Futebol
|
0O Flamengo e mais oito clubes solicitaram a paralisação do Campeonato Brasileiro durante a Copa América, devido aos desfalques das equipes durante o torneio de seleções. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na noite desta quinta-feira (29), rejeitou o pedido. A entidade emitiu uma nota explicando os motivos.
VEJA A NOTA DA CBF:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em resposta ao ofício enviado em 15 de fevereiro por clubes da Série A, solicitando alteração do Calendário Nacional do Futebol Masculino de 2024, em função da 48ª edição da Copa América de Seleções, vem a público prestar os esclarecimentos necessários.
A entidade agradece e considera essencial este diálogo amplo e permanente entre Clubes, Federações e CBF para melhoria e desenvolvimento do Calendário e de todo o Futebol Brasileiro e suas competições. A elaboração do calendário brasileiro de competições é de extrema complexidade, precisando ser adequado e harmonizado com os calendários divulgados pela FIFA e CONMEBOL, e, também, por exigências específicas da legislação brasileira (Lei Pelé e Lei Geral do Esporte).
Ao receber a proposta e em respeito aos envolvidos, a CBF imediatamente acionou diferentes áreas internas da entidade para a realização de estudos e simulações, o que demanda tempo. Também consultou os parceiros comerciais envolvidos na competição, entre eles a principal empresa detentora dos direitos de transmissão da Série A da Copa do Brasil.
O calendário para as competições de futebol masculino de 2024 foi divulgado em outubro de 2023, há quatro meses, e conseguiu-se, pelo segundo ano consecutivo, evitar conflitos com datas FIFA, honrando assim o compromisso com seus filiados e clubes.
Assim, em resposta ao pleito de parte dos Clubes da Série A, destacamos os seguintes pontos:
Não foi considerado pelos clubes a alteração do modelo de disputa da Fifa Intercontinental Cup (Mundial de Clubes). Os times da América do Sul, para chegarem à final, terão que disputar três partidas, diferente dos anos anteriores. Caso o vencedor da Copa Libertadores seja uma equipe brasileira, o que ocorreu nas últimas cinco edições, e se o clube for também finalista da Copa do Brasil 2024, a proposta apresentada não seria viável;
A Copa do Brasil 2024, teria um intervalo de 4 (quatro) meses entre as quartas de final e as semifinais, o que gera profunda perda de interesse dos espectadores, desvalorizando a competição e podendo causar prejuízos aos clubes, patrocinadores e detentores de direitos;
Haveria prejuízos à dinâmica das competições na medida em que acarretaria um intervalo de praticamente um mês entre rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro;
A CBF teve todo o cuidado de consultar a principal empresa detentora dos direitos de transmissão da Série A e da Copa do Brasil. Infelizmente, mudança pretendida afeta diretamente o cumprimento dos contratos, bem como dos contratos celebrados com os patrocinadores que fizeram todo o planejamento com base nas datas previamente divulgadas pela CBF;
A proposta de alteração do calendário de 2024 foi enviada após o início de diversos campeonatos estaduais e regionais e às vésperas do início da 1ª fase da Copa do Brasil, o que poderia gerar ajustes desiguais e que não envolveriam a integralidade do calendário do futebol nacional e todas as suas competições;
A alteração geraria o prolongamento da temporada para 2 (dois) clubes, impactando em datas definidas de férias dos atletas e comissão técnica, o que poderia acarretar graves problemas envolvendo direitos trabalhistas, e geraria impactos para o Calendário de 2025;
Na proposta apresentada, as fases de oitavas e quartas de final ocorreriam exatamente durante a Copa América 2024, ficando os clubes igualmente desfalcados, mas em campeonato de fases eliminatórias e com alta premiação financeira;
Diante destas e de outras razões expostas na íntegra do ofício anexo, a CBF informa que não é possível acolher o pedido de alteração do calendário de 2024. Porém, permanece aberta ao diálogo, como sempre aconteceu, para debater de forma ampla com Federações, Clubes, parceiros e atletas a melhoria das competições e do calendário nacional.
Alvinegro tenta atravessar o negócio quase certo entre jogador e o colorado
|
0Procurando se fortalecer no mercado da bola, o Botafogo tem mais um alvo e dessa vez, criado na base do Flamengo. Isso porque o time de John Textor tenta contratar o lateral esquerdo Ramon, vendido ao Olympiacos (GRE) na temporada passada, pelo rubro-negro.
Ramon tem negociação avançada com o Internacional, mas o Botafogo tenta atravessar o negócio. O jogador, que defendeu o Cuiabá (emprestado) na última temporada, ouviu as condições do time carioca, mas ainda está inclinado a dar preferência ao Colorado.
No Inter, Ramon é um desejo do técnico Roger Machado. Ele chegaria para suprir a saída de Renê e ser reserva de Bernabei. Já no Botafogo, disputaria vaga com Alex Telles e Cuiabano, contudo o segundo pode receber propostas do exterior. Revelado pelo Flamengo, Ramon tem contrato com o Olympiacos até junho de 2027. No ano passado, fez 46 jogos pelo Cuiabá, com dois gols e quatro assistências.
Técnico português destaca que o Mengão venceu tudo o que era possível no período em que comandou o clube
|
0O Botafogo, comandado por Artur Jorge, teve um 2024 histórico ao conquistar a CONMEBOL Libertadores e o Campeonato Brasileiro. As façanhas da equipe alvinegra geraram comparações com times brasileiros vitoriosos, incluindo o Flamengo de Jorge Jesus, que viveu um período inesquecível sob o comando do técnico português.
No entanto, para Jorge Jesus, atualmente no Al Hilal, essas comparações não fazem jus ao desempenho do Rubro-Negro em 2019 e 2020. Em declarações ao portal GE, o Mister destacou que o Mais Querido venceu todas as competições possíveis enquanto esteve à frente do clube.
FLAMENGO DE JORGE JESUS FEZ HISTÓRIA
Jorge Jesus lembrou que, sob sua liderança, o Flamengo conquistou cinco títulos importantes em um curto período. Entre eles, o Campeonato Carioca, o Brasileirão, a Libertadores, a CONMEBOL Recopa e a Supercopa Rei. Para o técnico, a quantidade e a relevância das conquistas do CRF são incomparáveis.
"Isso nem tem conversa, nem há comparação possível. Não é por eu ter sido o treinador do Flamengo. Comparar o Flamengo do meu tempo, onde ganhou tudo o que havia para ganhar, o Botafogo não ganhou, ganhou a Libertadores e o Brasileirão", afirmou o português.
QUALIDADE DE JOGO TAMBÉM FOI ENFATIZADA
Além dos títulos, Jorge Jesus destacou a superioridade técnica do Flamengo em relação ao Botafogo de 2024. Segundo ele, o estilo de jogo e o desempenho coletivo do Mengão marcaram uma época no futebol brasileiro.
"O Botafogo teve mérito, eu acompanhei muito, também fiquei feliz pelo Artur Jorge ter feito esse feito, mas não há comparação possível entre a qualidade de jogo que uma equipe tinha e a qualidade que o Botafogo tinha, não dá para comparar", completou o treinador.
Novo reforço rubro-negro é a principal novidade para o confronto no Mané Garrincha, em Brasília
|
0Juninho, o mais recente reforço do Flamengo para a temporada, pode fazer sua estreia neste sábado (25), contra o Volta Redonda, às 16h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com a ausência de Pedro, lesionado, o atacante tem grandes chances de começar entre os titulares, marcando sua primeira oportunidade com a camisa do Mais Querido.
O jogador, contratado para reforçar o setor ofensivo do Fla, foi relacionado pela comissão técnica e está apto para o confronto. Substituto natural de Pedro, Juninho chega com a responsabilidade de mostrar serviço e conquistar seu espaço em um elenco recheado de estrelas.
PRIMEIRA CHANCE COMO TITULAR
Juninho foi anunciado como reforço do Flamengo no início da temporada e é visto como uma peça estratégica para o ataque rubro-negro. A expectativa em torno de sua estreia é alta, já que o atleta tem características de velocidade e finalização que podem agregar ao estilo de jogo do Mengão.
Com a provável escalação no duelo contra o Volta Redonda, Juninho terá a chance de jogar ao lado de nomes já consagrados como Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique. Filipe Luís utilizou o atacante na equipe titular no treino desta sexta, revezando com o Plata.
LUIZ ARAÚJO É BAIXA; MENGÃO AJUSTA ESCALAÇÃO
Enquanto Juninho ganha espaço, Luiz Araújo será desfalque na partida. O atacante foi poupado pela equipe médica do Flamengo e permanecerá no Rio de Janeiro para trabalhos individualizados, priorizando o controle de carga física.
Mesmo com a ausência de Luiz Araújo, o Fla aposta em um ataque em velocidade, podendo ter Bruno Henrique e Plata, fazendo o setor ofensivo. A provável escalação tem: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro, Pulgar, Arrascaeta, De La Cruz, Gerson, Bruno Henrique e Plata (Juninho)