Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

Fundamental! Gerson jogou 83% dos minutos pelo Flamengo e Seleção após cirurgia

‘Coringa’ é capitão do rubro-negro e vem sendo um dos principais jogadores no ano para o clube

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

  |

Icon Comentário0

Peça fundamental no esquema do técnico Tite no Flamengo, Gerson enfrentou um momento difícil este ano, quando precisou se afastar para tratar de uma hidronefrose, que exigiu uma intervenção cirúrgica. No entanto, como diz o ditado "o que não te mata te fortalece", o ‘Coringa’ voltou ainda mais forte. Desde a cirurgia, o meia participou de todos os jogos disponíveis, seja pelo Rubro-Negro ou pela Seleção Brasileira.

Impressionantemente, Gerson esteve em campo por 83% dos minutos possíveis entre Flamengo e Seleção. Isso significa que ele jogou consecutivamente 38 partidas — 36 pelo Flamengo e 2 pelo Brasil —, somando 3.420 minutos, dos quais atuou em 2.835.

Em um momento em que o Flamengo enfrenta desgaste físico e várias lesões, Gerson parece imune a esses problemas, mantendo-se em excelente forma física e com um desempenho extraordinário, o que justificou sua convocação para a Seleção Brasileira.

Números de Gerson na impressionante sequência de minutos em campo

Apesar de ter passado por cirurgia, Gerson não perdeu sua consistência. Mesmo com a maratona de jogos, o nível de atuação do camisa 8 se manteve elevado. Durante essa sequência de 38 partidas consecutivas, ele marcou 2 gols e deu 5 assistências.


Além de sua contribuição ofensiva, Gerson também se destaca defensivamente, mesmo jogando em uma posição mais avançada sob o comando de Tite. Ele tem uma média de 86% de acerto nos passes por jogo, muitos deles no terço final do campo, 52% de acerto em bolas longas, quase dois desarmes e quatro recuperações de bola por partida.


Essa regularidade, combinada com seus números e o esforço físico para participar de tantos jogos seguidos, fazem de Gerson um dos jogadores mais subestimados do país atualmente, apesar de toda a sua qualidade nem sempre ser destacada em comparação a outros nomes do futebol brasileiro nesta temporada.



Futebol

Ex-Flamengo questiona escolha de Tite

Comentarista não concordou com decisão do técnico para o ataque do Flamengo

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

A decisão de Tite de colocar Carlinhos em campo antes de Gabigol no jogo entre Flamengo e Vasco gerou estranheza entre torcedores e imprensa. O técnico teve que explicar sua escolha na coletiva pós-jogo, destacando Gabigol como a terceira opção. Djalminha, ex-jogador e comentarista, vê a situação com certa perplexidade.

Na ESPN, Djalminha expressou seu ponto de vista, afirmando que Gabigol não deveria estar atrás de Carlinhos na hierarquia de atacantes do Flamengo, mesmo em uma fase menos favorável.


“Eu não sei, a gente não está no dia a dia e não sabe como o Gabigol está. Voltou de uma lesão, a gente entende esses motivos. Mas com tudo isso, se ele não estiver na frente do Carlinhos para entrar, alguma coisa estranha está acontecendo no Flamengo, não é possível isso”, disse Djalminha.


O ex-atleta ressaltou que a única justificativa para Gabigol ter entrado apenas depois de Carlinhos seria uma questão física, como o retorno de uma lesão: “Se for uma questão física, se está voltando e não está 100%, tudo bem. Mas…”, comentou Djalminha.

Tite Viu Carlinhos Como Mais 'Decisivo'

O técnico Tite explicou sua escolha dizendo que viu Carlinhos como mais decisivo em relação a Gabigol, baseando-se no desempenho do atacante no jogo contra o Bolívar. “Treinamento, Jogos. Carlinhos foi decisivo contra o Bolívar, Atlético-MG, Vitória. (…) Bruno Henrique decisivo contra o Bahia”, afirmou o treinador.

O auxiliar Matheus Bacchi, filho de Tite, corroborou as palavras do técnico explicando que a comissão entendeu que o Flamengo precisava de mais presença dentro da área naquele momento. Carlinhos, porém, não conseguiu aproveitar a oportunidade.

“Um 9 com um pouco mais de presença de área. O Bruno vinha fazendo bem os movimentos, ele já jogou assim em outros momentos. Nossa ideia com Carlinhos foi colocar mais um cara com presença de área. A gente conseguia acertar os passes, mas não penetrar. Então gerava muito cruzamento rápido”, definiu Matheus.



Futebol

Conmebol usará gesto contra o racismo e partidas podem até ser suspensas

Os jogadores devem cruzar as mãos na altura dos pulsos para sinalizar ao árbitro que foram alvo de insultos racistas

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

As quartas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana podem "inaugurar" o novo protocolo da Conmebol para casos de racismo. A entidade sul-americana seguirá a recomendação da Fifa, que prevê o uso dos "braços cruzados" para denunciar racismo em jogos.

Os jogadores devem cruzar as mãos na altura dos pulsos para sinalizar ao árbitro que foram alvo de insultos racistas. A Conmebol anunciou no dia 5 de setembro que implementaria o gesto em suas competições.


"O gesto de incidente racista, que permitirá que jogadores, árbitros e equipe técnica assumam uma posição firme contra o racismo, será integrado ao procedimento de três níveis para incidentes discriminatórios em todos os torneios organizados pela Conmebol a partir de 2024", diz o Trecho de comunicado da Conmebol.


O regulamento prevê um procedimento com três "fases" em caso de racismo, podendo culminar na suspensão definitiva da partida. O árbitro precisará consultar autoridades e especialistas pertinentes antes de optar pela suspensão.

Primeira fase: Interrupção da partida após árbitro, jogadores ou responsáveis pela competições apontarem um caso de racismo. Será emitido um comunicado ao estádios explicando o motivo da interrupção.
Segunda fase: Suspensão temporária do jogo e ida dos jogadores para os vestiários. Novamente a decisão será anunciada no estádio.

Terceira fase: Suspensão definitiva da partida. O regulamento prevê que "o árbitro tomará esta medida somente após consultar as autoridades e especialistas, e se considerar que é seguro fazê-lo".

Atlético-MG, Fluminense, São Paulo, Botafogo e Flamengo seguem vivos na Libertadores. Já Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro e Athletico tentam o título da Sul-Americana.


Quartas de final da Libertadores (jogos de ida)

17/09 - 21h30 (de Brasília) - Colo-Colo x River Plate

18/09 - 19h - Fluminense x Atlético-MG

18/09 - 21h30 - Botafogo x São Paulo

19/09 - 19h - Flamengo x Peñarol

Quartas de final da Sul-Americana (jogos de ida)

17/09 - 21h30 (de Brasília) - Fortaleza x Corinthians

18/09 - 21h30 - Lanús x Ind. Medellín

19/09 - 21h30 - Libertad x Cruzeiro

19/09 - 21h30 - Athletico x Racing


Futebol

Discurso de Gerson dita o ritmo do Flamengo no duelo contra o Bahia

Flamengo divulgou a fala do capitão ao grupo no YouTube

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo teve uma atuação brilhante contra o Bahia, na última quinta-feira (12), pelas quartas de final da Copa do Brasil. A vitória por 1 a 0, com gol de Arrascaeta, refletiu o desempenho seguro e convincente da equipe carioca. Antes do jogo, o capitão Gerson fez um discurso que capturou a essência do que o Rubro-Negro apresentou durante os 90 minutos.

No vídeo dos bastidores da vitória, publicado pela FlaTV no YouTube, Gerson é visto fazendo sua habitual fala motivacional antes das partidas, demonstrando sua liderança no grupo. Além de ser um dos líderes emocionais, ele também é um dos pilares técnicos do time em 2024.


“Tudo que era para falar aqui, eu já ouvi. Estamos a um jogo de uma semifinal, então hoje tem pouco a se falar e muito a se fazer. Hoje a gente vai jogar futebol, quero me divertir dentro do campo. Com responsabilidade, mas eu vou me divertir, nós vamos. Um bom jogo a todos e que Deus nos abençoe”, falou o Coringa antes do início do jogo.

Arrascaeta agradece ao Departamento Médico do Flamengo

Após a partida, o autor do gol da vitória deu entrevista à FlaTV e fez questão de elogiar o trabalho do Departamento Médico Rubro-Negro. Arrascaeta mencionou que ainda não estava 100% fisicamente, mas ressaltou a importância do jogo pela Copa do Brasil, o que justificava o esforço em campo.


“Feliz, primeiramente pela classificação. A gente trabalhou muito para isso. Quero mandar os parabéns para o Departamento Médico, que faz um grande trabalho, cuida bem de nós, para voltarmos o mais rápido possível. Hoje não estava, ainda, 100%, mas era muito importante eu estar nesse jogo. Feliz por isso e pela vitória também”, disse Arrascaeta.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

Arrascaeta, do Flamengo, a 9 assistências de marca incrível

 

Icon Comentário0
Futebol

Partiu? Saiba como adquirir ingressos para Flamengo x Grêmio

 

Icon Comentário0
Futebol

Ex-alvo do Flamengo, treinador recebe propostas de clubes Brasileiros

 

Icon Comentário0