
Futebol
Vanderlei Luxemburgo diminui trabalho de Filipe Luís no Flamengo: “não tem…”
18 Set 2025 | 08:13
Futebol
11 Jul 2024 | 13:21 |
O Flamengo é uma das equipes do Brasil que melhor trata seus jovens da base, tanto que muitos brilham no cenário mundial atualmente, como Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e João Gomes, da Seleção Brasileira. Esses jogadores são exemplos de como a base rubro-negra pode impulsionar carreiras de sucesso internacional. No entanto, nem todos que passam pelo Flamengo conseguem alcançar o mesmo nível de reconhecimento e sucesso, deixando a impressão de que alguns talentos podem ter sido "injustiçados" por diversos motivos.
Um caso emblemático é o de Carlos Miguel, que recentemente foi anunciado pelo Nottingham Forest, da Inglaterra. Os europeus pagaram 4 milhões de euros, o equivalente a R$ 23,6 milhões ao Corinthians pelo arqueiro. Com 2,04 metros de altura, Carlos Miguel demonstrou um potencial altíssimo nas oportunidades que teve no time paulista, levantando questões sobre por que ele não conseguiu uma chance semelhante no Flamengo.
Carlos Miguel teve uma passagem pelo Flamengo na base, atuando em 2016. "Eu joguei no Flamengo na base, atuei em 2016. Foi nesse período que conquistamos a Copa São Paulo, ao lado de (Lucas) Paquetá, (Felipe) Vizeu, entre outros garotos", iniciou o ex-goleiro do Timão. Apesar de suas contribuições, ele não conseguiu se firmar na equipe principal. O goleiro destacou que a concorrência e a gestão de oportunidades podem ter influenciado seu desenvolvimento.
“O goleiro titular era o Thiago, eu fazia parte da equipe. Também faziam parte do time o João Lopes e o Gabriel Batista, além do Neneca (Hugo Souza)“, afirmou Carlos Miguel, em entrevista ao podcast do comunicador Benjamin Back. Carlos Miguel explicou que, apesar de seu potencial, a falta de oportunidades foi um fator decisivo em sua decisão de deixar o Flamengo. "Eu nasci em 1998, eu e o Gabriel Batista temos a mesma idade. Eu não tinha muitas oportunidades para jogar, enquanto ele tinha. Surgiu então a oportunidade de ir para o Internacional, onde não havia goleiro nascido em 98 naquela época", acrescentou.
A escolha de Carlos Miguel de ir para o Internacional foi motivada pela busca de mais oportunidades de jogo. “Nas categorias de base, muitas vezes a idade é um fator determinante. Assim, decidi ir para o Inter, acreditando que teria mais chances por lá”, explicou o goleiro. No Internacional, ele esperava ter mais chances de mostrar seu talento, algo que parecia limitado no Flamengo. Contudo, sua saída do Parque São Jorge também não foi isenta de críticas, demonstrando os desafios enfrentados pelos jovens atletas em busca de afirmação no futebol.
Vale lembrar que Hugo Souza, conhecido como Neneca, que foi citado na entrevista, foi justamente o escolhido para substituir o recém-contratado pelo Nottingham Forest e chegou ao Parque São Jorge por empréstimo até o final de 2024. A trajetória de Carlos Miguel e outros jovens talentos do Flamengo destaca a complexidade da transição das categorias de base para o profissional, e como fatores como oportunidades e gestão de carreira podem influenciar o sucesso de jovens promessas no futebol brasileiro.
Mengão vai à campo nesta quinta-feira (18) para o jogo de ida das quartas de final da competição; confira onde acompanhar a partida
18 Set 2025 | 10:16 |
O Flamengo segue firme na busca por mais uma taça da Conmebol Libertadores. Nesta quinta-feira (18), o Rubro-Negro recebe o Estudiantes (ARG) no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final. A partida não terá exibição em TV aberta: a transmissão será exclusiva da ESPN, no canal fechado, e do Disney+, via streaming.
O técnico Filipe Luís terá boas notícias para o confronto. Bruno Henrique treinou normalmente e está liberado para atuar, enquanto Varela, recuperado fisicamente, volta a ser opção para a lateral direita. O duelo entre Flamengo x Estudiantes começa às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (18), no Maracanã.
Alex Sandro (panturrilha) e Jorginho (coxa) seguem em recuperação e já trabalham no campo, mas de forma individual. O mesmo vale para Pulgar, que está em transição com a fisioterapia e deve iniciar treinos com o grupo apenas no fim de setembro.
Após o treino da última quarta-feira (17), a tendência é o técnico Filipe Luís mandar à campo um Flamengo com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz (Allan), Saúl e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro.
A Nação Rubro-Negra promete mais uma grande festa. Todos os ingressos foram vendidos com antecedência, garantindo a presença de mais de 69 mil torcedores. Este deve ser o maior público do Flamengo nesta edição da Libertadores. A expectativa é repetir a atuação sólida das oitavas de final, quando a equipe eliminou o Internacional com duas vitórias e classificação por 3 a 0 no placar agregado.
Destaque da Raposa no Brasileirão é honesto ao abordar a briga pelo título no Campeonato e faz elogios ao Mengão ao citar as dificuldades
18 Set 2025 | 09:35 |
O Campeonato Brasileiro já passou da metade, e a disputa pelo título começa a ganhar contornos decisivos. Para Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras levam certa vantagem pelo maior entrosamento, mas a Raposa segue firme na briga.
Kaio Jorge, do Cruzeiro: "É muito difícil jogar contra o Flamengo"
“Confio muito na minha equipe. É muito difícil jogar contra o Flamengo e o Palmeiras. Claro que temos o pensamento de ser campeões. Eles têm uma equipe mais entrosada, mas nós também temos um time muito forte e tenho total confiança de que podemos brigar pelo título, sim”, disse o atacante em entrevista à TNT Sports.
Além da luta pelo título, Kaio Jorge também concorre com Arrascaeta pela artilharia e pelo posto de melhor jogador do torneio. O cruzeirense soma 15 gols, contra 13 do uruguaio, que, por sua vez, se destaca pelo número de participações diretas em gols: além dos tentos, já distribuiu 10 assistências.
O Flamengo lidera o Brasileirão com 50 pontos e um jogo a menos. O Cruzeiro aparece logo atrás, com 47, enquanto o Palmeiras ocupa a terceira posição, com 46 e duas partidas pendentes. O Mirassol fecha o G4 da competição com 39 pontos e também um compromisso por fazer.
Antes de voltar a campo pelo Brasileirão, o Rubro-Negro encara o Estudiantes (ARG) nesta quinta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Depois, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo disputa o clássico contra o Vasco, no domingo (21), também no Maracanã.
Mengão terá retornos importantes na equipe titular do técnico Filipe Luís diante do clube de La Plata nas quartas da competição
18 Set 2025 | 09:02 |
O Flamengo recebe o Estudiantes nesta quinta-feira (18), no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Apesar de alguns desfalques, o técnico Filipe Luís contará com reforços importantes: Varela e Bruno Henrique voltam a ficar à disposição.
Após o treino da última quarta-feira (17), a tendência é o técnico Filipe Luís mandar à campo um Flamengo com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz (Allan), Saúl e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro.
No treino desta quarta-feira (17), a comissão técnica finalizou a lista de relacionados. Alex Sandro (panturrilha) e Jorginho (coxa) seguem em recuperação e já trabalham no campo, mas de forma individual. O mesmo vale para Pulgar, que está em transição com a fisioterapia e deve iniciar treinos com o grupo apenas no fim de setembro.
Na defesa, Léo Ortiz e Léo Pereira seguem como dupla titular. Recuperado de pubalgia, Varela deve retomar a lateral direita, enquanto Ayrton Lucas leva vantagem sobre Viña na esquerda. No meio-campo, a tendência é que Filipe Luís mantenha o trio que atuou contra o Grêmio: De La Cruz, Saúl e Arrascaeta, embora Allan também dispute espaço.
No ataque, há mais alternativas. Plata, Samuel Lino e Pedro são os favoritos, mas Bruno Henrique pode assumir a vaga de centroavante, como ocorreu diante do Internacional. Outra possibilidade é Luiz Araújo entrar pela direita, com Samuel Lino na esquerda e Plata centralizado. Filipe Luís, no entanto, mantém o mistério e só confirmará o time horas antes da bola rolar, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O confronto de volta está marcado para a próxima semana, em La Plata, na Argentina.