
Futebol
|
A vida do Flamengo no mercado de transferências, não está das mais digestas para o torcedor. Apesar da chegada de Michael, o clube tem tido problemas até vender seus ativos. Depois de Wesley, o Flamengo está em vias de ver mais uma negociação naufragar na reta final da janela de transferências.
O Rennes, da França, encaminhou a contratação do zagueiro senegalês Mika Faye, do Barcelona, e não fez novas movimentações por Fabrício Bruno. Faltando oito dias para o fechamento do mercado, as conversas estão congeladas e o clima é de apreensão entre os envolvidos.
Os franceses não se posicionaram oficialmente a respeito da desistência, mas também não sinalizaram mais nesta semana no sentido de formalizar uma nova proposta. O investimento por Faye é similar ao que o Rennes planejava gastar por Fabrício Bruno: 12 milhões de euros, conforme informou o jornalista Fabrizio Romano.
Os últimos contatos entre as partes aconteceram na última semana, quando o clube francês aceitou arcar com os 625 mil euros referentes ao mecanismo de solidariedade que seria pago a Cruzeiro e Chapecoense. O acordo verbal, por sua vez, não foi transformado em documento e os últimos dias foram de expectativa por um movimento do Rennes.
Apesar das conversas terem continuado, a única proposta oficial foi apresentada no dia 30 de julho pelos franceses e recusada de imediato no dia 1º de agosto pelos rubro-negros. A oferta era de 12.5 milhões de euros fixos, além de bônus de 1.5 milhão de euros por 90% dos direitos econômicos do jogador.
A contratação de Faye pegou de surpresa o Flamengo e os envolvidos na negociação. Fabrício Bruno era prioridade para os franceses na abertura da janela, mas as idas e vindas da negociação fizeram com que o Rennes contratasse o norueguês Leo Ostigard, ao Napoli, e agora Mika Faye ao Barcelona.
Internamente, Flamengo e intermediários esperam que o clube francês se movimente até o início da próxima para entender o estágio da negociação, que de momento está congelada. Enquanto isso, Fabrício Bruno segue como titular de Tite e estará em campo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Bolívar, em La Paz, pelas oitavas de final da Libertadores.
O treinador do Mais Querido falou das oportunidades do jovem na equipe profissional e destacou estar impressionado pelo meia ter pedido para atuar no sub-20
|
Nesta última sexta-feira (11), Flamengo e Cruzeiro haviam chegado a um acordo para a venda de Matheus Gonçalves. No entanto, as negociações esfriaram após repercussão negativa entre a torcida, já que os valores seriam baixos e o Rubro-Negro reforçaria um rival direto na briga pelo título do Brasileirão. Assim, o técnico Filipe Luís abriu o jogo sobre a situação do jovem meia.
Filipe Luís fala sobre situação de Matheus Gonçalves no Flamengo: "Conto com ele, claro que conto com ele".
Ele continuou: "Até muito nobre da parte dele querer jogar, adoro isso, ele ama jogar, ama futebol, se frustra quando não está no campo e até agora. A concorrência com a posição dele é muito alta. Era o jogador titular da Seleção Brasileira que acabou de sair, agora tem o Luiz Araújo, tem o Plata que joga nessa posição e competir posição com esses jogadores e, aliás, o Gerson é capitão da equipe, então não é fácil e teve menos minutos."
Segundo informações do jornalista Mauro Cezar Pereira, o Cruzeiro realizou uma proposta ao Flamengo para a compra de Matheus Gonçalves no entorno de R$ 22,5 milhões por 50% dos direitos econômicos do meia. No entanto, o Mais Querido teria recusado a oferta.
Nos bastidores do Cruzeiro, a negociação era considerada bem encaminhada. O staff do meia já tinha sinalizado positivamente, e havia o otimismo quanto a um desfecho rápido. Agora, com o impasse, a diretoria celeste aguarda um posicionamento oficial do Flamengo.
O treinador do Mais Querido abriu o jogo sobre conversas com a diretoria por novas contratações, mas não revelou quais posições serão prioridade do clube
|
O Flamengo venceu o São Paulo neste último sábado (12), em jogo válido pelo Brasileirão. O Rubro-Negro entrou em campo sem Gerson, que deixou o clube para o Zenit (RUS). Assim, Filipe Luís admitiu que pediu contratações para suprir as saídas, mas não citou quais posições, explicando que os passos seguintes são de responsabilidade da diretoria.
Filipe Luís admite ter pedido reforços à diretoria do Flamengo: "Eu passo para o clube o que acho que a equipe precisa, as posições que a gente precisa reforçar."
Ele continuou: "Depois é o clube que mapeia, faz as ofertas, contrata, cancela e toma as decisões. O jogador que eles colocarem para mim, o meu trabalho é fazer eles renderem o máximo. Obviamente que sabemos que tem que chegar gente, perdemos bastante jogadores e vão ter que chegar outros para poder elevar o nível", disse.
O Flamengo vendeu Gerson para o Zenit após o retorno da equipe do Mundial de Clubes. Além disso, Wesley segue na mira de gigantes europeus, principalmente da Roma, que pretende fazer em breve uma proposta para tirá-lo do Mais Querido. Assim, o Rubro-Negro já mapeia o mercado em busca de reposições.
Vale lembrar que a diretoria do Flamengo negocia com o Dínamo Moscou a contratação do meia Jorge Carrascal. No entanto, as tratativas se arrastam há quase dois meses e as partes ainda não chegaram a um acordo. Além disso, o Rubro-Negro deseja a contratação de um centroavante, um ponta e um lateral-direito.
Lateral não entrou em campo na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo no Brasileirão apesar de duas lesões, mas técnico elogia empenho nos treinos
|
A vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Maracanã, não trouxe apenas os três pontos para o Flamengo. A partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão expôs um desafio inesperado para o técnico Filipe Luís, que perdeu os dois laterais-esquerdos por lesão e precisou improvisar.
No primeiro tempo, Alex Sandro sentiu um problema físico e deu lugar a Ayrton Lucas, que também deixou o gramado na segunda etapa após sofrer um corte profundo na canela. Com Matías Viña no banco, a expectativa era de que o uruguaio fosse acionado, mas Filipe optou por deslocar Varela — lateral-direito de origem — para o setor esquerdo.
Filipe Luís sobre Viña no Flamengo: "treina com força, intensidade, puxa fila em tudo"
Em entrevista coletiva após a partida, o treinador explicou a escolha e apontou o motivo de Viña não ter sido utilizado: “Primeiro, uma pena o que aconteceu com o Alex e com o Ayrton. Os dois estavam num momento incrível. O Viña também vem de uma lesão muito grave. E eu acredito que ele não esteja ainda no nível dos companheiros para poder competir num jogo do jeito que estava”, declarou.
Apesar de não tê-lo utilizado, Filipe elogiou o comprometimento de Viña nos treinos e afirmou que sua presença no banco foi um reconhecimento pelo esforço: “É um menino que treina com força, intensidade, puxa fila em tudo. Não tenho dúvida de que ele vai voltar ao nível dele quanto antes. Mas, nesse momento, optei pelo Varela porque ele já está mais adaptado e entendendo muito bem o que eu quero”, completou.
A fala do técnico também serviu como uma crítica indireta ao atacante Pedro, que recentemente foi cobrado por rendimento abaixo nos treinamentos. Filipe Luís classificou as ações do centroavante como lamentáveis e afirmou que o jogador precisa colocar a cabeça no lugar para voltar a ter oportunidades.