Futebol
Arrascaeta pode se igualar a Zico e Adílio em lista exclusiva no Flamengo
02 Nov 2025 | 18:42
Futebol
09 Jul 2024 | 12:29 |
O edital publicado nesta terça-feira (9) pela Prefeitura do Rio, além de estabelecer o preço para aquisição do terreno e cronograma para a realização da obra, também detalhou as exigências que o vencedor do leilão no terreno do Gasômetro terá que cumprir para justificar a desapropriação do terreno por hasta pública.Segue as exigências:Plano de Mobilidade Urbana
“O projeto deverá se fazer acompanhar de Plano de Mobilidade Urbana, o qual deverá abranger soluções para o acesso de público que privilegiem o uso de transporte coletivo e acesso por pedestres nas mediações (modelo last mile), bem como medidas para adequação do novo polo gerador de viagens às conexões de vias urbanas existentes e ao correspondente trânsito local.
O Plano de Mobilidade Urbana deverá considerar, principalmente, toda a área de influência das estações e terminais dos modais de transporte implantados, principalmente: o metroviário, o ferroviário e o rodoviário, com destaque ao Terminal Intermodal Gentiliza e à Rodoviária do Rio. O projeto obrigatoriamente considerará o acesso de veículos de transporte individual de passageiros pelas vias internas do bairro de São Cristóvão, vedado o acesso desses pela Avenida Francisco Bicalho.”
Acessibilidade e edifício-garagem
“O projeto deverá garantir a integração ao equipamento especial com as redes de transporte público, incluindo ônibus, metrô, trens e VLT. O projeto obrigatoriamente deverá prever o desenvolvimento de calçadas largas e acessíveis, além de ciclovias que conectem o equipamento especial a áreas residenciaise comerciais próximas.
A implementação do empreendimento deverá prever o projeto de estacionamento suficiente, preferencialmente subterrâneo ou em edifício-garagem para minimizar a ocupação de solo. Considerar e desenhar todos os locais com acesso de veículos privados, sejam táxi ou veículos de transporte por aplicativo. Executar desenhos viários e geométricos que restrinjam ao máximo a liberdade dos veículos automotores, para ganho de área para circulação de pedestres.”
Plano de Desenvolvimento Social
“O empreendimento deverá ser acompanhado de Plano de Alcance Social, que abranja desde a implementação do equipamento especial até a sua operação, seus impactos para as populações e comunidades do entorno, privilegiando a contratação de mão de obra local, projetos de qualificação profissional e educação esportiva e cultural. Nas hipóteses de realização de calendários ou eventos culturais, o equipamento deverá destinar parcela de bilheteria desses eventos para acesso popular, na forma da legislação específica.”
Transparência
“A implementação do empreendimento será acompanhada da participação de segmentos da sociedade civil, prioritariamente, mas não limitado àqueles representativos das comunidades do entorno, do interessado e do agente de contratação, no âmbito de consulta(s) e/ou audiência(s) pública(s). Para a consecução desta diretriz, o interessado deverá dar publicidade aos projetos, memoriais e demais
documentos relativos ao empreendimento, incumbindo-se ao agente de contratação exigir e regulamentar seu cumprimento.”
Questões ambientais
“A concepção dos projetos complementares do equipamento especial, considerando seus impactos na geração de resíduos sólidos, nos serviços de saneamento, nos cursos d’água e corpos hídricos, nos sistemas de drenagem e manejo de águas pluviais, deverão incorporar soluções que se proponham a compensá-los ou mitigá-los, segundo os padrões técnicos aplicáveis, às melhores práticas e a legislação em vigor. O interessado deverá se responsabilizar por eventuais remanejamentos de redes de gás que se encontrem no terreno.”
Eficiência energética
“Caberá ao interessado prever a incorporação de painéis solares e outras fontes de energia renovável para abastecer o equipamento e poder fornecer energia ao entorno. Além disso, deverá ser utilizada iluminação LED de alta eficiência e sistemas de controle automatizado para reduzir o consumo energético.
Deverá ser prevista a criação de micro redes elétricas que integrem diversas fontes de energia renovável, permitindo maior resiliência energética. Caberá ao interessado implementar, preferencialmente, estratégias para tornar o equipamento carbono neutro, incluindo compensações de carbono e uso de energias renováveis.”
Gestão de resíduos, recursos hídricos e qualidade do ar
“Implementação de sistema robusto de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, assim como áreas de docas para coleta de lixo.
Instalação, preferencialmente, de sistemas de captação e reuso de água da chuva para irrigação de gramados e uso em sanitários, desde que aprovados pelos órgãos ambientais. Deverão ser utilizados dispositivos de baixo consumo de água em sanitários e vestiários.
Deverá ser promovida a integração da vegetação ao projeto, como jardins verticais e, preferencialmente, telhados verdes, para melhorar a qualidade do ar e reduzir a temperatura ambiente.”
Arquitetura integrada ao local
“O projeto do equipamento especial deverá prever avaliação de aspectos referentes ao patrimônio cultural e a paisagem, levando em consideração a potencialização de seus aspectos arquitetônicos e edilícios com os elementos de ambiência do seu entorno, em especial as características do Bairro Imperial de São Cristóvão, bem como a proximidade com a Baía da Guanabara.”
Lojas, museus e restaurantes
“O interessado deverá promover a coexistência de usos diversos ao redor do equipamento especial, como lojas, museu, restaurantes, bares e serviços, público e privados, como medida de ativação urbana. O projeto deverá prever o desenvolvimento do uso do equipamento, privilegiando o trabalho com uma visão urbana de 24 horas de utilidade, durante todos os dias da semana.”
Deverão ser previstas zonas de experiência com áreas temáticas ao redor do equipamento, que ofereçam entretenimento adicional, como museus interativos e zonas de jogos.”
Após vencer o Sport por 3 a 0 no Maracanã, o Mais Querido terá o retorno de jogadores titulares poupados na rodada anterior visando a liderança
02 Nov 2025 | 22:00 |
Embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Sport, o time comandado por Filipe Luís deve entrar em campo com força máxima na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico pretende contar novamente com seus principais jogadores para manter o ritmo na disputa pelo título.
Entre as novidades, o zagueiro Léo Ortiz retorna à equipe após ser poupado no último confronto. Ele voltará a formar dupla de defesa com Léo Pereira, que vem sendo peça fundamental no sistema defensivo do Mengão. Nas laterais, Guillermo Varela e Alex Sandro retomam as posições após descanso programado pela comissão técnica.
No setor de meio-campo, o chileno Erick Pulgar volta ao time titular na função de primeiro volante. Já De La Cruz disputa posição com Saúl, que agradou a comissão técnica ao apresentar boa atuação na vitória sobre o Sport. O uruguaio Arrascaeta, peça-chave na criação de jogadas e um dos líderes técnicos da equipe, segue confirmado entre os titulares.
O ataque rubro-negro terá modificações importantes. Sem Pedro, Bruno Henrique, Cebolinha, Carrascal e Jorginho — todos fora por motivos de lesão ou suspensão —, Filipe Luís apostará novamente no trio formado por Luiz Araújo, Samuel Lino e Gonzalo Plata. O trio ofensivo demonstrou entrosamento e eficiência no último jogo, e deve ser mantido pelo treinador.
Portanto, pensando na liderança, a provável escalação deve ter nomes como: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz (Saúl), Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino e Gonzalo Plata.
A CBF tornou público o diálogo entre a equipe de arbitragem sobre a expulsão de volante, ocorrida na vitória por 3 a 0 do Mais Querido sobre o Leão
02 Nov 2025 | 19:30 |
Na manhã deste domingo (2), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou o áudio do VAR referente à expulsão de Evertton Araújo, ocorrida na vitória do Mengão por 3 a 0 diante do Sport, no Maracanã. O volante recebeu cartão vermelho direto aos 41 minutos do segundo tempo, após revisão no monitor pelo árbitro Fernando Nascimento Filho.
O lance aconteceu em uma disputa próxima ao meio de campo. Everton Araújo, que havia entrado no lugar de De La Cruz, levantou a perna e acertou a coxa de Ramon, camisa 40 do time pernambucano. Inicialmente, o árbitro aplicou cartão amarelo, mas o árbitro de vídeo, Rafael Traci, sugeriu uma nova análise do lance.
Durante a revisão, Traci destacou que a perna do volante permaneceu esticada após o chute, atingindo o joelho do adversário com a trava da chuteira. O diálogo entre os árbitros foi divulgado neste domingo:
“Depois do chute, ele continua com a perna esticada e acerta o joelho do jogador”, disse Traci, na cabine do VAR. “Trava da chuteira acima do joelho. Perna em riste. Vou voltar com o vermelho”, respondeu Fernando, confirmando a expulsão.
A decisão resultou na saída imediata de Everton Araújo e na suspensão automática do jogador para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Além dele, Bruno Henrique também está suspenso por conta de amarelo sofrido por reclamação.
Sem Evertton Araújo, o Rubro-Negro volta a campo na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, pela 32ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão da Globo, em canal aberto, e do Premiere, no pay-per-view.
Volante ficou de fora da vitória do Mengão diante do Sport pelo Brasileirão e lesão muscular é tratada com muita cautela pelo clube
02 Nov 2025 | 19:30 |
O volante Jorginho sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante o duelo entre Flamengo e Racing (ARG), pela semifinal da Libertadores, no último dia 29 de outubro. Exames confirmaram o problema, e o jogador segue em tratamento sob supervisão do departamento médico rubro-negro. Ainda não há prazo definido para o retorno aos gramados, e o clube mantém cautela enquanto monitora a evolução do atleta nas próximas semanas.
Lesões musculares como a de Jorginho costumam ter tempo de recuperação variável. Em casos mais leves, os atletas retornam em cerca de 15 dias, enquanto situações moderadas podem levar três semanas. Casos mais complexos chegam a demandar até um mês de afastamento.
De acordo o portal ‘Coluna do Fla’, o Flamengo pretende avaliar a resposta do jogador ao tratamento antes de liberá-lo para os treinos coletivos. Em nota divulgada na noite de sábado (1º), o clube informou que Jorginho está afastado e cumpre o planejamento médico estabelecido, reforçando a atenção da comissão técnica para os próximos compromissos da equipe.
Jorginho foi titular na semifinal contra o Racing, em Avellaneda, e atuou por 87 minutos. No fim da partida, sentiu dores na coxa e precisou ser substituído por Evertton Araújo. Logo após sair de campo, o volante aplicou bolsa de gelo na região lesionada e seguiu o restante do jogo em atendimento à beira do gramado. Após o apito final, foi visto mancando nas imagens feitas no estádio El Cilindro, na Argentina.
Sem Jorginho, o Flamengo volta a campo na quarta-feira (5), contra o São Paulo, no Morumbis, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 21h30 (de Brasília), com transmissão da Rede Globo (canal aberto) e do Premiere (pay-per-view).
Arrascaeta pode se igualar a Zico e Adílio em lista exclusiva no Flamengo
02 Nov 2025 | 18:42
Flamengo define prazo para retorno de Carrascal aos gramados após lesão
02 Nov 2025 | 18:27
Samuel Lino desabafa sobre fase que vive no Flamengo: "Eu trabalho muito..."
02 Nov 2025 | 16:22