Futebol
Campeão da Libertadores com o Flamengo se vê acima de Xavi, Iniesta e Pirlo
17 Jan 2026 | 14:33
Futebol
15 Set 2023 | 11:58 |
Julio Cesar se emocionou em entrevista recente onde relatou a sua primeira experiência defendendo o gol do Flamengo junto do time profissional. ídolo da torcida e rubro-negro de todo o coração, o Cria do Ninho já foi considerado o melhor goleiro internacionalmente por duas vezes, além de ter colaborado com a Seleção Brasileira em momentos importantes.
O goleiro foi na quarta-feira passada (06) ao novo Museu Flamengo, quando estava no Rio de Janeiro. Lá ele teve o prazer de se maravilhar com a história do Mais Querido, que é também a sua história. Ele disse como era uma felicidade poder ver o Museu Flamengo tomar forma, não só como jogador que cresceu no clube, mas também como torcedor fanático.
"Eu cheguei aos 12 anos neste clube e realmente fazer parte desta história é motivo de muito orgulho. Nasci em Caxias, em 1979, e comecei o futebol com 9 anos, chegando na Gávea com 12. Não tem como não passar um filme na cabeça. Às vezes eu costumo dizer que não sei o motivo de tanto carinho da torcida do Flamengo", comentou o ex-goleiro, em entrevista à 'FlaTV'.
A estreia de Julio como goleiro do time profissional foi no dia 13 de Maio de 1997. Na ocasião, o craque tinha apenas 17 anos de idade e já teve que encarar o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Ele entrou em campo aos 33', quando o goleiro titular, Zé Carlos - "ídolo" de Julio, de acordo com o próprio -, começou a sentir dores nas costas.
Julio começou descrevendo toda a situação como "surreal". Não só porque ele jogaria pelo time que sempre amou, mas porque estava numa partida muito importante e ainda substituindo o homem que admirava profundamente.
Ele não esqueceu de pontuar como o time do Palmeiras era um tanto quanto intimidante com 'grandes nomes' como Velloso, Cafu, Galeano e Djalminha. Era "uma seleção" de fato. "Ao mesmo tempo que eu pensei: 'Não sai, fica!' Eu tentei buscar uma concentração imediata, porque eu tinha treinado muito para chegar àquele momento", explicou sobre suas emoções 'confusas'.
"Apesar de jovem, eu sempre fui muito autoconfiante. Eu sabia que eu era bom", contou Julio, mas sem deixar de lado que tudo o abalou e as suas pernas não paravam de tremer antes de entrar em campo. Toda a concentração que procurava ele achou no técnico Sebastião Rocha.
Chorando, Julio contou à repórter que ele viu o 'professor' um pouco nervoso e tenso, e decidiu falar: "Não fica nervoso não, porque eu não estou!". Mesmo que a afirmação não tenha sido 100% verdadeira, deu ao goleiro a confiança que precisava para encarar o desafio. Depois disso, o resto da partida foi sem estresse e o Flamengo conseguiu a vitória por 1 a 0.
No Flamengo, Julio tem sete títulos no currículo: quatro campeonatos cariocas, uma Copa dos Campeões Mundiais, uma Copa dos Campeões e uma Copa Mercosul. Ele é o terceiro goleiro com mais jogos com o Manto Sagrado. Está atrás apenas do próprio Zé Carlos e de Cantarelli. Foram 287 partidas, no total.
Quando chegou à Europa, o seu talento foi ainda mais reconhecido, tendo sido nomeado o 'Melhor Goleiro da Temporada' pela UEFA nos anos de 2009 e 2010. E não se pode esquecer que ele defendeu o gol da Seleção Brasileira. Julio é Bicampeão da Copa das Confederações, Campeão da Copa América e esteve presente em três Copas do Mundo.
Diante do Voltaço, Mengão busca a primeira vitória na competição após dois tropeços e técnico Bruno Pivetti define os titulares para o confronto
17 Jan 2026 | 20:25 |
O Flamengo sub-20 entra em campo neste sábado (17), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. A equipe comandada por Bruno Pivetti terá mudanças importantes em relação aos dois primeiros jogos da competição.
O time rubro-negro está escalado com: Léo Nannetti; Daniel Salles, Iago, João Victor, Carbone; Pablo Lúcio, Kaio Nobrega, Guilherme Gomes; Douglas Telles, Joshua e Alan Santos.
As alterações são forçadas. O lateral-esquerdo Johnny passou por cirurgia no ombro esquerdo e está fora da partida. Já o atacante Wallace Yan foi negociado com o Red Bull Bragantino e não faz mais parte do elenco. Para as vagas, Gusttavo assume a lateral, enquanto David Viana larga na frente no setor ofensivo, com Alan Santos como opção.
Nos dois primeiros compromissos no Estadual, o Flamengo sub-20 soma um empate e uma derrota. A equipe ficou no 1 a 1 com a Portuguesa, na estreia, e perdeu para o Bangu na rodada seguinte. Com apenas um ponto conquistado, o time entra pressionado em busca da primeira vitória na competição.
A partir da próxima rodada, no clássico contra o Vasco, existe a possibilidade de reforços do elenco profissional. A equipe principal comandada por Filipe Luís, porém, ainda deve demorar um pouco mais para estrear oficialmente na temporada 2026.
O confronto entre Volta Redonda e Flamengo acontece neste sábado (17), às 21h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV, na TV fechada, e do Premiere, pelo sistema de pay-per-view.
Mengão entra em campo neste sábado (17) pela 2ª rodada da competição e busca a vitória para se reerguer após sequência negativa
17 Jan 2026 | 19:25 |
O Flamengo volta a campo neste sábado (17) para o terceiro compromisso no Campeonato Carioca 2026. A equipe sub-20 do clube viaja até a Cidade do Aço para enfrentar o Volta Redonda, em duelo válido pela segunda rodada da Taça Guanabara. A partida será disputada às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira.
A campanha dos Garotos do Ninho no Estadual é marcada por instabilidade. Até o momento, o Flamengo soma um empate e uma derrota, com apenas um ponto conquistado. Na estreia, a equipe ficou no 1 a 1 com a Portuguesa, em jogo adiantado da quinta rodada, e depois acabou derrotada pelo Bangu.
Com esse desempenho, o Mais Querido ocupa a terceira colocação do Grupo B. Vale destacar que Flamengo e Portuguesa são, até agora, os únicos clubes do grupo com dois jogos disputados, em função do ajuste no calendário da competição.
Para o confronto diante do Volta Redonda, o técnico Bruno Pivetti terá um desfalque certo. O lateral-esquerdo Johnny Góes está fora da partida após sofrer uma lesão no ombro esquerdo na derrota por 2 a 1 para o Bangu, na última quarta-feira (14).
O jogador passou por procedimento cirúrgico na quinta-feira (15) e não possui previsão de retorno imediato. A tendência é que Gusttavo, que já substituiu Johnny durante a partida anterior, seja mantido como titular na lateral esquerda.
Campeonato Carioca 2026 – 2ª rodada
Peixe tem interesse na contratação do atacante do Mengão, mas campanha na Copinha faz diretoria alterar planejamento e negócio pode ficar travado
17 Jan 2026 | 18:00 |
O Santos decidiu alterar a rota na atual janela de transferências e passou a olhar com mais atenção para dentro de casa. Após enfrentar dificuldades para avançar em negociações no mercado, o clube definiu que dará mais espaço aos jogadores formados na base, reduzindo o número de contratações imediatas, o que deve dificultar a negociação com o Flamengo por Michael.
A informação foi divulgada pelo GE. A nova diretriz faz parte de um reposicionamento esportivo e financeiro da diretoria, que entende ser necessário conter gastos e acelerar a integração dos jovens ao elenco profissional.
Dentro desse cenário, o nome de Michael, atualmente no Flamengo, segue em pauta no clube paulista. O atacante é visto como uma oportunidade pontual, mas está longe de ser tratado como prioridade absoluta no planejamento do Santos para a temporada. A avaliação interna é de que a negociação só avançaria em condições muito específicas, sem comprometer o equilíbrio financeiro do elenco.
O Santos estuda a possibilidade de um empréstimo de Michael, que tende a ter menos espaço no elenco rubro-negro em 2026. No entanto, o entrave principal está na questão salarial. Com os valores atuais, o atacante se tornaria um dos jogadores mais bem pagos do elenco santista, o que gera cautela por parte da diretoria. Diante disso, qualquer avanço depende diretamente de uma redução salarial significativa, compatível com a realidade financeira do clube.
Com o início do Campeonato Carioca e o fim de temporada tardio do elenco principal, os Garotos do Ninho também tem ganhado oportunidades contra os profissionais pelo Flamengo. O time sub-20 tem sido utilizado nas primeiras rodadas do estadual e entrarão em campo novamente neste sábado (17) às 21h30, diante do Volta Redonda.