Futebol

FIFA tira obrigação de ceder atletas à seleções para o Mundial de 2025; Flamengo está classificado

Durante o período do novo certame, os clubes não terão de entregar os jogadores para os selecionados nacionais para que usem força máxima no torneio

FIFA retira obrigação de clubes de ceder jogadores durante o Mundial - Foto: Divulgação/FIFA
FIFA retira obrigação de clubes de ceder jogadores durante o Mundial - Foto: Divulgação/FIFA

  |

Icon Comentário0

A FIFA estabeleceu novas regras para garantir que os times usem seus principais jogadores no Super Mundial de Clubes de 2025. Para assegurar o cumprimento dessa exigência, a entidade permitirá que o Flamengo e os demais participantes do torneio não sejam obrigados a ceder seus atletas convocados para seleções durante o período da competição.


O regulamento do Mundial foi aprovado pelo Conselho da FIFA e enviado a clubes e federações, com a divulgação pública prevista para breve. No artigo 22.5 do documento, a entidade aborda a dispensa de jogadores convocados, medida que visa garantir o cumprimento do artigo 4.2, que trata da obrigação de escalar os times mais fortes.


A competição ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, coincidindo com a realização da Copa Ouro da Concacaf. No entanto, a Data FIFA que antecede o torneio, de 1º a 10 de junho, permanece válida para o Flamengo e os demais clubes. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do ‘UOL’.


Essa preocupação da FIFA em garantir a presença das equipes mais fortes no torneio reflete as críticas constantes dos europeus. Técnicos, jogadores, dirigentes e até o sindicato dos atletas (Fifpro) se manifestaram contra a adição de mais uma competição de grande porte ao calendário já sobrecarregado.

A entidade ainda não definiu o valor da premiação, que será divulgado posteriormente. O Super Mundial de Clubes será sediado nos Estados Unidos e contará com 32 equipes, adotando o formato de grupos e mata-mata, semelhante ao da Copa do Mundo.


Janela extra para o Super Mundial

Além de dispensar os convocados, a FIFA criou uma janela extra de transferências, de 1º a 10 de junho de 2025, coincidente com a Data FIFA. Essa medida permitirá que os clubes reforcem seus elencos antes do torneio, podendo inscrever até 35 jogadores, com um mínimo de 26. Essa janela também abre a possibilidade de empréstimos de jogadores, permitindo que times se aproveitem da valorização de atletas em caso de bom desempenho no Mundial.



Futebol

Cria do Flamengo, Felipe Vizeu provoca Botafogo com 'chororô' após gol pelo Criciúma

Em reencontro marcante com o Maracanã, o ex-atacante do Mengão comemora gol com provocação ao Alvinegro

Ex-Flamengo, Vizeu faz provocação contra o Botafogo - Foto: Reprodução
Ex-Flamengo, Vizeu faz provocação contra o Botafogo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O atacante Felipe Vizeu, atualmente defendendo o Criciúma, provocou o Botafogo após marcar o gol que garantiu o empate por 1 a 1 no duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, na noite desta sexta-feira (18). O Botafogo havia saído na frente com Tiquinho Soares, mas Vizeu, ex-jogador do Flamengo, igualou o placar nos minutos finais e comemorou com o famoso gesto do 'chororô', ironizando o time adversário.


Em entrevista ao Premiere após a partida, Felipe Vizeu falou sobre a importância pessoal de marcar no Maracanã, estádio onde viveu momentos marcantes vestindo a camisa do Mengão.


“Lembro que, na minha despedida do Flamengo, fiz um gol contra o Paraná, e hoje, no meu retorno ao Maracanã, enfrentei o Botafogo, um rival do grande clube que saí, que é o Flamengo. Estou muito feliz por isso", afirmou o atacante, que celebrou sua atuação pelo Criciúma no clássico.



PROVOCAÇÕES RECORRENTES CONTRA O BOTAFOGO


Essa não foi a primeira vez que o Botafogo enfrentou provocações por parte de um adversário no Brasileirão. Recentemente, o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, também comemorou um gol utilizando o mesmo gesto do 'chororô' durante uma goleada de 4 a 1 sobre o Glorioso. Ao final daquele confronto, Gatito Fernández, goleiro do Botafogo, rebateu a provocação dizendo a Bruno Henrique: "Faz o chororô agora."


O PESO DA PROVOCAÇÃO EM CLÁSSICOS

Provocações como a de Vizeu e Bruno Henrique se tornaram comuns nos grandes clássicos do futebol carioca, alimentando a rivalidade histórica entre os clubes. Para os torcedores do Mengão, a atitude do ex-jogador é uma lembrança das conquistas vividas com o clube, enquanto, para o Botafogo, o gesto representa uma frustração diante de resultados desfavoráveis, como o empate recente contra o Criciúma.


Futebol

É mole? Ex-Flamengo afirma ter jogado mais do que Léo Ortiz

Zagueiro que defendeu o Mengão de 2016 à 2018 participou de brincadeira onde comparava-se com outros zagueiros do futebol brasileiro

Rafael Vaz afirma que jogou mais do que Léo Ortiz - Foto: Reprodução/Flamengo
Rafael Vaz afirma que jogou mais do que Léo Ortiz - Foto: Reprodução/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Um dos principais destaques do Flamengo nesta temporada, Léo Ortiz vem chamando atenção pelas boas atuações e sua versatilidade em campo. No entanto, de acordo com Rafael Vaz, ex-zagueiro do Rubro-Negro, Ortiz não joga mais do que ele.


Durante uma dinâmica de perguntas e respostas na ‘ESPN’, Rafael Vaz foi questionado sobre alguns zagueiros da atualidade e, ao ser comparado com Léo Ortiz, afirmou que ele "joga mais bola". No entanto, reconheceu que Léo Pereira e David Luiz estão em um nível superior ao seu na posição. Confira:



PASSAGEM DE RAFAEL VAZ PELO FLAMENGO

Rafael Vaz chegou ao Flamengo em maio de 2016, após deixar o Vasco. Durante sua passagem pelo clube, ele disputou 79 jogos e marcou dois gols. Em 2018, acabou fora dos planos do Mais Querido e foi emprestado ao Universidad de Chile, onde se destacou, sendo eleito o melhor zagueiro do Campeonato Chileno. Com o fim do contrato com o Rubro-Negro, Rafael Vaz acertou com o Goiás no fim de 2018. Atualmente, ele está sem clube.


LÉO ORTIZ À DISPOSIÇÃO

Citado por Rafael Vaz, Léo Ortiz estará à disposição do Flamengo para o importante confronto deste domingo (20), quando o Rubro-Negro enfrentará o Corinthians, na Neo Química Arena, buscando uma vaga na final da Copa do Brasil.

O Flamengo precisa de pelo menos um empate para se classificar à final da Copa do Brasil, já que venceu o primeiro jogo contra o Corinthians no Maracanã por 1 a 0, gol de Alex Sandro. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. O Mais Querido estará eliminado direto se perder por dois ou mais.



Futebol

ídolo do Barcelona, Piqué critica novo Mundial de Clubes; Flamengo já está classificado

Ex-zagueiro sugeriu a FIFA não realizar a nova competição internacional e disse que seria bom ter menos partidas de futebol pela saúde dos atletas

Piqué criticou o novo Mundial de Clubes da FIFA - Foto: Reprodução/Barcelona
Piqué criticou o novo Mundial de Clubes da FIFA - Foto: Reprodução/Barcelona

  |

Icon Comentário0

Na América do Sul, cinco dos seis clubes já garantidos no Mundial de Clubes da FIFA em 2025 estão animados com o novo formato do torneio. No entanto, na Europa, a competição que será realizada nos Estados Unidos não tem causado tanto entusiasmo. Gerard Piqué, ídolo do Barcelona e campeão mundial com a Espanha, foi o mais recente a criticar fortemente o evento.


“Diria à FIFA: ‘Não façam este Mundial de Clubes que criaram’. Entendo que queiram gerar mais receitas, mas para o bem do futebol acho que poderia ser muito melhor ter menos partidas, mas mais experiências premium e exclusivas. Seria mais fácil entreter o público, e os jogadores teriam menos jogos”, afirmou Piqué.


IRONIA


Apesar de Piqué criticar o calendário e a busca da FIFA por lucro, o ex-zagueiro tomou uma atitude semelhante ao que critica. Sua empresa, Kosmos, foi uma das responsáveis por aumentar de um para três o número de jogos da Supercopa da Espanha a partir de 2022. Além disso, a competição foi transferida para a Arábia Saudita. A empresa de Piqué recebeu uma comissão de 24 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões em 2022) por essa mudança.

MAIS CRÍTICAS


Nos últimos meses, técnicos como Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e Pep Guardiola, do Manchester City, se manifestaram contra o Mundial de Clubes de 2025. Ancelotti, após críticas, precisou pedir desculpas sob ordem do clube e garantiu que levará o time com força máxima para a competição nos Estados Unidos.

Os clubes sul-americanos já classificados são Flamengo, Fluminense, Palmeiras, River Plate (ARG) e Boca Juniors (ARG). A última vaga do continente será ocupada pelo campeão da Libertadores de 2024. Caso o River vença novamente, o Olimpia (PAR) herdará a vaga.

MUNDIAL 2025

O Mundial de Clubes de 2025 contará com 32 clubes e seguirá o formato da Copa do Mundo de seleções, com oito grupos de quatro times. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. A competição será realizada em junho e julho nos Estados Unidos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


De olho no rival: confira a provável escalação do Corinthians para enfrentar o Flamengo
Futebol

De olho no rival: confira a provável escalação do Corinthians para enfrentar o Flamengo

 

Icon Comentário0
Corinthians é detonado por dirigente de clube da série A por dever ao Flamengo
Futebol

Corinthians é detonado por dirigente de clube da série A por dever ao Flamengo

 

Icon Comentário0
Com mudanças, confira a provável escalação do Flamengo para encarar o Corinthians
Futebol

Com mudanças, confira a provável escalação do Flamengo para encarar o Corinthians

 

Icon Comentário0