
Futebol de Base
Copa Rio sub-20: Flamengo e Nova Iguaçu fazem partida fraca e ficam no empate sem gols
Futebol de Base
|
O diretor técnico do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista à CNN neste domingo (9), refletindo sobre seu primeiro mês à frente do futebol rubro-negro. Durante a conversa, o dirigente português abordou diversos objetivos para sua gestão, com destaque para um aspecto que marcou sua trajetória no futebol: o trabalho com jovens talentos das categorias de base.
Com passagens pelo Benfica e Shakhtar como chefe de scouting, Boto se consolidou em clubes conhecidos por investir em promessas e abrir portas para brasileiros no futebol europeu. No Shakhtar, em especial, sua relação com atletas do Brasil se fortaleceu ainda mais, ampliando seu conhecimento do mercado nacional.
“Quando fui para o Shakhtar, havia uma geração de brasileiros que já estava acabando [por conta da idade e do rendimento]. A minha missão era a renovação do elenco e como o dono do clube tinha uma paixão enorme por jogadores brasileiros, essa paixão levou o Shakhtar a criar uma marca aqui no Brasil. Ou seja, para nós era fácil chegar aqui e recrutar jogadores de sub-20, da Seleção Brasileira. “Aqui no Brasil, eles iam porque o Shakhtar havia lançado muitos jogadores importantes, como o Fernandinho, Alex Teixeira, Willian, o Bernard...”, iniciou o dirigente no "CNN Esportes S/A".
Seus trabalhos anteriores foram caracterizados pela descoberta e desenvolvimento de jogadores ainda muito jovens, que, além de trazerem retorno técnico, também representaram grandes oportunidades financeiras para os clubes. Agora, à frente do Flamengo, Boto pretende manter essa filosofia. Para ele, a idade dos reforços pouco importa, desde que o atleta se encaixe no sistema de jogo proposto pelo treinador.
“Isso é uma das minhas características, de lançar sempre muitos jovens. Para mim, no futebol não há idade, há qualidade. O jogador pode ter 30 anos, 35 e ter muita qualidade, mas também pode ter 18 a 19 anos e ter muita qualidade. A minha experiência em clubes como o Benfica, como o Shakhtar, onde nós vínhamos buscar aqui na América do Sul muitos jogadores que eram desconhecidos e depois se tornaram grandes jogadores mundialmente”, disse José Boto.
Falta de oportunidades para jovens no futebol brasileiro
O dirigente também levantou um questionamento sobre a falta de espaço para jovens promessas nos clubes do Brasil. Muitos talentos que se destacam na Europa sequer tiveram oportunidades reais nos times que os formaram. Boto indaga por que essas joias são frequentemente preteridas, mesmo quando, em questão de meses, já estão atuando na Champions League.
“Isso me leva sempre a uma pergunta: por que um jogador que está no Brasil, que os clubes conhecem, têm-no em casa, não apostam nele? Talvez pensem que por conta da idade não estão prontos para jogar, mas estão prontos para jogar a Champions League. Quando eu digo Champions League, o Shakhtar naquele tempo ganhou do Real Madrid, do Inter de Milão com esses mesmos jovens que meses antes não tinham minutos aqui na série A do Campeonato Brasileiro”, concluiu o diretor.
O Mais Querido chegou a sair na frente do placar, em jogo disputado na Gávea, mas teve que decidir a vaga nas penalidades, após a equipe gaúcha empatar
|
Na tarde desta terça-feira (15), os Garotos do Ninho bateram o Internacional, na Gávea, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil sib-17, avançando assim com o Flamengo para a próxima fase da competição nacional.
Com o 2 a 2 no confronto de ida, no Rio Grande do Sul, as duas equipes foram a campo com a obrigação de vencer. O Flamengo chegou a sair na frente, mas viu o Internacional empatar no fim. Nos pênaltis, o Rubro-Negro levou a melhor.
Com Flamengo e Internacional precisando do gol para poder se classificarem, após o 2 a 2 no jogo de ida, o primeiro tempo acabou sem bolas na rede. No entanto, o placar foi movimentado no segundo tempo. Logo nos primeiros minutos, Daniel Thuram marcou após assistência de Ryan Roberto.
O Rubro-Negro manteve a vantagem no placar até os 42', mas viu o Internacional empatar o placar com Kauã Cavalcanti. Assim, o confronto foi levado para as penalidades, onde o Mais Querido se saiu melhor e ficou com a vaga para a semifinal da competição.
Agora, o Mais Querido encara o Vasco, em clássico que será disputado nas próximas duas terças-feiras (22 e 29), pela semifinal da Copa do Brasil sub-17.
Equipe rubro-negra decide classificação em casa após empate no jogo de ida; vencedor enfrentará Vasco ou Mazagão na próxima fase
|
Nesta terça-feira (15), às 15h, o Flamengo Sub-17 recebe o Internacional no Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil da categoria. Na partida de ida, realizada em 3 de abril no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada (RS), as equipes empataram por 2 a 2. Os gols rubro-negros foram marcados por Ryan Roberto e Jhefinho.
Com duas conquistas anteriores na competição (2018 e 2021), o Flamengo chega ao confronto decisivo com uma campanha sólida: três vitórias e um empate, 13 gols marcados e cinco sofridos. Os artilheiros da equipe são Victor Hugo, Ryan Roberto e Jhefinho, cada um com dois gols. O técnico Daniel Franklin comandou o último treino na manhã desta segunda-feira (14), no campo 5 do CT George Helal, em Vargem Grande.
O Internacional, por sua vez, chega motivado após eliminar o Santos nas oitavas de final. Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Colorado perdeu pelo mesmo placar na volta, mas garantiu a classificação nos pênaltis. Na fase anterior, a equipe gaúcha havia superado a Chapecoense com uma vitória por 1 a 0.
Quem avançar entre Flamengo e Internacional enfrentará o vencedor do duelo entre Vasco e Mazagão, que também decidem a vaga nesta terça-feira. O Vasco venceu o jogo de ida por 3 a 1, fora de casa, e tem a vantagem no confronto.
Os Garotos do Ninho focam na próxima rodada do Carioca. O Rubro-Negro visita o Fluminense no próximo sábado (19). O time sub-15 entra em campo às 8h30 e o sub-17 às 10h30, em Xerém.
Os Garotos do Ninho venceram suas partidas neste último sábado (12) e seguem defendendo os 100% de aproveitamento na competição
|
Neste último sábado (12), o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Bangu em dose dupla. Isso porque, as partidas válidas pelo Carioca sub-15 e sub-17 contra a equipe carioca foram adiadas devido às fortes chuvas no Rio de Janeiro na última semana. Assim, o Rubro-Negro venceu seus confrontos nas duas categorias.
O primeiro time a entrar em campo foi o sub-17, que foi escalado com Gabriel Werneck; Diego, Matheus Tiago, Natã e João Henrique; Enzo, Lucas Falcone e João Vitor; Guilherme Ivo, Rogério e Luiz Guilherme.
Apesar de ter vários jogadores do sub-16 em campo, o Mais Querido não teve dificuldades para golear o Bangu. Além disso, o trabalho ainda foi facilitado logo aos sete minutos, quando Luiz Guilherme abriu o placar.
A partir daí, o Flamengo deslanchou e chegou ao placar de 5 a 0 com gols de Emanuel, Rogério Araújo, Kaio Gomes e Enzo Pinheiro, sendo o último de pênalti. Guilherme Ivo e Arthur Andrade contribuíram com assistências.
Logo depois, foi a vez do sub-15 do Flamengo entrar em campo. A partir foi de pouca dificuldade que a anterior, com o placar sendo aberto por Davi Fraga logo aos dois minutos. Com 25 no relógio, o time já vencia por 3 a 0, com gols de Guilherme e Klismann.
Superior no confronto, o Flamengo foi aumentando o placar e fechou a contagem em 6 a 0, após novas contribuições de Bruno Rodrigues, Thomas Robson e, mais uma vez, Klismann.
Agora, os Garotos do Ninho focam na próxima rodada do Carioca. O Rubro-Negro visita o Fluminense no próximo sábado (19). O time sub-15 entra em campo às 8h30 e o sub-17 às 10h30, em Xerém.