Futebol

ALERTA! DIRIGENTE DO FLAMENGO ABRE O JOGO SOBRE ESTRATÉGIAS E METAS PARA 2024

Em entrevista, diretor de marketing do Mais Querido, Marcos Senna, fala sobre patrocínios, ingressos e internacionalização da marca

Ninho do Urubu / Divulgação
Ninho do Urubu / Divulgação

  |

Icon Comentário0

Patrocínio, match day, internacionalização da marca, sócio-torcedor, banco digital, preços dos ingressos! O Departamento de Marketing do Flamengo é responsável por uma parte significativa das receitas geradas pelo clube. Sem um marketing forte, o Rubro-Negro não seria a potência que se tornou desde a reestruturação administrativa e financeira iniciada em 2013.


Sob a vice-presidência de Gustavo Oliveira, a equipe do marketing do Flamengo está tendo um 2024 de ótimos resultados.Em entrevista com o portal Mundo Rubro Negro, o diretor de marketing Marcos Senna Motta abordou diversos temas que estão sob o guarda chuva do departamento.


Dos novos patrocínios ao Banco Digital BRB Nação Fla, passando pela internacionalização da marca e os preços dos ingressos, Marcos abordou assuntos que preocupam o torcedor rubro-negro diariamente.


O Flamengo teve um início de ano muito positivo no Marketing, com o anúncio de novos contratos volumosos, como a Brax, Pixbet, Kwai e Bayer. Explique para o torcedor como é o processo de seleção das empresas parceiras e o que o Flamengo busca em termos de retorno de cada parceria?

De fato fechamos alguns contratos no início do ano. Queríamos ter até fechado antes, mas ocorreu no tempo certo. Tivemos a Kwai na manga do Manto no último clássico contra o Fluminense. Pode ser um parceiro muito bom para o clube.


A gente tem um trabalho de prospecção, de ir ao mercado e bater nas portas das empresas. O trabalho mais estratégico é no sentido se selecionar os segmentos. Quais as indústrias que tem a ver com o nosso público, com o nosso negócio. O público que vai ao estádio vê produtos que tem a ver com a experiência de ir ao estádio, tipo cerveja, carro, cartão de crédito. Usamos esta estratégia nos segmentos que têm condições financeiras e que são compatíveis com o Flamengo.

Começamos por mapear centenas de empresas e entrando em contato com algumas dezenas. Participamos de muitas reuniões e vamos filtrando. Com as possibilidades, tentamos fechar com uma empresa de cada segmento e compondo.

As parcerias precisam ser estratégicas, que tragam algo mais além do dinheiro. Kwai pode dar uma mídia importante. O Mercado Livre é um market place que a gente vende lá dentro. O BRB fez um banco digital com a marca do Flamengo. A Adidas faz toda uma estrutura para vender camisas nas lojas. Temos condições de retornar o investimento que cada parceiro faz.

Tabela apresentada pelo Marketing do Flamengo ao Conselho Deliberativo. Após fechar com Kwai, Marketing do Flamengo negocia três contratos para atingir meta de um quarto de bilhão em patrocínios do uniforme



Futebol

Jornalista compara possível compra de Andreas Pereira pelo Palmeiras com a de Romário pelo Flamengo

Meia do Fulham chegaria ao alviverde no auge da sua forma física vindo da Europa, movimento parecido com o do Baixinho no Mengão em 1995

PVC compara compra de Andreas Pereira a Romário no Flamengo - Foto: Reprodução
PVC compara compra de Andreas Pereira a Romário no Flamengo - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O possível retorno de Andreas Pereira ao futebol brasileiro, desta vez pelo Palmeiras, deixou o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, empolgado. Em sua análise, ele faz uma comparação ousada, ligando o caso ao impacto da contratação de Romário pelo Flamengo em 1995, mesmo reconhecendo as diferenças de escala.


COMPARAÇÃO COM ROMÁRIO


PVC relembra que, desde a venda de Paulo Roberto Falcão do Internacional para a Roma, em 1980, o Brasil se acostumou a perder talentos para a Europa no meio das temporadas. Jogadores como Zico, Sócrates e Ronaldo retornaram ao país apenas após longas trajetórias no futebol europeu.


A única exceção, segundo ele, foi Romário. Em 1995, o Baixinho trocou o Barcelona pelo Flamengo enquanto vivia o auge de sua carreira, após ser eleito o melhor jogador do mundo. PVC ressalta que "tirar Romário do Barcelona foi algo histórico e desafiou as normas da época".

Ainda assim, ele reconhece que a situação atual é muito diferente. “É óbvio que o impacto de Romário é muito maior do que o de Andreas Pereira. A comparação só se dá porque não estamos acostumados a ver jogadores saírem no meio da Premier League, especialmente de um clube como o Fulham, que ocupa uma das melhores colocações de sua história recente na liga inglesa", explica.


O QUE O PALMEIRAS TENTA, O FLAMENGO JÁ CONSEGUIU

Para PVC, a tentativa do Palmeiras em trazer Andreas Pereira se assemelha a algo que só o Flamengo conseguiu na era do grande êxodo do futebol brasileiro. Ele cita casos recentes, como o do próprio Flamengo contratando Alcaraz do Southampton, mas após o término da temporada europeia. Já o São Paulo, em março, tirou André Silva do Vitória de Guimarães, quinto colocado do Campeonato Português, mas em condições diferentes, dado o menor peso do mercado português em comparação à Premier League.

PVC conclui sua análise destacando a magnitude da tentativa palmeirense: "O que o Palmeiras tenta com Andreas Pereira, só o Flamengo conseguiu com Romário em 1995, em uma operação que marcou a história do futebol brasileiro."



Futebol

‘Está mais leve’ - comentaristas analisam saída de Gabigol do Flamengo

Contrato do atacante com o Mengão se encerra em 31 de dezembro e já confirmou que não vai ficar no clube; Cruzeiro e Santos buscam acordo com o artilheiro

Denilson e Renata Fan comentam saída de Gabigol do Flamengo - Foto: Reprodução/Podpah
Denilson e Renata Fan comentam saída de Gabigol do Flamengo - Foto: Reprodução/Podpah

  |

Icon Comentário0

Após seis temporadas completas, Flamengo e Gabigol seguiram caminhos diferentes depois da partida contra o Vitória, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem acordo para a renovação contratual, o ídolo rubro-negro está próximo de ser anunciado oficialmente como reforço do Cruzeiro, com imagens do anúncio já vazadas.




DESPEDIDA E NOVA FASE

Para Denílson e Renata Fan, comentaristas do programa Jogo Aberto, Gabigol aparenta estar em uma fase mais leve após o fim de sua trajetória no Flamengo. Em 2024, a relação entre jogador e clube foi marcada por altos e baixos, incluindo a perda da camisa 10, após um episódio em que foi visto vestindo a camisa do Corinthians.


Denílson destacou que, nas entrevistas recentes, Gabigol parece mais relaxado, até mesmo ao abordar temas delicados, como a convivência com o técnico Tite durante o ano. Segundo ele, o atacante demonstrou respeito e uma postura serena ao tratar do assunto.

"Legal quando a temporada acaba, né? É outro Gabigol. Se você pegar as entrevistas do Gabigol na temporada, que foi uma temporada bem abaixo do que ele poderia render, você vê que ele está muito mais solto, relaxado, boas respostas. Você vê que é um jogador que está mais tranquilo, esclarecido", disse Denílson.

"Falou abertamente sobre todos os assuntos que envolveram ele nesses últimos meses: briga com Filipe Luís no campo, relacionamento com o Tite, falou sobre tudo que aconteceu nos últimos meses de forma muito respeitosa com os envolvidos. Esse é o Gabigol que a gente viu em um passado não tão distante nas entrevistas", afirmou o ex-jogador.

Renata Fan concordou, mencionando que a despedida contra o Vitória contribuiu para o momento positivo do jogador. Para ela, o único detalhe que faltou foi encerrar a passagem pelo Flamengo com uma vitória, já que o jogo terminou empatado em 2 a 2.

"Bem solto, animado, tirou aquele peso da história final no Flamengo. Teve a despedida que merecia, fez gol, faltou a vitória. Acho que o Flamengo poderia também ter dado esse presente ao Gabigol, mas lá estava. E legal ele elogiando o Filipe Luís, que foi um companheiro, ganhou muita coisa com ele e teve o privilégio de conduzi-lo nesse final no Flamengo", finalizou a apresentadora.

PRÓXIMO DO CRUZEIRO

Desde que a saída do Flamengo foi oficializada, Gabigol tem sido especulado como reforço do Cruzeiro. Na última quinta-feira (20), imagens de um suposto anúncio vazaram, divulgadas por um funcionário de uma empresa que fabrica copos personalizados. Na arte, o atacante já aparece com as cores do clube mineiro, exibindo sua tradicional comemoração. Apesar do possível acerto com a Raposa, o Santos ainda busca a contratação do camisa 99.


Futebol

Joia da base do Flamengo exalta Filipe Luís e destaca: "acreditou no meu potencial"

O jovem meia falou sobre como é trabalhar com Filipe Luís e rasgou elogios ao treinador do Mais Querido

Joia da base do Flamengo exalta Filipe Luís (Reprodução/ Flamengo)
Joia da base do Flamengo exalta Filipe Luís (Reprodução/ Flamengo)

  |

Icon Comentário0

Nos últimos anos o Flamengo tem revelado diversos jogadores nas categorias de base. Atualmente, uma das maiores promessas do Rubro-Negro é Guilherme, de 18 anos. Isso porque, o jovem virou um dos favoritos de Filipe Luís ainda no sub-20. No entanto, foi no profissional que o jovem chamou a atenção.


Assim, o meia Guilherme destacou o processo que viveu nas categorias de base do Flamengo até estrear com gol no profissional. Em entrevista ao GE, o jovem não escondeu a gratidão por ser comandado por Filipe Luís.


"É natural no primeiro ano de sub-20 você começar no banco e ir adquirindo seu espaço durante o ano. Quando o Filipe chegou eu era reserva, não estava jogando, não estava tendo tanta oportunidade. Ele foi um cara que acreditou muito no meu potencial e me colocou para jogar. Se não me engano, no segundo jogo que ele assumiu o sub-20 no Brasileiro, contra o Bahia, me colocou de titular. E fui feliz nesse jogo, joguei muito bem, dei uma assistência, e a partir daí eu não saí mais. Joguei praticamente todos os jogos com ele de titular", disse.


DESTAQUE NO SUB-20

Guilherme chegou ao Flamengo em maio de 2021, quando foi contratado junto ao Azuriz, do Paraná. Desse modo, o jogador foi deslocado para a equipe sub-15 do Rubro-Negro. No entanto, com os diversos desfalques no profissional, Filipe Luís subiu o atleta de categoria e apostou na estrela do jovem, que marcou o gol da vitória do Mais Querido contra o Cuiabá.


Destacando que Guilherme não atuou sob o comando de Filipe Luís no sub-20, quando o técnico estreou. Depois, nos outros 16 jogos, o meia esteve em campo em todos. Assim, ele fez seis gols e deu quatro assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pedro se reúne com campeões pelo Flamengo em confraternização no Rio
Futebol

Pedro se reúne com campeões pelo Flamengo em confraternização no Rio

 

Icon Comentário0
Diego Ribas revela grupo de Whatsapp da ‘geração 85’ e ‘corneta’ trabalho de Filipe Luís no Flamengo
Futebol

Diego Ribas revela grupo de Whatsapp da ‘geração 85’ e ‘corneta’ trabalho de Filipe Luís no Flamengo

 

Icon Comentário0
José Boto ganha presente de atacante croata antes de chegar ao Flamengo
Futebol

José Boto ganha presente de atacante croata antes de chegar ao Flamengo

 

Icon Comentário0