
Futebol
|
Clube com mais jogadores convocados no Brasil, o Flamengo terá grande prejuízo nas próximas semanas com a disputa da Copa América. Arrascaeta, De la Cruz, Erick Pulgar, Varela e Viña, quatro titulares absolutos e um lateral-esquerdo que vinha flertando com a vaga no time principal por suas ótimas atuações, vão desfarcar o Rubro-Negro por até nove rodadas do Campeonato Brasileiro. E esse número ainda deve subir no segundo semestre.
OBS: Para não atrasar a Série A, a CBF vai usar as Datas Fifa (de setembro e outubro) para recuperar os jogos adiados em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul. Duas rodadas foram empurradas para a frente, e a tendência é que o Flamengo jogue contra o Atlético-MG na 33ª rodada em uma Data Fifa.
Além disso, caso o Internacional se classifique para os playoffs da Sul-Americana, deve ser outro adversário que o Rubro-Negro terá que enfrentar sem os seus jogadores de seleção.
Atualmente na liderança do Campeonato Brasileiro com 14 pontos, o Flamengo teme reviver o drama que passou em 2021. No ano da última Copa América, o Rubro-Negro buscava um inédito tricampeonato nacional seguido e o nono de sua história, mas viu os muitos desfalques (entre lesões e convocação) atrapalharem as suas chances de título. Considerando só os jogadores nas seleções, o clube disputou 14 rodadas daquela edição sem ao menos um de seus selecionáveis.
Em 2021, Copa América foi o que mais pesou
Como o calendário daquele ano começou só em março em função da paralisação da pandemia da Covid-19 na temporada anterior, a Copa América começou quase simultaneamente ao Campeonato Brasileiro. Seu início foi junto da terceira rodada, e o Flamengo na época, atual bicampeão, havia estreado com vitória sobre o Palmeiras e teve a segunda partida, contra o Grêmio, adiada.
Entre a terceira e a 10ª rodada, o Rubro-Negro teve mais um jogo adiado, contra o Athletico-PR, e disputou sete partidas durante a Copa América, quando Gabigol e Everton Ribeiro estavam na seleção brasileira, enquanto Arrascaeta e Isla, na uruguaia e chilena, respectivamente. O Flamengo venceu o América-MG (2 a 0 no Maracanã); perdeu do Bragantino (3 a 2 no Maracanã); ganhou do Fortaleza (2 a 1 no Maracanã); foi derrotado pelo Juventude (1 a 0 no Alfredo Jaconi); bateu o Cuiabá (2 a 0 na Arena Pantanal); e perdeu do Fluminense (1 a 0 na Neo Química Arena) e do Atlético-MG (2 a 1 no Mineirão).
Sem os seus selecionáveis, o Flamengo teve só 42,8% de aproveitamento e entrou em crise, o que o fez demitir o técnico Rogério Ceni e contratar Renato Gaúcho. Na abertura da 11ª rodada, o Rubro-Negro ainda tinha dois jogos a menos e era o 12º colocado com 12 pontos, 10 atrás do líder Palmeiras.
Meia era tido como uma das principais promessas do Mengão nos últimos anos, mas não se firmou no futebol europeu; gigante paulista também fez consulta
|
Jogador do Real Madrid, que atualmente atua por empréstimo no Granada, clube da segunda divisão espanhola, Reinier, ex-Flamengo, não conseguiu se firmar no futebol europeu e, após seis temporadas, pode estar a caminho de um retorno ao Brasil para reforçar um rival do Mais Querido.
Segundo informações apuradas pelo Gazeta do Urubu, o Botafogo entrou em contato com o Real Madrid para entender a situação de Reinier. O meia de 23 anos está emprestado ao Granada e não é considerado um titular absoluto do clube Granadinista. O jogador atuou em 23 partidas pela segunda divisão espanhola e foi titular em 14 oportunidades, marcando apenas um gol e contribuindo com quatro assistências.
No início da temporada 2024/25, Reinier esteve na mira do Norwich, da Inglaterra, para um empréstimo com obrigação de compra, mas as condições impostas pelo Real Madrid afastaram a possibilidade do acordo ser fechado. Segundo apuração, o Corinthians seria outra equipe interessada em contar com o meia.
Cria das categorias de base do Flamengo, Renier subiu ao profissional do clube cercado de expectativas. O meia havia sido eleito o melhor jogador sub-17 do mundo e subiu ao profissional em 2019 com o técnico Jorge Jesus, que utilizava o jogador com frequência como um 12º jogador do elenco.
Após grandes atuações pelo Mengão, o jovem foi vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros (R$ 136 milhões, à época) no início de 2020. Após uma pré-temporada e atuações pelo Castilla, equipe de base madridista, Reinier foi emprestado sequencialmente para o Borussia Dortmund, Girona (ESP), Frosinone (ITA) e Granada (ESP).
A entidade Sul-Americana divulgou o quadro de profissionais que ficarão responsáveis por apitar o confronto entre as equipes no Equador
|
O Flamengo volta a campo pela Libertadores somente na próxima terça-feira (22), em confronto válido pela terceira rodada da fase de grupos, contra a LDU, em Quito. No entanto, a Conmebol já definiu a equipe de arbitragem que será responsável pela partida.
Desse modo, a Conmebol definiu que o confronto terá arbitragem paraguaia, de Derlis López. O juiz de 36 anos apitará a partida do Flamengo pela primeira vez na carreira. Além disso, ele contará com a companhia do chileno Juan Lara, responsável pelo VAR. Porém, a entidade ainda não divulgou a escala de bandeirinhas e quarto árbitro.
Derlis apita partidas da Libertadores desde 2021. Na atual edição da competição, o jogo entre LDU x Flamengo na próxima terça-feira (22) será o terceiro. Isso porque, o profissional já esteve à frente de Independiente Santa Fe (COL) 2 x 1 Deportes Iquique (CHI), pela fase preliminar, e Estudiantes (ARG) 1 x 2 Universidad de Chile (CHI), na fase de grupos.
Em três confrontos de Libertadores, Delis López aplicou 22 cartões amarelos. Porém, até o momento, o árbitro ainda não expulsou nenhum atleta. Além disso, o chileno anotou um pênalti. Vale também destacar que o Flamengo será o segundo clube brasileiro no currículo do árbitro. Isso porque, em 2022, ele apitou o jogo entre Palmeiras e Independiente Petrolero (BOL).
Enquanto a partida contra a LDU não chega, o elenco do Flamengo foca no próximo compromisso da semana. Isso porque, o Rubro-Negro encara o Juventude, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (16), no Maracanã, às 21h30.
Mengão tem início de temporada animador para sua torcida, mas comunicador afirma que flamenguistas querem encontrar coisas para reclamar
|
O Flamengo iniciou a temporada com o pé direito. Com futebol empolgante e três títulos já conquistados, o clima na Gávea é de otimismo. No entanto, para o influenciador vascaíno Casimiro Miguel, toda essa fase positiva costuma vir acompanhada de um comportamento curioso por parte do clube.
O flamenguista não quer a solução. O flamenguista quer o problema".
Durante uma live na Cazé TV, o streamer comentou sobre o momento do Rubro-Negro e disse que, mesmo quando tudo vai bem, o próprio Flamengo costuma criar obstáculos.
“Você, rival do Flamengo, assim como eu, quando tu olha pro Flamengo e fala assim, por exemplo, esse ano: 'Os caras vão ganhar tudo. Tudo muito certinho'. Alguma coisa dentro de você fala assim: calma, que o próprio Flamengo vai arrumar um problema”, afirmou Casimiro, arrancando risos dos fãs.
Segundo ele, a cultura rubro-negra parece estar ligada à polêmica. O Flamengo, na visão do influenciador, vive em constante necessidade de um “drama”.
“Parece que o Flamengo precisa também do problema. O Flamengo não gosta da solução. O flamenguista não quer a solução. O flamenguista quer o problema. Porque se a semana for muito maneira, muito maravilhosa... Tá errada. Ele quer discutir alguma coisa. Se tá bom, ele fala assim: O Arrascaeta é bom, mas sabe quem era bom mesmo? O Arrascaeta de 2019. Esse cara era bom”, definiu o comunicador.
Se fora de campo Casimiro confia na autossabotagem rubro-negra, dentro das quatro linhas o Vasco, seu time do coração, não conseguiu atrapalhar o rival até aqui.
Em três clássicos disputados pelo Carioca 2024, o Flamengo levou a melhor em todos. Na fase de grupos, vitória por 2 a 0, com gols de Bruno Henrique e Cebolinha. Nas semifinais, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 no jogo de ida e confirmou a vaga na final ao bater o rival por 2 a 1 no Maracanã.
O retrospecto recente é mais um sinal da fase sólida do time comandado por Filipe Luís, mesmo que, como diz Casimiro, o “caos” esteja sempre à espreita na Gávea.