Logotipo Gazeta do Urubu
pt-br
Futebol

JA ERA HORA! UNIFORMIZAÇÃO DE CRITÉRIOS DO VAR SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO NO RIO DE JANEIRO

Fifa, Conmebol e Concacaf enviaram instrutores de Arbitragem para o evento

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

Instrutores de arbitragem da Fifa e de federações filiadas à Conmebol e à Concacaf participam no Rio, de hoje, quarta-feira (5), até amanhã, de um encontro para discutir a uniformização dos critérios utilizados pelo VAR. Eles estão reunidos no Hotel Hilton, na Barra da Tijuca.

A partir da exposição de situações de jogo, analisam qual deveria ser o melhor caminho adotado pelo árbitro de vídeo. É o segundo evento para tratar no tema realizado na América do Sul, sempre com chancela da Fifa. O primeiro foi em 2022, no Paraguai.


“O evento trata da uniformização de conceitos e considerações que devem pontuar a relação do árbitro de vídeo (VAR) com o árbitro de campo e dá consistência às instruções que vão ser passadas para esses árbitros. A Fifa leva esse encontro para todos os continentes e a expectativa nossa é que ele seja anual”, disse Mike Van Der Roest, gerente VAR da Fifa.


Ele afirmou que a dinâmica do futebol tem sua dose de subjetividade, mas que existem situações que necessitam dos recursos de ponta, a fim de corrigir eventuais falhas.

“O futebol tem sua parte interpretativa, mas não pode ser assim quando se discute se um lance se deu dentro ou fora da área, se a bola entrou ou não, se saiu pela linha de fundo ou não antes da validação de um gol, etc. Temos os recursos tecnológicos que podem ser utilizados também para as decisões interpretativas e, claro, que são recorrentes para os lances factuais”, comentou.


Roest acrescentou que esses eventos de uniformização do VAR têm dado bons resultados, o que já pode ser comprovado em várias competições organizadas pela Fifa.

Um dos representantes da Comissão de Arbitragem da CBF no encontro, Péricles Bassols endossou as palavras de Roest.

“É um evento muito importante, com o objetivo dessa uniformização. São debates ricos e esclarecedores, sempre com a finalidade de deixar o futebol mais justo e dinâmico”, disse.

Além de Bassols, integram o grupo da CBF no evento os ex-árbitros Rodrigo Joia, Giulliano Bozzano e Emerson Carvalho, que representava oficialmente a presidência da CBF, e nomes como os do colombiano Oscar Ruiz e do argentino Hernan Maidana.


Futebol

TITE FALA SOBRE CRESCIMENTO DE WESLEY NO FLAMENGO: "MOSTRAMOS O CAMINHO CERTO"

O atleta vem fazendo boas atuações com a camisa do Mais Querido

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Fla-Flu deste domingo (23) foi marcado por um amplo domínio do Flamengo, mas não deixou de ser emocionante até o final. Após desperdiçar várias oportunidades, o time comandado por Tite garantiu a vitória por 1 a 0 aos 40 minutos da segunda etapa, com um gol que aprofundou a crise do Fluminense no Campeonato Brasileiro.

Com apenas seis pontos em 11 jogos, o time de Fernando Diniz ocupa a lanterna da competição. Após a partida, Tite destacou o crescimento do lateral Wesley, que vinha sendo criticado, mas tem mostrado evolução e bom desempenho nas últimas partidas.


"É difícil individualizar, mas é importante destacar. Poderíamos falar de diversos atletas. Não escondemos quando o atleta erra, mostramos o caminho certo. Ninguém passa a mão, principalmente nos jovens. Como professor e avô, acredito que a educação é a melhor forma de ensinar. Uma das coisas que mais me orgulho é da educação e respeito", afirmou o treinador.



SITUAÇÃO NO BRASILEIRÃO

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 24 pontos, garantindo a liderança da Série A do Brasileirão por mais uma rodada. O Fluminense, que teve apenas uma finalização no clássico, segue na lanterna e enfrenta uma fase difícil sob o comando de Diniz.


PRÓXIMOS DESAFIOS

Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Juventude fora de casa, buscando consolidar ainda mais sua liderança. Enquanto isso, o Fluminense receberá o Vitória no Maracanã, em um confronto crucial para tentar reverter a sequência negativa e buscar uma recuperação no campeonato.


Futebol

DAVID LUIZ SAI DO CLÁSSICO COM DORES NO JOELHO E PREOCUPA PARA O CONFRONTO DIANTE DO JUVENTUDE

Zagueiro foi substituído por Léo Pereira no intervalo do Fla x Flu

Reprodução
Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Flamengo ganhou mais um problema médico neste domingo. O clube informou em suas redes sociais que David Luiz sentiu um problema no joelho direito durante o primeiro tempo do clássico contra o Fluminense e por isso foi substituído por Léo Pereira no intervalo.

David Luiz vem sendo titular da zaga rubro-negra nos últimos jogos e inclusive fez dois gols. Nos minutos finais do primeiro tempo do Fla-Flu, ele se envolveu em algumas disputas de corpo com Ganso na área e acabou levando um cartão amarelo junto com o meia tricolor. No segundo tempo, ele ficou no banco com gelo no joelho.


O Flamengo, que vem jogando desfalcado por cinco jogadores que estão na Copa América (Arrascaeta, De la Cruz, Varela, Viña e Pulgar), tem encontrado dificuldade para conseguir esvaziar o seu departamento médico. Allan e Ayrton Lucas voltaram no último jogo contra o Bahia após se recuperarem de lesões, mas ainda estão lá Igor Jesus (tornozelo esquerdo) e Cebolinha (quadril).


Com a vitória diante do tricolor carioca, o Flamengo chega a 24 pontos e continua liderando o Brasileirão. Logo atrás está o Bahia com 21, Palmeiras (que ainda joga na rodada) com 20 e Botafogo também com 20 pontos, fechando o G4.

O próximo compromisso dos comandados de Tite, é também pelo Brasileiro. Nesse sentido, o Flamengo encara o Juventude, fora de casa, na próxima quarta-feira (26), às 20h.




Futebol

ATENÇÃO, FLAMENGO! ATHLETICO-PR FORMALIZARÁ RECLAMAÇÃO DE ARBITRAGEM DO JOGO CONTRA O MAIS QUERIDO JUNTO À CBF

A equipe paranaense relata que Anderson Daronco não respeitou os acréscimos dados

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Athletico-PR e Flamengo ficaram apenas no empate em 1 a 1 neste último domingo (16). O jogo contou com muitas falhas da arbitragem e com isso a equipe paranaense definiu que formalizará uma reclamação dos árbitros junto à CBF.

A ideia da equipe paranaense é enviar um ofício para a CBF e a comissão de arbitragem da entidade para apontar os "erros" de Anderson Daronco. Isso porque, o juiz comandou a equipe de arbitragem no jogo contra o Mais Querido.

QUEIXA DO ATHLETICO-PR

A principal queixa do time de Curitiba está relacionada aos acréscimos do jogo com o Mais Querido. A equipe paranaense alega que o árbitro deixou a partida seguir mesmo com o tempo esgotado. Anderson Daronco, no entanto, afirmou dentro de campo que ainda havia minutos a serem jogados.

GOL DO FLAMENGO NOS ACRÉSCIMOS

Ao todo, Anderson Daronco deu oito minutos de acréscimos, e o escanteio que ocasionou o gol do Mais Querido aconteceu aos 52:58. Ou seja, o Rubro-Negro tinha o direito de cobrar. Na ocasião, Luiz Araújo cruzou e Evertton Araújo balançou as redes para o Flamengo empatar o jogo.

FOCO NO PRÓXIMO CONFRONTO

Assim, após o empate com o Athletico-PR, o elenco do Mais Querido foca na partida contra o Bahia. O Rubro-Negro volta a campo nesta quinta-feira (20), no Maracanã, às 20h. O jogo será válido pela décima rodada do Brasileirão.




envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Futebol

COM 9 JOGOS INVICTO, TITE FALA SOBRE O 'SEGREDO' DO FLAMENGO: "SE GOSTAM E TEM RESPEITO"

 

Icon Comentário0
Futebol

COM GOL DE PÊNALTI, PEDRO ALCANÇA GRANDE FEITO NA TEMPORADA PELO FLAMENGO - CONFIRA

 

Icon Comentário0
Futebol

QUE MORAL! PEDRO ULTRAPASSA ADÍLIO E FICA PRÓXIMO DO TOP 10 DE ARTILHEIROS NA HISTÓRIA DO FLAMENGO

 

Icon Comentário0