
Futebol
09 Abr 2024 | 13:30 |
Em alta pela ótima temporada até aqui, Tite quebrou neste domingo (07) a "maldição" e se tornou o primeiro treinador gaúcho a ser campeão pelo Flamengo em mais de 40 anos. Nascido em Erechim-RS, Paulo César Carpegiani foi o último, lá em 1982. Naquele ano, conduziu o Rubro-Negro à conquista do bicampeonato brasileiro curiosamente em Porto Alegre, com vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio.
As aspas colocadas entre a palavra maldição são mais do que justas até porque o maior treinador da história do Flamengo, Claudio Coutinho, é gaúcho de Dom Pedrito. O próprio Carpegiani, antes do bi nacional, já havia comandado o Rubro-Negro nas conquistas do Carioca, da Libertadores e do Mundial, todas em 1981. A base dessa equipe antológica fora montada por Coutinho, entre 1978 e 1980.
Em outubro de 1989, quatro meses após conquistar o Carioca que tirou o Botafogo da fila de 21 anos sem títulos, o porto-alegrense Valdir Espinosa chegava à Gávea. Em 1990, o time começou mal o Carioca e perdeu para todos os arquirrivais. A última derrota, um 2 a 0 para o Botafogo em 28 de abril, custou o cargo. Apesar da crise de resultados, Espinosa era muito querido pelo grupo. O ídolo Júnior, que nos dois anos seguintes se tornaria o Maestro das conquistas do Carioca e do Brasileiro, revoltou-se com a demissão e chegou a cogitar a aposentadoria. Em 2006, Espinosa voltou ao clube, dirigiu o Flamengo em nove jogos, com três derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias. A passagem não durou nem dois meses.
Ídolo do clube pelo grande futebol apresentado enquanto volante e também devido aos históricos títulos como treinador nos anos 80, Carpegiani voltou ao Flamengo pela primeira vez em 2000. Foi eliminado na primeira fase do Rio São-Paulo, fez campanha irregular no primeiro turno do Carioca e se despediu com uma goleada por 5 a 1 para o Vasco. Em 2018, após a saída do colombiano Reinaldo Rueda, Carpegiani, que era cotado para ser coordenador do clube, acabou assumindo o cargo de treinador. Depois de 17 jogos, acabou demitido juntamente com o executivo Rodrigo Caetano.
Em 2005, o Flamengo, afundado em profunda crise de resultados, trocou o estilo ofensivo de Cuca pela retranca e o "futebol-força" de Celso Roth, nascido em Porto Alegre. Como era de se esperar, não deu certo. O elenco era limitado, mas a falta de conexão entre o profissional a história do clube era gritante. O rendimento ofensivo foi pífio, com apenas 22 gols em 20 jogos, mas nem a defesa, prioridade máxima de Roth, foi bem. Foi vazado 29 vezes e levou de quatro em três oportunidades.
Mano Menezes, natural de Passo do Sobrado-RS, virou desafeto da torcida do Flamengo ao abandonar o barco num momento em que o time não ia bem, mas também estava longe de seus piores dias. E o pedido de demissão veio um dia após ele afirmar que "as coisas vinham acontecendo da maneira que ele esperava". Onze dias antes de anunciar sua decisão, o Rubro-Negro conquistara uma épica vitória sobre o Cruzeiro, nas oitavas de final da Copa do Brasil, competição que o clube venceria em novembro do mesmo ano. Com Mano, foram 22 jogos, nove vitórias, seis empates e sete derrotas.
Por dim, o último gaúcho antes de Tite foi Renato, um dos maiores jogadores da história do Flamengo e ídolo ainda de grande parte da torcida. Natural de Guaporé, teve um início que parecia muito promissor. Goleou vários adversários de peso, passou pelo mata-mata da Libertadores com enorme facilidade e chegou à semifinal da Copa do Brasil, mas isso não durou muito. Foram resultados ruins em todas as competições, em partidas decisivas, então, mesmo com um bom aproveitamento (72%), sua passagem foi abafada.
Técnico Filipe Luís define elenco do Mengão para o duelo deste domingo (14) em Caxias do Sul pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
13 Set 2025 | 13:48 |
O Flamengo está pronto para mais um compromisso pela temporada 2025. Na tarde deste sábado (13), a delegação do Mais Querido embarca para Caxias do Sul, onde enfrentará o Juventude no domingo (14), às 16h (horário de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para o jogo deste domingo, o técnico Filipe Luís não poderá contar com alguns nomes de peso. Jorginho e Varela seguem em recuperação de problemas musculares e ficam de fora, assim como Léo Ortiz, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.
Bruno Henrique também é baixa, iniciando o cumprimento de punição aplicada pelo STJD. Alex Sandro ainda trata uma lesão na panturrilha, enquanto Erick Pulgar cumpre o cronograma de recuperação após cirurgia no quinto metatarso do pé direito.
Goleiros: Dyogo Alves, Matheus Cunha e Rossi
Zagueiros: Cleiton, Danilo, João Victor, Léo Pereira
Laterais: Ayrton Lucas, Daniel Sales, Emerson Royal
Meio-campistas: Allan, Carrascal, Arrascaeta, De La Cruz, Evertton Araújo e Saúl
Atacantes: Everton Cebolinha, Luiz Araújo, Michael, Pedro, Plata, Samuel Lino e Wallace Yan
O duelo entre Flamengo e Juventude está marcado para este domingo (14), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A partida é válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro e será mais uma oportunidade para o time comandado por Filipe Luís manter o ritmo na competição.
Após exames confirmarem consolidação de fratura no pé direito, chileno está liberado para trabalhos no campo e inicia fase final de recuperação visando retorno
13 Set 2025 | 08:35 |
O volante Erick Pulgar deu um passo importante para voltar a atuar pelo Flamengo. Exames realizados nesta sexta-feira (12) apontaram a consolidação da fratura no quinto metatarso do pé direito, permitindo que o jogador seja liberado para iniciar atividades no gramado.
Com a liberação médica, Pulgar começa agora a transição para trabalhos no campo. O chileno seguirá em fisioterapia para retomar a corrida, evoluir para atividades com bola e, posteriormente, entrar na etapa de condicionamento físico, última fase antes do retorno aos jogos oficiais.
O meio-campista não entra em campo desde o Mundial de Clubes, em junho. Após cirurgia realizada no dia 3 de julho, Pulgar permaneceu um período no Chile e, em seguida, se reapresentou no Ninho do Urubu para dar continuidade ao tratamento. Até então, vinha realizando os exercícios na área interna do centro de treinamento.
A lesão aconteceu no duelo contra o Bayern de Munique, válido pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. O volante já havia sofrido o mesmo tipo de fratura nos primeiros meses no clube, quando precisou de cerca de 60 dias para voltar a ser relacionado.
Embora o técnico Filipe Luís tenha declarado que contava com o chileno para os confrontos das quartas de final da Libertadores, é improvável que o atleta esteja em campo nas partidas contra o Estudiantes, programadas para os dias 18 e 25 de setembro. A expectativa é de que Pulgar esteja à disposição em um momento posterior da temporada, reforçando o Flamengo nas competições em andamento.
Com setores esgotados, torcida do Mais Querido promete lotar o Maracanã no jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra time argentino
13 Set 2025 | 08:12 |
A torcida do Flamengo mais uma vez demonstra sua força e deve transformar o Maracanã em um caldeirão. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, 57.402 ingressos já foram vendidos para a partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores contra o Estudiantes, marcada para a próxima quinta-feira (18).
A procura intensa fez com que os setores Norte, Leste, Oeste Inferior e Maracanã Mais tivessem suas cargas esgotadas rapidamente. No momento, restam apenas bilhetes para o setor Sul, com preços de R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia-entrada). A expectativa da diretoria rubro-negra é que os 60 mil ingressos colocados à venda sejam totalmente vendidos ainda nesta quinta.
Somando gratuidades, cortesias, camarotes e cadeiras cativas, a projeção de público para o confronto é alta. A estimativa é que mais de 67 mil torcedores empurrem a equipe em busca de uma vaga na semifinal da competição continental.
Antes do duelo decisivo pela Libertadores, o Flamengo tem compromisso importante pelo Brasileirão. No domingo (14), às 16h (horário de Brasília), o time enfrenta o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do campeonato.
O Rubro-Negro lidera a tabela com 47 pontos, enquanto a equipe gaúcha ocupa a 18ª colocação, com 21 pontos somados. Já o jogo de volta contra o Estudiantes, que definirá o classificado para a semifinal, acontecerá no dia 25 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi (UNO), em La Plata, na Argentina.