
Futebol
|
Depois de Juninho e Danilo, o Flamengo oficializou o terceiro nome para a temporada 2025. Trata-se de Jorginho, que retorna ao futebol brasileiro após uma trajetória consolidada no Velho Continente. Natural de Imbituba, Santa Catarina, o meio-campista construiu sua carreira com destaque em clubes como Napoli, Chelsea e Arsenal, além de defender a Seleção Italiana.
Em sua primeira entrevista como atleta rubro-negro, Jorginho adotou um discurso direto, sem frases de efeito, mas com emoção na medida. E logo de cara tratou de afastar qualquer ideia de peso por vestir a camisa de um dos maiores clubes do país. Escolhido para vestir a camisa 21, Jorginho demonstra empolgação com o desafio de iniciar um novo capítulo da carreira, veja abaixo:
Jorginho sobre sua chegada ao Flamengo: "Não vejo como pressão, e sim motivação"
A escolha pelo Flamengo foi descrita como uma combinação de "clube certo e momento certo", veja: "Não vejo como pressão, e sim motivação. Motivação de jogar mais ainda, ganhar muitos jogos, títulos e poder deixar meu legado aqui. Cada time que eu passei, deixei uma marca. Espero fazer de tudo para que isso aconteça aqui também — declarou.
O volante, que desembarcou no Rio de Janeiro sob clima amistoso com torcedores no aeroporto, teve recepção calorosa também no CT. A integração com o elenco e a estrutura de trabalho do clube chamaram atenção do jogador logo nos primeiros momentos. Eu saí daqui muito jovem, passei mais da metade da minha vida na Europa, tive uma longa trajetória lá e agora tenho muita vontade, muita motivação.
Aos 33 anos, Jorginho chega ao Flamengo com a missão de agregar qualidade, experiência e leitura tática ao meio de campo rubro-negro, setor que deve passar por reformulações na janela de transferências. Com características de primeiro e segundo volante, ele amplia o leque de opções para o técnico Filipe Luís.
Time inglês domina na maior parte do jogo, mas cai de rendimento no segundo tempo e mostra que pode não ser o bicho papão que se esperava
|
Deu a lógica. O Chelsea confirmou seu favoritismo diante do Los Angeles FC e venceu por 2 a 0, em jogo válido pelo Grupo D, o mesmo do Flamengo. O que chamou a atenção, contudo, foi a estreia morna dos ingleses, que chegaram a passar por alguns momentos de sufoco, apesar da grande diferença de nível técnico para o time da MLS, a liga de futebol dos EUA.
Por estreia morna, entenda-se: o Chelsea ditou o ritmo do jogo na maior parte do tempo e criou muitas chances. Mas, apesar da maior força técnica e econômica -- com um investimento de 281 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão) em reforços só na última temporada --, esteve longe de vencer com conforto.
No primeiro tempo, até se viu um domínio maior do Chelsea, que finalizou nove vezes contra apenas uma do rival. Os time do tecnico Enzo Maresca atacou num 3-2-5, empurrando o LAFC contra sua própria área. Rodou a bola em busca de espaço, o que achou mais pela direita. Foi dali que, aos 33, saiu a jogada do primeiro gol, de Pedro Neto, um dos melhores em campo.
Só que o cenário mudou na etapa final. Muito reativo e lento no começo da partida, o time americano mudou de postura. Passou a pressionar mais a saída do Chelsea e a apostar tanto nas jogadas de velocidade pela direita quanto nas bolas longas. Tirou o adversário da zona de conforto e o pegou desprevenido em diversos momentos. O número de finalizações reflete esta diferença: foram oito para os ingleses e seis para o Los Angeles.
O empate poderia ter até saído logo aos 10 do segundo tempo, quando Bouanga ganhou no corpo da marcação de Pedro Neto e obrigou o gleiro Sanchez a fazer grande defesa. Mas a superioridade técnica individual dos jogadores acabou pesando, e, aos 35, o argentino Enzo Fernandes dominou bola cruzada dentro da área e concluiu a gol.
O próximo compromisso do Chelsea é justamente contra Flamengo, na próxima sexta-feira. No mesmo dia, o LAFC vai enfrentar o Espérance, da Tunísia.
A entidade máxima do futebol divulgou nesta segunda-feira (16) a tabela detalhada dos confrontos no mata-mata da competição; o Mais Querido encara o Atlético-MG
|
Enquanto o Flamengo está focado na estreia no Mundial de Clubes, a CBF definiu nesta segunda-feira (16) as datas e horários dos jogos das oitavas de final da Copa do Brasil. Assim, os confrontos serão disputados entre os dias 29 de julho e 7 de agosto. Vale lembrar que o Mais Querido encara o Atlético-MG.
Terça-feira, 29 de julho
19h Botafogo x Bragantino, no Nilton Santos (Sportv e Premiere)
Quarta-feira, 30 de julho
19h CSA x Vasco, no Rei Pelé (Sportv e Premiere)
19h30 Bahia x Retrô, na Fonte Nova (Prime Video)
19h30 Cruzeiro x CRB, no Mineirão (Prime Video)
21h30 Inter x Fluminense, no Beira-Rio (Globo, Sportv, Prime Video e Premiere)
21h30 Corinthians x Palmeiras, na Neo Química Arena (Globo, Sportv, Prime Video e Premiere)
Quinta-feira, 31 de julho
19h30 São Paulo x Athletico-PR, no Morumbis (Prime Video)
21h30 Flamengo x Atlético-MG, no Maracanã (Sportv e Premiere)
DATAS DOS JOGOS DE VOLTA
Terça-feira, 5 de agosto
19h30 Retrô x Bahia, na Arena Pernambuco (Prime Video)
21h30 Vasco x CSA, em São Januário (Sportv e Premiere)
Quarta-feira, 6 de agosto
19h Bragantino x Botafogo, no Cícero Souza Marques (Sportv e Premiere)
19h30 Athletico-PR x São Paulo, na Ligga Arena (Prime Video)
21h30 Atlético-MG x Flamengo, na Arena MRV (Sportv e Premiere)
Quinta-feira, 7 de agosto
19h30 CRB x Cruzeiro, no Rei Pelé (Prime Video
21h30 Fluminense x Inter, no Maracanã (Globo, Sportv, Prime Video e Premiere)
21h30 Palmeiras x Corinthians, no Allianz Parque (Globo, Sportv, Prime Video e Premiere)
Assim, com as datas dos jogos de ida e volta já definidos nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Flamengo foca as atenções no Mundial de Clubes. O Rubro-Negro estreia nesta segunda-feira (16) no torneio, contra o Espérance (TUN), às 22h (horário de Brasília).
Ex-árbitro destaca postura respeitosa de ex-atacante do Mengão em 2009 e revela episódio curioso com goleiro reserva durante sua carreira no futebol
|
Aposentado dos gramados, Adriano Imperador continua recebendo reconhecimento por sua conduta durante a carreira. Desta vez, o elogio veio do ex-árbitro Marcelo de Lima Henrique, que, ao relembrar momentos marcantes de sua trajetória no futebol, destacou a postura tranquila do ex-atacante, principalmente durante sua volta ao Flamengo em 2009.
Em conversa com o influenciador João Mércio, durante um evento, Marcelo participou de um jogo de perguntas e respostas em que classificou diversos atletas com quem teve contato nos gramados. Entre as categorias mencionadas — como o jogador “mais chato”, “mais brabo” e o autor do “gol mais bonito”.
Marcelo de Lima fala sobre Adriano no Flamengo: "De ‘boaça"
O ex-árbitro também foi questionado sobre os atletas mais tranquilos com quem atuou. “Eu apitei jogo do Romário, no final da carreira dele. [Foi] de boa. Adriano Imperador, quando voltou para o Flamengo, de ‘boaça’. Só faziam gols, esses caras”, relatou Marcelo.
Além dos elogios aos grandes nomes do futebol brasileiro, Marcelo também compartilhou um episódio curioso de sua carreira. Segundo ele, embora tenha se controlado em diversos momentos de tensão, houve uma ocasião em que quase perdeu a calma, após ser provocado por um atleta que sequer estava jogando.
“Quando eu apitei o jogo bem para caramba e veio um goleiro: ‘Professor, você é muito ruim’. Eu falei: ‘Cara, você tá no banco e eu apitei, estou em campo. E você me chama de ruim? Ruim é você”, disparou Marcelo, em tom bem-humorado.
Ao fim da conversa, Marcelo de Lima Henrique deixou um recado para os torcedores que acompanham o futebol brasileiro com paixão. Ele ressaltou que, apesar dos xingamentos fazerem parte do ambiente competitivo, é fundamental lembrar que os profissionais envolvidos também são seres humanos.
“Continuem torcendo, xingando, se emocionando. Vocês fazem futebol. Mas aqui tem uma pessoa de bem. Um ser humano que ama o futebol, ama o que faz. Então, continuem assim. Dentro de campo, não tem problema nenhum. Fora de campo é respeito mútuo, porque nós somos seres humanos também”, finalizou.