Futebol
|
0Neste domingo (17) o Flamengo começa a intensa busca pela Taça da Copa do Brasil. Jorge Sampaoli terá a sua primeira experiência com o rubro-negro numa final de campeonato, mas o clima dentro do CT e no dia-a-dia do clube está longe de ser o ideal. De acordo com fontes ligadas ao 'GE' as coisas estão mais próximas de 'péssimas'.
Desde que o Mais Querido foi eliminado precocemente da Libertadores, nas oitavas de final contra o Olimpia (PAR), no começo de agosto, as coisas estão indo de mal a pior para o treinador argentino. Com o resultado, a torcida se levantou revoltada e começou a pedir pela sua demissão. A notícia de que ele não estaria mais com o time em 2024 veio alguns dias depois.
Um dos grandes motivos para a falta de sucesso de Sampaoli na equipe é a falta de relacionamento com os seus colegas de trabalho. Nisto estão incluídos funcionários da comissão técnica, mas também elementos da diretoria e até os jogadores. Ele tem uma forma considerada como 'fria' e 'distante' de lidar com vários assuntos, o que afasta as pessoas.
Em jogo contra o Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil, quando já se sabia que ele estava de partida, um momento muito estranho aconteceu. Durante a partida, Arrascaeta marcou o gol da vitória e, gesticulando com as mãos, pediu que todos se juntassem em torno de Sampaoli. Pedido aceito, e Gabigol e Fabrício Bruno foram inserindo o treinador na roda com alguns tapinhas na cabeça.
Contudo, na coletiva pós-jogo, Sampaoli disse que "um mês corresponde a um ano no Flamengo" e que por isso não poderia precisar se continuaria ou não até os jogos com o São Paulo. Além disso, quando questionado sobre o abraço coletivo, afirmou que a união tinha de aparecer especialmente nos momentos de dificuldade. Ou seja, repeliu a aproximação.
Por mais que o presidente do Mais Querido, Rodolfo Landim, tenha dito à Imprensa como está satisfeito com o técnico, essa não parece ser a opinião dos mandatários de futebol. Tanto Bruno Spindel (presidente de futebol) como Marcos Braz (vice-presidente de futebol) têm uma relação ruim com ele. Com os outros funcionários é ainda pior, ainda de acordo com o 'GE'.
Ainda há dentro do clube quem o considere excelente treinador nos aspectos tático e técnico, além de um profissional super disposto ao trabalho. Em contrapartida, há uma percepção quase unânime sobre o quanto peca na condução do trato com as pessoas.
Quem convive no ambiente de treinamento qualifica o clima como "péssimo". Não especificamente por desavenças ou discussões, como os casos de agressão entre Pablo Fernández e Pedro e Gerson e Varela. Mas também pela falta de harmonia e pouca descontração no local de trabalho.
Relatos dão conta de que as conversas são escassas, e não são raros os profissionais que contam as horas para o Flamengo decidir sua vida na Copa do Brasil e começar a reestruturação do ambiente de trabalho sem Jorge Sampaoli.
A partida pela final da Copa do Brasil contra o São Paulo será no Maracanã este domingo (17) e começa às 16h00 (horário de Brasília). O jogo de volta vai ser na semana seguinte, no dia 24 de setembro, no Estádio Morumbi, na capital paulista, começando no mesmo horário. O Flamengo vai atrás de ser pentacampeão, enquanto o Tricolor Paulista ainda quer a sua primeira conquista do torneio em sua história.
Entidade máxima do futebol fez postagem no perfil do Mundial de Clubes sobre a conquista do Mengão no clássico diante do Botafogo
|
0A conquista da Supercopa Rei do Brasil pelo Flamengo, no último domingo (2), chamou a atenção da FIFA. Um dos perfis oficiais da entidade fez questão de parabenizar o Rubro-Negro pela vitória sobre o Botafogo, em Belém. Na publicação, a conta dedicada ao Super Mundial de Clubes destacou uma imagem do elenco flamenguista erguendo o troféu, acompanhada da legenda: "Campeões".
Agora tricampeão da Supercopa, o Flamengo segue a temporada com cinco competições pela frente, incluindo o Super Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado nos Estados Unidos.
Flamengo no Super Mundial de Clubes
Após o sorteio realizado em dezembro, o Flamengo caiu no Grupo D, ao lado de Chelsea (ING), Club León (MEX) e Esperance Tunis (TUN). O objetivo inicial do Rubro-Negro será garantir vaga nas oitavas de final do torneio.
Jogos do Flamengo no Super Mundial
16/06 – 22h | Flamengo x Esperance (Filadélfia, Pensilvânia)
20/06 – 15h | Flamengo x Chelsea (Filadélfia, Pensilvânia)
04/07 – 22h | León x Flamengo (Orlando, Flórida)
Além do Super Mundial, o Flamengo disputa ainda o Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores, em uma temporada repleta de desafios.
Próximos jogos do Flamengo
O Rubro-Negro ainda tem cinco rodadas da Taça Guanabara para garantir vaga na semifinal do Campeonato Carioca. O time enfrentará Portuguesa-RJ, Fluminense, Botafogo, Vasco e Maricá, buscando subir da quinta posição para o G4 classificatório.
A próxima partida será nesta quarta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), contra a Portuguesa-RJ, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Transmissão: SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Amazon Prime Video (streaming).
Com a supercopa no último domingo, os jogadores rubro-negros chegaram a 14 títulos cada com a camisa do time carioca e se tornaram os maiores vencedores do club
|
0O Flamengo tem dois novos recordistas de títulos conquistados pelo clube e não deixou passar em branco. Antes de viajar para Minas Gerais, onde a equipe joga contra a Portuguesa pelo Carioca, no Parque do Sabiá, a dupla recebeu homenagem e concedeu coletiva de imprensa após o treino na parte da manhã dessa terça-feira (4), no Ninho do Urubu.
José Boto entrou com os jogadores na sala de imprensa e exibiu camisas com o número das taças conquistadas pelos atletas que chegaram em 2019. Arrascaeta, que vestiu a 14 antes de assumir a camisa 10, voltou a ter o número 14 na camisa para homenagear a quantidade de títulos conquistados. Bruno Henrique também chegou ao 14º título pelo Flamengo.
Os dois jogadores, agora, são os que mais levantaram taças pelo Mengão na história do clube. Para Bruno Henrique, isso é fruto de uma entrega de todo o time, bem como a ambição de seguir vencendo desde 2019.
"Não é fácil ganhar tantos títulos, mas trilhamos esse caminho dessa forma. Colocamos a camisa e sempre que entramos em campo é para dar o melhor pleo Flamengo. Ganhar jogos, títulos. Ficamos muito felizes de conquistar essa marca pelo clube. Que a gente consiga ampliar esse número 14 enquanto estivermos aqui. Esse grupo que temos, desde a minha chegada, vejo que nunca está satisfeito. Sempre queremos conquistar mais no ano seguinte", avisa.
Bruno Henrique, inclusive, foi o autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na Supercopa. Por isso, comemorou ter sido o herói de mais um título.
"Muito feliz, mais uma vez marcando meu nome na história do clube. Começando o ano com o pé direito, muito importante. Será um ano longo. Que tenhamos mais títulos, chegar ao fim do ano conquistando nossos objetivos. É o que todo o departamento de futebol quer", conclui.
Arrascaeta comemora marca e fala em legado dentro e fora dos campos
O uruguaio sabe que é um espelho para jovens e crianças que sonham com a profissionalização no futebol. Ídolo da Nação, Arrascaeta se orgulha pelas conquistas, mas diz que o legado é dentro e fora dos gramados.
"Temos sido muito autocríticos, porque somos um espelho para as crianças também. Dentro de campo, sempre damos nosso melhor, e a torcida nos apoiou desde que cheguei aqui. É o que me deixa mais feliz. Não podemos sentar e pensar no que fizemos, temos de continuar com essa ambição de querer conquistar coisas mais importantes. Boto chegou agora e também quer ganhar. É mais um ano que vamos correr atrás dessas coisas importantes", afirma.
Por fim, adota o discurso de que o Flamengo vai passar pela temporada passo a passo até alcançar os objetivos principais no final do ano.
"Acho que tem que focar em cada competição. Agora o Carioca. Todo começo de ano a expectativa é grande, como nos anos anteriores. Tem hora que dá certo, hora que não. Começamos bem, uma pré-temporada muito boa. Vamos dar o nosso melhor para que seja um ano vitorioso. Vamos competir com grandes times, mas temos total confiança no nosso grupo. Vamos a cada jogo como se fosse uma final", finaliza.
Goleiro do Cruzeiro apontou o CT Ninho do Urubu como um dos melhores do Brasil e disse que é um dos motivos para os grandes desempenhos do Mengão
|
0O Flamengo tem investido fortemente na estrutura do Ninho do Urubu nos últimos anos, o que tem impressionado jogadores vindos da Europa, como Alex Sandro e Danilo. Agora, foi a vez de Cássio, goleiro do Cruzeiro e ídolo do Corinthians, destacar as condições do CT rubro-negro.
"Dez anos atrás, o Flamengo não era como time... como nome sempre foi uma instituição de muito respeito, é o time que mais tem torcida no Brasil. Mas, estruturalmente, eu tive o privilégio de treinar lá algumas vezes, e é um CT maravilhoso”, disse Cássio, em entrevista à CNN.
Cássio ainda ressaltou o crescimento do clube dentro e fora dos campos, colocando o Flamengo entre as potências do futebol brasileiro ao lado do Palmeiras.
"Uma instituição que se organizou e hoje é uma potência no futebol. A meta do Cruzeiro é estar brigando com esses gigantes por títulos. Palmeiras e Flamengo já vêm há um bom tempo buscando isso”, afirmou o goleiro.
Cássio e a gratidão dos rubro-negros
Parte da torcida do Flamengo guarda boas lembranças de Cássio por sua atuação decisiva na conquista do Brasileirão 2020. Na última rodada, o Flamengo precisava vencer o São Paulo para garantir o título, mas foi derrotado. Restou aos rubro-negros torcer por um tropeço do Internacional, vice-líder, contra o Corinthians, no Beira-Rio.
Com Cássio brilhando no gol e garantindo o 0 a 0, o título acabou ficando com o Flamengo, que celebrou o oitavo campeonato nacional.
Próximo desafio do Flamengo
O Flamengo encerra a preparação para o próximo confronto nesta terça-feira (4), no Ninho do Urubu. O time entra em campo na quarta (5), às 19h (horário de Brasília), contra a Portuguesa-RJ, pela oitava rodada do Campeonato Carioca, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. A partida será transmitida pelo SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Amazon Prime Video (streaming).