![Definido! Flamengo divulga titulares para o clássico diante do Fluminense](/storage/media-items/images/2025/01/filipe-luis-gilvan-de-souza_20250120111612.webp)
Futebol
|
Derrotado por 3 a 0 pelo Flamengo no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, no último domingo (30), no Maracanã, o Nova Iguaçu quer fazer diferente na segunda partida. Após o resultado desfavorável, os jogadores deixaram claro que trabalharão por uma atuação melhor no jogo de volta para buscar a vitória, apesar do cenário difícil.
“Sabíamos de toda dificuldade que é jogar contra o Flamengo, que não sofre gols. Precisamos reverter uma situação muito difícil, contra uma equipe de extrema qualidade. Infelizmente, a quantidade erro foi muito maior do que esperávamos e do que podíamos. Quando você erra contra uma equipe como o Flamengo, acaba sofrendo os gols. Eles erraram menos e aproveitaram. Temos que jogar melhor do que jogamos nessa primeira partida para fazermos um jogo com dignidade na volta", declarou o goleiro Fabrício.
"Futebol é difícil, mas não impossível. Pagamos o preço de jogar mal. E jogar mal contra o Flamengo é cirúrgico. Tomamos um placar elástico. Não sei se vamos conseguir reverter o resultado, mas temos que jogar bem para conseguirmos estar mais próximos da vitória", disse Bill.
O discurso dos dois atletas vai ao encontro do do técnico Carlos Vitor. Em entrevista coletiva, o treinador admitiu que sua equipe esteve abaixo do esperado, mas destacou que o time tem plenas condições de sair com a vitória na próxima semana.
"Temos que fazer um bom jogo, fazer o que vínhamos fazendo. Não foi um dia que conseguimos desenvolver. Temos uma semana para preparar, conversar, levantar a nossa autoestima, e entender que isso faz parte do jogo. Não chegamos aqui por acaso. Isso eu vou sempre ressaltar. Vamos fazer uma análise de tudo para que a gente possa fazer um grande jogo no domingo e buscar a vitória", declarou Cal.
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, na última quarta-feira, o técnico Mano Menezes mantém o time que iniciou o confronto contra o cruzmaltino
|
O Fluminense encerrou nesta sexta-feira, em treino no CT Carlos Castilho, a preparação para enfrentar o Flamengo, neste sábado, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, na última quarta-feira, o técnico Mano Menezes mantém o time que iniciou o confronto, com o jovem Riquelme atuando no ataque e Arias mais centralizado.
Veja a escalação:
escalação do Fluminense: Fábio; Guga, Thiago Silva, Ignácio, Fuentes; Martinelli, Hércules, Arias; Riquelme, Canobbio e Cano.
Com 10 pontos em oito jogos, o Fluminense precisa vencer para seguir sonhando com o G-4. Neste momento, o Flu está a dois pontos do Botafogo, primeiro time dentro da zona de classificação. Adversário deste sábado, o Flamengo tem 13 pontos e ocupa a segunda posição.
O técnico do mais querido justifica preservação dos jogadores e destaca que a prioridade é evitar riscos físicos para a sequência da temporada
|
O técnico Filipe Luís justificou as ausências de Arrascaeta e De la Cruz no clássico contra o Fluminense, explicando que a decisão foi tomada para preservar a condição física dos jogadores. Segundo ele, ambos vêm de processos de recuperação de lesões e ainda precisam de um controle rigoroso da carga de trabalho. A intenção da comissão técnica é garantir que os atletas estejam em plenas condições para os compromissos mais importantes da temporada. Dessa forma, o planejamento inclui um rodízio no Campeonato Carioca para evitar desgastes desnecessários.
FOCO NA TEMPORADA E CONTROLE DE MINUTAGEM
Filipe Luís ressaltou a importância de evitar qualquer risco que comprometa o desempenho do elenco ao longo do ano. Ele destacou que o Campeonato Carioca é uma competição que permite ajustes e oportunidades para jogadores menos utilizados. Dessa forma, a estratégia tem sido dar minutagem aos atletas que precisam de ritmo, ao mesmo tempo em que preserva peças fundamentais. Arrascaeta e De la Cruz são peças-chave no meio-campo e sua ausência no clássico foi definida visando o planejamento a longo prazo.
RETORNO GRADUAL DE JOGADORES
Além da situação dos dois meias, Filipe Luís mencionou que Luiz Araújo e Everton Cebolinha também seguem um protocolo de retorno gradual. Ambos sofreram lesões recentes e precisam de um acompanhamento detalhado para evitar novas complicações. O treinador reforçou que a equipe médica e a preparação física trabalham para que esses jogadores possam ser reintegrados ao time titular no momento certo. A cautela adotada visa manter o elenco forte e competitivo para os desafios da temporada.
O comandante do CRF pontuou que, apesar da importância do clássico, a prioridade é a saúde dos jogadores. Filipe Luís afirmou que comprometer a temporada por conta de um único jogo não faz sentido dentro da estratégia traçada. Ele garantiu que todos os atletas preservados estão em boas condições, mas que a precaução é essencial para evitar agravamento de lesões. Assim, a rotação do elenco seguirá acontecendo de acordo com a necessidade da equipe e o calendário de competições.
Mesmo utilizando um time com mudanças, o técnico reafirmou o valor do Campeonato Carioca dentro da programação da equipe. A competição serve como um período de ajustes táticos e físicos para os jogadores, preparando o elenco para desafios mais exigentes. Filipe Luís mencionou que a estratégia de revezamento permitirá que todos os atletas estejam bem condicionados para as competições nacionais e internacionais. A ideia é equilibrar desempenho e recuperação para chegar forte nos momentos decisivos.
Atacante do Fluminense, que teve o contrato renovado recentemente, marcou pela última vez contra o Mengão na final do Carioca de 2022
|
A partida deste sábado (08) contra o Flamengo, pelo Campeonato Carioca, coloca Germán Cano diante de um velho conhecido. Desde sua chegada ao Fluminense, em 2022, o argentino marcou sete gols no clássico, tornando o Rubro-Negro sua maior vítima. No entanto, ele também encara um tabu: já são quase dois anos sem balançar as redes contra o rival.
Cano chegou a ter um início arrasador nos Fla-Flus, com sete gols em oito partidas. Porém, desde a final do Campeonato Carioca de 2023, quando marcou duas vezes na vitória que garantiu o título ao Fluminense, ele passou em branco nos últimos sete encontros entre as equipes.
No total, o atacante já disputou 15 Fla-Flus, com seis vitórias, três empates e seis derrotas, além dos sete gols marcados. Neste sábado, ele terá mais uma oportunidade de encerrar o jejum. A bola rola às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, com transmissão da TV Globo, SporTV e Premiere.
Maiores vítimas de Cano pelo Fluminense
7 GOLS – Flamengo
5 GOLS – Olimpia (PAR) e Portuguesa-RJ
4 GOLS – Audax, Corinthians, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Vasco e Volta Redonda
3 GOLS – Athletico-PR, Atlético-MG, Bangu, Cruzeiro, Goiás, Oriente Petrolero (BOL), River Plate (ARG) e Sporting Cristal (PER)
2 GOLS – América-MG, Avaí, Botafogo, Ceará, Red Bull Bragantino, Santos e Vila Nova
1 GOL – Atlético-GO, Bahia, Boca Juniors (ARG), Colo-Colo (CHI), Coritiba, Cuiabá, Grêmio, Juventude, Millonarios (COL), Palmeiras, Paysandu e Sampaio Corrêa-RJ
Contrato renovado e novas marcas à vista
Na última quinta-feira (06), Cano renovou contrato com o Fluminense até o fim de 2026. Para a temporada 2025, o argentino tem um objetivo claro: recuperar sua melhor fase. O trabalho já começou a dar resultados, com gols nos dois clássicos que disputou neste ano. Além disso, ele está próximo de uma marca importante: com 95 gols pelo Flu, precisa de mais cinco para alcançar o centésimo com a camisa tricolor.