Futebol

"TRETA" COM PEDRO É SÓ MAIS UMA DE SAMPAOLI! VEJA OUTROS PROBLEMAS QUE O TREINADOR TEVE PELOS DIFERENTES CLUBES QUE PASSOU

Agressões ao jogador, no Flamengo, representam o capítulo mais recente na conturbada história do técnico argentino no futebol

01 Ago 2023 | 13:34 |

Icon Comentário0

Existe uma constante nos trabalhos de Jorge Sampaoli, além de um bom futebol apresentado pela maior parte de suas equipes. Tensão. O treinador argentino é conhecido pelo trabalho inovador e personalidade forte, aparecendo quase sempre aos berros e em movimentações incessantes na área técnica, mas tensões e relacionamentos ruins são notícias tão comuns nos ambientes por onde ele passa quanto os constantes pedidos por reforços.


O exemplo mais recente é no Flamengo, onde o atacante Pedro levou um soco no rosto, desferido pelo preparador físico Pablo Hernández, depois de ser humilhado com três tapas no rosto após vitória rubro-negra sobre o Atlético-MG, pelo Brasileirão 2023. Hernández acabou sendo demitido. Muito provavelmente, este tenha sido o ponto mais tenso nas confusões da carreira de um treinador que teve desavenças até mesmo com Lionel Messi na seleção argentina.



Veja outros momentos complicados de Sampaoli:
Tensões no Flamengo


Além da agressão sofrida por Pedro, Jorge Sampaoli já soma outras polêmicas no vestiário flamenguista. Tanto o atacante Marinho quanto o meio-campista Arturo Vidal deixaram o clube, em 2023, por diferenças com o comandante argentino. Vidal, inclusive, criticou abertamente Sampaoli – com quem já havia trabalhado na seleção chilena. “Um perdedor que não sabe apreciar seus jogadores”, disse Arturo sobre o ex-comandante em sua chegada ao Athletico-PR.


Jogadores descontentes no Sevilla


Em sua segunda passagem pelo Sevilla, na Espanha, os resultados foram ruins e o relacionamento com os atletas também não foi nada bom. “Não entendemos as ferramentas que nos dão”, chegou a dizer o argentino Marcos Acuña, que também chamou atenção por ter amassado um bilhete escrito por Sampaoli, direcionado para a equipe, durante uma partida.

“Jogamos com anarquia e dependemos da sorte”, espinafrou o goleiro marroquino Bono, destaque da Copa do Mundo de 2022. Durante esta segunda passagem de Sampaoli pelo clube andaluz, a imprensa local noticiou que o clima no vestiário não era bom. Após a demissão de Sampaoli, o Sevilla saiu da luta contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol e ainda conseguiu mais um título de Europa League para a sua coleção.


Postura incômoda na França

Em abril de 2021, o jornal francês L’Équipe noticiou que os jogadores do Olympique de Marseille treinado por Sampaoli estariam insatisfeitos com a postura do argentino. O excesso de gritos e a abordagem violenta explicavam tais insatisfações. Sampaoli pediu demissão do clube francês, insatisfeito com o que considerou ser um elenco com falta de reforços do seu agrado.


Distanciamento no Atlético-MG

A passagem de Sampaoli pelo Atlético-MG, em 2020, não foi marcada por grandes brigas públicas, mas os relatos da época indicavam distanciamento do treinador e seu staff em relação a outros profissionais da instituição. O roteiro de seus momentos finais no Galo também envolveu relacionamento conturbado com a diretoria do clube.


Briga com torcedor do Santos

A primeira passagem de Jorge Sampaoli pelo futebol brasileiro foi no Santos. E talvez tenha apresentado a versão mais “de bem com a vida” de Sampaoli, mas ainda assim o argentino protagonizou polêmicas. Após uma vitória sobre o Bahia, pelo Brasileirão de 2019, o técnico santista chamou um torcedor do Peixe para a briga. No final do ano, Sampaoli brigou com o presidente do clube, José Carlos Peres, antes de deixar a Vila Belmiro.


Sem deixar saudades na Argentina

Chamado às pressas para comandar uma claudicante seleção argentina na Copa do Mundo de 2018, Sampaoli levou a Albiceleste até uma eliminação nas oitavas de final para a França. O treinador deixou a seleção de seu país sem deixar saudades. O treinador já havia perdido o vestiário durante o próprio Mundial, e inclusive teria brigado com Lionel Messi.


Processos e troca de acusações no Chile

Até mesmo no seu mais vitorioso trabalho, na seleção chilena, Jorge Sampaoli teve polêmicas. A sua saída do cargo, em 2015, foi marcada por brigas entre o técnico e a federação local. O salário de Sampaoli chegou a ser vazado para a imprensa, com valores sendo depositados em bancos de paraísos fiscais. Sampaoli entendeu o vazamento como uma tentativa de manchar sua imagem e processou a federação chilena. As partes chegaram a um acordo em janeiro de 2016.


Polêmicas na vida pessoal

Torcedor fanático do River Plate em sua infância, Sampaoli foi demitido de um banco por ter engatado uma briga física com um torcedor do Boca Juniors quando tinha 20 anos de idade. Décadas depois, já como um treinador conhecido, humilhou um policial na saída do casamento de sua filha. Na ocasião, o carro de Jorge estava com sete pessoas e foi parado pela autoridade. Sampaoli teve que ser contido para não agredir o policial e teria ironizado o baixo salário recebido pelo policial, chamando-o ainda de “estúpido”.


Futebol

Abre o olho, Flamengo! CBF dificultar ações dos clubes no mercado

Entidade analisa a possibilidade de reduzir limite que hoje possibilita maior margem para contratações dos clubes brasileiros e Fla teria de se readequar

CBF pode diminuir vagas de estrangeiros nos clubes brasileiros e Flamengo teria de abrir mão de jogadores - Foto: Reprodução
CBF pode diminuir vagas de estrangeiros nos clubes brasileiros e Flamengo teria de abrir mão de jogadores - Foto: Reprodução

11 Dez 2025 | 16:00 |

Icon Comentário0

A CBF indicou a intenção de reduzir o número máximo de estrangeiros por elenco no Campeonato Brasileiro a partir de 2026. A sinalização foi feita aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, embora a medida ainda dependa de debate ao longo da próxima temporada.


Atualmente, cada equipe pode inscrever até nove jogadores nascidos fora do país. O limite foi ampliado gradualmente nos últimos anos, mas a entidade vê necessidade de revisão. Segundo o UOL, o tema voltará à pauta em março, quando CBF e clubes discutirão um novo número, ainda não definido. Se aprovada, a mudança será aplicada de forma gradual, conforme dirigentes presentes.


FOCO DO FLAMENGO EM REFORÇOS BRASILEIROS


A possível alteração reforça a estratégia já adotada pelo Flamengo para 2026. Como apurado pelo Gazeta do Urubu, a diretoria rubro-negra tem priorizado reforços brasileiros para preencher carências do elenco, principalmente porque o limite atual de estrangeiros já está completamente ocupado.

A avaliação interna é de que o grupo precisa de três a quatro contratações pontuais. Jogadores de fora não estão descartados, mas apenas se não implicarem ocupação de vaga de estrangeiro. Dentro desse contexto, o nome do zagueiro Vitão, do Internacional, ganha força nos bastidores.


ESTRANGEIROS NO ELENCO ATUAL

O Flamengo já utiliza todas as nove vagas permitidas pela CBF. Atualmente, fazem parte da lista: Rossi, Guillermo Varela, Matías Viña, Erick Pulgar, Nico De La Cruz, Arrascaeta, Carrascal, Saúl e Gonzalo Plata. Com o elenco no limite, qualquer reforço internacional exigiria a saída de um estrangeiro, mais um motivo para que o clube direcione o radar para o mercado nacional.



Futebol

Flamengo pode se beneficiar? CBF planeja mudança na Copa do Brasil

Entidade quer expandir uma das premiações da competição e finalistas teriam garantia importante para a temporada seguinte; Mengão de olho

CBF planeja promover mudança na Copa do Brasil para classificar campeão e vice para a Libertadores; Flamengo pode se beneficiar - Foto: Reprodução
CBF planeja promover mudança na Copa do Brasil para classificar campeão e vice para a Libertadores; Flamengo pode se beneficiar - Foto: Reprodução

11 Dez 2025 | 15:00 |

Icon Comentário0

A Confederação Brasileira de Futebol prepara um pacote de alterações para a temporada de 2026, e uma das principais mudanças envolve diretamente a Copa do Brasil. De acordo com o Estadão, o torneio passará a oferecer duas vagas para a Libertadores, contemplando campeão e vice.


A entidade ainda definirá se o segundo colocado vai direto para a fase de grupos ou se disputará a fase preliminar. A reconfiguração também impactará o Campeonato Brasileiro, já que a segunda vaga distribuída via mata-mata deixará de ser oferecida ao torneio por pontos corridos.


COMO ESTÁ A ATUAL COPA DO BRASIL


Enquanto a CBF projeta o futuro, a edição 2025 da Copa do Brasil caminha para sua reta final. Nesta quarta-feira (10), o Corinthians abriu vantagem ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Memphis Depay, no jogo de ida da semifinal. Pelo outro lado do chaveamento, Vasco e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 20h, no Maracanã, também pela ida. Os duelos de volta estão marcados para domingo (14).

O DESEMPENHO DO FLAMENGO NO TORNEIO


Atual campeão, o Flamengo deixou precocemente a competição em 2025. O time foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final, após empate por 1 a 1 no agregado (1 a 0 para o Galo no Maracanã e 1 a 0 Mengão na Arena MRV) e derrota por 4 a 3 nos pênaltis.

FOCO TOTAL NO INTERCONTINENTAL

Agora, o rubro-negro concentra todas as atenções no Intercontinental de Clubes. Neste sábado (13), a equipe de Filipe Luís encara o Pyramids (EGI), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Al Rayyan, no Catar, valendo vaga na decisão. Globo (TV aberta), GE TV e CazéTV transmitem o duelo.


Futebol

Flamengo vai mandar medalhas da Libertadores e Brasileirão para trio

Atletas deixaram o Mengão no meio da atual temporada, mas clube vai recompensá-los pela participação dos títulos nacional e continental

Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves vão receber medalhas de campeões da Libertadores e Brasileirão pelo Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves vão receber medalhas de campeões da Libertadores e Brasileirão pelo Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

11 Dez 2025 | 14:00 |

Icon Comentário0

O Flamengo viveu um ano de excelência, coroado com os títulos da Libertadores e do Brasileirão. E, mesmo com mudanças significativas no elenco ao longo da temporada, a diretoria decidiu reconhecer quem participou do percurso até as conquistas. Assim, Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves, que deixaram o clube no meio do ano, receberão medalhas pelos dois títulos. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Flazoeiro.


SAÍDAS QUE IMPACTARAM A TEMPORADA


Gerson deixou o clube pouco depois do Mundial de Clubes, embalado por boas atuações, e seguiu para o Zenit. Já o lateral-direito Wesley, peça importante no primeiro semestre, foi negociado com a Roma, dirigida por Gasperini. Matheus Gonçalves, por sua vez, rumou ao Al Ahli, da Arábia Saudita. O jovem tinha menos minutagem, era bem visto pela torcida, mas encontrou poucas oportunidades com Filipe Luís e acabou reforçando as equipes de base antes de partir.


Wesley e Gerson foram titulares em boa parte do ano, e suas saídas geraram ajustes no time. Varela consolidou-se na lateral direita, enquanto o meio-campo encontrou equilíbrio com a dupla Jorginho e Pulgar, além de Saúl como alternativa qualificada — o espanhol chegou a viver um período de titularidade.

RUMO AO BICAMPEONATO MUNDIAL


Sem o trio, o Flamengo segue firme em busca do título da Copa Intercontinental para encerrar o ano com chave de ouro. O primeiro passo foi dado com a vitória sobre o Cruz Azul, que ainda trouxe mais uma taça ao clube: o Dérbi das Américas.

No entanto, diferentemente da Libertadores e do Brasileirão, Gerson, Wesley e Matheus Gonçalves não receberão medalhas referentes ao Dérbi das Américas ou ao Intercontinental, já que não integram o grupo que disputa o torneio. Para chegar à decisão contra o PSG e sonhar com o título mundial, o elenco comandado por Filipe Luís precisa superar o Pyramids na semifinal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-jogadores do Flamengo protagonizam semifinal da Copa do Brasil
Futebol

Ex-jogadores do Flamengo protagonizam semifinal da Copa do Brasil

11 Dez 2025 | 11:46

Icon Comentário0
Treino do Flamengo nesta quinta-feira tem novidade importante
Futebol

Treino do Flamengo nesta quinta-feira tem novidade importante

11 Dez 2025 | 11:15

Icon Comentário0
Saiba quanto o Flamengo vai ganhar de premiação pelo Brasileirão
Futebol

Saiba quanto o Flamengo vai ganhar de premiação pelo Brasileirão

11 Dez 2025 | 10:33

Icon Comentário0