
Futebol
|
As ligas formadas pelos clubes brasileiros para reorganizar o futebol fracassaram em suas missões fundamentais. Ao invés de tomar o controle de todos os aspectos do universo futebolístico, desde a organização dos campeonatos até a parte financeira, as ligas ficaram apenas com a última parte. E mesmo nesse aspecto, há muitos problemas. O jornalista Rodrigo Capelo apontou o principal deles.
Em coluna publicada nesta segunda (1) em O Globo, Rodrigo Capelo afirma que as decisões tomadas por Libra e Liga Forte União nos últimos meses vão agravar o abismo de arrecadação entre os clubes das duas entidades. O Flamengo, que lidera a Libra, está no lado que provavelmente sairá por cima nessa disputa.
Para Capelo, duas https://gazetadourubu.com/noticia/de-olho-no-rival-millonarios-tem-8-desfalques-contra-o-flamengo-para-a-estreia-na-libertadoresvão impactar as finanças dos clubes no futuro. A primeira foi a decisão da LFU de vender 20% das receitas comerciais do bloco por 50 anos para investidores privados. A Libra até negociou com o fundo árabe Mubadala, mas não chegou a acordo. Com isso, os clubes da Libra recebem 100% de tudo que é negociado, enquanto os clubes da LFU recebem apenas 80%.
Em coluna publicada nesta segunda (1) em O Globo, Rodrigo Capelo afirma que as decisões tomadas por Libra e Liga Forte União nos últimos meses vão agravar o abismo de arrecadação entre os clubes das duas entidades. O Flamengo, que lidera a Libra, está no lado que provavelmente sairá por cima nessa disputa
Para Capelo, duas decisões tomadas pela Libra e pela LFU vão impactar as finanças dos clubes no futuro. A primeira foi a decisão da LFU de vender 20% das receitas comerciais do bloco por 50 anos para investidores privados. A Libra até negociou com o fundo árabe Mubadala, mas não chegou a acordo. Com isso, os clubes da Libra recebem 100% de tudo que é negociado, enquanto os clubes da LFU recebem apenas 80%.
Contrato da Libra com a Globo coloca Flamengo em vantagem
A outra decisão que vai impactar as finanças dos clubes brasileiros é a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A Libra negociou com o Grupo Globo de 2025 a 2029 e os clubes já estão recebendo adiantamentos. Enquanto isso, a LFU ainda busca parceiros, mas dificilmente vai achar algum grupo que pague mais do que a Globo.
Rodrigo Capelo oferece uma solução emergencial para que o abismo financeiro entre clubes da Libra e da LFU não se agrave ainda mais. Para o jornalista, os clubes da LFU precisam alterar o contrato que cede 20% dos seus direitos comerciais aos investidores privados. Sem isso, a diferença só vai aumentar nos anos futuros.A outra decisão que vai impactar as finanças dos clubes brasileiros é a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A Libra negociou com o Grupo Globo de 2025 a 2029 e os clubes já estão recebendo adiantamentos. Enquanto isso, a LFU ainda busca parceiros, mas dificilmente vai achar algum grupo que pague mais do que a Globo.
Rodrigo Capelo oferece uma solução emergencial para que o abismo financeiro entre clubes da Libra e da LFU não se agrave ainda mais. Para o jornalista, os clubes da LFU precisam alterar o contrato que cede 20% dos seus direitos comerciais aos investidores privados. Sem isso, a diferença só vai aumentar nos anos futuros.
Delegação rubro-negra chegou à cidade na madrugada desta quinta-feira depois de empatar com Central Córdoba na Argentina
|
O Flamengo informou, na manhã desta quinta-feira, que alguns jogadores sofreram tentativa de assalto após o desembarque do time no Rio de Janeiro, nesta madrugada. O carro onde estava o goleiro Rossi foi alvo de quatro tiros. Apesar do susto, ninguém se feriu, e o roubou não foi concretizado. Sendo assim, o clube enviou agora no começo da tarde, uma nota oficial sobre o ocorrido.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que, conforme divulgado em boletim de imprensa na madrugada desta quinta-feira (8), alguns de seus atletas foram alvo de uma tentativa de assalto ao retornarem para suas casas em seus carros, por volta das 5h30 da manhã, após o desembarque no Rio de Janeiro. A ocorrência se deu na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso, quando o veículo blindado em que estava o goleiro Rossi chegou a ser atingido por quatro disparos. Felizmente, nenhum atleta ou ocupante dos veículos foi ferido, e todos se encontram em segurança.
Desde o ocorrido, o clube está em contato com as autoridades de segurança pública competentes, colaborando com as investigações e tomando todas as medidas cabíveis. O Flamengo também está prestando total suporte aos atletas envolvidos.
O clube agradece as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade recebidas ao longo do dia, em nome dos seus jogadores.
Em virtude do episódio, o Flamengo informa que irá rediscutir os protocolos de segurança adotados em desembarques realizados no período da madrugada, a fim de garantir ainda mais proteção aos seus profissionais.
O goleiro Rossi, do Flamengo, se manifestou através de sua assessoria de imprensa e lamentou o susto vivido na tentativa de assalto na madrugada desta quinta-feira.
Apesar do grande susto, estamos bem"
"Hoje pela manhã fui vítima da falta de segurança que assola o estado do Rio de Janeiro. Apesar do grande susto que eu e meus familiares passamos, estamos bem e nos recuperando do ocorrido. Agradecer a todos pelas mensagens de carinho e preocupação".
Os tiros acertaram a porta do motorista, o retrovisor do carona, o vidro do banco de trás e a parte traseira perto da roda. O carro de Rossi tinha ele e um motorista no momento da tentativa de assalto, que aconteceu na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso. Outros jogadores que estavam com seus próprios veículos no aeroporto passaram também passaram pelo susto no local, mas não foram alvejados. Não houve feridos.
O treinador exaltou não só o ponto conquistado na noite da última quarta-feira (7), mas também os quatro pontos gerais que o time conseguiu contra os cariocas
|
O empate por 1 a 1 na Argentina não foi bom para o Flamengo, mas o Central Córdoba comemora, e muito, o ponto conquistado diante do Mengão, mesmo jogando em seus domínios. Isso porque o técnico Omar de Felippe, por exemplo, exalta não só o ponto conquistado na noite da última quarta-feira (7), mas também os quatro pontos gerais que o time conseguiu contra o Flamengo, considerando a vitória no Maracanã.
Poderíamos ter ganhado, mas também poderíamos ter perdido"
Para essa partida, Omar de Felippe rasga elogios ao primeiro tempo do time, e afirma que os argentinos poderiam ter vencido o jogo, mas também poderiam ter perdido, valorizando o empate.
"Jogar contra esta equipe e sair com quatro pontos, dos seis, não é realidade para Central Córdoba. Sabíamos que teríamos que ter muita força nessa partida. Creio que fizemos um bom primeiro tempo. O segundo foi mais brigado. Poderíamos ter ganhado, mas também poderíamos ter perdido", comenta.
Omar seguiu elogiando os jogadores do Central Córdoba, enaltecendo o trabalho de sua equipe e se mostrando impactado pelo desempenho do time na Libertadores.
"Os jogadores deixaram o coração em campo. Para mim, é espetacular essa posição, e se ficarmos em terceiro, já garantimos a vaga na Sul-Americana. É uma equipe que está estreando em uma copa internacional. Estou muito contente. Todo o sacrifício que fizemos. Perdemos partidas pela Liga, e foi por isso. É pensar na próxima partida para pensarmos em classificar na Libertadores", completa.
Para o Flamengo, faltam duas rodadas e pelo menos três pontos de diferença para tirar de Central Córdoba ou LDU para conseguir a classificação. Com cinco pontos, na terceira colocação, o Rubro-Negro recebe a LDU na próxima quinta-feira (15). Se vencer, iguala a pontuação equatoriana.
Mas a última rodada, contra o Deportivo Táchira, no dia 28 de maio, será crucial para conseguir avançar. O fator Maracanã será decisivo, e o rubro-negro carioca vai precisar fazer valer o mando de campo nessas partidas.
O plantel rubro-negro inicia a preparação para o confronto contra o Bahia nesta tarde; o jogo entre as equipes será no sábado (10), no Maracanã
|
Assim, em programação divulgada pelo Flamengo, o plantel rubro-negro se reapresenta no CT Ninho do Urubu na tarde desta quinta-feira (8). A atividade está marcada para ter início às 16h30. No CT, o técnico Filipe Luís inicia a preparação dos atletas para o jogo contra o Bahia.
Com o empate em 1 a 1 com o Central Córdoba, o Flamengo se complicou no grupo C. Isso porque, o Mais Querido precisará vencer os confrontos contra a LDU e Deportivo Táchira, além de fazer saldos de gols, já que poderá ficar empatado com o time argentino em pontos nas próximas rodadas.
O próximo jogo do Mais Querido na Libertadores será contra a LDU, no Maracanã, na quinta-feira (15). Assim, o Flamengo buscará a segunda vitória na competição para tentar sonhar com a classificação para as oitavas.
Agora, o Flamengo muda o foco para o Brasileirão. O Mais Querido encara o Bahia no próximo sábado (10), às 21h, no Maracanã. O Rubro-Negro entra em campo com o foco na vitória para retornar à liderança da competição.