Futebol
Luis Enrique elogia o Flamengo antes da final do Intercontinental: “muito difícil…”
14 Dez 2025 | 09:44
Futebol
01 Ago 2023 | 13:34 |
Existe uma constante nos trabalhos de Jorge Sampaoli, além de um bom futebol apresentado pela maior parte de suas equipes. Tensão. O treinador argentino é conhecido pelo trabalho inovador e personalidade forte, aparecendo quase sempre aos berros e em movimentações incessantes na área técnica, mas tensões e relacionamentos ruins são notícias tão comuns nos ambientes por onde ele passa quanto os constantes pedidos por reforços.
O exemplo mais recente é no Flamengo, onde o atacante Pedro levou um soco no rosto, desferido pelo preparador físico Pablo Hernández, depois de ser humilhado com três tapas no rosto após vitória rubro-negra sobre o Atlético-MG, pelo Brasileirão 2023. Hernández acabou sendo demitido. Muito provavelmente, este tenha sido o ponto mais tenso nas confusões da carreira de um treinador que teve desavenças até mesmo com Lionel Messi na seleção argentina.
Veja outros momentos complicados de Sampaoli:
Tensões no Flamengo
Além da agressão sofrida por Pedro, Jorge Sampaoli já soma outras polêmicas no vestiário flamenguista. Tanto o atacante Marinho quanto o meio-campista Arturo Vidal deixaram o clube, em 2023, por diferenças com o comandante argentino. Vidal, inclusive, criticou abertamente Sampaoli – com quem já havia trabalhado na seleção chilena. “Um perdedor que não sabe apreciar seus jogadores”, disse Arturo sobre o ex-comandante em sua chegada ao Athletico-PR.
Jogadores descontentes no Sevilla
Em sua segunda passagem pelo Sevilla, na Espanha, os resultados foram ruins e o relacionamento com os atletas também não foi nada bom. “Não entendemos as ferramentas que nos dão”, chegou a dizer o argentino Marcos Acuña, que também chamou atenção por ter amassado um bilhete escrito por Sampaoli, direcionado para a equipe, durante uma partida.
“Jogamos com anarquia e dependemos da sorte”, espinafrou o goleiro marroquino Bono, destaque da Copa do Mundo de 2022. Durante esta segunda passagem de Sampaoli pelo clube andaluz, a imprensa local noticiou que o clima no vestiário não era bom. Após a demissão de Sampaoli, o Sevilla saiu da luta contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol e ainda conseguiu mais um título de Europa League para a sua coleção.
Postura incômoda na França
Em abril de 2021, o jornal francês L’Équipe noticiou que os jogadores do Olympique de Marseille treinado por Sampaoli estariam insatisfeitos com a postura do argentino. O excesso de gritos e a abordagem violenta explicavam tais insatisfações. Sampaoli pediu demissão do clube francês, insatisfeito com o que considerou ser um elenco com falta de reforços do seu agrado.
Distanciamento no Atlético-MG
A passagem de Sampaoli pelo Atlético-MG, em 2020, não foi marcada por grandes brigas públicas, mas os relatos da época indicavam distanciamento do treinador e seu staff em relação a outros profissionais da instituição. O roteiro de seus momentos finais no Galo também envolveu relacionamento conturbado com a diretoria do clube.
Briga com torcedor do Santos
A primeira passagem de Jorge Sampaoli pelo futebol brasileiro foi no Santos. E talvez tenha apresentado a versão mais “de bem com a vida” de Sampaoli, mas ainda assim o argentino protagonizou polêmicas. Após uma vitória sobre o Bahia, pelo Brasileirão de 2019, o técnico santista chamou um torcedor do Peixe para a briga. No final do ano, Sampaoli brigou com o presidente do clube, José Carlos Peres, antes de deixar a Vila Belmiro.
Sem deixar saudades na Argentina
Chamado às pressas para comandar uma claudicante seleção argentina na Copa do Mundo de 2018, Sampaoli levou a Albiceleste até uma eliminação nas oitavas de final para a França. O treinador deixou a seleção de seu país sem deixar saudades. O treinador já havia perdido o vestiário durante o próprio Mundial, e inclusive teria brigado com Lionel Messi.
Processos e troca de acusações no Chile
Até mesmo no seu mais vitorioso trabalho, na seleção chilena, Jorge Sampaoli teve polêmicas. A sua saída do cargo, em 2015, foi marcada por brigas entre o técnico e a federação local. O salário de Sampaoli chegou a ser vazado para a imprensa, com valores sendo depositados em bancos de paraísos fiscais. Sampaoli entendeu o vazamento como uma tentativa de manchar sua imagem e processou a federação chilena. As partes chegaram a um acordo em janeiro de 2016.
Polêmicas na vida pessoal
Torcedor fanático do River Plate em sua infância, Sampaoli foi demitido de um banco por ter engatado uma briga física com um torcedor do Boca Juniors quando tinha 20 anos de idade. Décadas depois, já como um treinador conhecido, humilhou um policial na saída do casamento de sua filha. Na ocasião, o carro de Jorge estava com sete pessoas e foi parado pela autoridade. Sampaoli teve que ser contido para não agredir o policial e teria ironizado o baixo salário recebido pelo policial, chamando-o ainda de “estúpido”.
Mengão e o clube francês se enfrentam nesta quarta-feira (13) pela final da Copa Intercontinental e duelo marca uma desforra entre as equipes
14 Dez 2025 | 10:50 |
Flamengo e Paris Saint-Germain se enfrentam nesta quarta-feira (17) na final do Mundial de Clubes. O duelo no Catar servirá também como desempate no histórico entre as equipes, que já se enfrentaram três vezes, com uma vitória para cada lado e um empate.
Todos os confrontos anteriores aconteceram no Estádio Parc des Princes, em Paris. O primeiro embate ocorreu em 1975, com triunfo rubro-negro por 2 a 0, gols de Luisinho Lemos. Quatro anos depois, os franceses devolveram o placar, vencendo por 3 a 1, com Zico marcando para o time carioca.
Já em 1991, pelo Torneio de Paris, as equipes empataram por 1 a 1 no tempo normal, com gol de Zinho. Na disputa por pênaltis, Gilmar Rinaldi brilhou ao defender duas cobranças e garantiu a vitória brasileira por 3 a 1.
Depois de três encontros de caráter amistoso, Flamengo e PSG disputam, pela primeira vez, uma partida oficial de peso histórico. A final do Mundial representa o confronto mais relevante já realizado entre os clubes. Outro fator que diferencia o duelo é o campo neutro. Apesar disso, a expectativa é de maioria francesa nas arquibancadas, já que o dono da equipe francesa é o Emir do Catar, o que pode influenciar na presença de torcedores.
A decisão da Copa Intercontinental entre Flamengo e PSG acontece nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar. A final do Mundial de Clubes terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), GE TV e Cazé TV (YouTube).
Ex-capitão do Mengão está na mira do Alviverde e clube russo pode se ver obrigado a abrir mão do jogador devido a nova lei no país
14 Dez 2025 | 10:34 |
Com a temporada encerrada, o Palmeiras já iniciou o planejamento para 2026 e acompanha de perto o mercado da bola em busca de reforços. A diretoria alviverde analisa nomes que possam agregar qualidade técnica e ampliar as opções do elenco para o próximo ano e tem em Gerson, ex-capitão do Flamengo, como um dos alvos.
Segundo informações de Valentin Furlan, do UOL Esporte, o Zenit estipulou o valor mínimo de 25 milhões de euros (cerca de R$ 159 milhões) para iniciar qualquer negociação envolvendo Gerson. O volante está no radar do Palmeiras, que, por ora, monitora a situação sem avanços formais.
Internamente, a diretoria avalia se a pedida do clube russo se encaixa no planejamento financeiro da próxima temporada. Apesar do reconhecimento pela qualidade e experiência do meio-campista, o clube paulista adota cautela antes de transformar o interesse em proposta concreta.
Multicampeão pelo Flamengo, Gerson vive um momento de menor protagonismo no Zenit. Na atual temporada, o volante disputou 15 partidas, totalizando 928 minutos, com apenas dois gols marcados, números considerados abaixo do esperado para um jogador de seu perfil.
Um fator externo pode impactar diretamente o futuro de Gerson no futebol russo. O Ministério do Esporte da Rússia apresentou uma proposta que prevê uma forte restrição ao número de jogadores estrangeiros nos clubes do país.
Caso a medida seja aprovada, a partir das temporadas de 2028 e 2029, os elencos poderão contar com no máximo 10 atletas estrangeiros, sendo permitido apenas cinco em campo por partida. A possível mudança coloca em dúvida a permanência de jogadores estrangeiros a longo prazo e pode abrir caminho para negociações futuras.
Atacante voltou a campo neste sábado (13) diante do Pyramids e quer estar na final contra os franceses, colocando uma dúvida na cabeça do treinador
14 Dez 2025 | 10:02 |
O atacante Pedro voltou a atuar pelo Flamengo neste sábado (13), na vitória sobre o Pyramids (EGI), após um período de inatividade. Após a partida, o técnico Filipe Luís afirmou que o camisa 9 passará por avaliação física antes da decisão da Copa Intercontinental, contra o PSG (FRA).
Filipe Luís, do Flamengo, sobre usar Pedro contra o PSG: "Espero que ele consiga somar mais treinos e jogar..."
O treinador destacou o impacto imediato do centroavante, que entrou aos 40 minutos do segundo tempo e criou chances claras de gol: “Vamos esperar até quarta-feira para saber se ele estará ou não na equipe. Sem dúvida, é um jogador muito diferente. Quando toca na bola, faz diferença. Entrou aos 85 minutos e teve duas chances. Sabe finalizar e gera perigo”, afirmou Filipe Luís.
O técnico também ressaltou a capacidade de Pedro em dar sequência às jogadas ofensivas. “Depois criou outra chance, além da fluidez que dá ao ataque. A bola chega no pé dele e não morre; a jogada continua. É um jogador muito diferente. Espero que ele consiga somar mais treinos e jogar mais minutos contra o PSG”, completou.
Pedro não entrava em campo desde 22 de outubro, quando sofreu uma fratura no antebraço direito. Poucos dias antes, em 19 de outubro, o atacante havia sido diagnosticado com uma lesão muscular, o que o afastou de partidas decisivas da temporada, incluindo a reta final do Brasileirão e a final da Libertadores.
Com Pedro novamente à disposição, o Flamengo se prepara para a final da Copa Intercontinental contra o PSG, marcada para quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília). A decisão terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV, GE TV e Cazé TV.