FlaBasquete

Flamengo faz mudanças no comando do Flabasquete! Confira

O Mengão inicia um novo ciclo no basquete com a chegada do argentino Sergio "Oveja" Hernández, com quatro participações em Jogos Olímpicos e bronze em Pequim

Recentemente, Gustavinho também assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira masculina. Foto: Paula Reis/ Flamengo
Recentemente, Gustavinho também assumiu o cargo de técnico da Seleção Brasileira masculina. Foto: Paula Reis/ Flamengo

  |

Icon Comentário0

Gustavo De Conti, conhecido como Gustavinho, é um dos técnicos mais destacados do basquete brasileiro, com uma carreira marcada por títulos, principalmente no Flamengo, onde tem um grande carinho da torcida rubro-negra. No entanto, o treinador está deixando o rubro-negro carioca.


Segue a nota emitida pela Flamengo, na tarde desta quarta-feira (12)


O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Gustavo de Conti foi liberado do comando da equipe de basquete. O clube agradece imensamente sua contribuição para a história do basquete rubro-negro, ao final de seis anos de dedicação e ótimo trabalho.


Na sexta-feira (14), o Flamengo recebe o novo treinador, o argentino Sergio Hernández, 61 anos, mais conhecido como "Oveja". Com uma trajetória vitoriosa e uma filosofia de jogo consolidada, Hernández chega para dar início a um novo ciclo do basquete rubro-negro. Medalhista olímpico, o técnico acumula conquistas e experiência no cenário internacional.


Sergio Hernández é o novo técnico de basquete do Flamengo

O Flamengo inicia um novo ciclo no basquete com a chegada do argentino Sergio "Oveja" Hernández, com quatro participações em Jogos Olímpicos e bronze em Pequim. Sua trajetória é rica em vitórias e a filosofia de jogo baseada em intensidade, agressividade e inteligência tática.

"Chegar ao Flamengo é realizar um objetivo na minha carreira como treinador", declarou Hernández. "Amo o basquete sul-americano, que me deu os primeiros grandes ídolos, muitos deles brasileiros e, entre eles, vários que jogaram no Flamengo."

Além de enaltecer o clube, o treinador ressaltou sua admiração pelo basquete rubro-negro: "Sempre tive consciência da grandeza do Flamengo, afinal, o clube foi a casa de ninguém menos do que Oscar Schmidt”.

Hernández chega em um momento decisivo da temporada, com o Flamengo disputando a NBB e a BCLA (Champions League Americas). Sua estreia será no dia 28 de fevereiro, contra o Pato Branco, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, sobre o estilo de jogo que pretende implementar, Oveja foi enfático:

"Espero transmitir minha identidade ao time. Gosto de um basquete dinâmico, agressivo, com uma defesa compacta que force erros do adversário e ataque em transição. Ao mesmo tempo, temos que ter paciência e inteligência para tomar as melhores decisões em cada ataque. Estou muito motivado e ansioso para começar esse novo desafio com o Flamengo”, concluiu.

Ficha do novo treinador

Oveja


61 anos

Argentino 

Treinador da Seleção Argentina de 2005 a 2010

4o lugar Campeonato Mundial 2006 Japão 

Medalha Bronze Olimpíadas Pequim 2008

Semi finalista Olimpíadas Londres 2012

Medalha Prata Campeonato Mundial 2019

Prata America Cup 2017 


Jogos Olímpicos 

2008 Beijing Treinador 

2012 Londres Assistente 

2016 Rio de Janeiro Treinador 

2021 Tóquio Treinador 


Hexacampeão argentino 

2 vezes campeão da Liga das Américas

Campeão da Liga Sul-Americana



Head Coach em Clubes 

1992-1993: Sport Club de Cañada de Gomez

1993-1995: Sport Club Cañada de Gómez (Argentina)

1995-1997: Deportivo Roca Río Negro (Argentina)

1997-1998: Regatas San Nicolás (Argentina)

1998-1999: Estudiantes Olavarria

1999-2000: Estudiantes Olavarria

2000-2001: Estudiantes Olavarria

2001-2002: Estudiantes Olavarria

2002-2003: Estudiantes Olavarria (LegaA)

2003-2004: Boca Juniors Capital Feder (LigaA)

2004-2005: Boca Juniors Capital Feder (LigaA)

2007-2008: Penarol Mar del Plata Buenos Aires (LigaA)

2008-2009: Penarol Mar del Plata (LigaA)

2009-2010: Penarol Mar del Plata (LigaA)

2010-2011: Penarol Mar del Plata (LigaA)

2011-2012: Penarol Mar del Plata (LigaA)

2012-2013: Penarol Mar del Plata (LigaA)

2013-2014: Uniceub/BRB/Brasilia (Brazil-NBB)

2015: Manati Atenienses (Puerto Rico-BSN)

2015-2016: Penarol Mar del Plata (LigaA)

2020-2021: Casademont Zaragoza (Spain-Liga Endesa), joined in Nov.'20

2023: Leones de Ponce (Puerto Rico-BSN)

2024: Leones de Ponce (Puerto Rico-BSN), left during the season


FlaBasquete

Alexey exalta a nova era de triunfos após a conquista da Champions das Américas com o Flamengo

MVP da Champions League das Américas, o armador estaca amadurecimento, tranquilidade e diversão como chaves para sua evolução no basquete

Alexey Borges celebra título da Champions League das Américas com o Flamengo após ser eleito MVP do torneio continental. ( Foto/ CRF )
Alexey Borges celebra título da Champions League das Américas com o Flamengo após ser eleito MVP do torneio continental. ( Foto/ CRF )

  |

Icon Comentário0

A conquista da Champions League das Américas no último fim de semana marcou não apenas mais um título importante para o Flamengo, mas também um ponto de virada na trajetória de Alexey Borges. Eleito o MVP da competição, o armador revelou ter mudado sua forma de enxergar o basquete nos últimos anos e, hoje, atua com mais tranquilidade, maturidade e prazer em quadra.




MATURIDADE COMO COMBUSTÍVEL NO BASQUETE



Alexey tem se destacado pelo rendimento técnico e pela forma como lida com a pressão. Aos 28 anos, ele afirma que sua principal motivação sempre foi viver momentos como os da final contra o Boca Juniors. A diferença agora está na forma como encara esses desafios: com mais autoconfiança. “Hoje, estou muito mais confiante. Me sinto tranquilo para jogar, mesmo sabendo da responsabilidade que é vestir essa camisa”, disse o armador, referência do elenco do Mais Querido.



DESEMPENHO INDIVIDUAL QUE CHAMOU ATENÇÃO


Durante o torneio continental, Alexey acumulou números expressivos. Na semifinal contra o Franca, anotou 24 pontos e distribuiu nove assistências. Na final, foram 15 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Ele terminou a competição com média de 19,5 pontos, 7,5 assistências e três rebotes nos dois jogos decisivos, além de liderar o ranking de eficiência com 21,7%.


Apesar da seriedade com que encara o esporte, Alexey destacou que a leveza ao jogar tem sido essencial. Segundo ele, esse é um dos fatores que explicam seu bom momento. “Procuro me divertir ao máximo, como se estivesse brincando no quintal de casa”, afirmou. O armador soma, até o momento, 452 pontos, 114 rebotes e 288 assistências na temporada, números que comprovam sua consistência.


Além da performance técnica, Alexey também se consolidou como uma das lideranças do elenco rubro-negro. O técnico Sérgio Hernández, conhecido por valorizar o aspecto mental dos atletas, não poupou elogios ao armador. “É um cara muito tranquilo, mas que ajuda bastante na parte tática. Ele pensa o jogo como um técnico. Para ele, cada partida tem peso de final”, comentou.



FlaBasquete

FlaBasquete já sabe as datas da Copa Intercontinental da FIBA

Competição será realizada no meio de setembro e Flamengo já está classificado após a terceira conquista da Basketball Champions League Américas

FlaBasquete está classificado para a Copa Intercontinental da FIBA e já sabe as datas do torneio - Foto: Hermes de Paula/Flamengo
FlaBasquete está classificado para a Copa Intercontinental da FIBA e já sabe as datas do torneio - Foto: Hermes de Paula/Flamengo

  |

Icon Comentário0

O tricampeonato das Américas conquistado no último sábado (19) confirmou: o FlaBasquete está novamente no topo do continente e garantido na Copa Intercontinental da Fiba, o Mundial de Clubes de Basquete. A vitória sobre o Boca Juniors na final da Champions League coroou mais um capítulo da hegemonia rubro-negra nas quadras.


Logo após a conquista, a Fiba confirmou as datas do torneio. A competição acontecerá em Singapura e terá início nos dias 18 e 19 de setembro, com a disputa da fase de grupos. A grande final está marcada para 21 de setembro, entre os líderes de cada grupo.


FORMATO DA COMPETIÇÃO


A Copa Intercontinental reunirá seis clubes, divididos em dois grupos de três times. Apenas os primeiros colocados de cada grupo avançam à decisão, tornando o torneio um verdadeiro desafio de tiro curto — com duração de apenas quatro dias.

Até o momento, além do Flamengo, apenas o campeão da NBA G-League, o Stockton Kings (equipe afiliada ao Sacramento Kings), tem presença praticamente garantida.


PARTICIPANTES AINDA EM DEFINIÇÃO

 A Fiba ainda aguarda os campeões de outras competições para completar o quadro de participantes:

  • Champions League Europa – Final Four será decidido em maio. Já estão classificados Galatasaray, Tenerife e Unicaja; AEK e Nanterre disputam a última vaga.
  • Champions League Asiática – Final também prevista para maio.
  • Basketball Africa League – Campeão será conhecido em junho.
  • NBL (Austrália) – Competição segue em andamento.

Com o calendário definido e a expectativa pela confirmação dos adversários, os torcedores do Flamengo já podem começar a se preparar: em setembro, o Orgulho da Nação vai em busca de mais um título mundial em Singapura.



FlaBasquete

Campeão da BCLA, Flamengo conhece adversário nos playoffs do NBB

Mengão conquistou o tricampeonato do torneio e agora vira a chave para a fase decisiva da competição nacional contra equipe do Rio Grande do Sul

Após o tri da BCLA, Flamengo vira a chave e conhece o adversário nos playoffs do NBB - Foto: Hermes de Paula/Flamengo
Após o tri da BCLA, Flamengo vira a chave e conhece o adversário nos playoffs do NBB - Foto: Hermes de Paula/Flamengo

  |

Icon Comentário0

A fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB) chega ao fim neste sábado (19), e o tricampeão da BCLA, Flamengo, já conhece seu adversário nos playoffs. Garantido na vice-liderança geral da competição, o FlaBasquete enfrentará o Caxias do Sul, 16º colocado, nas oitavas de final.


Com a segunda colocação, o Rubro-Negro terá a vantagem de mando de quadra em todas as fases dos playoffs, exceto em uma eventual final contra o Minas, líder da tabela e único time acima do Flamengo na classificação. A partir desta fase, as séries voltam a ser disputadas no formato melhor de cinco jogos.


O primeiro confronto entre Flamengo e Caxias está previsto para acontecer na próxima semana, possivelmente na quarta-feira (23) ou quinta-feira (24). A CBB ainda divulgará oficialmente as datas e horários da série.


Na fase regular, as equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. O Flamengo venceu no Maracanãzinho por 84 a 55, enquanto o Caxias levou a melhor em casa por 85 a 82. Apesar do equilíbrio no histórico recente, o favoritismo é amplamente rubro-negro, e a expectativa é de uma classificação em até três jogos, o que permitiria ao elenco mais tempo de descanso antes das quartas de final.

RUMO AO 8º TÍTULO DO NBB


Maior campeão da história do NBB com sete títulos, o Flamengo busca voltar ao topo da liga após três temporadas sem levantar o troféu, incluindo o vice-campeonato na edição passada. Já campeão da Copa Super 8 e atual bicampeão da BCLA, o FlaBasquete pode conquistar todos os principais títulos do calendário nacional em 2024/25.

Na primeira fase, o FlaBasquete somou 60 pontos em 34 partidas, com 26 vitórias e oito derrotas, alcançando 76,5% de aproveitamento. A diferença para o Minas, primeiro colocado, foi de apenas três pontos.

TRICAMPEÃO

O Flamengo conquistou neste sábado (19) o seu terceiro título da Basketball Champions League Américas (BCLA) com uma vitória contundente sobre o Boca Juniors por 83 a 57 e vai disputar o Mundial de Clubes da categoria no segundo semestre.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


É TRI! Flamengo detona o Boca Juniors e é campeão da Basketball Champions League Américas
FlaBasquete

É TRI! Flamengo detona o Boca Juniors e é campeão da Basketball Champions League Américas

 

Icon Comentário0
Flabasquete x Boca Jrs. - onde assistir e horário da final da BCLA
FlaBasquete

Flabasquete x Boca Jrs. - onde assistir e horário da final da BCLA

 

Icon Comentário0
FlaBasquete domina o Franca e avança à final da BCLA contra o Boca Juniors
FlaBasquete

FlaBasquete domina o Franca e avança à final da BCLA contra o Boca Juniors

 

Icon Comentário0