Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

ENTENDA O PORQUÊ DO CASO DE GABIGOL SER VISTO COMO ÚNICO POR ESPECIALISTAS

O camisa 10 foi denunciado no tribunal brasileiro antidopagem por tentativa de fraude ao antidoping.

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

O atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi suspenso por dois anos (um ano a ser cumprido na prática) por fraude ao exame antidoping. Há uma discussão sobre a infração e o tamanho da pena, como mostrou o julgamento apertado. Isso se explica porque o caso do jogador rubro-negro é visto como único.

Em abril de 2023, houve uma visita da equipe de antidoping no CT do Flamengo. O relato dos fiscais é de que Gabigol não atendeu ao chamado na hora do exame, depois urinou sem mostrar o pênis, como manda o procedimento, e, por último, entregou o recipiente aberto.


O atacante foi denunciado no tribunal brasileiro antidopagem por tentativa de fraude ao antidoping. Pelo artigo 122 do código antidopagem, a pena é de 4 anos, que pode cair para dois anos por atenuantes. Levou dois anos, a serem cumpridos de abril de 2023 a abril de 2025.


"Se tiver (caso como Gabigol), vai ser alguma coisa do CAS. No tribunal antidopagem, eu confesso que nunca vi com essas peculiaridades. Geralmente, em muitos desses casos, tem algum sigilo. Proteção de dados. A divulgação acaba sendo precária", contou o advogado Maurício Corrêa da Veiga, presidente da comissão de Direito Esportivo do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil).

"Confesso que não sei nenhum caso que tenha uma situação análoga do Gabriel. É uma pena muito grande para quem não teve nada encontrado na sua urina. Não vi um indício de fraude. Com exceção de não ter mostrado a genitália. Não vejo o indício de fraude. Vejo mais um erro de atleta do que uma fraude. Não tenho conhecimento de caso análogo. Me parece uma pena excessiva", afirmou o advogado Gustavo Caputo, auditor da Confederação Brasileira de Skate e professor da CBF Academy.


O que ambos os advogados contam é que são comuns casos em que há uma clara tentativa de fraude. O atleta tenta usar a urina de outro e até pênis artificial. Ou então são casos de esportistas que se recusam a fazer o teste e depois dá positivo.

"Nunca aconteceu. Com essas características. Por isso, é difícil para os julgadores ter uma jurisprudência sobre o caso. Foi um placar apertado", lembrou Veiga.

Neste sentido, Caputo entende que a defesa de Gabriel - feita pelo escritório Bichara e Motta - pediu que o julgamento dele já ocorresse no pleno do tribunal antidopagem para agilizar o recurso direto ao CAS (Corte Arbitral do Esporte). A questão é que os julgamentos definitivos no CAS costumam demorar em torno de seis meses.

"Acredito que apostam (a defesa) no efeito suspeito. No máximo em um mês conseguem ter esse julgamento do efeito", analisou Caputo.


Futebol

Gabigol provoca torcida do Vasco lembrando do 6 a 1 do Flamengo no primeiro turno

Atacante não perdeu oportunidade de agitar fanáticos do rival

Foto: Lucas Bayer
Foto: Lucas Bayer

  |

Icon Comentário0

O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Vasco no último domingo (15), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gabigol, que começou a partida no banco de reservas, entrou em campo apenas nos últimos sete minutos. No entanto, antes de começar o aquecimento, o atacante provocou os torcedores rivais.

Gabigol fez o sinal de número seis com as mãos em direção à torcida do Vasco, relembrando a goleada de 6 a 1 aplicada pelo Flamengo no dia 2 de junho. Naquela ocasião, o Mengão venceu o rival carioca em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão.


O camisa 99 havia sido autor de um dos seis gols na vitória sobre o Vasco no primeiro turno. No returno, apesar da ausência de Pedro no ataque rubro-negro, Gabigol teve pouco tempo de jogo.


Situação no Brasileirão

Apesar da provocação de Gabigol, o Flamengo se manteve na quarta posição da tabela do Brasileirão, com 45 pontos. O Vasco ocupa a oitava colocação, com 35 pontos.


Virada de chave

Com Gabigol disponível, o Flamengo volta suas atenções para as quartas de final da Libertadores. Na quinta-feira (19), o Mais Querido enfrenta o Peñarol (URU) no Maracanã, a partir das 19h (horário de Brasília).


Futebol

Flamengo x Peñarol: técnico uruguaio indica time titular e fala sobre falta de ritmo de jogo

Aurinegros ficaram 15 dias sem jogar até o início de setembro devido a luto por Izquierdo

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

  |

Icon Comentário0

O Flamengo inicia uma nova semana com foco na Libertadores da América. Na quinta-feira (19), o Mengão enfrenta o Peñarol na abertura das quartas de final, às 21h30, no Maracanã. A expectativa é alta do lado uruguaio também. Após uma goleada por 4 a 0 sobre o Rampla Juniors no sábado, o técnico Diego Aguirre comentou sobre o momento da sua equipe e indicou qual será o time titular.

Aguirre mencionou a falta de ritmo de jogo devido ao número reduzido de partidas recentemente. A equipe ficou 15 dias sem jogar entre 21 de agosto e 7 de setembro por conta do luto pela morte de Juan Izquierdo e mais sete dias até a goleada deste sábado. Portanto, o Peñarol chega para enfrentar o Flamengo com apenas dois jogos nos últimos 30 dias. Apesar disso, o treinador valorizou o tempo para treinar o time.

O técnico também falou sobre uma possível ausência de Leonardo Fernández no confronto contra o Flamengo, já que o atacante aparentou sentir dores durante a partida contra o Rampla Juniors. No entanto, Aguirre deu a entender que o titular estará disponível, embora tenha elogiado o elenco como um todo.

Provável escalação do Peñarol contra o Flamengo

Diego Aguirre foi questionado sobre possíveis mudanças no time titular para o duelo contra o Flamengo. Ele afirmou que não pretende fazer grandes alterações na equipe que tem desempenhado bem, pois venceu os dois últimos jogos. Assim, o Peñarol deve começar o confronto com a formação preferida no 4-4-2.


O time uruguaio costuma ter menos posse de bola na Libertadores, com uma média de 44,5%, mas possui um meio-campo de qualidade e jogadores rápidos pelos lados para abastecer os atacantes quando recupera a bola. Léo Fernández é o líder de assistências da competição, com três, e Maximiliano Silvera é o artilheiro, com cinco gols.


A provável escalação do Peñarol para o jogo contra o Flamengo é: Washington Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maximiliano Oliveira; Javier Cabrera, Damián García, Eduardo Darías e Jaime Báez; Leonardo Fernández e Maximiliano Silveira.

Vale destacar que Aguirre já usou uma variação tática fora de casa na Libertadores. Contra o The Strongest, por exemplo, ele adotou um esquema 5-4-1 para enfrentar a altitude de La Paz. Na ocasião, Jaime Báez foi substituído por mais um zagueiro, Léo Coelho. Além disso, Gastón Ramírez, o experiente meia uruguaio, entra em praticamente todos os jogos a partir do banco de reservas.




Futebol

'NINGUÉM INVENTOU A PENA', DIZ AUDITOR DO TRIBUNAL NEGANDO PERSEGUIÇÃO A GABIGOL

Gabigol e o Flamengo dizem terem sido pegos de surpresa pela punição.

Marcelo Cortes/CRF
Marcelo Cortes/CRF

  |

Icon Comentário0

A punição de dois anos a Gabigol gerou forte debate e diferentes pontos de vista sobre a rigidez do julgamento. Ao UOL, Ivan Pacheco, um dos auditores do TJ-AD, explicou como o tribunal chegou ao resultado final.

"A pena é baseada no código. Todos os ritos processuais e legais foram cumpridos. Ninguém inventou essa pena para o Gabigol, não se fez um julgamento especial porque é ele. O rito seguiu estritamente de acordo com o regulamento", disse Ivan Pacheco.

O que aconteceu?

Gabigol e o Flamengo dizem terem sido pegos de surpresa pela punição. O jogador vai recorrer na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

O Flamengo entende que uma punição desse tamanho só aconteceu por se tratar de Gabigol. O clube acha que o artilheiro deu visibilidade ao caso. Na visão da diretoria rubro-negra, não houve fraude por parte do jogador, e sim um mau comportamento.


Ivan Pacheco explicou os motivos que levaram a uma denúncia e, posteriormente, à condenação: "O controle, a coleta das amostras, todo procedimento da notificação dos atletas até lacrarem as amostras e mandar para o laboratório seguem um padrão internacional. Segundo os oficiais de controle que foram coletar as amostras do Gabriel, ele não manteve esse padrão. Eles caracterizaram isso como tentativa de fraude.".


Outros especialistas consultados pelo UOL detalham uma "série de problemas" por parte de Gabi. Um profissional que preferiu não se identificar ressaltou que houve falta de cordialidade, além de irregularidades na demora para a coleta e no modo como ela foi feita.

Profissionais do doping classificam o caso como "incomum". Alguns chegam a levantar a pergunta sobre o que motivou essa situação e a forma como o camisa 10 agiu. A tese da defesa é de que foi somente um comportamento ruim, além de apontar algumas inconsistências em depoimentos durante a sessão. Essas contradições envolvem o horário de chegada da equipe ao Ninho do Urubu e se de fato nenhum agente acompanhou a coleta de urina.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

A dependência de Pedro no ataque do Flamengo, torcida reclama nas finalizações do clube no último domingo

 

Icon Comentário0
Futebol

Alex Sandro faz postagem emocionado em sua volta ao Brasil pelo Flamengo - Confira

 

Icon Comentário0
Futebol

Tite faz coro a Gerson e questiona arbitragem após jogo do Flamengo

 

Icon Comentário0