
Futebol
|
A Fifa anunciou hoje (30) que fechou com o seu primeiro parceiro para a realização do Super Mundial de Clubes em 2025 nos Estados Unidos. Trata-se da Hisense, que é uma marca chinesa de eletrodomésticos e que já patrocina campeonatos da entidade desde 2017. O passo é importante e serve como recado porque a entidade tem tido dificuldades para arrecadar dinheiro com a venda de direitos de TV e terá um alto custo para a organização do campeonato.
A Fifa tem caixa para bancar uma parte do investimento na sua nova aposta para retomar o protagonismo em uma competição de clubes, mas não conseguirá sustentar tudo sem parceiros, ainda mais com a alta exigência dos europeus. Entidades, times e jogadores têm se manifestado contrários à realização da competição que vai reunir 32 participantes de todo o mundo por conta da piora do calendário. A aposta da organização é que o valor pago para cada um é o trunfo para convencer e acalmar os rebeldes.
Por isso, a ideia era arrecadar R$ 23 bilhões por direitos de televisão em uma venda global, como confirmou o colunista do UOL Rodrigo Mattos. A pedida assustou os interessados, que não entendem que a competição já tem esse valor, que chega a ser superior ao que a Fifa arrecadou com a Copa do Mundo no Qatar, em 2022.
Sem conseguir vender os direitos de televisão e, até então, sem nenhum parceiro, era mais difícil acreditar que a competição sairia do papel. A expectativa agora é que a entidade consiga atrair outros interessados para, finalmente, conseguir colocar no regulamento quanto cada time vai receber. A estratégia para confirmar o Inter Miami, de Lionel Messi, entre os participantes, também faz parte do plano de ter mais anunciantes, ainda mais com a competição sendo realizada nos Estados Unidos.
Dos 32 participantes, 31 já estão confirmados. Entre os sul-americanos estão o Palmeiras, o Flamengo, o Fluminense, o Boca Juniors e o River Plate. O último será definido de quem vencer a final da Libertadores, que terá o Atlético-MG e, provavelmente, o Botafogo.
A relação entre treinador, atacante e diretoria não anda la essas mil maravilhas e tem chances do atleta ser negociado ainda nessa janela
|
O capítulo mais recente do desentendimento público entre Flamengo e Pedro foi a nota oficial do atacante, publicada na segunda-feira, dois dias depois de ele ser duramente criticado por Filipe Luís em entrevista coletiva. Os próximos passos deverão ser tratados internamente, mas, como adiantou o treinador, a mudança de status do camisa 9 dependerá dele.
O posicionamento do atacante não foi surpresa para a comissão técnica, que pretende encerrar o assunto e esperar a resposta de Pedro no dia a dia de trabalho. A relação do jogador com Filipe Luís é o ponto de interrogação neste momento. Nos dois movimentos após a entrevista, o centroavante não se dirigiu ao treinador: conversou com os colegas do elenco a portas fechadas, sem a presença de Filipe, e criticou a forma como o comandante tratou o assunto publicamente.
A nota de Pedro não teve grande repercussão no Ninho do Urubu, mas não caiu bem. Apesar de ter reconhecido o rendimento abaixo, ele não pediu desculpas nem à torcida nem aos companheiros, como sugeriu Filipe Luís.
Uma das justificativas do atacante para não ter correspondido nos treinos foram o vazamento de conversas de um integrante do departamento de futebol dizendo que gostaria de receber uma proposta de 15 milhões de euros para vendê-lo. Internamente, o Flamengo considera que a questão foi tratada de forma equivocada, e o próprio Filipe demonstrou apoio a Pedro, mas entende-se que os problemas comportamentais do camisa 9 são anteriores à exposição da informação.
O clima faz com que a presença de Pedro na lista de relacionados para o jogo contra o Santos seja incerta. No sábado, dia da partida contra o São Paulo, o atacante fez um treino considerado bom no Ninho do Urubu. Ele ainda treinou na segunda-feira e treinará nesta terça. Um recorte considerado pequeno para o camisa 9 recuperar seu espaço no Flamengo.
A lista de relacionados foi divulgada e o atacante está fora. O elenco do Flamengo viaja nesta terça para Santos, onde jogará na quarta, às 20h, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão.
Vale lembrar que Erick Pulgar, Ayrton Lucas e Alex Sandro estão lesionados. Por isso, também não aparecem na lista, como já era esperado
|
O Flamengo publicou a lista de relacionados e sanou a dúvida que pairava para a partida contra o Santos: Pedro segue afastado. Assim como no jogo contra o São Paulo, o atacante rubro-negro não foi relacionado por Filipe Luís, como era de se esperar, devido a todos os problemas do atacnte com o treinador e a diretoria.
O atacante Michael também está fora da lista de relacionados. O Flamengo explicou, em nota à imprensa, que isso acontece por conta de uma lesão. O jogador tem dores no tornozelo esquerdo, e por isso, fica no Rio de Janeiro cuidando do problema.
Vale lembrar que Erick Pulgar, Ayrton Lucas e Alex Sandro também estão lesionados. Por isso, também não aparece na lista, como já era esperado. Nesse sentido, outros atletas ganham chances e entraram na lista de Filipe Luís.
Com isso tudo, duas joias das categorias de base aparecem como grande novidades para a partida. Matheus Gonçalves retorna ao time principal e ganha chance com Filipe Luís. Além disso, o nigeriano Shola também foi chamado para ser aproveitado pelo técnico no time profissional.
A partida entre Santos x Flamengo, acontece nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasilía) em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Nesse sentido, o rubro-negro é líder da competição com 27 pontos, enquanto o adversário está em 16º, flertando com a zona de rebaixamento.
Clube russo mantém proposta de 25 milhões de euros e tenta convencer lateral com nova oferta financeira vantajosa para a carreira
|
O Zenit, da Rússia, segue determinado a contratar o lateral-direito Wesley, do Flamengo. Mesmo após ter a primeira investida recusada no fim da janela de janeiro, o clube voltou com a mesma proposta de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 146 milhões), agora adicionando um atrativo a mais: um salário significativamente superior ao que o jogador recebe atualmente no Rubro-Negro.
Inicialmente, Wesley e seus representantes demonstraram pouco interesse em atuar no futebol russo, tanto pelo momento político quanto pelos aspectos esportivos. Contudo, pessoas próximas ao atleta revelaram que, diante da nova proposta salarial, o cenário mudou. O jogador passou a considerar a proposta com mais atenção, especialmente pelo impacto financeiro a longo prazo.
A diretoria do Flamengo não descarta a negociação, mas tem adotado uma posição de cautela. Internamente, o clube considera Wesley uma peça importante do elenco e não deseja abrir mão do jogador sem que haja um alinhamento total entre as partes envolvidas.
De olho na temporada 2025/26, que começa em breve no calendário europeu, o Zenit tem pressa para fechar a contratação. A ideia do clube russo é contar com Wesley durante toda a pré-temporada, permitindo que ele se integre rapidamente ao elenco e assuma a titularidade na lateral-direita.
A proposta atual é uma reedição da oferta feita no dia 31 de janeiro deste ano, conforme noticiado na época pelo portal ge. Na ocasião, o Flamengo recusou a investida por entender que o valor não era suficiente para abrir mão de um jogador jovem e em ascensão. O bom desempenho de Wesley em 2025 é um dos fatores que mantém o nome do lateral em alta no mercado europeu.