertou interesse do Botafogo, que chegou a encaminhar um acordo para assinatura de pré-contrato e chegada no meio do ano. No entanto, o goleiro destacou que o projeto apresentado pelo clube rubro-negro foi o mais concreto entre as propostas recebidas.
“Desde quando cheguei ao Gil Vicente começaram a especular meu nome em outros clubes. Pedi ao meu empresário que só chegasse até mim o que fosse concreto. A única coisa que sei é que chegou o Flamengo com um excelente projeto, que eu aceitei”, afirmou.
O Flamengo entrou de vez na disputa no início de janeiro, quando o técnico Filipe Luís viajou a Portugal para se reunir com o diretor de futebol José Boto em um encontro de alinhamento e planejamento. Na ocasião, ambos acompanharam Andrew de perto no Estádio Cidade de Barcelos, no empate por 1 a 1 entre Gil Vicente e Sporting.
A movimentação surpreendeu o goleiro, que admitiu ter demorado a acreditar no interesse: “Demorei a acreditar nessa situação. Estive no Gil Vicente por quatro anos e meio, ouvi muitas especulações e criei expectativas. Não imaginava que o Flamengo, com a dimensão que tem, enviaria o diretor e o técnico para observar um jogador de um clube inferior do Campeonato Português. Só acreditei quando comecei a treinar”, contou, em tom bem-humorado.
Para contar com Andrew de forma imediata, o Flamengo desembolsou 1,5 milhão de euros, cerca de R$ 9,4 milhões. O goleiro tinha contrato com o Gil Vicente até o meio do ano. No acordo, o clube português manteve 10% dos direitos econômicos em caso de uma venda futura.
Após a contratação de Juninho, diretor de futebol tem se movido para fazer contratações de peso para reforçar o elenco do Mengão
19 Jan 2026 | 16:34 |
Há pouco mais de um ano, em 15 de janeiro de 2025, o Flamengo anunciava o primeiro reforço da gestão Bap. Pouco badalado e vindo de um mercado distante do radar do futebol brasileiro, Juninho deixou o Qarabag, do Azerbaijão, e desembarcou na Gávea como símbolo de um possível mercado atípico naquele início de projeto.
A aposta, que teve José Boto como cabeça devido ao seu histórico como chefe de scout no Benfica, no entanto, não se confirmou. Juninho não se firmou, e as contratações seguintes apontaram para um caminho diferente, com foco em jogadores mais consolidados e oriundos, em sua maioria, de clubes tradicionais do futebol europeu. O levantamento foi feito pelo GE.
A opção pelo mercado europeu se manteve, mas com um critério mais conservador. Desde Juninho, o Flamengo evitou novas apostas em atletas pouco conhecidos. A contratação menos badalada no período foi a de Emerson Royal, lateral-direito com passagem curta pelo futebol brasileiro, Ponte Preta e Atlético-MG, e histórico em clubes de peso como Barcelona, Tottenham e Milan. Contratado com status de “compor elenco”, Emerson ainda busca se firmar como titular absoluto sob o comando de Filipe Luís.
Os demais nomes chegaram com maior impacto. O clube trouxe um zagueiro bicampeão da Champions League e campeão mundial, um volante vencedor da Champions e da Eurocopa, meia e atacante com passagens marcantes por clube grande da Espanha, um meia comparado a Neymar e valorizado no mercado europeu, um zagueiro destaque do Campeonato Brasileiro e um goleiro premiado em Portugal. O padrão passou a ser a contratação de jogadores com histórico consolidado e alto grau de segurança técnica.
A mudança de estratégia também reflete a evolução financeira do clube. Ao assumir a gestão, Bap vetou contratações de grande impacto até que o caixa estivesse equilibrado. Esse cenário mudou a partir da segunda janela, quando o Flamengo realizou o maior investimento de sua história em um único período de transferências. Desde a chegada de Juninho, o clube investiu aproximadamente R$ 400 milhões na contratação de jogadores.
Mengão entra em campo nesta quarta-feira (21) no clássico contra o Cruzmaltino e atletas do grupo principal devem ser relacionados para o confronto
19 Jan 2026 | 15:17 |
Diante do início turbulento no Campeonato Carioca, o Flamengo decidiu ajustar o planejamento e pode reforçar a equipe alternativa com jogadores do elenco profissional no clássico contra o Vasco. O Clássico dos Milhões será disputado nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A informação foi divulgada pelo jornalista Bruno Braz, do UOL.
Entre os nomes cotados para o confronto está o goleiro Andrew, que deve fazer sua estreia com a camisa do Flamengo. Diferentemente de outros atletas do elenco principal, o jogador chega com ritmo de jogo, já que vinha atuando pelo Gil Vicente, de Portugal. Outro nome próximo de estrear é o zagueiro Vitão, que iniciou a pré-temporada antes do restante do grupo principal e aparece como opção imediata para a defesa.
No meio-campo, Allan é outro jogador do elenco profissional com chances de atuar diante do Vasco. O volante, inclusive, tem despertado interesse de clubes como Corinthians e São Paulo. Já no setor ofensivo, o técnico Bruno Pivetti pode contar com Michael e Pedro. O camisa 9 iniciou a pré-temporada antes da reapresentação oficial e surge como forte candidato a reforçar o time no clássico.
O rendimento abaixo do esperado da equipe sub-20 gerou preocupação interna e pode acelerar o retorno do elenco principal aos gramados. A principal motivação é evitar que o clube precise disputar o quadrangular contra o rebaixamento. Até aqui, a campanha no Estadual soma um empate em 1 a 1 com a Portuguesa, uma derrota por 2 a 1 para o Bangu e um revés por 3 a 0 diante do Volta Redonda.
Restando apenas três partidas para o encerramento da fase de grupos, incluindo os clássicos contra Vasco e Fluminense, além do confronto diante do Sampaio Corrêa, o Flamengo entra na reta decisiva do Carioca com margem mínima para novos tropeços.
Ao vivo: acompanhe a coletiva de apresentação do goleiro Andrew, do Flamengo
19 Jan 2026 | 15:16
Pedro é 'convocado' para salvar campanha do Campeonato Carioca do Flamengo
19 Jan 2026 | 15:00
Partiu? Saiba como adquirir ingressos para Flamengo x Fluminense pelo Cariocão 2026
19 Jan 2026 | 14:35