
Futebol
|
A FIFA estuda a possibilidade de realizar um playoff em jogo único entre América-MEX e LAFC-EUA para definir quem substituirá o León no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes. A medida será aplicada caso a equipe mexicana seja, de fato, excluída do torneio após julgamento da Corte Arbitral do Esporte (CAS). A informação foi divulgada pela ESPN.
No dia 23 de março, a FIFA determinou a exclusão do León do Grupo D do Mundial, alegando que a participação do clube violaria as regras da competição, que proíbem a presença de equipes sob a mesma administração. O León pertence ao Grupo Pachuca, que também controla o Pachuca.
A implementação desse plano depende da decisão da CAS, que julgará o caso no dia 23 de abril, em Madri. Além do León, o Alajuelense, da Costa Rica, também participará do processo, pois reivindica uma vaga no torneio. O tribunal aceitou a petição do clube costarriquenho e estabeleceu o prazo até 2 de abril para que todas as partes apresentem suas demandas. Somente após o veredicto da CAS a FIFA anunciará o substituto do León.
Nos bastidores, a entidade analisa alternativas para substituir a equipe mexicana, caso a exclusão seja confirmada. O cenário mais provável, segundo a ESPN, seria um confronto entre o LAFC, vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2023, e o América, melhor ranqueado da Confederação.
Técnico do América comenta possível classificação
O treinador do América, André Jardine, comentou sobre a possibilidade de sua equipe disputar o Mundial e demonstrou sentimentos mistos sobre a situação.
"O León deveria estar no Mundial. Eu sinto muito pela instituição e gostaria que fosse encontrada uma solução para que eles pudessem estar lá", afirmou Jardine.
Para o técnico brasileiro, a vaga na competição deve ser conquistada dentro de campo.
"Neste ano, ninguém ainda ganhou a Liga dos Campeões da Concacaf, que é um sonho para nós e um objetivo muito claro. Lideramos a maioria dos torneios mexicanos e também o ranking da Concacaf. Se me perguntarem se quero ir ao Mundial, é certo que eu gostaria, mas ganhando esse direito em campo", destacou.
Enquanto a decisão não é tomada, Flamengo, Chelsea e Espérance-TUN aguardam a definição do adversário no Grupo D do Mundial de Clubes.
A equipe mexicana se pronunciou nesta última segunda-feira (31) após ser citada pela entidade de que poderia participar do Mundial de Clubes
|
Nesta última segunda-feira (31), o América (MEX) divulgou um comunicado negando que tenha recebido qualquer convite da FIFA para disputar uma vaga no Grupo D do Mundial de Clubes. Vale lembrar que no domingo (30), a entidade anunciou que estuda a possibilidade de realizar um confronto entre a equipe mexicana e o LAFC (EUA), para definir quem ficará no grupo do Flamengo.
Assim, a partida seria realizada para definir quem o substituto do León, clube mexicano excluído da competição por ter o mesmo proprietário que outro participante, o Pachuca (MEX). Destacando que a nova equipe entrará no grupo do Flamengo.
"Em relação às recentes notícias da imprensa sobre uma possível partida entre o América e outra equipe para determinar quem poderia se classificar para o Mundial de Clubes, informa-se:
O América não foi formalmente notificado pela FIFA ou qualquer outra autoridade esportiva sobre sua possível participação no Mundial de Clubes", iniciou.
Se houver alguma informação relevante, seremos os primeiros a torná-la pública.
A equipe está focada e trabalhando para conquistar um título na Copa dos Campeões da CONCACAF e no torneio Liga MX Clausura 2025", divulgou a equipe.
Com a exclusão do León, o Grupo D do Mundial de Clubes conta, por enquanto, com apenas três equipes confirmadas: Flamengo, Chelsea (ING) e Espérance de Tunis (TUN).
Assim, não há ainda definição sobre o local e data para o possível confronto entre América-MEX e LAFC, que decidirá o quarto integrante da chave do Flamengo. Porém, a FIFA ressaltou que a realização do confronto depende ainda de procedimentos legais.
Mengão vai ao país vizinho onde nunca foi derrotado para encarar o Deportivo Táchira na sua estreia pela Libertadores 2025
|
O Flamengo inicia sua trajetória na Copa Libertadores da América nesta quinta-feira (3), às 21h30, contra o Deportivo Táchira, no Estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, Venezuela. Além da preparação intensa para o confronto, o Rubro-Negro leva na bagagem um retrospecto positivo em solo venezuelano: está invicto nos sete jogos disputados no país, a informação foi divulgada inicialmente pelo 'MundoBola Flamengo'.
A primeira passagem do Flamengo pela Venezuela ocorreu em 1957, quando disputou dois amistosos contra o Honvéd, da Hungria, no Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas. O time venceu o primeiro por 5 a 3 e empatou o segundo em 1 a 1.
Em competições oficiais, todos os confrontos ocorreram pela Libertadores, e o Flamengo manteve seu domínio:
Ao todo, o Flamengo soma seis vitórias e um empate na Venezuela, com 18 gols marcados e oito sofridos.
Com um histórico amplamente favorável, o elenco rubro-negro se dedicou à adaptação às condições locais e à estratégia para encarar o Deportivo Táchira. A comissão técnica do Flamengo busca superar eventuais desfalques e ajustar a equipe para um bom desempenho.
Dessa forma, o Flamengo entra em campo confiante e determinado a conquistar um resultado positivo na estreia da Libertadores, dando o primeiro passo rumo ao tetracampeonato da América.
O defensor do Mais Querido também destacou que deseja ter um programa na TV após pendurar as chuteiras; contrato do jogador vai até dezembro de 2026
|
Reforço do Flamengo na última janela de transferências, Danilo abriu o jogo sobre seu futuro, quando se aposentar dos gramados. Com contrato até dezembro de 2026, o defensor revelou que seu sonho é ter um programa na TV.
"Não penso em continuar no futebol. Se isso acontecer, precisaria ser treinador.
Gosto do jogo, dos movimentos táticos e da estratégia. A parte extracampo não me apaixona muito… Mas se eu tivesse que dar uma resposta agora, diria que gosto muito da comunicação, de conversar com as pessoas, de entretenimento, de contar histórias. Talvez ter um programa na TV, sair Brasil afora entrevistando pessoas", disse o jogador.
Danilo também destacou o sonho em cursar psicologia. O zagueiro é bastante conhecido no meio do futebol por sempre estar ajudando outros jogadores com conselhos.
"Tenho o sonho de cursar Psicologia na universidade.
Talvez não para atender em uma clínica, mas para usar junto à comunicação e ajudar as pessoas no meu entorno", finalizou.
FOCO NA RECUPERAÇÃO
Enquanto Danilo não se aposenta, o defensor segue focado no Flamengo e em sua recuperação de lesão. Assim, o zagueiro deve ficar à disposição do Flamengo apenas nas próximas semanas. O Mais Querido volta a campo na quinta-feira (3), contra o Deportivo Táchira (VEN), pela Libertadores.