Futebol
|
0A derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil causou muito mais do que o vice para o Atlético-MG. O Rubro-Negro conquistou o penta, e as atitudes lamentáveis dos torcedores locais custavam a perda da Arena MRV. O STJD determinou a interdição do estádio por conta dos problemas causados pelos atleticanos.
Para se manifestar no STJD, o Atlético-MG tem o prazo de dois dias. Mas a decisão inicial é de que o clube tenha que atuar em outro estádio. Além disso, sem torcida, jogando de portões fechados. A Arena MRV só será reaberta quando o clube apresentar medidas de segurança e comprovar que está apta para voltar a receber partidas.
A interdição é imediata, conforme prevê a “Medida Inonimada”, que pede que o Atlético-MG adote “medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança”. Isso só acontecerá quando o Plenário do STJD aprovar o que for apresentado.
“DEFIRO a liminar para determinar a interdição imediata da ARENA MRV, com a transferência dos jogos do Clube Atlético Mineiro SAF, na condição de mandante, para praça desportiva diversa, com portões fechados. A medida estará em vigor até que ocorra a comprovação, pelo clube, da adoção de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança adequada na Arena MRV, ocasião em que a medida será objeto de nova deliberação pelo Pleno deste Tribunal”, diz a decisão do STJD.
As regras para os próximos jogos do Atlético-MG
O clube terá que seguir uma série de artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O 74, por exemplo, indica que o clube só pode mandar partidas 100km longe da Arena MRV. Além disso, a partida pode acontecer em outros estados, sob aprovação da Federação daquele local.
“Se um clube for punido com perda de mando de campo, conforme previsto na legislação federal e no art. 213 do CBJD, caberá exclusivamente à DCO determinar o local no qual a partida deverá ser disputada”, obriga o artigo.
Além da interdição, o Atlético-MG ainda pode perder mandos de campo e até os cofres do clube podem sofrer. A punição financeira pode chegar a R$ 200 mil. Em 2024, pelo Brasileirão, a equipe ainda enfrenta Botafogo, Juventude e Athletico.
O que aconteceu na Arena MRV, palco do título do Flamengo
Ainda durante o jogo, os torcedores do Atlético-MG se revoltaram com o título do Flamengo, maior algoz de sua história. Irritados, os atleticanos começaram a atirar copos no gramado, tentando acertar os jogadores do Mengão. Mas o pior dos casos foram as bombas.
Uma delas chegou a estourar próximo a um fotógrafo, que se machucou e precisou de cirurgia após o ocorrido. Um torcedor também tentou invadir o campo, mas foi controlado pela segurança antes de ultrapassar a linha e chegar perto dos jogadores.
A equipe de General Severiano foi derrotada pelo Mais Querido pelo placar de 3 a 1, neste último domingo (2), pela decisão da Supercopa
|
0O Botafogo foi derrotado pelo Flamengo pelo placar de 3 a 1, neste último domingo (2), pela Supercopa do Brasil. Após o jogo, o técnico interino Carlos Leiria justificou a diferença no placar pelo curto tempo de preparação em relação ao Mais Querido.
"Sabíamos da dificuldade do jogo, tendo em vista a diferença de aproximadamente 10 dias ou mais de preparação (em relação ao Flamengo) para uma partida importante, e isso ficou evidente. O tempo de preparação é muito importante. Teremos um próximo encontro no dia 12 e certamente vai diminuir essa distância que teve a partir desse período de retorno nosso para fazer a pré-temporada em virtude das conquistas do ano passado", disse o técnico interino do Botafogo antes de completar:
"No jogo de hoje, acredito que houve um desequilíbrio de preparação pelo tempo", justificou Carlos Leiria após ser vice para o Flamengo na Supercopa do Brasil.
CULPA DA CHUVA?
O clássico também ficou marcado pela longa paralisação por conta da forte chuva. Ao todo, o jogo ficou parado por cerca de 1h10. Assim, o técnico do Botafogo destacou que esse pode ter sido também um fator determinante para a vitória do Flamengo.
"A pausa de 1h10, aproximadamente, acho que esse talvez tenha sido um fator determinante. E também um pouco pela característica da nossa equipe. A maneira que o jogo transcorreu depois da chuva, de alguma maneira, dificultou o nosso jogo, sim", disse Carlos Leiria.
FLAMENGO MAIOR CAMPEÃO DA SUPERCOPA
Com a vitória diante do Botafogo, o Flamengo se sagrou o maior campeão da Supercopa do Brasil com três títulos no total. Vale lembrar que o Rubro-Negro conquistou o primeiro em 2020, contra o Palmeiras e o segundo contra o Athletico-PR, em 2021.
Mengão já venceu o confronto da Supercopa diante do Botafogo e ainda enfrentará o alvinegro, assim como o Fluminense e o Vasco no Carioca
|
0O Flamengo começou fevereiro da melhor forma possível: conquistando a Supercopa do Brasil. No último domingo (02), o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 3 a 1, no Mangueirão, em Belém (PA), e garantiu o primeiro título da temporada. Agora, o time de Filipe Luís encara pelo menos mais cinco jogos neste mês, todos pelo Campeonato Carioca.
Calendário do Flamengo em fevereiro
02/02 – Botafogo 1×3 Flamengo – Supercopa do Brasil
05/02 – Portuguesa x Flamengo – Carioca
08/02 – Fluminense x Flamengo – Carioca
12/02 – Flamengo x Botafogo – Carioca
15/02 – Flamengo x Vasco – Carioca
22/02 – Flamengo x Maricá – Carioca
Após a conquista da Supercopa, o Flamengo agora foca no estadual. O primeiro compromisso será já na quarta-feira (05), contra a Portuguesa, em Uberlândia-MG, no Estádio Parque do Sabiá, às 19h (horário de Brasília).
Na sequência, o Rubro-Negro encara o Fluminense, pela nona rodada, e depois volta a enfrentar o Botafogo, em jogo atrasado da sétima rodada. Já os clássicos contra Vasco (15/02) e Maricá (22/02) fecham a participação do Flamengo na primeira fase do Carioca (Taça Guanabara). A expectativa é de que todos esses confrontos aconteçam no Rio de Janeiro.
Flamengo pode ganhar mais um jogo no mês
Caso termine entre os quatro primeiros da fase de grupos do Carioca, o Flamengo avança às semifinais da competição, disputadas em jogos de ida e volta. Assim, há chances de o Rubro-Negro entrar em campo mais uma vez ainda em fevereiro, no dia 28, na primeira partida da semifinal.
Volante do Arsenal está acertado com o Mengão e deve chegar ao clube no meio do ano, após o fim do seu contrato com os Gunners
|
0O Flamengo está muito próximo de confirmar a contratação de Jorginho, do Arsenal (ING). Após uma negativa inicial para uma transferência imediata, o volante acertou os termos com o clube e assinará um pré-contrato ainda nesta semana.
O vínculo com o Mengão será de três temporadas, e as partes já chegaram a um acordo. Agora, os trâmites burocráticos estão sendo conduzidos pelos advogados para formalizar o contrato. A expectativa do Flamengo é contar com o ítalo-brasileiro antes do início do Super Mundial de Clubes, ou seja, até meados de 2025.
Flamengo fará nova investida por liberação antecipada
Assim que o pré-contrato for assinado, o Flamengo tentará mais uma vez antecipar a chegada do jogador junto ao Arsenal. Na primeira abordagem, os ingleses recusaram a liberação, pois Mikel Arteta considera Jorginho uma peça fundamental no elenco. Caso o clube londrino mantenha a posição, o Rubro-Negro terá que aguardar até o fim do contrato do volante.
Jorginho será o terceiro reforço da temporada
Com o acerto de Jorginho, o Flamengo chega a sua terceira contratação nesta janela de transferências. O primeiro reforço foi Juninho, atacante que atuava no Qarabag (AZE). Em seguida, o clube trouxe Danilo para reforçar o setor defensivo. Recém-chegado, o ex-capitão da Seleção Brasileira já teve o nome publicado no BID da CBF e entrou aos 45 do segundo tempo na Supercopa.
Próximo desafio
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo que garantiu o título da Supercopa do Brasil , o técnico Filipe Luís e o elenco rubro-negro voltam as atenções para o Campeonato Carioca. O Flamengo encara a Portuguesa-RJ na quarta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), em Uberlândia-MG, pela sétima rodada do torneio estadual.