
FlaBasquete
|
O Flamengo passou longe de entregar um basquete vistoso, mas, na prática, avançou. A vitória suada contra o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, fechou a série de quartas de final e garantiu o time de Sergio Oveja entre os quatro melhores da competição. O jogo teve cara de playoff do início ao fim. O Flamengo até começou melhor, mas sofreu uma queda brusca de rendimento no terceiro quarto. O Corinthians, empurrado pela torcida, cresceu e virou o placar.
A reta final foi de nervos à flor da pele. Com a bola do jogo nas mãos, Alexey chamou a responsabilidade. Em uma jogada individual, infiltrou, fintou e cravou a cesta da virada, a poucos segundos do fim. Foi o respiro que o time precisava para carimbar a vaga. No ataque seguinte, o Corinthians teve a chance de empatar ou vencer, mas a defesa do Flamengo apareceu no momento certo. Ruan Miranda subiu no tempo exato e deu um toco decisivo, encerrando a série em 3 a 2 para o Rubro-Negro.
Na entrevista pós-jogo à ESPN, o técnico argentino Sergio Oveja fez questão de valorizar a campanha corintiana e reconheceu a dificuldade da classificação. Segundo ele, o sofrimento nas quartas vai servir como combustível para os próximos desafios do Mais Querido em sua grande preciosidade.
“Corinthians é um time muito bom, tem jogadores espertos, com coragem. Treinador bom. A verdade é que foi muito difícil. Acho que essa série preparou a gente para jogar o jogo muito duro na semifinal, e, se possível, na final também”, disse Oveja.
A atuação de Alexey ganhou destaque especial do comandante. Oveja não escondeu a admiração pelo armador, exaltando não só o desempenho técnico, mas a postura em momentos decisivos. “É um cara que não só joga bem. É valente, cara. Toma decisões em momentos quentes. É nosso orgulho. O Corinthians defendeu ele muito bem. Por isso, ele é valente. Porque muitas vezes você cai. Ele continuou, continuou, e foi o destaque do jogo de hoje”, completou o treinador.
A vitória coloca o Flamengo em mais uma semifinal de NBB, mantendo a tradição recente de protagonismo no torneio. O adversário da próxima fase ainda será definido, mas a equipe carioca já se prepara para enfrentar um novo grau de exigência. O elenco rubro-negro vai ter pouco tempo para recuperar o fôlego. A comissão técnica deve trabalhar para ajustar detalhes, principalmente no controle emocional e na consistência ofensiva, que voltou a oscilar durante a série contra o Corinthians.
O atleta está de saída do Mais Querido, que corre contra o tempo para encontrar uma reposição para a disputa do Mundial em Singapura
|
Perto do Mundial de Singapura, o Flamengo sofreu uma grande baixa na equipe. Isso porque, o Mais Querido acaba de perder o norte-americano Jordan Williams para o início da temporada no Basquete.
O norte-americano, que oscilou em sua passagem pelo Flamengo, mas também teve bons momentos, irá jogar pelo Trotamundos de Carabobo, equipe venezuelana. O clube é três vezes campeão sul-americano, além de somar diversos títulos nacionais. Desse modo, o clube anunciou Jordan neste último domingo (15).
No Flamengo, Jordan Williams teve médias de 12,5 pontos por jogo, 4,5 rebotes por partida, além de 1,2 assistências. Os números não são grandes e a passagem no norte-americano pelo clube divide a opinião dos torcedores.
Com o mercado a todo o vapor, o Flamengo corre para não perder seus principais atletas. Desse modo, o Mais Querido se movimenta para renovar com Alexey, um dos pilares da equipe de Oveja.
Além disso, o Mais Querido também já foca no Mundial. Campeão da américa após bater o Boca Juniors na decisão da Champions League. O Rubro-Negro agora luta por mais um título mundial. O time irá até Singapura em setembro para disputar o intercontinental.
Ex-jogador, que disputou 564 jogos no NBB, destaca privilégio de vestir o Manto por 12 anos consecutivos pelo Mais Querido
|
Foi no dia 13 de junho de 2023 que Olivinha, aos 41 anos, encerrou oficialmente sua carreira como atleta profissional. A despedida ocorreu no Ginásio Pedrocão, em Franca, no jogo que selou o título do NBB para os donos da casa. A vitória por 69 a 59 sobre o Flamengo não tirou o brilho do momento: o camisa 16 foi aplaudido por todos, inclusive pelos jogadores do time rival.
Um ano depois, Olivinha resgatou o sentimento daquela noite. Em uma postagem nostálgica, o ex-jogador compartilhou imagens da partida e refletiu sobre o encerramento de um ciclo. No mesmo ano da despedida, Olivinha foi homenageado com um busto durante o aniversário do Flamengo, o que selou de vez seu nome entre os grandes ídolos da história do clube.
A emoção tomou conta do evento, marcado por uma declaração sincera do ex-atleta sobre o que representa ter defendido o Rubro-Negro. Ao longo de 12 temporadas seguidas com o Flamengo, Olivinha consolidou seu nome como um dos maiores da era moderna do basquete brasileiro. Foram 16 participações no NBB, mais de 7.000 pontos anotados e um total de 564 jogos disputados recorde absoluto até aquele momento.
Em rebotes, o ex-jogador também beirou outra marca histórica. Ficou a poucos números de alcançar 4.000, o que reforça sua importância tática e liderança dentro de quadra. Ele sempre foi reconhecido pela entrega, leitura de jogo e papel fundamental nos títulos do clube. Desde sua aposentadoria, apenas três atletas superaram a marca de partidas que ele estabeleceu no NBB: Larry Taylor, do Caxias do Sul; Alex, do Bauru; e Jhonathan Luz, do Flamengo este último, inclusive, se tornou o novo recordista, com 587 jogos, segundo os dados mais recentes da Liga Nacional.
A decisão de parar veio após uma combinação de fatores. As dores físicas — que já vinham incomodando — somadas ao desejo de estar mais próximo da família, pesaram. Segundo o próprio Olivinha, era hora de iniciar uma nova etapa da vida com mais presença no ambiente doméstico. Apesar de ter se aposentado em uma temporada encerrada com derrota, o Flamengo ainda conquistou dois títulos importantes em 2023/2024: a Copa Super 8 e a Champions League das Américas. Na competição nacional, o Rubro-Negro venceu o Franca na semifinal e superou o Minas na decisão.
Astro está no final de seu vínculo com o Mais Querido e pode deixar a equipe para reforçar um rival gratuitamente a após Mundial de Clubes
|
Com o fim da temporada 2025 no basquete brasileiro, o Flamengo já trabalha no planejamento para o próximo ano. E uma das prioridades da diretoria rubro-negra é garantir a permanência de Alexey Borges, principal nome do time no ano. Segundo o perfil Garrafão Rubro-Negro, o clube está próximo de acertar a renovação de contrato por mais duas temporadas, o que manteria o armador no elenco até dezembro de 2027. O argentino Franco Balbi pode deixar o clube após perder espaço para Alexey.
Alexey foi o grande destaque do Flamengo nas conquistas da Copa Super 8 e da Basketball Champions League Americas (BCLA). Em ambas as decisões — contra o Minas, fora de casa, e contra o Boca Juniors (ARG) — o armador foi eleito o MVP (jogador mais valioso).
Na campanha do título continental, o camisa 9 teve médias de 20 pontos por jogo nas semifinais e final, sendo peça decisiva na trajetória vitoriosa da equipe. Já no Novo Basquete Brasil (NBB), embora tenha tido uma participação mais discreta, Alexey ainda terminou como o maior pontuador do time no torneio nacional.
Enquanto Alexey caminha para permanecer no Flamengo, o clube pode sofrer uma baixa na posição. O também armador Franco Balbi desperta o interesse do Brasília Basquete, adversário direto no NBB e na Copa Super 8. O argentino ainda não definiu seu futuro e pode deixar o Rubro-Negro após mais uma temporada no Ninho.
O Flamengo ainda tem um grande compromisso para finalizar a temporada, trata-se do Mundial de Clubes de Basquete, que o clube conquistou o direito de participar após conquistar a BCLA e busca o terceiro título intercontinental da história rubro-negra. O FlaBasquete foi vencedor da disputa em 2014 e 2022.