
Futebol
|
O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, comentou sobre a condição física das equipes brasileiras que participaram da Copa do Mundo de Clubes. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o treinador português descartou qualquer sinal de desgaste nas delegações de Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo, e sugeriu que o ritmo adquirido no torneio internacional pode, inclusive, ser uma vantagem na retomada do Campeonato Brasileiro.
Leonardo Jardim, do Cruzeiro, sobre o Flamengo: "Ninguém está cansado com somente quatro meses de competição"
“As equipes que disputaram o Mundial vão continuar jogando, tendo ritmo, e com certeza vão entrar bem nessa fase”, afirmou o comandante cruzeirense, ao comparar a sequência intensa dos clubes com o intervalo enfrentado por outras equipes da Série A durante a paralisação.
Leonardo Jardim também rechaçou a possibilidade de cansaço no atual momento da temporada, reforçando que ainda está no meio. Para o treinador, os efeitos físicos do calendário apertado só devem aparecer nos meses finais do ano.
“Talvez no fim da temporada, em novembro, possa haver uma certa fadiga. Mas, neste momento, com certeza isso não vai existir. Ninguém está cansado com somente quatro meses de competição”, pontuou o técnico do Cruzeiro.
Flamengo e Cruzeiro voltam ao Brasileirão empatados com 24 pontos, mas o Rubro-Negro lidera por ter saldo de gols superior e ainda conta com um jogo a menos. A briga pelo topo da tabela coloca ainda mais peso nas declarações do técnico celeste.
O Flamengo entra em campo no próximo sábado (12), às 16h30, no Maracanã, contra o São Paulo. Em caso de vitória, a equipe carioca pode abrir vantagem na liderança. Já o Cruzeiro encara o Grêmio no domingo (13), no Mineirão.
Nome forte no clube indicou desejo de vender o atacante, trazendo enorme repercussão e comentarista diz que é hora do treinador agir
|
Durante o programa Equipe F, da ESPN, os comentaristas Zinho e Zé Elias analisaram a situação de Pedro no Flamengo e defenderam que o camisa 9 receba mais oportunidades como titular sob o comando de Filipe Luís. Com a volta do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, ambos entendem que o centroavante pode ser peça importante para a sequência da temporada.
Zinho faz pedido a técnico do Flamengo: "Filipe Luís, dá uma chance para o Pedro"
Zinho levantou questionamentos sobre a ausência de Pedro na partida contra o Bayern de Munique, quando o atacante sequer saiu do banco. Inicialmente, o ex-jogador atribuiu a decisão a um possível processo de recondicionamento físico, mas depois demonstrou surpresa com a escolha da comissão técnica.
“Eu entendia que era o recondicionamento físico e um planejamento para dar alguns minutos até ele chegar na forma ideal. Só que, para entrar no jogo, o Pedro não foi a primeira opção. Até o Wallace Yan entrou antes”, apontou Zinho.
O comentarista também comparou a situação do camisa 9 com a de Gonzalo Plata, que foi acionado mesmo também voltando de lesão: “O Pedro teve mais tempo de recuperação que o Plata. Aí vem minha dúvida. Acho que o Filipe optou por uma maior mobilidade em campo”, analisou.
Zinho aproveitou para fazer um apelo direto ao treinador: “Neste momento de Brasileiro e Libertadores, essa é a hora do Pedro. Filipe Luís, dá uma chance para o Pedro”, finalizou o ex-Mengão. O Flamengo é o líder do campeonato e está nas oitavas de final do mata-mata.
Zé Elias concordou com o colega de bancada e acrescentou que o clube precisa ter paciência com o jogador. Para ele, a solução passa por um alinhamento entre técnico e atleta: “Acho que o Filipe já deve ter explicado ao Pedro o que ele precisa melhorar: ser mais intenso na marcação e na recomposição. Existem razões para ele estar no banco, mas essas razões podem ser trabalhadas”, avaliou.
Nos últimos dias, surgiram especulações sobre uma possível saída de Pedro, mas o Flamengo negou qualquer intenção de negociá-lo. Mesmo insatisfeito com o tempo em campo, o atacante segue focado no clube e já manifestou interesse em renovar seu contrato.
Comentarista indica que o colorado tem trio de jogadores que poderiam ir para o Mengão em caso de negociação pelo atacante
|
O centroavante Pedro voltou ao centro das discussões no futebol brasileiro. Em meio às especulações sobre sua insatisfação com o tempo de jogo no Flamengo, o jornalista Luiz Carlos Reche sugeriu uma proposta ousada: uma troca entre o atacante rubro-negro e três jogadores do Internacional — Enner Valencia, Rafael Borré e Ricardo Mathias.
Luiz Carlos Reche sobre o trio do Internacional: "Eu oferecia os três para o Flamengo em troca do Pedro"
A sugestão foi feita ao vivo durante a programação da Rádio Gre-Nal, na última quinta-feira (3), quando Reche respondeu a uma mensagem de um torcedor colorado que reclamava das opções ofensivas atuais do time gaúcho. Para o jornalista, somando o desempenho dos três atacantes do Inter, ainda assim o Flamengo sairia ganhando se aceitasse trocar Pedro.
“Um ouvinte colorado nosso reclamou e disse que nem Ricardo Mathias, nem Borré, nem Enner Valencia servem, e que o time tem que contratar. Para mim, somando os três, só tem um que substituiria nas mesmas circunstâncias de hoje. Eu oferecia os três para o Flamengo em troca do Pedro”, disse Reche.
O Internacional conta atualmente com Rafael Borré e Enner Valencia alternando na titularidade, mas ambos vêm tendo um desempenho discreto em 2024. O jovem Ricardo Mathias, por sua vez, chegou a se destacar com um gol decisivo contra o Nacional, no Uruguai, pela Libertadores, mas sofreu uma lesão muscular que o afastou dos gramados.
Desde que chegou ao Flamengo, Pedro se consolidou como um dos atacantes mais eficazes do futebol brasileiro. Nos últimos três anos, com mais de 150 partidas pelo clube, o camisa 9 soma cerca de 70 gols e aproximadamente 20 assistências. Mais do que os números, o centroavante se destaca pela capacidade de decidir jogos importantes, como finais de torneios nacionais e da Libertadores.
Reconhecido por sua precisão nas finalizações, presença de área e versatilidade no ataque, Pedro é uma referência no elenco rubro-negro. Além de atuar como goleador, também participa da construção ofensiva, sendo elogiado por sua leitura de jogo e função de pivô.
Informação sobre possível negociação do atacante teve grande repercussão interna; presidente e técnico foram pegos de surpresa
|
O nome de Pedro foi o mais comentado da última quarta-feira (2) após virem à tona informações sobre uma suposta intenção do Flamengo de negociar o camisa 9. A repercussão pegou mal internamente. Segundo o GE, tanto o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, quanto o técnico Filipe Luís se irritaram com o vazamento da conversa, considerada uma tratativa interna.
A origem da confusão foi uma conversa informal entre membros do clube e o jornalista Mauro Cezar Pereira, da UOL. Apesar de não se tratar de uma entrevista oficial, a diretoria entendeu que faltou cautela por parte dos envolvidos. Por isso, o clube já trabalha internamente para identificar responsabilidades e apurar o episódio com mais profundidade.
Após a informação de que o Flamengo estaria disposto a negociar Pedro na próxima janela de transferências viralizar, o clube divulgou uma nota oficial negando qualquer intenção de venda. Na sequência, Mauro Cezar publicou capturas de tela de conversas com fontes ligadas à diretoria rubro-negra que indicavam abertura à negociação — o que acirrou ainda mais os bastidores.
Pedro também se surpreendeu com os rumores. Apesar de demonstrar certa frustração com o número de minutos em campo na temporada, o centroavante tem como prioridade renovar seu vínculo com o Flamengo. Representantes do jogador iniciaram conversas com o clube no início do ano, mas, desde então, o assunto não avançou.
Na época, o diretor de futebol José Boto sinalizou que a renovação seria discutida após o retorno do atleta de uma lesão. No entanto, mesmo com o atacante de volta desde abril, os empresários ainda não foram procurados. O contrato atual é válido até o fim de 2027.
Internamente, a comissão técnica entende que ofereceu oportunidades ao camisa 9, mas as decisões táticas priorizaram outros atletas devido ao calendário apertado e à necessidade de resultados imediatos — com o Flamengo na liderança do Brasileirão e em disputas decisivas na Libertadores e no Mundial de Clubes.
Em fevereiro, Filipe Luís chegou a dizer que criaria um modelo de jogo para aproveitar melhor as características de Pedro. No entanto, as exigências da temporada impediram que essas mudanças fossem colocadas em prática até o momento.