
Futebol
|
A dupla Fla-Flu são os atuais gestores do complexo Maracanã e estão próximos de conquistar a vitória na licitação para ficaram à frente do estádio por mais 20 anos. No entanto, o consórcio formado por Vasco e WTorre entrou com um recurso pedindo a eliminação da dupla da disputa.
De acordo com o recuso enviado por Vasco e WTorre, Flamengo e Fluminense não descreveram as atividades básicas realizadas atualmente o "Templo Sagrado". Além disso, Fla e Flu não detalharam algumas responsabilidades, rotinas de operação e quantitativas de pedidos na proposta técnica entregue ao Governo.
O consórcio Vasco e WTorre também alegam que a dupla Fla-Flu cometeram irregularidades no processo de concorrência pública pela operação e exploração por 20 anos do Complexo Maracanã. Destacando que na primeira etapa da classificação da proposta técnica, o Consórcio Fla-Flu conseguiu uma larga vantagem na pontuação, com 117 a 81 contra o clube de são Januário.
ALEGAÇÃO DO CONSÓRCIO DE VASCO E WTORRE
O consórcio de Vasco e WTorre alega que a Comissão Especial de Licitação formada pelo Governo do Estado utilizou "critérios subjetivos não previstos no edital de licitação". Assim, exigem uma revisão do caso. Lembrando que a dupla perdeu pontos por conta do veto aos jogos de Santos e Brusque incluídos na proposta.
ENQUANTO ISSO...
Enquanto a decisão final não é divulgada, a dupla Fla-Flu continua a administrar o Maracanã e a mandar seus jogos no "Templo Sagrado". O estádio receberá a partida da equipe tricolor neste final de semana. Já o Flamengo visita o Palmeiras, no domingo (21).
Marcelo Sant’Ana diz que o cruzmaltino gostaria de jogar no Maracanã se fosse do interesse do clube e não um desejo coletivo; Mengão manda a volta no estádio
|
Agora é oficial: Vasco e Flamengo se enfrentam no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no próximo sábado (01), às 18h (horário de Brasília). O palco da partida foi escolhido pelo Vasco, que justificou sua decisão através do diretor de futebol Marcelo Sant’Ana.
Vasco escolhe Nilton Santos e explica decisão
Segundo Sant’Ana, o clube gostaria de atuar em São Januário, mas, diante das opções disponíveis, optou pelo Nilton Santos, destacando que prefere jogar no Maracanã apenas quando for um desejo exclusivo do Vasco, e não uma decisão coletiva.
“O Vasco joga em qualquer estádio, não tem qualquer objeção. Se fosse só pelo desejo do Vasco, jogaríamos em São Januário. Agora sobre Maracanã e Nilton Santos, o Vasco gostaria de usar o Maracanã sempre que fosse uma vontade do clube, não só uma vontade coletiva. Nos últimos anos tentamos usar, não tivemos sucesso, embora o Maracanã seja um estádio de tradição muito grande. Desde a minha chegada, tentamos o clássico contra o Fluminense, não foi permitido”, explicou o dirigente.
O Vasco também levou em conta questões institucionais e operacionais ao definir o Nilton Santos como sua casa na semifinal.
“O Botafogo tem sido muito parceiro, sempre que precisamos, eles permitem que usemos o Nilton Santos. Nos sentimos à vontade de fazer o pedido para o Botafogo. Nosso elenco está mais acostumado a jogar no Nilton Santos. Além do aspecto institucional, tínhamos que discutir aspectos anexos. Por exemplo, o Vasco não pode mandar um jogo sem explorar camarotes, alimentos, bebidas, estacionamento”, acrescentou.
Dificuldade de diálogo com o Flamengo
Além de elogiar a parceria com o Botafogo, Marcelo Sant’Ana apontou dificuldades no contato com o Flamengo. Ele revelou que o Vasco tentou conversar com o Rubro-Negro no último domingo (25) para discutir o local da partida, mas não obteve retorno.
“Então a gente entende que a possibilidade de usar o Nilton Santos é mais adequada aos interesses do Vasco. O Vasco quer manter um contato positivo com o Flamengo para talvez usar o Maracanã em outras oportunidades. Por exemplo, no domingo à noite, o Vasco tentou um contato institucional com o Flamengo, não tivemos sucesso”, concluiu o dirigente.
Datas e locais dos confrontos
Jogo de ida: Vasco x Flamengo – 01/03 (sábado), 18h, Nilton Santos
Jogo de volta: Flamengo x Vasco – 08/03 (sexta-feira), Maracanã
Com a definição do local, as atenções agora se voltam para o duelo dentro de campo, que promete muita emoção na disputa por uma vaga na final do Campeonato Carioca.
Além de parte da atividade com os jogadores ser aberta aos jornalistas, também ocorrerá uma coletiva com o lateral direito Varela
|
Depois de ter conquistado o título da Taça Guanabara, ficando em primeiro na classificação do cariocão, o Flamengo foca nas semifinais da competição regional. Por isso, na manhã desta quarta-feira (26), Filipe Luís comanda mais uma sessão de treinamentos do elenco rubro-negro, no Ninho do Urubu.
Primeiramente, o Flamengo vai realizar um treino aberto à imprensa nesta quarta. Nesse sentido, os jornalistas vão poder acompanhar parte da atividade. A apresentação do elenco está marcada para 09h, enquanto a atividade começa por volta das 09h30.
Coletiva pós-treino
O Flamengo marcou coletiva de imprensa logo após Filipe Luís encerrar a atividade matinal. Sendo assim, o escolhido para falar é o lateral Guillermo Varela.
O Flamengo enfrenta o Vasco nas semifinais do Campeonato Carioca. Primeiro, as equipes medem forças neste sábado (01), no Estádio Nilton Santos. O confronto está marcado para acontecer a partir das 18h (horário de Brasília). Depois, no dia 08 de março, os times se reencontram com mando rubro-negro, no Maracanã.
O primeiro jogo será neste sábado, com mando do Cruzmaltino, no Nilton Santos. O jogo da volta, com mando rubro-negro, será no dia 8 de março, no Maracanã
|
Vem aí as semifinais do Campeonato Carioca. O Flamengo, líder e campeão da Taça Guanabara, encara o Vasco da Gama em dois jogos. Antes de mais nada, os árbitros Wagner do Nascimento Magalhães e Bruno Arleu de Araújo serão os responsáveis pela arbitragem dos clássicos entre os rivais.
Os nomes dos juízes foram indicados em arbitral realizado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (25). O primeiro jogo será neste sábado (1º), no Estádio Nilton Santos. Enquanto isso, a volta será no Maracanã, no sábado, dia 8, com mando do rubro-negro por ter feito melhor campanha na Taça Guanabara.
Apesar da intenção do Vasco de jogar em São Januário, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádio, o Bepe, deu parecer contrário por questões de segurança. Além disso, de acordo com o regulamento da competição, a casa do Cruz Maltino não permitiria a divisão de 50% para cada clube. A exceção é se algum finalista não for um dos quatro grandes.
Dessa forma, a opção foi jogar no estádio administrado pelo Botafogo, uma vez que há um bom relacionamento entre as diretorias. A Ferj chegou a pedir ao Vasco para jogar no Maracanã, mas prevaleu a decisão de sua diretoria de evitar o estádio administrado pelo rival.
Por fim, vale lembrar que o rubro-negro do Brasil joga com a vantagem de dois empates para ir à decisão do Estadual. Ou seja, em caso de um empate no placar agregado, após os 180 minutos, prevalecerá a melhor campanha na fase classificatória.