
Futebol
|
Nesta sexta-feira (30), a Seleção Brasileira enfrentará o Japão pela 16ª vez. As equipes são velhas conhecidas e têm um histórico muito equilibrado de confrontos. O duelo acontece na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30, com transmissão ao vivo na Globo. Ingressos podem ser adquiridos no site selecaofeminina.soudaliga.com.br.
As brasileiras já enfrentaram as japonesas em 15 oportunidades. Foram cinco vitórias da Amarelinha, sete derrotas e três empates. Entre amistosos e diferentes torneios, Brasil e Japão chegaram a se enfrentar em Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.
Em Mundiais, foram dois confrontos. No primeiro, em 1991, a Seleção Brasileira enfrentou as japonesas em sua estreia, e saiu com a vitória por 1 a 0. Já na Copa de 1995, quem ficou com a vantagem foi o Japão, que venceu por 2 a 1 ainda na fase de grupos.
Em Olimpíadas os duelos trazem mais uma vez o equilíbrio. Em Atlanta, em 1996, primeira vez que o futebol feminino participou dos Jogos, o Brasil venceu por 2 a 0 na primeira fase. Já em 2012, em Londres, foram as japonesas que triunfaram por 2 a 1, deixando as brasileiras de fora da semifinal. Em 2024, o Japão levou vantagem novamente, ao derrotar o Brasil por 2 a 1 na fase de grupos.
Sob o comando do técnico Arthur Elias, a Amarelinha tem uma vitória, um empate e duas derrotas. Em 2023, o Brasil disputou dois amistosos com o Japão e venceu o primeiro por 4 a 3, mas foi derrotado no segundo por 2 a 0. Antes das Olimpíadas, as equipes se encontraram na SheBelieves Cup. Na ocasião, o jogo terminou empatado em 1 a 1, mas vale ressaltar que a Seleção Brasileira ficou em terceiro lugar na competição ao vencer a disputa de pênaltis.
Além do jogo desta sexta, Brasil e Japão voltam a se enfrentar na segunda-feira (2), às 20h, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança. Os amistosos fazem parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa América, que acontece em julho deste ano.
O profissional destacou que ambos os times podem fazer frente aos europeus e avançarem de fase na competição intercontinental
|
O elenco do Flamengo embarcou rumo aos Estados Unidos na noite desta última quarta-feira (11) para a disputa do Mundial de Clubes. Com uma equipe forte, o Mais Querido foi colocado pelo ex-Botafogo, Artur Jorge, ao lado do Palmeiras como forte candidato a avançar de fase na competição.
Acredito sinceramente que o Palmeiras e o Flamengo são capazes”, afirmou Artur Jorge.
De acordo com o técnico, Flamengo e Palmeiras têm força e elenco para vencer os adversários que enfrentarão nas fases iniciais. Porém, Artur Jorge agiu com cautela ao comentar sobre o Fluminense.
“Capazes e possíveis de ultrapassar dentro do seu grupo que têm. O Fluminense depende um bocadinho daquilo que possa ser a sua apresentação de performance”, completou em participação no podcast ‘Conta & Manda’.
O Flamengo tem estreia no Super Mundial prevista para o dia 16, contra o Esperánce (TUN), às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field. Já no dia 20, o Rubro-Negro encara o Chelsea no mesmo estádio. Por fim, no dia 24, o Mengo enfrenta o Los Angeles FC.
Em caso de avançar de fase no Mundial de Clubes, o Flamengo já sabe quem poderá enfrentar nas oitavas de final. Isso porque, o adversário do Mais Querido sairá do Grupo C, que tem Bayern de Munique (ALE) e Benfica (POR) como principais candidatos ao primeiro e segundo lugar.
A principal curiosidade é que praticamente todos os jogos vieram em excursões do Fla pela África e jogos contra seleções locais
|
O Flamengo já viajou aos Estados Unidos, país que vai receber a Copa do Mundo de Clubes, e conta os dias para a estreia contra o Espérance-TUN. E o jogo contra a equipe da Tunísia vai marcar um momento especial para o rubro-negro, que terá apenas o segundo jogo oficial contra o time da África. Contudo, o rubro-negro tem um histórico contra times Africanos.
A principal curiosidade é que praticamente todos os jogos vieram em excursões do Flamengo pela África. A única partida fora do continente africano foi justamente a única considerada oficial, em 2022. Derrotado pelo Al Hilal-SAU na semifinal do Mundial de Clubes daquele ano, o Flamengo disputou o terceiro lugar com o Al Ahly-EGY. E o jogo foi sofrido, com o time egípcio tomando a dianteira do placar em determinado momento. No segundo tempo, o Rubro-Negro definiu o 4 a 2.
De resto, excursões do Flamengo pela África dominam a lista, com visitas a África do Sul, Angola, Argélia, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Líbia, Tunísia e Zaire. E aqui há uma curiosidade e tanto: em uma dessas viagens, o Flamengo enfrentou justamente o Espérance, e na Tunísia, em 1993. Venceu por 1 a 0, gol de Marcelinho Carioca.
No total, o Flamengo já encarou 22 partidas contra equipes africanas, e o retrospecto é ótimo: 15 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Foram 52 gols marcados pelo Mais Querido — ataque bastante prolífico — e 21 sofridos.
Esse retrospecto dá um aproveitamento alto de 77,2%, indicando que o clube não teve tantas dificuldades assim no passado. É bem verdade, porém, que o Espérance de 2025 chega em patamares acima desses adversários. A única derrota aconteceu em uma excursão do Flamengo pela Líbia, em 1985. Em amistoso contra a seleção do país, o Mais Querido acabou superado por 2 a 0.
A equipe da Tunísia enfrenta o Mais Querido na próxima segunda-feira (16), em confronto válido pela primeira rodada da competição intercontinental
|
Após o Flamengo divulgar a lista de relacionados para o Mundial de Clubes, foi a vez do Espérance (TUN) publicar os nomes dos atletas que participarão do torneio intercontinental. As equipes se enfrentam na segunda-feira (16), às 22h, em Orlando.
GOLEIROS: Béchir Ben Said, Amenallah Memmiche e Sedki Debchi;
DEFENSORES: Mohamed Ben Ali, Raed Bouchniba, Amine Ben Hamida, Ayman Ben Mohamed, Yassine Meriah, Amine Tougai, Hamza Jelassi e Aziz Koudhai;
MEIAS: Khalil Guennichi, Onuche Ogbelu, Houssem Tka, Wael Derbali, Abdramane Konate, Chiheb Jebali, Haythem Dhaou e Yan Sasse;
ATACANTES: Youcef Belaili, Rayane Hamrouni, Sepho Mokwana, Rodrigo Rodrigues e Achraf Jabri.
Entre os relacionados pelo técnico Maher Kanzari, o Espérance contará com dois jogadores brasileiros. O primeiro é Yan Sasse, revelado pelo Coritiba e que teve passagem pelo Vasco. O segundo é Rodrigo Rodrigues, que passou por Palmeiras, Bahia e outros clubes do Nordeste.
O Espérance de Tunis chega ao Mundial de Clubes classificado via ranking do continente africano. A equipe tunisiana já foi campeã da Champions League da África, mas a conquista ocorreu em 2018. Por conta do bom desempenho no torneio, o time garantiu vaga na competição de clubes.
Já o Flamengo conquistou a vaga para o Mundial de Clubes ao conquistar a Libertadores 2022. Assim, as equipes se enfrentam no Mundial de Clubes na segunda (16), às 22h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.