Futebol
05 Out 2023 | 12:20 |
O Flamengo está prestes a começar um novo capítulo com um treinador. Tite será o 10º a assumir o comando da equipe masculina de futebol rubro-negra em menos de quatro anos. Durante todo o mandato do presidente do clube Rodolfo Landim (2019 - até agora), apenas um técnico foi capaz de se manter no cargo por mais de um ano. Será que Tite consegue também?
Jorge Jesus mantém o recorde de tempo treinando o Flamengo na época Landim. O Mister assumiu o time em junho de 2019 e teve uma das melhores épocas da história do Mengão. Ele permaneceu com o trabalho até julho do ano seguinte (2020), quando decidiu, por vontade própria, sair do clube e voltar para a Europa, por questões familiares.
Deve-se citar que o treinador antecedente a Jesus foi Abel Braga, que também pediu demissão e, além deles, Dorival Júnior foi o único outro profissional que não foi afastado do clube pela própria diretoria rubro-negra. No caso do brasileiro, o seu contrato só não foi renovado.
Tirando estas três situações, os outros 6 treinadores foram demitidos, seja por mau desempenho, seja por outros motivos quaisquer. Relembre quanto tempo cada treinador ficou trabalhando no Mais Querido nessas últimas quatro temporadas:
1º - Abel Braga - Janeiro de 2019 até maio de 2019 (4 meses)
2º - Jorge Jesus - Junho de 2019 a julho de 2020 ( 1 ano e 1 mês)
3º - Domènec Torrent - Julho de 2020 a novembro de 2020 (4 meses)
4º - Rogério Ceni - Novembro de 2020 a julho de 2021 (8 meses)
5º - Renato Gaúcho - Julho de 2021 a novembro de 2021 (4 meses)
6º - Paulo Sousa - Janeiro de 2022 a junho de 2022 (5 meses)
7º - Dorival Júnior - Junho de 2022 a novembro de 2022 (5 meses)
8º - Vítor Pereira - Janeiro de 2023 a abril de 2023 (3 meses)
9º - Jorge Sampaoli - Abril de 2023 a setembro de 2023 (5 meses)
Contudo, foi um período de muitos troféus, mesmo que todos estejam concentrados nas mãos de 3 nomes: Jorge Jesus, Rogério Ceni e Dorival Júnior. No total, os três treinadores ganharam duas Copas Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), duas Taças Guanabaras (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020), dois Campeonatos Cariocas (2020 e 2021) e uma Copa do Brasil (2022).
É interessante lembrar que Tite pode até estar entrando no Flamengo nos próximos dias, mas ele vai ficar pouco tempo sob o comando de Rodolfo Landim. O mandato do presidente acaba no começo de 2024 e ele não pretende tentar a reeleição.
Mengão saiu derrotado no Maracanã na partida diante do Tricolor e técnico afirma que condição durante a semana impactou a equipe
26 Jan 2026 | 19:00 |
O Flamengo voltou a ser derrotado no Campeonato Carioca neste domingo (25). No Maracanã, o time foi superado pelo Fluminense por 2 a 1, pela quarta rodada do Estadual. Após o clássico, Filipe Luís avaliou o desempenho rubro-negro e destacou a falta de treinamentos como fator determinante para o resultado.
Filipe Luís explica derrota do Flamengo para o Fluminense: "falta de treino..."
Segundo o treinador, a equipe entrou em campo ainda sem estar completamente ajustada, o que impactou diretamente o rendimento durante a partida: “Hoje foi um jogo descaracterizado nesse sentido, até nas trocas. Foi um jogo equilibrado, tivemos chances de abrir o placar, eles também e acabaram conseguindo. Depois disso, ganharam confiança e fizeram o segundo gol em cobrança de escanteio. Foi decidido nos mínimos detalhes, que precisam ser trabalhados. Talvez a derrota tenha vindo pela falta de treino”, afirmou Filipe Luís.
O clássico foi marcado pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro, que causaram a paralisação da partida por mais de 40 minutos devido às poças formadas no gramado do Maracanã. Após a retomada, o Fluminense teve maior posse de bola, enquanto o Flamengo chegou a balançar as redes com Carrascal, em lance posteriormente anulado por impedimento.
Mesmo com as mudanças promovidas por Filipe Luís no intervalo, o time voltou a cometer erros defensivos e sofreu dois gols. A reação veio com Everton Cebolinha, que marcou de cabeça após cruzamento de Vitão, mas o esforço não foi suficiente para evitar a derrota.
Após o revés no Estadual, o Flamengo agora volta as atenções para a estreia no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso será nesta quarta-feira (28), contra o São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbis. A partida terá transmissão da Globo, na TV aberta, além do GE TV, no YouTube, e do Premiere, no pay-per-view.
Mengão entra em campo na quarta-feira (28) pela 1ª rodada da competição fora de casa diante do Tricolor e terá importantes retornos no time titular
26 Jan 2026 | 18:00 |
O Flamengo já entrou em campo na temporada 2026 em clássicos contra Vasco e Fluminense, mas ainda não contou com força máxima. A tendência, porém, é de um cenário mais positivo na estreia pelo Campeonato Brasileiro.
Para o confronto contra o São Paulo, nesta quarta-feira (28), Arrascaeta e Jorginho aparecem como reforços prováveis. A dupla ficou fora do clássico diante do Fluminense, no último domingo, e pode voltar a ficar à disposição de Filipe Luís.
Entre os seis jogadores que não participaram da última partida, Arrascaeta e Jorginho são os que apresentam maiores chances de retorno. As demais ausências seguem sendo Saúl, Danilo, Ayrton Lucas e De La Cruz, que ainda não têm confirmação para a estreia no torneio nacional. A expectativa é que o departamento médico avalie a situação de cada atleta até momentos antes da viagem para São Paulo.
O Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), diante do São Paulo, pela primeira rodada da competição. A partida será disputada no Morumbis, com início às 21h30 (horário de Brasília). Atual campeão nacional, o clube inicia a caminhada em busca do décimo título do Brasileirão.
Assim como na temporada passada, Filipe Luís já deixou claro que as principais ambições rubro-negras em 2026 seguem sendo o Brasileirão e a Libertadores. A partida terá transmissão da Rede Globo, na TV aberta, além do GE TV, no YouTube, e do Premiere, no pay-per-view.
Mengão ainda pretende fazer alto investimento para ter centroavante após contratar Paquetá e repórter indica que jovem é bem visto
26 Jan 2026 | 17:00 |
O Flamengo mantém a busca por um centroavante como uma das prioridades da temporada e já separou cerca de 30 milhões de euros para investir na posição. A diretoria avalia o mercado com cautela e trabalha com diferentes cenários pensando tanto na atual janela quanto no meio do ano. Entre os nomes monitorados está Marcos Leonardo, atualmente no Al-Hilal. O atacante agrada internamente e segue no radar rubro-negro como uma possível alternativa para reforçar o setor ofensivo.
De acordo com o jornalista Marcelo Courrege, da Globo, o ex-jogador do Santos é bem avaliado pela cúpula do clube. Marcos Leonardo surge como opção viável caso o Flamengo não consiga fechar com outro centroavante até o mês de junho. A informação foi revelada durante a transmissão do clássico contra o Fluminense, no domingo (25).
Nesse cenário, se nenhum reforço para o ataque chegar nesta janela, a tendência é que o Flamengo retome as conversas pelo atacante na próxima janela de transferências. O clube mantém o planejamento financeiro e observa possíveis oportunidades no mercado internacional.
Apesar do valor reservado, o Flamengo reconhece que uma eventual negociação por Marcos Leonardo não é simples. O Al-Hilal desembolsou cerca de 40 milhões de euros para contratar o jogador, o que naturalmente eleva a pedida.
Recentemente, o São Paulo tentou repatriar o atacante, mas não avançou nas tratativas. Na ocasião, o clube paulista buscava um acordo por empréstimo, sem sucesso. Antes de voltar os olhos para Marcos Leonardo, a principal prioridade do Flamengo era Kaio Jorge, do Cruzeiro. No entanto, a Raposa recusou todas as investidas feitas pelo clube carioca.