
Futebol
|
O projeto do estádio próprio do Flamengo ganhou novos rumos com a mudança de gestão no clube. Após a compra de um terreno no Gasômetro, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, sob comando do ex-presidente Rodolfo Landim, a expectativa inicial era concluir a construção até 2029. No entanto, com Luiz Eduardo Baptista, o Bap, assumindo a presidência em 2025, os planos foram revistos.
Com base em estudos da nova diretoria, Bap concluiu que o cronograma anterior não era viável. Agora, a expectativa é que o novo estádio seja entregue em 20 de janeiro de 2031, em homenagem ao dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. O dirigente sonha em celebrar a inauguração com um amistoso de peso: Flamengo x Real Madrid.
A arena será erguida em um terreno de 86 mil metros quadrados, na região do Gasômetro, entre São Cristóvão e a Zona Portuária, próximo à Rodoviária Novo Rio e ao Terminal Gentileza. A localização central promete facilitar o acesso da torcida de diferentes regiões da cidade.
O estádio foi projetado para receber 77.923 torcedores, número superior ao do Maracanã. Do total, pelo menos 20 mil lugares serão destinados a ingressos populares, uma forma de garantir que todos os segmentos da torcida tenham acesso à nova casa rubro-negra.
Inicialmente estimado em R$ 1,9 bilhão, o custo do projeto foi reavaliado pela nova gestão. O levantamento atual projeta um gasto superior a R$ 3 bilhões, o que, se confirmado, tornará o estádio do Flamengo o mais caro já construído no Brasil.
A diretoria se inspira no Signal Iduna Park, do Borussia Dortmund, para criar uma atmosfera intensa e apaixonada. Um dos destaques do projeto é a adaptação da famosa “Muralha Amarela” para um setor popular da Nação Rubro-Negra, que promete ser o coração pulsante do estádio.
Apesar das sugestões vindas da torcida — com destaque para o nome Zico, em homenagem ao maior ídolo do clube — a diretoria mantém o plano de negociar os naming rights. A decisão sobre o nome oficial será tomada com foco em retorno financeiro e valorização da marca.
Com uma altura estimada equivalente a um prédio de 20 andares (cerca de 70 metros), a nova arena será um dos estádios mais altos do mundo. Para comparação, o Maracanã tem 32 metros de altura, enquanto o Santiago Bernabéu, em Madrid, chega a 45m, e o Camp Nou, em Barcelona, atinge 48m.
As equipes se enfrentam neste sábado (12), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro; o Mais Querido buscará a vitória para permanecer na liderança do torneio
|
O Flamengo volta a campo neste sábado (12) em confronto contra o São Paulo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o confronto contra o time paulista terá início às 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã, onde o Rubro-Negro tentará vencer para se manter na liderança da competição.
Assim, o torcedor do Flamengo poderá o jogo contra o São Paulo acompanhar a partir das 16h30 a partida através da TV Globo (canal aberto), SporTV (canal fechado) e Premiere (pay-per-view).
Flamengo: Rossi; Wesley (ou Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gonzalo Plata.
São Paulo: Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino (ou Ferraresi); Cédric, Alisson, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Díaz; Oscar (ou Juan Dinenno) e André Silva.
Assim, Flamengo e São Paulo entram em campo neste sábado (12) em situações diferentes na tabela de classificação. Isso porque, o Mais Querido tentará se manter na liderança do torneio por mais uma rodada, onde lidera com 24 pontos. Já a equipe paulista ocupa a 14ª colocação, com 12 pontos.
Mengão recebe o tricolor paulista pela 13ª rodada do Brasileiro no Maracanã visando manter-se na liderança; Confira transmissões
|
O Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro neste sábado (12), contra o São Paulo, às 16h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida marca o retorno do Rubro-Negro à competição nacional após a disputa do Mundial de Clubes. O duelo será exibido em rede nacional e terá transmissão em três plataformas: Rede Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).
Na véspera da partida, o técnico Filipe Luís comandou o último treino no Ninho do Urubu e esboçou a formação titular. A tendência é que o Flamengo entre em campo com força máxima, mesmo com a ausência de Erick Pulgar, lesionado. Com isso, o Mengão deve ir a campo com: Rossi; Wesley (ou Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gonzalo Plata.
Sem poder contar com destaques como Lucas Moura e Luciano, o técnico Hernán Crespo, que reestreia pelo tricolor paulista após o pedido de demissão de Luís Zubeldía, deve mandar a campo a força máxima disponível no São Paulo. A provável equipe é: Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino (ou Ferraresi); Cédric, Alisson, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Díaz; Oscar (ou Juan Dinenno) e André Silva.
De acordo com o portal ‘Coluna do Fla’, o Maracanã vai estar lotado para o duelo entre Flamengo e São Paulo. Até a manhã deste sábado (12), mais de 52 mil ingressos já foram vendidos e a expectativa é de que o estádio receba perto de 60 mil torcedores para o retorno do Campeonato Brasileiro.
Os torcedores que forem ao Maracanã, contudo, não verão Pedro em ação. O atacante foi cortado da relação de jogadores do Flamengo para a partida após atitudes que foram entendidas como indisciplina por parte da comissão técnica do clube. Segundo o ‘GE’, as ações do camisa 9 teriam incomodado até mesmo parte do elenco rubro-negro.
O Mais Querido volta a campo após duas semanas de preparação com elenco quase completo para enfrentar o Tricolor Paulista no Maracanã
|
Após a pausa no calendário devido ao Mundial de Clubes, o Flamengo aproveitou o intervalo de duas semanas sem partidas para realizar uma preparação física detalhada. O clube encara o São Paulo neste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a maioria dos jogadores à disposição.
A única baixa confirmada por lesão é o volante Erick Pulgar, que segue em recuperação. Fora isso, o técnico Filipe Luís poderá contar com força quase total, incluindo atletas que foram poupados ou estavam em recuperação durante o torneio internacional. Um dos nomes que retorna à lista de relacionados é o atacante Pedro. O camisa 9 não participou da última partida antes da pausa por uma decisão técnica.
Desta vez, ele volta a ser opção no ataque, o que amplia o leque de alternativas para Filipe Luís montar a equipe. A presença de Pedro ganha ainda mais relevância considerando o calendário apertado que o Flamengo terá pela frente, com partidas importantes tanto no Brasileirão quanto nas competições eliminatórias.
Durante as duas semanas livres, o departamento de preparação física do Flamengo conduziu um plano específico para cada jogador, com o objetivo de ajustar as cargas de trabalho conforme a necessidade individual. O profissional destacou que os treinos foram planejados para deixar o elenco em condição ideal para enfrentar a sequência de jogos do segundo semestre.
Nomes como De La Cruz, Arrascaeta e Alex Sandro passaram por acompanhamento específico durante o Mundial e foram beneficiados pela pausa. Os três agora estão liberados para voltar à rotina normal de treinos e jogos. A recuperação física dos meio-campistas, especialmente De La Cruz e Arrascaeta, é tratada como um ponto crucial para a retomada do Flamengo na temporada. Com eles em campo, o time ganha poder de criação e intensidade no setor ofensivo.