
Futebol de Base
Flamengo divulga relacionados para final do Mundial Sub-20 contra o Barcelona
19 Ago 2025 | 11:40
Futebol de Base
10 Fev 2025 | 10:13 |
O diretor técnico do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista à CNN neste domingo (9), refletindo sobre seu primeiro mês à frente do futebol rubro-negro. Durante a conversa, o dirigente português abordou diversos objetivos para sua gestão, com destaque para um aspecto que marcou sua trajetória no futebol: o trabalho com jovens talentos das categorias de base.
Com passagens pelo Benfica e Shakhtar como chefe de scouting, Boto se consolidou em clubes conhecidos por investir em promessas e abrir portas para brasileiros no futebol europeu. No Shakhtar, em especial, sua relação com atletas do Brasil se fortaleceu ainda mais, ampliando seu conhecimento do mercado nacional.
“Quando fui para o Shakhtar, havia uma geração de brasileiros que já estava acabando [por conta da idade e do rendimento]. A minha missão era a renovação do elenco e como o dono do clube tinha uma paixão enorme por jogadores brasileiros, essa paixão levou o Shakhtar a criar uma marca aqui no Brasil. Ou seja, para nós era fácil chegar aqui e recrutar jogadores de sub-20, da Seleção Brasileira. “Aqui no Brasil, eles iam porque o Shakhtar havia lançado muitos jogadores importantes, como o Fernandinho, Alex Teixeira, Willian, o Bernard...”, iniciou o dirigente no "CNN Esportes S/A".
Seus trabalhos anteriores foram caracterizados pela descoberta e desenvolvimento de jogadores ainda muito jovens, que, além de trazerem retorno técnico, também representaram grandes oportunidades financeiras para os clubes. Agora, à frente do Flamengo, Boto pretende manter essa filosofia. Para ele, a idade dos reforços pouco importa, desde que o atleta se encaixe no sistema de jogo proposto pelo treinador.
“Isso é uma das minhas características, de lançar sempre muitos jovens. Para mim, no futebol não há idade, há qualidade. O jogador pode ter 30 anos, 35 e ter muita qualidade, mas também pode ter 18 a 19 anos e ter muita qualidade. A minha experiência em clubes como o Benfica, como o Shakhtar, onde nós vínhamos buscar aqui na América do Sul muitos jogadores que eram desconhecidos e depois se tornaram grandes jogadores mundialmente”, disse José Boto.
Falta de oportunidades para jovens no futebol brasileiro
O dirigente também levantou um questionamento sobre a falta de espaço para jovens promessas nos clubes do Brasil. Muitos talentos que se destacam na Europa sequer tiveram oportunidades reais nos times que os formaram. Boto indaga por que essas joias são frequentemente preteridas, mesmo quando, em questão de meses, já estão atuando na Champions League.
“Isso me leva sempre a uma pergunta: por que um jogador que está no Brasil, que os clubes conhecem, têm-no em casa, não apostam nele? Talvez pensem que por conta da idade não estão prontos para jogar, mas estão prontos para jogar a Champions League. Quando eu digo Champions League, o Shakhtar naquele tempo ganhou do Real Madrid, do Inter de Milão com esses mesmos jovens que meses antes não tinham minutos aqui na série A do Campeonato Brasileiro”, concluiu o diretor.
Mais Querido busca manter hegemonia e conquistar o bicampeonato do torneio diante de um público que pode bater recorde na competição
23 Ago 2025 | 13:00 |
Neste sábado (23) será decisivo para a base do Flamengo. A equipe rubro-negra enfrenta o Barcelona, da Espanha, na final do Mundial de Clubes Sub-20, no Maracanã. Atual bicampeão da Libertadores da categoria, o time também defende o título mundial conquistado em 2024, quando venceu o Olympiacos, da Grécia, por 2 a 1, de virada. Naquele ano, a equipe foi comandada por Filipe Luís, hoje técnico do elenco profissional.
A expectativa é de um grande público. Até o momento, cerca de 33 mil ingressos foram vendidos para a decisão, e a organização estima superar o recorde histórico da competição, que pertence ao duelo entre Peñarol (URU) e Benfica (POR), com 40 mil torcedores. Ao todo, 35 mil bilhetes foram disponibilizados para o confronto.
De acordo com a organização do torneio, caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, o campeão será definido nas cobranças de pênaltis, já que não haverá prorrogação. O clima é de expectativa entre os torcedores, que prometem lotar o Maracanã para empurrar os jovens atletas em busca do segundo título mundial consecutivo.
Flamengo: Lucas Furtado; Daniel Sales, João Victor, Iago e Gusttavo; Fabiano, Pablo Lúcio e Matheus Gonçalves; Lorran, Joshua e Pedro Leão. Técnico: Bruno Pivetti.
Barcelona: Max Bonfill; Xavi Espart, Andrés Cuenca, Alexis Olmedo e Landry Farré; Brian Fariñas, Quin Junyent e Pedro Rodríguez; Óscar Gistau, Jan Virgili e Tommy Marqués. Técnico: Belletti.
Mengão encara o Barça no jogo onde pode garantir segundo título da competição; saiba tudo sobre o confronto deste sábado (23)
22 Ago 2025 | 20:00 |
O sábado (23) será de decisão no Maracanã. O Flamengo encara o Barcelona, da Espanha, pela grande final do Mundial de Clubes Sub-20. Atual bicampeão da Libertadores da categoria, o Rubro-Negro também defende o título mundial, conquistado em 2024, quando derrotou o Olympiacos (GRE) de virada, por 2 a 1. Naquela campanha, o time foi comandado por Filipe Luís, hoje técnico do elenco profissional.
Se houver empate no tempo normal, a decisão do título será nos pênaltis, já que não há prorrogação prevista no regulamento. Mais de 25 mil ingressos já foram vendidos para a partida no Rio de Janeiro. A expectativa é de casa cheia para o confronto, com mais de 35 mil ingressos tendo sido colocados à venda.
O duelo terá transmissão exclusiva da TV Globo, em sinal aberto. A narração será de Gustavo Villani, com os comentários de dois ex-Flamengo, o ídolo Maestro Júnior e Paulo Nunes. A bola rola às 16h30 (horário de Brasília).
Flamengo: Lucas Furtado; Daniel Sales, João Victor, Iago e Gusttavo; Fabiano, Pablo Lúcio e Matheus Gonçalves; Lorran, Joshua e Pedro Leão. Técnico: Bruno Pivetti.
Barcelona: Max Bonfill; Xavi Espart, Andrés Cuenca, Alexis Olmedo e Landry Farré; Brian Fariñas, Quin Junyent e Pedro Rodríguez; Óscar Gistau, Jan Virgili e Tommy Marqués. Técnico: Belletti.
Técnico do Flamengo sobre o Barcelona: "é uma equipe extremamente qualificada"
O técnico do Flamengo Sub-20, Bruno Pivetti, participou do MengoCast, da Flamengo TV, e analisou o adversário antes da final: “O Barcelona é uma equipe extremamente qualificada, muito talentosa, com jogadores técnicos, boa recepção, passe e um contra um, além de equilíbrio defensivo, iniciou o técnico.
“O Belletti fez um grande trabalho na temporada passada e a informação é que ele subiu para a equipe B. Já vimos a final da Champions League deles e a semifinal contra o AZ Alkmaar. É um time difícil de ser batido, mas vamos nos preparar da melhor maneira para conquistar esse título tão sonhado”, declarou o treinador.
Maior ídolo da história do Mengão chama a Nação para lotar o Maracanã para a decisão diante do Barcelona e elogia ambas as ‘escolas’
19 Ago 2025 | 20:17 |
O Flamengo se prepara para buscar o bicampeonato do Mundial de Clubes Sub-20. A decisão será neste sábado (23), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, contra o Barcelona (ESP). Às vésperas do duelo, Zico, maior ídolo da história rubro-negra, fez um apelo especial à torcida.
Zico sobre Flamengo x Barcelona no Mundial Sub-20: "Venha torcer pelos Garotos do Ninho nessa final do sub-20 no Maracanã"
“Olá, Nação. Venha torcer pelos Garotos do Ninho nessa final do sub-20 no Maracanã, pela Copa Intercontinental. O Flamengo enfrentará o Barcelona, duas das maiores escolas de futebol do mundo. Os ingressos para esse jogo estão à venda. Compre o seu”, declarou o Galinho, em vídeo publicado nas redes sociais do clube.
Ainda há entradas disponíveis para a decisão. As vendas acontecem pelo site ingresso.flamengo.com.br. Até o momento, cerca de 23 mil bilhetes já foram comercializados de forma antecipada. A expectativa é de que mais de 45 mil torcedores compareçam ao Maracanã.
O elenco sub-20 iniciou a preparação para a final na última segunda-feira (18). No dia seguinte, o clube divulgou a lista de relacionados, que conta com nomes já conhecidos da torcida, como Matheus Gonçalves, Joshua e Lorran, todos com passagens pelo time profissional.
Já o time de cima, comandado pelo técnico Filipe Luís, volta a campo nesta quarta-feira (20) para o segundo jogo das oitavas de final da Libertadores diante do Internacional, no Beira-Rio. A partida está marcada para às 21h30 (horário de Brasília) e terá transmissão da Rede Globo (TV aberta), ESPN (TV fechada) e Disney+.
Flamengo divulga relacionados para final do Mundial Sub-20 contra o Barcelona
19 Ago 2025 | 11:40
Wallace Yan vai jogar o Mundial Sub-20 pelo Flamengo? Filipe Luís responde
19 Ago 2025 | 09:11
Técnico do Flamengo sub-20 faz revelação curiosa: “tive propostas…”
16 Ago 2025 | 08:39