Futebol
25 Abr 2025 | 08:52 |
Capitão do time, com contrato renovado até 2030 e convocações para a seleção brasileira, Gerson nunca esteve com tanto moral no Flamengo. No entanto, o status não tem poupado o Coringa de críticas por seu papel no setor ofensivo rubro-negro.
Desde o ano passado, ele deixou de ser segundo volante para atuar mais à frente, como um “meia-ponta” pela direita. Apesar da força e da inteligência em campo, tem contribuído pouco quando o assunto é bola na rede. Nesta temporada, tem apenas um gol e duas assistências em 15 partidas disputadas.
No clássico contra o Vasco, no sábado passado, esteve no centro das críticas por perder três boas chances e mostrar lentidão para armar jogadas pelo seu lado. A constante necessidade de ajeitar a bola para o pé canhoto, o dominante, tem custado tempo e feito o time perder oportunidades.
Na terça-feira, contra a LDU, em nova atuação discreta, Gerson foi defendido pelo técnico Filipe Luís, que disse que o meia foi "sacrificado pela parte física". Essas são as duas amostras mais recentes do momento de pouca confiança de um jogador capaz de potencializar o dinamismo da equipe, principalmente em um time cujos pontas de origem são muito questionados por serem "arames lisos" e pouco goleadores.
A mudança de área de atuação de Gerson e a baixa contribuição em gols e assistências não foi muito sentida em 2024, pois Pedro concentrava a maior parte dos gols do Flamengo. Após o centroavante ter grave lesão, a equipe soube distribuí-los até o fim da temporada, mas as coisas mudaram este ano.
Desde março, quando foi disputada a fase final do Carioca e iniciaram-se Brasileirão e Libertadores, o rubro-negro só balançou as redes mais de duas vezes em uma partida na goleada por 6 a 0 sobre o Juventude.
O camisa 8, porém, não pode ser responsabilizado pelas carências do setor ofensivo. Enquanto Pedro se recondiciona, Juninho e Bruno Henrique não foram capazes de assumir o posto de referência do ataque. Pela esquerda, os reservas Michael e Cebolinha ainda não se mostraram jogadores confiáveis e não conseguem aproveitar as diversas oportunidades.
Mas Gerson também mexe com a configuração geral de Filipe Luís. A utilização unicamente pela direita faz com que Plata acabe centralizando para encontrar espaço, Luiz Araújo vire "homem de segundo tempo", e abra-se menos oportunidades a garotos pedidos pela torcida, como Matheus Gonçalves e Wallace Yan.
Ao mesmo tempo, a lacuna deixada por Gerson no meio permitiu que De La Cruz se consolidasse como segundo volante, formando dupla entrosada com Pulgar. A volta ao setor não parece ser a melhor solução.
Uma das melhores versões do meia apareceu em 2023, quando foi recontratado do Olympique de Marseille (França), onde atuava pela esquerda do ataque. Uma possibilidade que até pode ser considerada por Filipe, dada a dificuldade encontrada naquela faixa.
Jogar pelo lado do pé forte também pode fazer Gerson se tornar mais ágil nas finalizações e passes. Até o momento, porém, o Coringa passa longe de ser o jogador que teve sua melhor temporada no futebol brasileiro, com seis gols e 11 assistências em 60 partidas naquele ano.
Mengão recebe o Colorado no Maracanã e quer a vitória para se colocar em melhores condições no Brasileirão após derrota na estreia
04 Fev 2026 | 09:33 |
Após derrota para o Corinthians na Supercopa, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (04) para enfrentar o Internacional, em duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece às 19h (horário de Brasília), no Maracanã.
Para o confronto, o Flamengo tem dois desfalques confirmados. O volante Saúl segue fora por conta da recuperação de uma cirurgia no tornozelo, enquanto Jorginho cumpre suspensão após a expulsão na estreia do Brasileirão, diante do São Paulo.
A principal novidade é a presença de Lucas Paquetá entre os relacionados. O meia fica à disposição de Filipe Luís pela primeira vez no Campeonato Brasileiro e fará sua reestreia no Maracanã, agora diante da torcida rubro-negra. A expectativa fica para uma possível participação no time titular.
Do lado colorado, há apenas um desfalque confirmado. Alan Rodríguez permanece em processo de retreinamento físico após se recuperar de lesão e não enfrenta o Flamengo nesta rodada. A dúvida fica no gol, já que o titular Rochet vêm em má fase, mas o reserva é Anthoni, da base do clube, mas ainda sem muita experiência.
A partida desta quarta-feira (4) entre Flamengo e Internacional às 19h (de Brasília) no Maracanã terá transmissão exclusiva do Premiere, no sistema de pay-per-view. A cobertura completa do confronto ficará por conta do Gazeta do Urubu.
Mengão volta à campo nesta quarta-feira (4) diante do Colorado para se reestabelecer na temporada após sequência abaixo de resultados
04 Fev 2026 | 09:20 |
Em busca dos primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Internacional nesta quarta-feira (04), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. O confronto é válido pela segunda rodada da competição nacional, mas não será exibido em TV aberta.
O duelo entre Flamengo e Internacional terá transmissão exclusiva do Premiere, em pay-per-view, para todo o Brasil, além de cobertura completa do Gazeta do Urubu. Com isso, a TV Globo não vai passar o confronto na rede aberta.
O Rubro-Negro tenta reagir após uma sequência negativa de três derrotas consecutivas, somando compromissos por Brasileirão, Campeonato Carioca e Supercopa. Diante do momento de pressão, o técnico Filipe Luís deve mandar a campo força máxima para tentar interromper a fase instável.
A formação mais provável conta com: Rossi; Varela, Vitão, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta; Lucas Paquetá (Carrascal), Everton Cebolinha e Pedro.
Pelo lado do Internacional, a principal indefinição está no gol. O técnico Paulo Pezzolano avalia a disputa entre Rochet e Anthoni. Embora o uruguaio seja o titular, o momento recente não é positivo, enquanto o jovem formado na base colorada ganhou destaque no Campeonato Gaúcho.
O provável time tem: Rochet (Anthoni); Bruno Gomes, Félix Torres (Victor Gabriel), Mercado e Bernabei; Ronaldo, Paulinho; Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Borré.
O Flamengo chega pressionado após perder o título da Supercopa para o Corinthians e estrear no Campeonato Brasileiro com derrota diante do São Paulo. Assim, o duelo no Maracanã surge como uma oportunidade clara de virada de chave neste início de temporada e de retomada da confiança junto à torcida.
Mengão recebe o Colorado nesta quarta-feira (4) pela 2ª rodada do Brasileirão e Filipe Luís quer reverter sequência abaixo de resultados
04 Fev 2026 | 08:59 |
Após a derrota na Supercopa do Brasil, o Flamengo tenta reagir e reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será diante do Internacional, nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada da competição. Para o confronto, o técnico Filipe Luís terá praticamente todo o elenco à disposição, com apenas duas ausências confirmadas no meio-campo.
A provável equipe rubro-negra para o duelo tem: Rossi; Royal (Varela), Vitão (Léo Ortiz), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo e Carrascal; Plata, Cebolinha (Arrascaeta) e Pedro.
O volante Saúl segue fora de combate por conta da recuperação de uma cirurgia no calcanhar esquerdo. O espanhol passou pelo procedimento no dia 9 de janeiro e ainda tem entre dois e três meses de recuperação pela frente. Já Jorginho está suspenso após a expulsão na estreia do Brasileirão, contra o São Paulo, no Morumbis, e também não estará à disposição da comissão técnica.
A grande expectativa da torcida é o reencontro com Lucas Paquetá no Maracanã. O meia revelou, na última segunda-feira, que fez todos os esforços possíveis para estar disponível na decisão da Supercopa, mesmo após um mês sem atuar e com apenas dois treinamentos realizados. Agora, o jogador busca recuperar o melhor nível físico para brigar por uma vaga entre os titulares nas próximas partidas.
Sem pontuar na primeira rodada, o Flamengo ocupa atualmente a 12ª colocação do Campeonato Brasileiro. O duelo contra o Internacional marca a estreia da equipe no Maracanã nesta edição do torneio e é visto como oportunidade de iniciar uma recuperação na competição.