Futebol

Não é fácil, mas da! Flamengo precisa quebrar 7 tabus para se classificar contra o Peñarol

Os Uruguaios quebraram alguns tabus no Maracanã; agora o rubro-negro busca o troco

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Torcedores mais supersticiosos costumam dizer que, quando um tabu está durando por muito tempo, é porque ele está próximo de ser quebrado. No duelo desta quinta-feira (26), entre Peñarol (URU) x Flamengo, sete marcas são favoráveis ao time uruguaio. Portanto, o Mengão tenta acabar com algumas ‘estatísticas’ para seguir vivo no sonho do tetra da Libertadores.


No jogo de ida, no Maracanã, o 1 a 0 Peñarol acabou com a sequência do Flamengo de 28 jogos sem perder em casa na Libertadores. Além disso, o Mengão carregava a marca de 17 vitórias em sequência como mandante na competição. Agora, veja os sete desafios do Rubro-Negro para o confronto das quartas de final.


Veja os tabus que o Flamengo precisa quebrar:


1 – Flamengo nunca venceu o Peñarol na Libertadores

No total, Flamengo e Peñarol se enfrentam cinco vezes na história da Libertadores. O retrospecto é amplamente favorável ao time uruguaio, que ganhou quatro e empatou um. Ou seja, para conseguir a classificação às semifinais, o Mengão precisa de um feito inédito.


2 – Flamengo nunca fez gol no Peñarol na Libertadores

Quatro jogos terminaram 1 a 0 para o Peñarol, e o empate acabou em 0 a 0. Nos dois embates de 1982, os uruguaios venceram. Já na primeira fase de 2019, triunfo dos ‘carboneros’ no Maracanã e igualdade sem gols no Campeón del Siglo. Já o confronto mais recente, vantagem para os visitantes no Rio de Janeiro.

3 – Flamengo nunca se classificou após perder o jogo de ida no Maracanã na Libertadores

Em duas oportunidades, o Flamengo perdeu a ida no Maracanã em mata-mata de Libertadores. Nas quartas de 2010, o Mengão levou 3 a 2 da Universidade de Chile. Mesmo com a vitória por 2 a 1 em Santiago, o Fla acabou eliminado pelo extinto critério do gol fora de casa. Já em 2018, o Cruzeiro, então liderado por Arrascaeta, fez 2 a 0 na ida das oitavas. No Mineirão, o Rubro-Negro levou a melhor, porém, somente por 1 a 0.

4 – Peñarol não perde em casa na Libertadores desde 2017

No Estádio Campeón del Siglo, o Peñarol não sabe o que é perder jogos da Libertadores há 17 partidas. Nesse recorte, foram 15 vitórias e dois empates. A última derrota do time uruguaio foi contra um brasileiro, o Palmeiras, por 3 a 2, em jogo que terminou em pancadaria na primeira fase de 2017.

5 – Flamengo não vence em território uruguaio desde 1995

O Uruguai traz boas lembranças para o Flamengo, afinal, o país é o palco do primeiro título de Libertadores do clube, em 1981. Porém, nos últimos 29 anos, as recordações são negativas. O Mengão não vence no país desde 1995, quando bateu o Nacional (URU), por 1 a 0, na extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores.

Desde então, foram oito jogos com sete derrotas e um empate. No recorte, há torneios amistosos, Libertadores e Copa Mercosul. A única alegria aconteceu justamente no 0 a 0 de 2019, quando o Flamengo se classificou e eliminou o Peñarol na primeira fase da Libertadores.

6 – Flamengo não vence fora de casa na Libertadores desde 2022

Sem contar a final da Libertadores 2022, que aconteceu em campo neutro, o Flamengo não vence fora de casa na competição desde a semifinal daquele ano, quando fez 4 a 0 no Velez Sarsfield (ARG). Posteriormente, foram cinco derrotas e três empates.

7 – Sem Pedro, Flamengo não vence por dois gols de diferença desde o Cariocão

Para se classificar no tempo normal, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença. Porém, sem o goleador Pedro, que está lesionado, o Rubro-Negro não balança as redes com frequência nas partidas. O último triunfo aconteceu em janeiro, quando o Mengão fez 2 a 0 no Sampaio Corrêa, no Carioca. O camisa 9 foi poupado por Tite, na ocasião.

Peñarol x Flamengo

O Flamengo vai em busca da quebra dos tabus a partir das 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, no Uruguai.


Futebol

Corinthians e Vasco terão processo contra mudança de data na Copa do Brasil julgados na próxima sexta

Os jogos dos confrontos de volta contra Flamengo e Atlético-MG estão agendados para os dias 19 e 20, respectivamente

STJD julga processo de Corinthians e Vasco nesta sexta (Reprodução/ Flamengo)
STJD julga processo de Corinthians e Vasco nesta sexta (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

No próximo dia 20 de outubro, Flamengo e Corinthians voltam a se enfrentar pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. No entanto, a disputa nos bastidores segue agitada, já que nesta sexta-feira (11), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o processo e as Medidas Inominadas do Vasco e da equipe paulista contra o adiamento das partidas.


Vale lembrar que a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil estava marcada para ser disputada no dia 17. Porém, após uma solicitação de Flamengo e Atlético-MG, devido à proximidade com as Eliminatórias da Copa do Mundo, a CBF remarcou os confrontos para o domingo seguinte (20), o que gerou revolta em Vasco e Corinthians.


Assim, os dois clubes abriram processo contra a alteração da data. As duas equipes se baseiam em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para recorrer ao tribunal desportivo. O jurídico dos times alegam o seguinte: "compete à DCO elaborar o calendário. Perder jogadores por causa da Data FIFA não é motivo para mudanças. Além disso, é direito do mandante ou dos detentores dos direitos de transmissão solicitar a alteração".


RESULTADOS DOS JOGOS DE IDA

O Atlético-MG venceu o Vasco pelo placar de 2 a 1 na Arena MRV, no confronto de ida das semifinais da Copa do Brasil. Assim, a equipe mineira tem a vantagem do empate contra o cruzmaltino.


Já o Flamengo, venceu o Corinthians pelo placar de 1 a 0, com gol de Alex Sandro. Assim, o Mais Querido chega para a decisão na Neo Química Arena podendo ficar no empate ou vencendo por qualquer resultado.


Futebol

Comentarista ironiza Fluminense antes e clássico contra o Flamengo: "Título é permanecer na primeira divisão”

O ex-jogador falou sobre a atual fase da equipe das Laranjeiras, onde segue lutando para não cair no Brasileirão

Comentarista ironiza situação do Fluminense no Brasileirão (Reprodução/Fluminense)
Comentarista ironiza situação do Fluminense no Brasileirão (Reprodução/Fluminense)

  |

Icon Comentário0

O Flamengo enfrenta o Fluminense no próximo dia 17 de outubro, pela 30ª rodada do Brasileirão. O Mais Querido encontrará a equipe em situação complicada. Isso porque, o time das Laranjeiras luta para não cair. Assim, Zinho, ex-jogador do Rubro-Negro, falou sobre o momento vivido pela equipe rival na temporada.


"Agora não é jogar bem, é ganhar? É somar três pontos porque está no sufoco, está no desespero. O grande título do Fluminense no ano é permanecer na primeira divisão, mas o futebol que está jogando, não é um futebol que dá uma confiança total não", disparou o comentarista.


SITUAÇÃO DE FLAMENGO E FLUMINENSE NO BRASILEIRÃO


O Flamengo volta a sonhar com a possibilidade de título do Brasileirão. Isso porque, o Mais Querido está há nove pontos do Botafogo e seis do Palmeiras, primeiro e segundo colocados, respectivamente. Além disso, o Rubro-Negro tem um jogo a menos.


Já o Fluminense se encontra em situação complicada no Brasileirão. Isso porque, a equipe das Laranjeiras briga contra a queda para a Série B da competição e, neste momento, ocupa a primeira posição acima do Z-4.

FOCO NO PRÓXIMO JOGO

Assim, o elenco do Mais Querido inicia nesta quarta-feira (9) a preparação para o próximo confronto. O Rubro-Negro encara o Fluminense no dia 17 de outubro, às 20h, no Maracanã, pela 30ª rodada do Brasileirão.


Futebol

Galvão Bueno detona escolha de Dorival Júnior por convocar ex-Flamengo para a Seleção

O narrador disse não entender o motivo da convocação do jogador para o lugar de Vini Jr

Galvão Bueno detona escolhas de Dorival Júnior (Reprodução/ CBF)
Galvão Bueno detona escolhas de Dorival Júnior (Reprodução/ CBF)

  |

Icon Comentário0

O técnico Dorival Júnior convocou 23 atletas que representarão o Brasil nas duas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. No entanto, por conta de jogadores lesionados, o treinador teve que fazer algumas alterações na lista inicial. Para o lugar de Vini Jr, o ex-Flamengo chamou Andreas Pereira. Assim, Galvão Bueno criticou a escolha do comandante pelo meia.


"Vini Jr precisou ser cortado da seleção por conta de lesão. O Vini Jr, titular da ponta esquerda, jogador mais importante da seleção, aí ele (Dorival) vai e me convoca o Andreas, que é um volante. Dorival, eu quero que você explique essa escolha aí, pois eu ainda não entendi”, declarou Galvão, em vídeo publicado no ‘Instagram’.


Além de Andreas Pereira, Galvão também avaliou a troca de Éder Militão por Fabrício Bruno. Na visão do narrador, a escolha pelo defensor do Flamengo ocorreu por conta da confiança que Dorival Jr tem no jogador. 


JOGOS DO BRASIL

A seleção brasileira entra em campo nesta quinta-feira (10), às 21h, em Santiago, onde enfrenta o Chile. Dorival Júnior poderá contar com a presença de Gerson e Fabrício Bruno, ambos convocados para representar a Amarelinha.


Já no dia 15 de outubro, o Brasil encara o Peru, no Estádio Mané Garrincha, às 21h45, em confronto válido pela Eliminatória da Copa do Mundo 2026. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Confira a possível data de retorno de Vinicius Jr, ex-Flamengo, ao Real Madrid
Futebol

Confira a possível data de retorno de Vinicius Jr, ex-Flamengo, ao Real Madrid

 

Icon Comentário0
Seleção Brasileira: Dorival testa mudança no esquema tático e esboça time titular
Futebol

Seleção Brasileira: Dorival testa mudança no esquema tático e esboça time titular

 

Icon Comentário0
Zico e Tite se enfrentam após saída do treinador do Flamengo
Futebol

Zico e Tite se enfrentam após saída do treinador do Flamengo

 

Icon Comentário0