
Futebol
Vitinho, ex-Flamengo, pode reforçar rival carioca antes do Super Mundial, afirma jornalista
Futebol
|
A temporada do Flamengo tem sido marcada por uma série de decisões que levantam dúvidas sobre a eficácia da atual gestão. Em meio a um cenário turbulento, uma das principais questões é a posição de volante, onde o time parece estar enfrentando problemas evidentes. Um dos maiores pontos de preocupação é a utilização de Léo Ortiz, um zagueiro que, por mais que tenha se destacado na defesa, parece ser o melhor volante disponível no momento.
Léo Ortiz, que deveria estar posicionado na zaga, tem mostrado uma capacidade defensiva impressionante quando deslocado para a função de volante. A sua atuação em um jogo recente demonstrou claramente a necessidade urgente de uma mudança na postura da comissão técnica. Em uma partida, o Flamengo enfrentou um volume significativo de finalizações do time adversário, contabilizando 11 finalizações em apenas um tempo de jogo. Esse dado evidencia uma deficiência na proteção da defesa que poderia ser melhorada com a presença de um volante mais especializado, em vez de um zagueiro improvisado.
FLAMENGO TEM DUVIDA NO ELENCO
No entanto, essa realidade parece não estar sendo totalmente compreendida ou aceita por Tite, o técnico da equipe. O atual posicionamento de Ortiz na frente da zaga levanta a questão: seria essa uma solução temporária ou uma estratégia a ser reconsiderada? A verdade é que, apesar de suas boas atuações, Léo Ortiz é um zagueiro por natureza e, em jogos mais exigentes, essa adaptação pode não ser a mais eficaz.
Enquanto isso, a gestão do Flamengo enfrenta outro desafio significativo no mercado de transferências. A decisão do vice-presidente de futebol em focar na contratação de Claudinho, um meia ofensivo, em vez de um volante dedicado, tem gerado discussões acaloradas entre os torcedores e especialistas. Claudinho é um jogador talentoso e pode trazer qualidade ao setor ofensivo, mas a questão crucial é se essa é a prioridade correta para o time neste momento.
Ministro Gilmar Mendes considera "incabível" saída agora de Ednaldo da presidência da entidade, mas determina "apuração imediata e urgente" de casos relatados
|
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quarta-feira o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. O magistrado considerou "incabível" a solicitação apresentada pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) em petição na segunda-feira.
Gilmar Mendes também negou a suspensão da homologação do acordo assinado no início deste ano que manteve Ednaldo Rodrigues na presidência, pedido feito por Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, nesta quarta. Segundo o ministro, não há previsão legal para que a deputada e o vice participem do tipo de ação que discutiu e homologou o acordo que manteve Ednaldo no comando da entidade.
Não havia, à época, quaisquer elementos nos autos que levassem à compreensão ou sequer suspeitas de ocorrência de simulação, fraude ou incapacidade civil dos envolvidos - escreveu Gilmar na decisão.
Apesar das duas negativas, Gilmar Mendes determinou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro "a apuração imediata e urgente... dos fatos narrados nas petições". Daniela do Waguinho e Fernando Sarney alegam que é falsa a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, no acordo do início do ano.
Gilmar Mendes ponderou que as manifestações posteriormente enviadas ao STF noticiam graves suspeitas de vícios de consentimento, capazes de comprometer o acordo homologado em 21 de fevereiro. Por isso, determinou que as alegações deverão ser analisadas no âmbito da Ação Civil Pública (ACP) que originou o acordo, no TJ do Rio de Janeiro.
Mesmo sem definição de novo técnico e comissão do Brasil, o Departamento de Seleções da CBF observa jogadores em ação pelos principais clubes brasileiros. Na última terça-feira (6), o coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, e o analista de desempenho Thomaz Araújo assistiram, no Castelão, à goleada do Fortaleza por 4 a 0 sobre o Colo-Colo, pela Libertadores.
Eles também estiveram no CT do Ceará, em Porangabuçu, onde o time treina para a partida contra o Santos. O jogo será na segunda-feira (10), pela Série A do Brasileiro.
A CBF quer definir o técnico da Seleção até semana que vem. Segundo o "Marca" e o "The Athletic", o treinador Carlo Ancelotti comunicará partida do Real Madrid ao final da temporada, mesmo em caso de vitória no jogo decisivo pela liderança da La Liga.
Em terceiro lugar no grupo, com quatro pontos, Filipe Luís vê este jogo como crucial para o avanço à etapa seguinte da Libertadores
|
O Flamengo reencontra o Central Córdoba necessitando devolver o resultado que os argentinos conseguiram no Rio. Em terceiro lugar no grupo, com quatro pontos, Filipe Luís vê este jogo como crucial para o avanço à etapa seguinte da Libertadores. Depois de jogar na Argentina, o time terá duas partidas em casa no encerramento da fase de grupos.
Pela importância do jogo e por ter perdido para o Central Córdoba em casa, o Flamengo vai com força máxima pra cima dos rivais.
Sendo assim, o rubro-negro carioca vai com: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Danilo, Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique e Pedro.
Desfalques: Viña (joelho direito), Plata (joelho direito) e Everton Cebolinha (panturrilha esquerda).
Pendurados: nenhum.
Fifa confirma que o Brasil será sede do Mundial feminino com partidas entre junho e julho de 2027; Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e outras capitais
|
Nesta quarta-feira (7), a Fifa oficializou as cidades brasileiras que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio confirmou o Brasil como sede única do torneio, que contará com 32 seleções e será disputado entre os dias 24 de junho e 25 de julho. O Maracanã, no Rio de Janeiro, foi escolhido como palco da partida de abertura e da grande final, reforçando seu status de templo do futebol mundial.
Além do Maracanã, estão confirmados na rota do torneio estádios como o Mineirão (Belo Horizonte), Neo Química Arena (São Paulo), Arena Pernambuco (Recife), Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Mané Garrincha (Brasília) e Beira-Rio (Porto Alegre). A Seleção Brasileira já tem presença garantida por ser o país-sede.
Enquanto isso, o Mais Querido entra direto na terceira fase da Copa do Brasil Feminina, conforme anunciado pela CBF. O calendário do futebol feminino no país ficará ainda mais agitado com o Mundial se aproximando, e clubes como o Flamengo devem intensificar sua preparação para o torneio.
Inicialmente, o projeto brasileiro previa 12 cidades-sede, mas esse número caiu para oito. Apesar disso, estádios como Maracanã, Mineirão e Mané Garrincha continuam com o maior número de jogos programados: oito cada um. São Paulo e Brasília também serão palco das semifinais.
Com o país preparado para sediar mais um grande evento esportivo, a expectativa é de que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja histórica. A participação direta da Seleção e a volta de jogos importantes ao Maracanã prometem mobilizar torcedores por todo o Brasil — especialmente os rubro-negros, já que o estádio é a casa do Mengão e do técnico Filipe Luís.