
Futebol
|
O Tribunal de Justiça Antidopagem disponibilizou a íntegra do acórdão da sessão na qual Gabigol foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude de doping. Nele, é possível saber como votou cada auditor na divisão por 5×4, além de conhecer os argumentos de cada um para justificar o seu voto.
Neste sentido, chama bastante atenção o voto da vice-presidente do Tribunal Selma Fátima Melo Rocha. De acordo com ela: “os depoimentos dos DCOs [oficiais responsáveis pela coleta] são repletos de contradições e tiram toda a credibilidade que teriam naquele momento”.
“Ora afirmam que foram impedidos de escoltar o atleta, ora negam este fato. Cada DCO imputa ao outro a responsabilidade de escoltar o atleta ao quarto. Fica evidente portanto que eles estão mentindo, devendo o depoimento deles ser totalmente descartado”, afirma.
Na sequência, Selma faz uma acusação ainda mais grave aos coletores.
“Vislumbro um comportamento malicioso por parte dos DCOs para incriminar o atleta a qualquer custo. Mas para ser incriminado, devem ser apresentados fatos gravíssimos, o que não houve no caso em tela”, afirmou.
Selma admite que Gabigol foi grosseiro, mas ressalva que “irritar-se com alguém não pode ser motivo para imputar um período de 2 ou 4 anos de suspensão”.
“Caso a amostra fornecida pelo atleta não estivesse dentro das normas técnicas e de segurança, caberia aos DCOs negarem a amostra. No entanto, em audiência, um dos DCOs confirmou que a amostra estava dentro dos padrões. Assim, todos os protocolos foram cumpridos”, entendeu a auditora.
Na conclusão de Selma, “inexiste qualquer conduta por parte do atleta capaz de violar a CBA ou causar qualquer dano ao esporte”.
Auditores não veem tentativa de fraude por Gabigol
Além de Selma, votaram contra a condenação de Gabigol os auditores Jean Batista Nicolau, Fernanda Farina Mansur e Ivan Pacheco.
Nicolau disse que o comportamento de Gabigol não configura tentativa de fraude.
“O denunciado não recebeu os DCO adequadamente e os tratou com pouca civilidade. Entretanto, não vislumbro no presente caso ocorrência de fraude ou de tentativa de fraude. Não me convence a tese de que o atleta tenha agido, intencionalmente, com a finalidade de fraudar o procedimento de coleta. Ele agiu, sim, para vilipendiar os fiscais mas não com a específica finalidade de fraudar o procedimento”, afirmou o auditor.
Ele ressalta que, como não há previsão de legislação para punir este tipo de conduta, não tinha outra opção a não ser votar pela absolvição de Gabigol.
Já Fernanda Farina Mansur expõe detalhadamente diversas contradições dos responsáveis pela coleta, a principal delas sendo que o líder da missão de coleta disse que viu Gabigol chegar ao Flamengo depois da equipe quando foi oferecida prova em vídeo de que o atacante já estava treinando antes dos auditores chegarem.
“Sobre o ocorrido no dia 8/4/2023, acho importante ressaltar a dificuldade de elucidação de como realmente transcorreram os fatos naquele dia. Uma série de dúvidas e depoimentos que se contradizem tornaram dificultosa a tarefa de ter certeza do que de fato ocorreu. Três pontos parecem-me certos. Primeiro que o atleta foi rude, impolido e não cooperativo com os DCOs, o que não significa fraude de plano. Segundo, que os DCOs não conseguiram ser definitivos em alguns pontos importantes do que ocorreu naquela data. E terceiro, a missão ocorreu por percalços e dificuldades, mas não somente por culpa do atleta”, considerou.
Por fim, Ivan Pacheco alertou para o risco de a condenação de Gabigol abrir caminho para arbitrariedades do tribunal no futuro.
“Não se pode confundir em hipótese alguma um conflito de relacionamento com uma fraude ou tentativa de fraude na coleta de amostras, sob pena de interpretação subjetiva e, pior, criar um precedente para que arbitrariedades futuras surjam a partir deste julgamento. Entendo que houve uma falha de comunicação entre a equipe de coleta e o atleta por divergências de relacionamento”, afirmou.
A defesa de Gabigol deve usar os votos dos quatro relatores pela absolvição de Gabigol como parte de sua argumentação na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, para reverter a condenação. Também nesta terça, o tribunal suíço definiu o último dos três árbitros que vão analisar o recurso de Gabigol, A defesa espera ter uma decisão sobre o efeito suspensivo até o início de maio.
O atacante não teve uma boa atuação contra o América-MG neste último sábado (22), onde o Cruzeiro foi eliminado do Campeonato Mineiro
|
Parece que Gabigol levou sua má fase no Flamengo para o Cruzeiro. Isso porque, o atacante não está conseguindo engrenar no time mineiro, e o seu início é ruim, assim como terminou sua última temporada pelo Mais Querido.
Neste último sábado (22), o Cruzeiro foi eliminado pelo América-MG no Campeonato Mineiro após disputa nos pênaltis. Gabigol, inclusive, se encarregou de uma penalidade, e mesmo convertendo, sua atitude em campo durante o confronto chamou a atenção.
Na ocasião, o goleiro do América-MG levou as mãos à cabeça, lamentando ter errado o lado e sofrido o gol. Desse modo, Gabigol o provocou o arqueiro adversário imitando o gesto. No entanto, seus gols perdidos durante a partida foram cruciais para que o Cruzeiro disputasse as penalidades.
CONFIRA O MOMENTO:
GABIGOL IRRITA TORCEDORES DO CRUZEIRO
Desse modo, com a péssima atuação de Gabigol, a torcida do Cruzeiro perdeu a paciência com o atacante. Nas redes sociais, muitos torcedores fizeram publicações contra o camisa 9.
"Gabigol, some do Cruzeiro, p*rra. Você não joga mais futebol, bagre do c*ralho", se irrita Igor.
"Torcedores do Flamengo tinham razão", admite Jhow.
"Muito ruim. Esse cara ganhar R$ 3 milhões é a maior bizarrice que já vi na vida. Não sabe driblar, não sabe correr, não sabe chutar, não sabe fazer nada", diz Matheus.
"Você deve agradecer imensamente por ter jogado com Bruno Henrique, Arrascaeta e Everton Ribeiro! Do contrário, você seria esse mesmo bagre, só que sem grife! Você é fraco demais", critica Dan em publicação do jogador.
"É imperdoável um jogador profissional do seu nível perder chances claras iguais as de ontem. Está fazendo o quê nos treinamentos? Está indo passear no CT? Melhore para ontem", cobra Marcos.
O defensor do Mais Querido conheceu o Bondinho do Pão de Açúcar e compartilhou uma sequência de fotos com a família no ponto turístico da cidade
|
Após o Flamengo levar o título da Taça Guanabara neste último sábado (22), em goleada de 5 a 0 contra o Maricá, o plantel rubro-negro recebeu o domingo (23) de folga. Assim, Danilo aproveitou para dar um 'rolé' pelo Rio de Janeiro.
Através de suas redes sociais, Danilo compartilhou fotos do momento em que esteve fazendo um 'tour' no Pão de Açúcar . Na publicação, o defensor do Mais Querido compartilhou imagens no ponto turístico do Rio. Assim, já se sentindo à vontade na cidade, ele escreveu a seguinte frase: “Rolé de cria”.
CONFIRA A PUBLICAÇÃO:
INVICTO NA TEMPORADA
O Flamengo também conquistou o título da Supercopa do Brasil. O time comandado por Filipe Luís atropelou o Botafogo e triunfou por 3 a 1, no Estádio Mangueirão, em Belém. Assim, o grupo principal está invicto em 2025, ainda sem conhecer derrotas.
FOCO NAS SEMIFINAIS
Agora, o elenco do Flamengo foca as atenções na semifinal do Campeonato Carioca. O Mais Querido enfrentará o quarto colocado, e o próximo rival só será conhecido neste domingo (23). Destacando que o Rubro-Negro pode empatar as duas partidas e, mesmo assim, garantirá vaga na final.
Lateral-direito do Mengão vem chamando atenção de clubes europeus e pode integrar próxima convocação da Seleção Brasileira
|
Desde que recebeu oportunidades no elenco principal do Flamengo sob o comando do técnico Filipe Luís, o lateral-direito Wesley tem se consolidado como uma das peças-chave da equipe. Sua ascensão rápida chamou a atenção de ex-jogadores, incluindo Athirson, que acredita no potencial do jovem para chegar à Seleção Brasileira.
Em entrevista ao portal 'Lance', Athirson elogiou a força física e velocidade de Wesley, destacando sua capacidade ofensiva. "Quando Wesley começou a atuar, percebi um grande potencial nele. Ele possui muita força, velocidade e facilidade para avançar ao ataque. Como não teve formação em clubes grandes desde a infância, acabou perdendo alguns aspectos técnicos e de organização de posicionamento. No entanto, aos poucos, ele foi ajustando isso ao chegar ao Flamengo e ao profissional, amadurecendo", afirmou o ex-jogador rubro-negro.
EVOLUÇÃO NO MENGÃO E IMPORTÂNCIA PARA O ELENCO TITULAR
Ainda na entrevista, Athirson destacou a capacidade de Wesley de suportar a pressão de jogar pelo CRF e como isso contribuiu para sua evolução. "Ele não sentiu a pressão de vestir a camisa do Flamengo, o que é muito positivo para ele. Com o tempo, foi ganhando confiança e aprimorando os aspectos técnicos que mencionamos, tornando-se importante para a equipe, conquistando seu espaço e se estabelecendo como titular absoluto. Do modo como ele vem evoluindo e se dedicando, acredito que ele realmente tenha grandes chances de se tornar um jogador da Seleção Brasileira", completou.
LATERAL DO CRF PODE SER CONVOCADO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA EM MARÇO
Com o alto nível de desempenho, Wesley também passou a ser considerado para a Seleção Brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o dia 07 de março como a data da próxima convocação para a Data FIFA, e a presença do jogador na lista do técnico Dorival Júnior é uma possibilidade concreta. Caso a convocação se confirme, o jovem lateral pode representar o Brasil nos próximos desafios internacionais.