Futebol
Time mineiro entra na briga com Palmeiras e sonha com Gerson, ex-Flamengo
27 Out 2025 | 20:06
Futebol
29 Out 2023 | 09:55 |
Há exatamente um ano, Gabigol marcou o gol que garantiu a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, em Guayaquil, Equador, conquistando assim o tricampeonato na Conmebol Libertadores (você pode relembrar esse momento no vídeo abaixo). Essa doce lembrança representa o último título que o Flamengo celebrou, pois o clube entrou em 2023 cheio de esperanças, mas a temporada se encaminha para um desfecho decepcionante.
O Flamengo começou o ano com a promessa de disputar sete competições. No entanto, a equipe terminou como vice-campeã do Carioca, da Copa do Brasil, da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. No Mundial de Clubes, o Rubro-Negro foi eliminado na semifinal, e na Conmebol Libertadores, saiu da competição precocemente nas oitavas de final. Agora, a última esperança reside no Brasileirão, mas o Flamengo está apenas na quinta colocação, nove pontos atrás do líder Botafogo, que ainda tem um jogo a ser disputado e pode abrir uma vantagem de 12 pontos caso vença o Cuiabá no próximo domingo.
Essa é a primeira vez que a "Geração 2019", composta por jogadores como Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta, Everton Ribeiro e outros, enfrenta um período sem títulos. Com esse talentoso grupo, o Flamengo conquistou 11 títulos nos últimos quatro anos, incluindo três Cariocas (2019, 2020 e 2021), duas Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2020). Agora, o clube revive um período sem títulos que não experimentava desde 2018.
Arrascaeta expressou bem o sentimento do grupo: "Nós sabemos que este ano tem sido muito frustrante para nós. Não estamos acostumados com isso. Estamos acostumados a levantar troféus, então este é um ano atípico, e precisamos manter a cabeça erguida", disse ele após a derrota na final da Copa do Brasil para o São Paulo no Morumbi. Nos 23 anos deste século até o momento, o Flamengo enfrentou um período semelhante ou maior de seca em apenas seis ocasiões (veja na lista abaixo).
A pior delas aconteceu entre os títulos do Carioca de 2014 e 2017, quando o clube ficou três anos e 24 dias sem conquistas. Da mesma forma, entre os Estaduais de 2001 e 2004, o Flamengo também enfrentou quase três temporadas de jejum, com um período de dois anos, nove meses e sete dias sem títulos. Atualmente, o Flamengo foi ultrapassado pelo Grêmio e saiu do G-4, pois a partida contra o Bragantino foi adiada.
O clube soma 50 pontos na tabela de classificação e corre o risco de terminar o domingo em sexto lugar caso o Athletico-PR vença o São Paulo na Ligga Arena. Em busca de uma vaga direta na Libertadores de 2024, o Rubro-Negro voltará a campo na quarta-feira, quando enfrentará o Santos às 20h (horário de Brasília) no Mané Garrincha, já que o Maracanã está cedido à Conmebol para a final da Libertadores.
Jogador de 28 anos, com contrato até 2027, desperta o interesse do clube turco após boa fase no Brasil e Mengão já recusou proposta de R$ 108 milhões
28 Out 2025 | 10:20 |
O atacante Pedro pode estar próximo de uma nova chance no futebol europeu. O Fenerbahçe, da Turquia, planeja uma investida pelo camisa 9 do Flamengo para a temporada de 2026. A informação foi divulgada pelo perfil especializado goalVentosports, que revelou que o clube turco já estuda valores capazes de convencer a diretoria rubro-negra a negociar o jogador.
Recentemente, o Mais Querido recusou uma proposta de 20 milhões de dólares (cerca de R$ 108 milhões) feita pelo Al-Rayyan, do Catar. Mesmo assim, a equipe europeia pretende formalizar uma nova oferta assim que a próxima janela de transferências for aberta.
Pedro, de 28 anos, vinha em grande fase na temporada até sofrer uma fratura no antebraço durante o primeiro jogo da semifinal da Libertadores. O lance aconteceu em uma disputa de bola com Bruno Zuculini, do Racing (ARG). Desde então, o atacante já ficou fora de uma partida e ainda é dúvida para o restante do ano.
Com contrato vigente até 2027, Pedro soma 150 gols, 39 assistências e 12 títulos conquistados pelo clube que sempre declarou ser torcedor. O atacante também foi convocado para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Com a vantagem mínima conquistada no jogo de ida por 1 a 0, o Flamengo tenta administrar a pressão argentina e confirmar a vaga na decisão da Libertadores. Mesmo sem dois dos principais atacantes, o time aposta na força coletiva para conquistar a vaga na final contra o Racing, nesta quarta-feira (29).
Delegação rubro-negra chegou a Buenos Aires nesta segunda-feira (27) e ficará hospedada no mesmo hotel utilizado nas quartas de final
27 Out 2025 | 21:26 |
O Flamengo desembarcou na Argentina nesta segunda-feira (27) para a disputa da partida decisiva contra o Racing, válida pela volta da semifinal da Copa Libertadores. O confronto está marcado para quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón, conhecido como “El Cilindro”, em Avellaneda.
O Rubro-Negro manteve o planejamento da fase anterior e ficará novamente hospedado no Sheraton Greenvile, hotel localizado a cerca de 30 minutos do estádio. A delegação utilizou o mesmo local quando enfrentou o Estudiantes, nas quartas de final da competição continental.
A estadia do Flamengo no Sheraton ocorre em um condomínio fechado, o que restringe o acesso de torcedores. A medida foi tomada para evitar tumultos e garantir privacidade total ao elenco antes da partida decisiva. Por esse motivo, os rubro-negros que viajaram à Argentina não puderam fazer a tradicional recepção com bandeiras e cantos.
O clube também busca reduzir o contato com torcedores adversários e preservar o ambiente interno antes do confronto. Segundo a programação, o último treino da equipe comandada por Filipe Luís será realizado nesta terça-feira (28), às 15h30, no CT do Defensa y Justicia, local já conhecido pelo elenco.
O Flamengo chega ao duelo decisivo com a vantagem de ter vencido o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0. Dessa forma, o time pode empatar para avançar à final. Caso o Racing devolva o placar, a vaga será definida nos pênaltis.
Recuperado de lesão no tornozelo, o zagueiro retorna ao time titular para o duelo decisivo na Argentina e Mengão também terá Pulgar e Carrascal à disposição
27 Out 2025 | 20:35 |
O Flamengo está pronto para o confronto decisivo contra o Racing (ARG), válido pelo jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores. A principal novidade entre os relacionados é o retorno do zagueiro Léo Ortiz, que ficou fora da primeira partida por conta de um estiramento no tornozelo direito.
O defensor não viajou para Fortaleza na rodada do Campeonato Brasileiro, justamente para acelerar o processo de recuperação e estar 100% fisicamente para o duelo na Argentina. A expectativa interna é que o jogador reassuma a titularidade e seja peça fundamental na estratégia defensiva do técnico Filipe Luís.
O problema físico de Léo Ortiz ocorreu no duelo direto contra o Palmeiras, disputado em 19 de outubro. O jogador iniciou a partida como titular, mas precisou ser substituído ainda no primeiro tempo, após sofrer uma entrada dura de um adversário.
Além de Léo Ortiz, a equipe rubro-negra contará com Erick Pulgar e Carrascal, que voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão automática por acúmulo de cartões amarelos na última rodada do Brasileirão. A presença dos dois jogadores reforça o meio-campo e amplia as opções táticas para Filipe Luís.
Com elenco praticamente completo, o time carioca chega à Argentina em vantagem, após vencer o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã. Assim, o Mengão pode até empatar no Estádio Presidente Perón, o tradicional El Cilindro, para garantir vaga na final da Libertadores.
A partida entre Racing e Flamengo está marcada para quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília). A expectativa é de casa cheia e clima intenso em Avellaneda. Com Léo Ortiz recuperado, Pulgar e Carrascal de volta, e vantagem no placar agregado, Filipe Luís poderá mandar um time mais diferente do que aquele que perdeu pro Fortaleza, pelo Brasileirão.