Futebol

SISTEMA DEFENSIVO DO FLAMENGO É O GRANDE TRUNFO PARA A BRIGA PELO TÍTULO BRASILEIRO

Rubro-Negro foi vazado uma vez nos últimos quatro jogos; "Era Tite" tem média de 0,75 gol sofrido

Gilvan de Sousa/CRF
Gilvan de Sousa/CRF

  |

Icon Comentário0

Desde o anúncio da contratação de Tite, a torcida do Flamengo nutriu a esperança de ver o técnico arrumar a defesa rubro-negra, que estava devendo em 2023. Depois de oito apresentações do time com o treinador, a sensação é de que a expectativa já foi correspondida. O sistema defensivo foi vazado apenas uma vez nos últimos quatro jogos (contra adversários considerados "pedreiras": Fortaleza fora, Palmeiras, Fluminense e Bragantino) e virou um trunfo na busca pelo título brasileiro.


Com seis gols tomados em oito rodadas, a "Era Tite" no Flamengo tem média inferior a um gol sofrido por partida (0,75). Feito que coincidentemente marcou os grandes trabalhos do técnico na carreira e aconteceu em quase todos os seus títulos como treinador, comandando Caxias, Grêmio, Internacional, Corinthians e a seleção brasileira.


No Flamengo, Tite "arrumou a cozinha" sem mexer na dupla de zaga, formada por Fabrício Bruno e Léo Pereira. Mas fez algumas mudanças e ajustes táticos. No gol, confiou em Rossi e o goleiro correspondeu. Na lateral direita, apesar de ainda contestado, Matheuzinho virou titular. Passou a jogar com uma dupla de volantes na proteção, ora com Thiago Maia ao lado de Pulgar, ora com Gerson fazendo a função. E os pontas que efetivou, Luiz Araújo e Cebolinha, ajudam muito na recomposição.


Metade dos seis gols tomados aconteceram em um só jogo, num apagão de 10 minutos contra o Grêmio, quando perdeu de virada por 3 a 2 em Porto Alegre. Depois, levou dois na derrota por 2 a 1 para o Santos em Brasília e um no empate de 1 a 1 no Fla-Flu. Mas das oito partidas da "Era Tite", só em três o time foi vazado. E nos duelos em que mais sofreu defensivamente cedendo chances ao adversário (contra Vasco, Fortaleza e Bragantino), a equipe rubro-negra conseguiu vencer.

O Flamengo é o terceiro colocado do Brasileirão com 60 pontos, só dois atrás do Palmeiras, restando quatro jogos para o fim do campeonato. Neste domingo, o Rubro-Negro visita o lanterna e já rebaixado América-MG no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), às 18h30 (de Brasília), pela 35ª rodada. E se não sofrer gols, estará mais perto de vencer.




Futebol

Flamengo pode ser multado na Copa do Brasil por motivo inusitado - confira

Partida pela Terceira Fase da Copa do Brasil teve início adiado por excesso de crianças em campo com atletas do Mais Querido; jovem Joshua decide com gol

Flamengo vence Botafogo-PB por 1 a 0 na Copa do Brasil após atraso causado por excesso de crianças em campo - foto: reprodução
Flamengo vence Botafogo-PB por 1 a 0 na Copa do Brasil após atraso causado por excesso de crianças em campo - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

O confronto entre Flamengo e Botafogo-PB, realizado na noite de 1º de maio no estádio Castelão, em São Luís do Maranhão, teve início com cerca de dois minutos de atraso. O motivo foi um número maior do que o permitido de crianças que acompanharam os jogadores rubro-negros na entrada em campo. A arbitragem, liderada por João Vitor Gobi, se surpreendeu com a quantidade e precisou intervir para que o jogo pudesse começar.


O árbitro, que pertence à Federação Paulista de Futebol e comandava pela primeira vez um jogo do time carioca, precisou registrar o episódio em súmula. No documento oficial, divulgado pela CBF, Gobi relatou não ter conseguido contabilizar o número total de crianças em campo. O regulamento da competição permite até 22 crianças – uma para cada atleta –, mas a presença de um grupo significativamente maior causou confusão.


IMAGENS REVELAM EXCESSO


As imagens da transmissão evidenciaram a quantidade incomum de crianças ao lado dos jogadores do Flamengo. A arbitragem precisou aguardar até que todas fossem retiradas do gramado, o que atrasou o pontapé inicial. Apesar da situação inusitada, a torcida presente seguiu entusiasmada, aguardando o início do duelo decisivo da Copa do Brasil.

JOVEM JOSHUA MARCA NO FIM


Com a bola rolando, o time comandado por Filipe Luís teve amplo domínio, mas enfrentou dificuldades nas finalizações. A entrada do jovem Joshua no segundo tempo trouxe novo fôlego ao ataque. Aos 39 minutos, o estreante aproveitou um rebote e balançou as redes, garantindo o triunfo por 1 a 0 diante do Botafogo-PB. O resultado coloca o Mengão em vantagem para o jogo de volta, marcado para o dia 21 de maio, no Maracanã.

CLASSIFICAÇÃO SERÁ DEFINIDA NO MARACANÃ

O gol de Joshua não apenas assegurou o placar favorável fora de casa, mas também reforçou a força do elenco de base do Flamengo. Para a partida de volta, no Rio de Janeiro, um empate será suficiente para a classificação à próxima fase da Copa do Brasil.


Futebol

Flamengo alcança 17º jogo sem sofrer gols na temporada - confira

Após reclamações dos torcedores, o Mais Querido alcançou números incríveis, tendo a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro

O Flamengo alcançou números incríveis, tendo a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro (Reprodução/ Flamengo)
O Flamengo alcançou números incríveis, tendo a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Nas últimas temporadas uma das maiores críticas da torcida do Flamengo era em relação à defesa. Isso porque, mesmo tendo nomes renomados na zaga, o Mais Querido sofria regularmente nas partidas. No entanto, o problema tem sido solucionado por Filipe Luís.


Na vitória do Flamengo sobre o Botafogo-PB, pelo placar de 1 a 0, nesta última quinta-feira (1), o Mais Querido alcançou o 17º jogo da temporada sem sofrer gols. Ao todo, o Rubro-Negro disputou 26 jogos, sendo vazado em apenas 12 ocasiões. Assim, a média de tentos sofridos por partida é de 0,46.


MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO BRASILEIRO


Com o Brasileirão sendo prioridade na temporada, o técnico Filipe Luís tem colocado força máxima nos confrontos da competição. Desse modo, o Rubro-Negro é dono da segunda melhor defesa do torneio, tendo sofrido apenas dois gols.

FOCO NO PRÓXIMO JOGO


Com a vitória, que saiu dos pés do jovem Joshua, joia da base que entrou no segundo tempo, o Flamengo abriu uma boa vantagem para o confronto de volta da Copa do Brasil, contra o Botafogo-PB, que será disputado no dia 21 de maio, no Maracanã.

Agora, o elenco rubro-negro volta as atenções para o Brasileirão. O Flamengo volta a campo neste domingo (4), em confronto válido pela sétima rodada do Brasileirão, contra o Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão.


Futebol

Juninho o que? Narrador 'surta' e fala apelido de atacante do Flamengo ao vivo

Em noite de estreia na Copa do Brasil, Mengão vence Botafogo-PB por 1 a 0 com gol de jovem promessa, mas transmissão vira assunto nas redes sociais

Flamengo vence na estreia da Copa do Brasil, mas transmissão vira foco após narrador citar apelido polêmico de jogador - foto: reprodução
Flamengo vence na estreia da Copa do Brasil, mas transmissão vira foco após narrador citar apelido polêmico de jogador - foto: reprodução

  |

Icon Comentário0

Na noite da última quarta-feira (01), o Flamengo deu início à sua trajetória na terceira fase da Copa do Brasil com vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB, no Estádio Castelão, em São Luís. A partida foi decidida por um gol do jovem Joshua, de apenas 17 anos, mas o confronto também ficou marcado por uma controvérsia fora das quatro linhas.


Durante a transmissão ao vivo no Prime Video, o narrador Rômulo Mendonça causou repercussão ao mencionar um apelido considerado inapropriado do atacante Juninho, o que rapidamente gerou reações nas redes sociais


Comandado por Filipe Luís, o Mais Querido entrou em campo com uma equipe alternativa, visando preservar o elenco para os próximos compromissos da temporada. O esquema tático adotado foi voltado ao controle da posse de bola e imposição ofensiva, enquanto o adversário apostava em uma defesa compacta e poucas investidas no ataque.


Apesar da superioridade — com mais de 60% de posse no primeiro tempo — o Rubro-Negro pecou nas conclusões. Michael, Luiz Araújo e Bruno Henrique desperdiçaram chances claras, o que gerou apreensão entre os torcedores que lotaram as arquibancadas do Castelão.

APELIDO GERA ASSUNTO NA WEB


A narração da partida, no entanto, acabou ganhando destaque paralelo ao jogo. Rômulo Mendonça, conhecido pelo estilo irreverente, surpreendeu ao citar o apelido “Juninho X*” durante a transmissão. “Juninho X*! É inacreditável alguém ter esse apelido”, disse ao vivo.

O termo, que faz referência a uma interpretação popular sobre o gesto de comemoração do jogador, causou desconforto entre espectadores, principalmente por ser mencionado em horário de grande audiência, incluindo o público infantil. A atitude dividiu opiniões, sendo criticada por parte da audiência que esperava uma postura mais profissional na cobertura do jogo.

PRÓXIMO COMPROMISSO DO FLAMEGO

O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (4) para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão, pela sétima rodada do Brasileirão. O duelo marca o reencontro com o ídolo do Flamengo, Gabigol. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Lateral do Cruzeiro projeta confronto contra o Flamengo: "Vai ser muito difícil"
Futebol

Lateral do Cruzeiro projeta confronto contra o Flamengo: "Vai ser muito difícil"

 

Icon Comentário0
Com Rodrigo Muniz, ex-Flamengo, em campo - Confira horário e onde assistir a Aston Villa x Fulham
Futebol

Com Rodrigo Muniz, ex-Flamengo, em campo - Confira horário e onde assistir a Aston Villa x Fulham

 

Icon Comentário0
Flamengo vence e rivais tem dificuldade - Confira os resultados dos jogos de ida da Copa do Brasil
Futebol

Flamengo vence e rivais tem dificuldade - Confira os resultados dos jogos de ida da Copa do Brasil

 

Icon Comentário0