
Futebol
Un crack! Arrascaeta surpreende com talento no basquete e diverte o elenco do Flamengo, veja
Futebol
|
Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos, Grêmio e Vitória, todos integrantes da Libra, fizeram uma notificação extrajudicial com questionamentos à LFU (Liga Forte União) pelo que classificam como uso indevido de marca. Essa irregularidade estaria sendo cometida em materiais usados pela LFU na prospecção de mercado na venda de direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025.
Segundo eles, se o pedido nessa notificação não for atendido, podem acionar judicialmente a LiveMode. A agência é a responsável pela negociação em nomes de clubes como Corinthians, Internacional, Fortaleza, Athletico, Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro. Os clubes da Libra também fazem cobranças à CBF, que recebeu um outro documento.
A coluna teve acesso ao documento que foi entregue no último dia 15 de agosto para as duas partes e também ao material usado pela LiveMode nas apresentações por empresas interessadas.
Neste material, há fotos e usos do símbolo de todos os times do Brasileirão e não só dos que pertencem à LFU. Há, por exemplo, uma foto de Hulk com a camisa do Atlético-MG.
"Ao fazer o uso indevido das marcas e direitos dos Notificantes, valendo-se ilegalmente da projeção destes por meio do falseamento de suposta relação entre as Partes, V.Sas. violam a legislação vigente e atraem prejuízo aos investimentos feitos pelos Notificantes em suas respectivas estratégias comerciais, além de se beneficiarem às suas expensas sem autorização", afirma o documento.
"Veja-se que estes jamais optaram por se associar às empresas Notificadas, entretanto, têm a sua imagem e demais sinais distintivos maliciosamente reproduzidos com exacerbada proeminência, causando a falsa impressão no receptor da Apresentação Comercial de que os Notificantes", completa.
A notificação extrajudicial pede que todos os que tiveram contato com a apresentação sejam avisados que a LFU não tem direito de negociar os direitos dos clubes que estão na Libra e que parem de usar a marca em até 24 horas do recebimento do documento. Se isso não for feito, os clubes podem acionar a Justiça.
CBF também é notificada
Os mesmos clubes enviaram outro documento à CBF para saber se a entidade concedeu permissão à LiveMode para o uso das marcas dos clubes e também se emitiu procuração para que a agência vendesse propriedades que hoje pertencem exclusivamente à CBF.
Na apresentação, a LFU coloca como possibilidade a negociação de pacotes de mídia como a apresentação de marca em placa de substituição, naming rights do prêmio de melhor do jogo e até mesmo a definição do calendário da competição.
"Por meio da reprodução indistinta e proposital da logomarca oficial da competição, a LiveMode sugere ainda que eventual parceria comercial levará o interlocutor a fazer parte de um suposto 'investimento de 50 anos' no Brasileirão, o que tampouco condiz com a realidade, na medida em que eventuais acordos pontuais com determinados clubes participantes não se confundem com um 'investimento' no Brasileirão, ou na coletividade de clubes que o disputam", dizem os clubes nessa notificação.
Na apresentação em questão, a oferta era feita para a Betfair, que é concorrente da Betano, empresa que dá nome ao Brasileirão, o que pode gerar um conflito que afeta a todos os clubes, segundo o documento.
"(Os clubes) requerem respeitosamente que a CBF adote todas as medidas cabíveis para fazer com que a LiveMode se abstenha imediatamente de utilizar de maneira indevida as marcas e propriedades que não são de sua titularidade, principalmente no que se refere ao Brasileirão, para fins comerciais. Nesse sentido, os Clubes Signatários se colocam, desde já, à disposição da CBF para, em conjunto com a entidade, combater as condutas ora denunciadas."
Uruguaio tem média de 6,1 desarmes por partida e está entre os dez melhores do Brasileirão no fundamento; meia será desfalque contra o Palmeiras
|
Nicolás De La Cruz vive um momento de protagonismo silencioso no Flamengo. Longe dos holofotes normalmente reservados aos artilheiros ou aos goleiros salvadores, o uruguaio tem sido determinante com uma característica pouco celebrada, mas fundamental no futebol moderno: a recuperação de bola.
De acordo com dados do DataFut, o camisa 18 rubro-negro tem média de 6,1 recuperações por partida no Campeonato Brasileiro, o que o coloca como o líder do elenco do Flamengo no fundamento. Entre todos os jogadores da competição, ele aparece na décima colocação. O ranking é liderado pelo zagueiro Lyanco, do Atlético-MG, com impressionantes 7,8 desarmes por jogo. Na sequência aparecem Paulo Henrique (Vasco), Christian Rivera (Sport), Ferreirinha (São Paulo) e Danielzinho (Atlético-MG), todos com média superior a seis recuperações por partida.
De La Cruz figura ao lado de outros nomes de destaque como Lucas Barbosa (Bragantino), Bernabei (Internacional) e Richard Ríos (Palmeiras), mostrando que sua contribuição não se limita à condução de bola e passes verticais — áreas em que também se destaca. Para o técnico Filipe Luís, De La Cruz tem sido uma peça versátil e estratégica. O uruguaio tem atuado principalmente como segundo volante, ao lado de Gerson ou Erick Pulgar, em uma função que exige alto poder de recomposição, leitura de jogo e intensidade sem a bola.
Apesar da importância, De La Cruz tem sido poupado com frequência. Filipe Luís e o departamento de preparação física do clube têm dosado sua minutagem para evitar desgastes e lesões. A comissão técnica entende que o uruguaio, por seu estilo de jogo intenso, precisa de um controle mais rigoroso de carga.
E justamente por isso, não estará à disposição no próximo compromisso do Flamengo, marcado para o domingo (25), contra o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio será desfalque por questões físicas. Sem ele, Filipe Luís terá o desafio de manter o equilíbrio do meio-campo diante de um adversário direto na parte de cima da tabela. Gerson, que retornou recentemente de lesão, e Allan são os principais candidatos para a vaga, dependendo da formação escolhida.
O Mais Querido segue em busca de novos reforços para a sequência da temporada e avalia o nome do jogador, que atuou pelo Independiente e River Plate
|
O Flamengo segue em busca de uma reserva para Arrascaeta na atual temporada. Desse modo, um nome pode estar no radar do Mais Querido para a próxima janela de transferências: Esequiel Barco, meia de 26 anos, que atua no Spartak Moscou (RUS).
Segundo informações da TNT Sports Argentina, Esequiel Barco está na mira do Flamengo. O meia atuou em 35 jogos, marcou 14 gols e deu nove assistências pelo Spartak Moscou. Além disso, o jogador tem passagem pela seleção de base da Argentina, com três tentos em 17 partidas.
Vale lembrar que Esequiel Barco já marcou contra o Flamengo, em 2017, na final da Sul-Americana. Na ocasião, ele defendia o Independiente (ARG). No primeiro jogo, a equipe argentina vencem por 2 a 1. Na volta, no Maracanã, Lucas Paquetá abriu o placar, mas o ponta empatou o duelo, em cobrança de pênalti, garantindo o título para os visitantes.
Esequiel foi revelado pelo Independiente e deixou o clube em 2018, quando seguiu para o Atlanta United (EUA). Inclusive, no time norte-americana, ele foi companheiro de Luiz Araújo em 2021. Logo depois, Barco foi emprestado ao River Plate, onde atuou por três temporadas , até seguir para o Spartak, em 2024/25.
Enquanto a diretoria do Flamengo segue focada em contratar novos reforços, o plantel rubro-negro foca nos próximos compromissos da temporada. Isso porque, o Mais Querido volta a campo neste domingo (25), contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.
A emissora deseja obter o máximo de audiência nas partidas do torneio intercontinental, que terá início em junho e contará com gigantes europeus
|
O Super Mundial de Clubes está chegando. Desse modo, as emissoras já começam a organizar suas grades para exibirem todos os confrontos da competição, como é o caso da Rede Globo, que transmitirá todas as partidas na TV aberta.
Além das partidas do Flamengo, a Rede Globo também irá transmitir os confrontos de Fluminense, Palmeiras e Botafogo. A ideia da emissora é conseguir o máximo de audiência durante a competição intercontinental.
Vale lembrar que o Flamengo estreia no Super Mundial no dia 16 de junho, quando encara o Espérance (TUN). Logo depois, o Rubro-Negro encara o Chelsea (ING), com data, horário e local ainda não definidos. Já o terceiro adversário ainda não está definido, pois sairá do confronto entre Los Angeles e América do México.
Flamengo
Chelsea (ING)
Espérance (TUN)
Los Angelos FC (EUA) ou América do México (MEX)
Antes de pensar no Super Mundial, o Flamengo foca as atenções para os próximos compromissos. Isso porque, o Mais Querido encara o Palmeiras, neste domingo (25), em confronto válido pela 10ª rodada do Brasileirão, às 16h, no Allianz Parque.