Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

FLAMENGO CONHECE EXIGÊNCIAS TÉCNICAS PARA CONSTRUIR ESTÁDIO NO GASÔMETRO

Regras de leilão estabelecem diretrizes que Flamengo terá de seguir em matérias de mobilidade, ambiental, desenvolvimento social e arquitetura

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O edital publicado nesta terça-feira (9) pela Prefeitura do Rio, além de estabelecer o preço para aquisição do terreno e cronograma para a realização da obra, também detalhou as exigências que o vencedor do leilão no terreno do Gasômetro terá que cumprir para justificar a desapropriação do terreno por hasta pública.Segue as exigências:Plano de Mobilidade Urbana

“O projeto deverá se fazer acompanhar de Plano de Mobilidade Urbana, o qual deverá abranger soluções para o acesso de público que privilegiem o uso de transporte coletivo e acesso por pedestres nas mediações (modelo last mile), bem como medidas para adequação do novo polo gerador de viagens às conexões de vias urbanas existentes e ao correspondente trânsito local.

O Plano de Mobilidade Urbana deverá considerar, principalmente, toda a área de influência das estações e terminais dos modais de transporte implantados, principalmente: o metroviário, o ferroviário e o rodoviário, com destaque ao Terminal Intermodal Gentiliza e à Rodoviária do Rio. O projeto obrigatoriamente considerará o acesso de veículos de transporte individual de passageiros pelas vias internas do bairro de São Cristóvão, vedado o acesso desses pela Avenida Francisco Bicalho.”

Acessibilidade e edifício-garagem

“O projeto deverá garantir a integração ao equipamento especial com as redes de transporte público, incluindo ônibus, metrô, trens e VLT. O projeto obrigatoriamente deverá prever o desenvolvimento de calçadas largas e acessíveis, além de ciclovias que conectem o equipamento especial a áreas residenciaise comerciais próximas.


A implementação do empreendimento deverá prever o projeto de estacionamento suficiente, preferencialmente subterrâneo ou em edifício-garagem para minimizar a ocupação de solo. Considerar e desenhar todos os locais com acesso de veículos privados, sejam táxi ou veículos de transporte por aplicativo. Executar desenhos viários e geométricos que restrinjam ao máximo a liberdade dos veículos automotores, para ganho de área para circulação de pedestres.”

Plano de Desenvolvimento Social

“O empreendimento deverá ser acompanhado de Plano de Alcance Social, que abranja desde a implementação do equipamento especial até a sua operação, seus impactos para as populações e comunidades do entorno, privilegiando a contratação de mão de obra local, projetos de qualificação profissional e educação esportiva e cultural. Nas hipóteses de realização de calendários ou eventos culturais, o equipamento deverá destinar parcela de bilheteria desses eventos para acesso popular, na forma da legislação específica.”

Transparência

“A implementação do empreendimento será acompanhada da participação de segmentos da sociedade civil, prioritariamente, mas não limitado àqueles representativos das comunidades do entorno, do interessado e do agente de contratação, no âmbito de consulta(s) e/ou audiência(s) pública(s). Para a consecução desta diretriz, o interessado deverá dar publicidade aos projetos, memoriais e demais


documentos relativos ao empreendimento, incumbindo-se ao agente de contratação exigir e regulamentar seu cumprimento.”

Questões ambientais

“A concepção dos projetos complementares do equipamento especial, considerando seus impactos na geração de resíduos sólidos, nos serviços de saneamento, nos cursos d’água e corpos hídricos, nos sistemas de drenagem e manejo de águas pluviais, deverão incorporar soluções que se proponham a compensá-los ou mitigá-los, segundo os padrões técnicos aplicáveis, às melhores práticas e a legislação em vigor. O interessado deverá se responsabilizar por eventuais remanejamentos de redes de gás que se encontrem no terreno.”

Eficiência energética

“Caberá ao interessado prever a incorporação de painéis solares e outras fontes de energia renovável para abastecer o equipamento e poder fornecer energia ao entorno. Além disso, deverá ser utilizada iluminação LED de alta eficiência e sistemas de controle automatizado para reduzir o consumo energético.

Deverá ser prevista a criação de micro redes elétricas que integrem diversas fontes de energia renovável, permitindo maior resiliência energética. Caberá ao interessado implementar, preferencialmente, estratégias para tornar o equipamento carbono neutro, incluindo compensações de carbono e uso de energias renováveis.”

Gestão de resíduos, recursos hídricos e qualidade do ar

“Implementação de sistema robusto de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, assim como áreas de docas para coleta de lixo.


Instalação, preferencialmente, de sistemas de captação e reuso de água da chuva para irrigação de gramados e uso em sanitários, desde que aprovados pelos órgãos ambientais. Deverão ser utilizados dispositivos de baixo consumo de água em sanitários e vestiários.

Deverá ser promovida a integração da vegetação ao projeto, como jardins verticais e, preferencialmente, telhados verdes, para melhorar a qualidade do ar e reduzir a temperatura ambiente.”

Arquitetura integrada ao local

“O projeto do equipamento especial deverá prever avaliação de aspectos referentes ao patrimônio cultural e a paisagem, levando em consideração a potencialização de seus aspectos arquitetônicos e edilícios com os elementos de ambiência do seu entorno, em especial as características do Bairro Imperial de São Cristóvão, bem como a proximidade com a Baía da Guanabara.”

Lojas, museus e restaurantes

“O interessado deverá promover a coexistência de usos diversos ao redor do equipamento especial, como lojas, museu, restaurantes, bares e serviços, público e privados, como medida de ativação urbana. O projeto deverá prever o desenvolvimento do uso do equipamento, privilegiando o trabalho com uma visão urbana de 24 horas de utilidade, durante todos os dias da semana.”

Deverão ser previstas zonas de experiência com áreas temáticas ao redor do equipamento, que ofereçam entretenimento adicional, como museus interativos e zonas de jogos.”


Futebol

ídolo do Flamengo aposta em Arrascaeta e De La Cruz como chave para virada contra Peñarol

Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às semifinais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo se prepara para um dos jogos mais importantes da temporada, quando enfrentará o Peñarol, do Uruguai, pelas quartas de final da Copa Libertadores. O confronto decisivo está marcado para esta quinta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.

Após a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, o Mais Querido precisa de uma vitória por dois gols de diferença para garantir a classificação direta. Caso o placar agregado termine empatado, a decisão será levada para os pênaltis.




ANÁLISE DO CONFRONTO PELO MAESTRO JUNIOR

Durante participação no programa "SporTV", o ídolo rubro-negro Junior destacou a importância dos meias Arrascaeta e De La Cruz no esquema tático para que o CRF consiga reverter a vantagem uruguaia e avançar às semifinais da competição continental. "Dificilmente você vai ver Arrascaeta e De La Cruz errarem duas partidas seguidas. Se jogarem no nível que são capazes, o Flamengo tem grandes chances de garantir a classificação", afirmou Junior.



A QUALIDADE DO PEÑAROL E OS DESAFIOS DO MENGÃO

O ex-lateral também analisou a organização defensiva e o poder de contra-ataque do Peñarol, que tem sido um dos principais trunfos do time uruguaio nesta edição da Libertadores. "Você vai encontrar um time extremamente organizado, que não se importa de deixar a posse de bola com o adversário. Eles são muito eficientes nas transições rápidas e contra-ataques, e essa acredito ser a maior dificuldade que o Flamengo vai enfrentar", completou o comentarista.


O QUE ESTÁ EM JOGO?

Se avançar, o Rubro-Negro poderá enfrentar um adversário igualmente forte nas semifinais da Libertadores. Entretanto, antes disso, o foco total está na partida desta quinta-feira, em Montevidéu, onde o CRF precisará mostrar força e resiliência para buscar a virada e seguir em busca de mais um título continental.




Futebol

Namorada de Léo Pereira, Karoline Lima expõe ameaças de morte de torcedores do Flamengo

A influenciadora relatou que têm recebido diversas ameaças pelo mau momento do jogador

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

No Flamengo tudo é "8 ou 80", quando as coisas vão bem, os jogadores têm seus nomes gritados pela torcida. No entanto, quando a situação aperta os atletas começam a sofrer críticas e alguns torcedores chegam a extrapolar.

Esse é o caso de Karoline Lima, namorada de Léo Pereira, que relatou em suas redes sociais que está recebendo ameaças de morte de torcedores do Flamengo. Além disso, Léo Pereira também têm recebido as mensagens.


Ao abrir uma "caixa de perguntas" no Instagram, Karoline foi perguntada sobre como é namorar um jogador e se o desempenho em campo impacta na vida pessoal. Desse modo, a influenciadora revelou ameaças de morte vindas de torcedores rubro-negros.


“Se na torcida organizada tivesse bandido de verdade, esses dois aqui já estariam mortos. Só foi ele começar a c*mer essa piranha, maria chuteira, que ele ficou uma merda dentro de campo. Eu quero a morte do Léo Pereira e da Karoline urgentemente”, diz a imagem mostrada por Karoline Lima, alegando que começaria a expor esses comentários maldosos.

FLAMENGO VIVE MOMENTOS DE OSCILAÇÃO

O Flamengo não tem vivido bons momentos nos últimos jogos. O Mais Querido soma três jogos consecutivos sem vitórias em partidas importantes da temporada. Além disso, o Rubro-Negro se vê em uma situação difícil na Libertadores e Brasileirão.

No entanto, o momento mau do Flamengo não dá aos torcedores o direito de desejar a morte de jogadores e seus familiares. Há de se ter cobranças, mas que elas sejam moderadas, pois os casos podem ser investigados pela polícia e gerar punições severas contra os adeptos.


Futebol

ALIADO DE EDUARDO PAES CONFIA QUE ESTÁDIO DO FLAMENGO POSSA TER 80 MIL LUGARES

Presidente Rodolfo Landim já externou desejo de construir estádio para esse número de pessoas, e edital não proíbe capacidade

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O sonho do estádio próprio começa a sair do papel, e o terreno do Gasômetro vai a leilão no dia 31 de julho, às 14h30 (horário de Brasília). É quando o Flamengo deve ofertar o lance mínimo de R$ 138 milhões para garantir o local.

Mas o edital de leilão, que saiu poucos dias após o Decreto de Eduardo Paes (PSD) que desapropria o terreno, mostrou diversos requisitos a serem cumpridos para que o clube possa levantar seu estádio no local. Um deles envolve a capacidade.


A capacidade do estádio no terreno do Gasômetro deve ser para, pelo menos, 70 mil pessoas. Ou seja, aproximadamente o que o Flamengo disponibiliza para venda nos jogos do Maracanã atualmente. Mas essa é apenas uma base, e o estádio não pode ter menos do que isso. Os 80 mil lugares, inicialmente imaginados por Rodolfo Landim, ainda pode acontecer.


É o que indica o deputado federal Pedro Paulo (PSD), flamenguista que também esteve na frente que tentava viabilizar o terreno do Gasômetro para o Flamengo. Aliado de Eduardo Paes, Pedro Paulo concedeu a seguinte explicação:

“Estabelecemos os critérios mínimos. Os 70 mil lugares são uma referência para orientar a licitação. Nada impede que o estádio tenha capacidade para 80 mil. O centro e convenções é uma ideia que pode integrar o projeto. Não está proibido. O projeto final será detalhado lá na frente por quem vencer o leilão”, explica o político.


Se comprar terreno, Flamengo deve inaugurar estádio até 2029

O edital prevê ainda outros pontos importantíssimos, como o cronograma e os prazos para que o arrematador conclua os planos. Após a compra, o Flamengo deve concluir o projeto final dentro de um ano e meio.

Além disso, são três anos após conseguir as licenças para as obras. Assim, totalizando quatro anos e meio. Isso significa que o Rubro-Negro estaria inaugurando seu novo estádio, no mais tardar, em 2029.

Os detalhes são dados no seguinte trecho do edital: “O projeto, a ser apresentado em até 18 meses contados da data da assinatura do Termo de Promessa de Compra e Venda, e executado em até 36 meses prorrogáveis na forma da lei, contados do seu licenciamento, deverá ser elaborado preferencialmente em três etapas: Programa de Necessidades, Estimativa de Custo e Cronograma Físico e Apresentação da Documentação Técnica”.

Rodolfo Landim já confirmou que quer estádio para 80 mil

Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim já falou sobre o tema em abril, ao GE, e confirmou que o desejo é construir um estádio para 80 mil torcedores.

“É sim (possível colocar um estádio de 80 mil pessoas numa área de 87 mil m²). A gente já fez um anteprojeto de colocação desse estádio. Ainda daria a chance de a gente fazer uma grande praça na frente. Em volta dessa praça, a gente poderia colocar uma série de restaurantes, pontos e tal. Nessa praça, inclusive, poderíamos colocar telões para quem não tiver condição de ir aos grandes jogos ou para quem não conseguir ingresso”, comenta.


envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Brasileirão: Internacional, Grêmio e outras duas equipes jogam nesta quarta

 

Icon Comentário0
Futebol

Como chega o Peñarol para o confronto contra o Flamengo?

 

Icon Comentário0
Futebol

Sabia dessa? Flamengo ainda não venceu fora de casa na Libertadores 2024

 

Icon Comentário0