FlaBasquete

Um ano após despedida, Olivinha relembra último jogo pelo Flamengo e emociona torcedores nas redes

Ex-jogador, que disputou 564 jogos no NBB, destaca privilégio de vestir o Manto por 12 anos consecutivos pelo Mais Querido

O Deus da Raça fala sobre a grande felicidade vivida no momento em que o Mais Querido o homenageou  em sua despedida ( Foto / Flamengo )
O Deus da Raça fala sobre a grande felicidade vivida no momento em que o Mais Querido o homenageou em sua despedida ( Foto / Flamengo )

14 Jun 2025 | 13:11 |

Icon Comentário0

Foi no dia 13 de junho de 2023 que Olivinha, aos 41 anos, encerrou oficialmente sua carreira como atleta profissional. A despedida ocorreu no Ginásio Pedrocão, em Franca, no jogo que selou o título do NBB para os donos da casa. A vitória por 69 a 59 sobre o Flamengo não tirou o brilho do momento: o camisa 16 foi aplaudido por todos, inclusive pelos jogadores do time rival.


Um ano depois, Olivinha resgatou o sentimento daquela noite. Em uma postagem nostálgica, o ex-jogador compartilhou imagens da partida e refletiu sobre o encerramento de um ciclo. No mesmo ano da despedida, Olivinha foi homenageado com um busto durante o aniversário do Flamengo, o que selou de vez seu nome entre os grandes ídolos da história do clube.


O ETERNO JOGADO DO MAIS QUERIDO


A emoção tomou conta do evento, marcado por uma declaração sincera do ex-atleta sobre o que representa ter defendido o Rubro-Negro. Ao longo de 12 temporadas seguidas com o Flamengo, Olivinha consolidou seu nome como um dos maiores da era moderna do basquete brasileiro. Foram 16 participações no NBB, mais de 7.000 pontos anotados e um total de 564 jogos disputados recorde absoluto até aquele momento.

UM SUPER MOMENTO DO FLAMENGO


Em rebotes, o ex-jogador também beirou outra marca histórica. Ficou a poucos números de alcançar 4.000, o que reforça sua importância tática e liderança dentro de quadra. Ele sempre foi reconhecido pela entrega, leitura de jogo e papel fundamental nos títulos do clube. Desde sua aposentadoria, apenas três atletas superaram a marca de partidas que ele estabeleceu no NBB: Larry Taylor, do Caxias do Sul; Alex, do Bauru; e Jhonathan Luz, do Flamengo este último, inclusive, se tornou o novo recordista, com 587 jogos, segundo os dados mais recentes da Liga Nacional.

A decisão de parar veio após uma combinação de fatores. As dores físicas — que já vinham incomodando — somadas ao desejo de estar mais próximo da família, pesaram. Segundo o próprio Olivinha, era hora de iniciar uma nova etapa da vida com mais presença no ambiente doméstico. Apesar de ter se aposentado em uma temporada encerrada com derrota, o Flamengo ainda conquistou dois títulos importantes em 2023/2024: a Copa Super 8 e a Champions League das Américas. Na competição nacional, o Rubro-Negro venceu o Franca na semifinal e superou o Minas na decisão.


FlaBasquete

Flabasquete anuncia mais dois reforços visando o Mundial

Mais Querido anuncia contratações pontuais de dois pivôs experientes para suprir desfalques importantes na disputa em Singapura, entre 18 e 21 de setembro

Eric Buckner e Guilherme Hubner reforçam o Flabasquete apenas na Copa Intercontinental FIBA - foto: Flamengo
Eric Buckner e Guilherme Hubner reforçam o Flabasquete apenas na Copa Intercontinental FIBA - foto: Flamengo

01 Set 2025 | 14:24 |

Icon Comentário0

O time do Flamengo de basquete confirmou a chegada de Eric Buckner e Guilherme Hubner para reforçar o garrafão na Copa Intercontinental FIBA, que será disputada em Singapura, entre os dias 18 e 21 de setembro. As contratações foram realizadas de maneira pontual, já que o time lida com baixas importantes em seu elenco.


As negociações se tornaram necessárias após a lesão de Ruan Miranda, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho durante a AmeriCup, em jogo pela seleção brasileira. Outro desfalque é Taya Gallizzi, que ainda não está recuperado da contusão sofrida no último NBB CAIXA. Além deles, o time também não poderá contar com Franco Baralle, submetido a cirurgia no tornozelo após um acidente no início do mês.


ERIC BUCKNER CHEGA COM EXPERIÊNCIA


Aos 35 anos, Eric Buckner construiu carreira sólida em ligas europeias e asiáticas. Ex-jogador de Georgia State, foi recordista de tocos da instituição e eleito Georgia Men’s College Player of the Year em 2012. Como profissional, passou por Turquia, França, Grécia, Rússia, Cazaquistão, China e Lituânia, com destaque para Monaco, Türk Telekom, Zenit e Zalgiris Kaunas. Em 2022, conquistou o título da VTB United League.

GUILHERME HUBNER É REFERÊNCIA NO NBB


Já Guilherme Hubner, de 38 anos, é figura conhecida no basquete nacional, ultrapassando recentemente a marca de 500 partidas no NBB CAIXA. Foi MVP das Finais de 2017/18 pelo Paulistano/CORPe, com médias de 11,8 pontos e 6,2 rebotes. Também acumula passagens por Unifacisa, KTO Minas, Limeira e Liga Sorocabana. Em 2022, defendeu a Unifacisa na Liga Sul-Americana, com médias de 11,2 pontos e 6,4 rebotes.

TÉCNICO SERGIO HERNÁNDEZ DESTACA REFOÇOS

O treinador Sergio Hernández ressaltou a relevância das contratações diante das baixas sofridas: “O Erick Buckner e o Guilherme Hubner chegam para ajudar a gente em Singapura. São dois pivôs muito experientes, acostumados a todo tipo de competição, todo tipo de momento. Serão muito importantes", disse O treinador.


FlaBasquete

Ex-Flamengo brilha e Brasil vence Argentina na conquista da Americup de basquete

Seleção brasileira superou os argentinos em final equilibrada e garantiu mais um título continental, com brilho de Yago Santos e Bruno Caboclo

Brasil vence Argentina por 55 x 47, conquista a Americup de basquete pela quinta vez com boa atuação de ex-Flamengo - foto: reprodução
Brasil vence Argentina por 55 x 47, conquista a Americup de basquete pela quinta vez com boa atuação de ex-Flamengo - foto: reprodução

01 Set 2025 | 14:11 |

Icon Comentário0

A seleção brasileira masculina de basquete levantou a taça da Americup neste domingo (31), em Manágua, Nicarágua. A equipe comandada pelo croata Aleksandar Petrovic venceu a Argentina por 55 x 47 e garantiu o quinto título de sua história no torneio. A conquista veio um dia após a emocionante vitória contra os Estados Unidos, pela semifinal.


O início da decisão foi intenso, com postura ofensiva das duas equipes. O Brasil abriu 7 x 3 e fechou o primeiro quarto em 16/15, impulsionado por Guilherme Deodato, que anotou nove pontos. A partir do segundo quarto, o ex-Flabasquete, Yago Santos e Bruno Caboclo assumiram o protagonismo. O armador marcou nove pontos antes do intervalo, enquanto o pivô contribuiu com oito, levando o Brasil a uma vantagem de sete pontos: 31 x 24.


ARGENTINA REAGE NO SEGUNDO TEMPO


Na volta do intervalo, a equipe nacional chegou a abrir 11 pontos, mas enfrentou dificuldades ofensivas e desperdiçou boas oportunidades de ampliar a diferença. Os argentinos reduziram a desvantagem para seis pontos e aumentaram a tensão da partida.

No último quarto, mais concentrado, o Brasil retomou o controle e alcançou a maior diferença da decisão, 12 pontos (48 x 36). Apesar da pressão argentina, os comandados de Petrovic mostraram solidez defensiva e confirmaram a vitória.


EX-FLAMENGO BRILHA NA FINAL

Yago Santos, também conhecido como 'Monstrinho' durante a passagem pelo Flamengo, foi o cestinha da final, com 14 pontos, enquanto Bruno Caboclo anotou 11 pontos e sete rebotes. Pelo lado argentino, Francisco Caffaro se destacou com 11 pontos.


FlaBasquete

Flabasquete confirma lesão de importante jogador e atleta vira dúvida para o Mundial

Pivô rompeu o ligamento durante a AmeriCup, e diretoria do Mais Querido contratou Eric Buckner e Guilherme Hubner como reposições para o torneio em Singapura

Ruan Miranda sofre lesão grave e desfalca Flamengo na Copa Intercontinental. Clube anuncia reforços Eric Buckner e Guilherme Hubner - foto: reprodução
Ruan Miranda sofre lesão grave e desfalca Flamengo na Copa Intercontinental. Clube anuncia reforços Eric Buckner e Guilherme Hubner - foto: reprodução

30 Ago 2025 | 20:00 |

Icon Comentário0

O Flabasquete confirmou que o pivô Ruan Miranda rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito durante compromisso com a Seleção Brasileira na disputa da AmeriCup, realizada na Nicarágua. O jogador está sob acompanhamento do departamento médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).


O clube emitiu comunicado lamentando o ocorrido e desejando pronta recuperação ao atleta. Ruan se junta a Franco Baralle, que sofreu acidente no início do mês, e a Taya Gallizzi, em recuperação de uma lesão sofrida no último NBB, entre os desfalques confirmados para a competição internacional.


FLAMENGO CONFIRMA AS CONTRATAÇÕES


Para suprir as ausências, a diretoria rubro-negra fechou com dois reforços pontuais: o pivô norte-americano Eric Buckner e o brasileiro Guilherme Hubner. Ambos chegam exclusivamente para a disputa do torneio em Singapura.

Buckner, de 33 anos, possui ampla experiência no basquete europeu e asiático, com passagens por clubes da Turquia, França, Grécia, Rússia, Cazaquistão, China e Lituânia, incluindo times como Monaco, Türk Telekom, Zenit e Zalgiris Kaunas. Entre os títulos conquistados, está a VTB United League de 2022. Ele vestirá a camisa número 5.


Já Hubner, de 2,10 m, tem longa trajetória no NBB, onde ultrapassou recentemente a marca de 500 jogos. O pivô foi MVP das Finais do NBB 2017/18 pelo Paulistano e soma passagens por Minas, Limeira, Liga Sorocabana e Unifacisa, sua última equipe. Ele usará o número 77 no Mundial.

TÉCNICO SERGIO HERNÁNDEZ DESTACA REFOÇOS

O treinador Sergio Hernández ressaltou a relevância das contratações diante das baixas sofridas: “O Erick Buckner e o Guilherme Hubner chegam para ajudar a gente em Singapura. São dois pivôs muito experientes, acostumados a todo tipo de competição, todo tipo de momento. Serão muito importantes", disse antes de concluir. 

"Tivemos o revés das lesões do Baralle e do Ruan nesse começo de temporada, mas agradeço a diretoria do Flamengo que deu todo suporte aos atletas e procurou prontamente as reposições para a disputa do Mundial, que já está bem próximo. Precisávamos agir rápido e agimos. Agora começa a preparação com o elenco completo para o dia 18 (estreia do Flamengo na competição), com doze adultos. Vamos em frente.”, concluiu. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


FlaBasquete anuncia americano como novo reforço para a temporada
FlaBasquete

FlaBasquete anuncia americano como novo reforço para a temporada

26 Ago 2025 | 17:30

Icon Comentário0
Atleta do Flabasquete se destaca e Brasil vence os EUA e conquista Global Jam
FlaBasquete

Atleta do Flabasquete se destaca e Brasil vence os EUA e conquista Global Jam

18 Ago 2025 | 15:35

Icon Comentário0
Técnico do FlaBasquete elogia reforço: “nível de liderança incomum…”
FlaBasquete

Técnico do FlaBasquete elogia reforço: “nível de liderança incomum…”

06 Ago 2025 | 14:13

Icon Comentário0