
Futebol de Base
Flamengo negocia lateral-esquerdo com o Athletico-PR, na Série B
02 Set 2025 | 09:07
Futebol de Base
10 Fev 2025 | 10:13 |
O diretor técnico do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista à CNN neste domingo (9), refletindo sobre seu primeiro mês à frente do futebol rubro-negro. Durante a conversa, o dirigente português abordou diversos objetivos para sua gestão, com destaque para um aspecto que marcou sua trajetória no futebol: o trabalho com jovens talentos das categorias de base.
Com passagens pelo Benfica e Shakhtar como chefe de scouting, Boto se consolidou em clubes conhecidos por investir em promessas e abrir portas para brasileiros no futebol europeu. No Shakhtar, em especial, sua relação com atletas do Brasil se fortaleceu ainda mais, ampliando seu conhecimento do mercado nacional.
“Quando fui para o Shakhtar, havia uma geração de brasileiros que já estava acabando [por conta da idade e do rendimento]. A minha missão era a renovação do elenco e como o dono do clube tinha uma paixão enorme por jogadores brasileiros, essa paixão levou o Shakhtar a criar uma marca aqui no Brasil. Ou seja, para nós era fácil chegar aqui e recrutar jogadores de sub-20, da Seleção Brasileira. “Aqui no Brasil, eles iam porque o Shakhtar havia lançado muitos jogadores importantes, como o Fernandinho, Alex Teixeira, Willian, o Bernard...”, iniciou o dirigente no "CNN Esportes S/A".
Seus trabalhos anteriores foram caracterizados pela descoberta e desenvolvimento de jogadores ainda muito jovens, que, além de trazerem retorno técnico, também representaram grandes oportunidades financeiras para os clubes. Agora, à frente do Flamengo, Boto pretende manter essa filosofia. Para ele, a idade dos reforços pouco importa, desde que o atleta se encaixe no sistema de jogo proposto pelo treinador.
“Isso é uma das minhas características, de lançar sempre muitos jovens. Para mim, no futebol não há idade, há qualidade. O jogador pode ter 30 anos, 35 e ter muita qualidade, mas também pode ter 18 a 19 anos e ter muita qualidade. A minha experiência em clubes como o Benfica, como o Shakhtar, onde nós vínhamos buscar aqui na América do Sul muitos jogadores que eram desconhecidos e depois se tornaram grandes jogadores mundialmente”, disse José Boto.
Falta de oportunidades para jovens no futebol brasileiro
O dirigente também levantou um questionamento sobre a falta de espaço para jovens promessas nos clubes do Brasil. Muitos talentos que se destacam na Europa sequer tiveram oportunidades reais nos times que os formaram. Boto indaga por que essas joias são frequentemente preteridas, mesmo quando, em questão de meses, já estão atuando na Champions League.
“Isso me leva sempre a uma pergunta: por que um jogador que está no Brasil, que os clubes conhecem, têm-no em casa, não apostam nele? Talvez pensem que por conta da idade não estão prontos para jogar, mas estão prontos para jogar a Champions League. Quando eu digo Champions League, o Shakhtar naquele tempo ganhou do Real Madrid, do Inter de Milão com esses mesmos jovens que meses antes não tinham minutos aqui na série A do Campeonato Brasileiro”, concluiu o diretor.
Mengão segue a reformulação nas categorias de base e fechou com arqueiro de 1,94m de altura, mesmo com apenas 15 anos de idade
06 Set 2025 | 19:00 |
O Flamengo acertou a contratação do goleiro Nicolas, de apenas 15 anos, que defendia o Avaí. Nascido em fevereiro de 2010, o jovem arqueiro tem 1,94m de altura e projeção de crescimento que pode chegar a 1,97m. Segundo informações do perfil FlaZoeiro, o Rubro-Negro adquiriu 10% dos direitos econômicos do atleta, com opção de compra de até 70% no total. Os valores da negociação não foram divulgados.
Nicolas assinou contrato de formação com o Flamengo válido até dezembro de 2027 e reforçará o time sub-15. O goleiro chamou atenção da equipe de captação rubro-negra pelo desempenho técnico e físico que apresentou nas categorias de base do Avaí.
Vivendo um momento de reformulação, o Flamengo segue ativo no mercado das divisões de base. Recentemente, o clube se consagrou bicampeão mundial sub-20, em vitória histórica sobre o Barcelona, e já promove mudanças importantes nos elencos.
Entre as saídas, o meia Lorran foi negociado com o Pisa (ITA), enquanto Matheus Gonçalves fechou com o Al-Ahli (SAU). Já nas chegadas, o Mais Querido contratou o atacante Guilherme Barbosa, ex-Internacional, e o volante Kaio Júnior, que estava no Juventude após passagem pelo Vasco.
Além de Nícolas, o clube acertou, ainda, a contratação do meia Marcelo Portela, destaque do Botafogo, para reforçar o time sub-15. O garoto ficou conhecido após um lance que viralizou na internet, quando aplicou um drible desconcertante em Vini Jr, deixando o craque do Real Madrid sentado no chão.
Mengão segue ativo para trazer reforços para às categorias de base e acertou com jogador que protagonizou lance com o craque do Real Madrid
06 Set 2025 | 10:00 |
O Flamengo segue reformulando suas categorias de base e confirmou mais uma novidade no mercado. O clube acertou a contratação do meia Marcelo Portela, destaque do Botafogo, para reforçar o time sub-15. O garoto ficou conhecido após um lance que viralizou na internet, quando aplicou um drible desconcertante em Vini Jr, deixando o craque do Real Madrid sentado no chão.
O episódio aconteceu em julho de 2024, durante um jogo de futsal no Canto do Rio, em Niterói, local onde Vini deu os primeiros passos no futebol aos sete anos. Na ocasião, Marcelo Portela não apenas superou o melhor do mundo de 2024, como também marcou o gol na sequência da jogada.
Apesar do drible, Vini levou tudo na esportiva: riu do lance, cumprimentou o jovem talento e até posou para fotos com ele após a partida. A informação sobre a nova contratação rubro-negra foi divulgada inicialmente pelas páginas FlaZoeiro e FlaBase.
Por ter nascido em 2010 e ainda não ter idade para assinar vínculo profissional, Marcelo Portela firmou um contrato de formação com o Flamengo. O acordo também prevê divisão de direitos com o Botafogo, seu clube anterior.
Enquanto vê o lance com Marcelo Portela seguir repercutindo, Vini Jr curte dias de descanso. Suspenso do jogo contra o Chile e não convocado por Carlo Ancelotti, o atacante aproveitou a folga para relaxar em Marbella, na Espanha, onde foi visto passeando de iate.
Mesmo com o título conquistado em cima do Barcelona no Maracanã há duas semanas, Mengão segue fazendo uma ‘limpa’ na base
03 Set 2025 | 15:00 |
O time sub-20 do Flamengo conquistou o bicampeonato do Mundial de Clubes da categoria no dia 23 de agosto, ao superar o Barcelona (ESP) nos pênaltis. Logo após o título, a diretoria iniciou uma ampla reformulação no elenco de juniores, que já resultou na saída de mais de 20 jogadores.
De acordo com informações do YouTuber Flazoeiro em parceria com a Flabase, 23 atletas deixaram o clube nos últimos meses. Como parte das negociações envolve cláusulas de compra, o Flamengo pode faturar mais de R$ 100 milhões caso as equipes optem por permanecer com os jogadores.
Os nomes de maior destaque entre os que se despediram foram Lorran e Matheus Gonçalves, considerados grandes promessas das categorias de base rubro-negras e que chegaram a atuar no time principal comandado por Filipe Luís.
O Flamengo também registrou saídas importantes no time profissional. O Zenit (RUS) pagou a multa rescisória de Gerson, desembolsando 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) à vista. Além disso, Wesley foi negociado com a Roma (ITA) por 25 milhões de euros e Victor Hugo acertou empréstimo ao Santos, válido até julho de 2026.