Futebol
|
0A derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil causou muito mais do que o vice para o Atlético-MG. O Rubro-Negro conquistou o penta, e as atitudes lamentáveis dos torcedores locais custavam a perda da Arena MRV. O STJD determinou a interdição do estádio por conta dos problemas causados pelos atleticanos.
Para se manifestar no STJD, o Atlético-MG tem o prazo de dois dias. Mas a decisão inicial é de que o clube tenha que atuar em outro estádio. Além disso, sem torcida, jogando de portões fechados. A Arena MRV só será reaberta quando o clube apresentar medidas de segurança e comprovar que está apta para voltar a receber partidas.
A interdição é imediata, conforme prevê a “Medida Inonimada”, que pede que o Atlético-MG adote “medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança”. Isso só acontecerá quando o Plenário do STJD aprovar o que for apresentado.
“DEFIRO a liminar para determinar a interdição imediata da ARENA MRV, com a transferência dos jogos do Clube Atlético Mineiro SAF, na condição de mandante, para praça desportiva diversa, com portões fechados. A medida estará em vigor até que ocorra a comprovação, pelo clube, da adoção de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança adequada na Arena MRV, ocasião em que a medida será objeto de nova deliberação pelo Pleno deste Tribunal”, diz a decisão do STJD.
As regras para os próximos jogos do Atlético-MG
O clube terá que seguir uma série de artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O 74, por exemplo, indica que o clube só pode mandar partidas 100km longe da Arena MRV. Além disso, a partida pode acontecer em outros estados, sob aprovação da Federação daquele local.
“Se um clube for punido com perda de mando de campo, conforme previsto na legislação federal e no art. 213 do CBJD, caberá exclusivamente à DCO determinar o local no qual a partida deverá ser disputada”, obriga o artigo.
Além da interdição, o Atlético-MG ainda pode perder mandos de campo e até os cofres do clube podem sofrer. A punição financeira pode chegar a R$ 200 mil. Em 2024, pelo Brasileirão, a equipe ainda enfrenta Botafogo, Juventude e Athletico.
O que aconteceu na Arena MRV, palco do título do Flamengo
Ainda durante o jogo, os torcedores do Atlético-MG se revoltaram com o título do Flamengo, maior algoz de sua história. Irritados, os atleticanos começaram a atirar copos no gramado, tentando acertar os jogadores do Mengão. Mas o pior dos casos foram as bombas.
Uma delas chegou a estourar próximo a um fotógrafo, que se machucou e precisou de cirurgia após o ocorrido. Um torcedor também tentou invadir o campo, mas foi controlado pela segurança antes de ultrapassar a linha e chegar perto dos jogadores.
Mengão promete dedicação total nos últimos jogos do Brasileirão, mesmo sem chances de título, e já projeta continuidade do estilo agressivo e competitivo que define sua identidade
|
0O Flamengo não disputa mais o título do Campeonato Brasileiro, mas mantém a seriedade na reta final. Na próxima quarta-feira (4), o time enfrenta o Criciúma, que briga diretamente contra o rebaixamento ao lado do Fluminense. O lateral-esquerdo Alex Sandro garantiu que o CRF entrará em campo com foco total na vitória, reforçando o comprometimento do elenco.
Contrariando qualquer clima de encerramento antecipado, Alex Sandro destacou a importância de manter o nível de dedicação até o fim do campeonato. "Não existe clima de férias. Temos dois trabalhos ainda para fazer, não tem como pensar na próxima temporada. Ainda dois jogos importantes, e tenho certeza que todos os jogadores vão querer fazer o seu melhor. Trabalhamos todos os dias para melhorar, estar cada vez mais entrosados", afirmou.
IDENTIDADE DO MENGÃO SE MANTÉM
O lateral também ressaltou que, mesmo com mudanças na formação ou no comando técnico, o DNA do Mais Querido permanece inalterado. "São os mesmos jogadores. Obviamente que muda a formação, como atacamos e defendemos, mas o DNA não mudou. Muitos falam que hoje o time está jogando melhor porque trocou o treinador. Mas é o DNA do Flamengo. Quando o time joga junto com a torcida, essa envolvência dá para ver dentro do campo", analisou.
PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO
Mesmo já garantido na próxima edição da Libertadores, o Mengão ainda tem dois jogos pela frente para encerrar sua temporada com chave de ouro:
04/12 – Criciúma x Flamengo – Estádio Heriberto Hülse – 37ª rodada
08/12 – Flamengo x Vitória – Estádio Maracanã – 38ª rodada
Torcedores do Fla nas redes pedem para que o rubro-negro "entregue" o jogo para o time de Santa Catarina, pois o mesmo briga ponto a ponto com o Fluminense para não cair para a série B
|
0O Flamengo não tem mais ambições no Campeonato Brasileiro, mas pode influenciar diretamente na vida de um rival. Na próxima rodada, o rubro-negro encara o Criciúma, que briga com o Fluminense contra o rebaixamento. Apesar dos pedidos da torcida, o lateral-esquerdo Alex Sandro afirmou que o time vai para vencer a partida na próxima quarta.
"Vamos fazer o nosso trabalho. Sem pensar nos outros. Fazer o nosso melhor, ir para vencer o jogo assim como sempre foi feito", disse o lateral rubro-negro.
Alex Sandro também projetou a despedida de Gabigol. O atacante deixa o Flamengo no final da atual temporada e terá uma homenagem na última rodada do Brasileirão, contra o Vitória, no Maracanã.
"Tive essa experiencia recentemente na Juventus. Tenho certeza que na cabeça do Gabriel estão passando muitas coisas. É normal. Um jogador que fez sua história e nunca será esquecido. Merece ter uma linda despedida. Linda festa. Tenho certeza que pode contar com todos os companheiros e toda a nação rubro-negra."
O que mais ele disse?
Reclamação no gol do Inter: "Muitas coisas acontecem dentro do campo e os jogadores não podem fazer nada. Isso é difícil para nós. Foi nítido que o Plata ia pegar a bola, teve a obstrução do árbitro. Se a bola tocasse no árbitro pararia a jogada, mas, como foi com jogador, não parou. Isso foi uma avaliação do árbitro, tem que ser respeitado. Temos de focar no que podemos fazer e não no que os outros podem fazer."
Elenco melhorou: "São os mesmos jogadores. Obviamente que muda a formação, como atacamos e defendemos, mas o DNA não mudou. Muitos falam que hoje o time está jogando melhor, estamos tendo mais vitórias prque trocou o treinador. Mas é o DNA do Flamengo. Quando o time joga junto com a torcida, essa envolvência dá para ver dentro do campo. No primeiro tempo principalmente demonstramos isso. Sabíamos que seria um jogo muito difícil. O Inter está bem durante vários jogos. O primeiro tempo foi o que esperamos ter daqui para frente: um time agressivo mesmo na parte defensiva e na ofensiva. Vamos trabalhar para continuar nos dois tempos."
Já pensa em 2025: "Não existe clima de férias. Temos dois trabalhos ainda para fazer, não tem como pensar na próxima temporada, temos que pensar nessa. Ainda dois jogos importantes e tenho certeza que todos os jogadores vão querer fazer o seu melhor. Trabalhamos todos os dias para melhorar, estar cada vez mais entrosados. Esse é o pensamento até o final. Preferimos focar nessa temporada ainda porque não acabou"
Time rubro-negro promete empenho na reta final do Brasileirão, mesmo sem chances de título, e prepara homenagem ao atacante Gabigol no Maracanã
|
0O Flamengo não disputa mais o título do Campeonato Brasileiro, mas segue impactando a competição. Na próxima quarta-feira (4), o time enfrenta o Criciúma, que luta contra o rebaixamento em disputa direta com o Fluminense. Apesar das expectativas da torcida e dos contextos externos, Alex Sandro, lateral-esquerdo do clube, garantiu que o Mengão entrará em campo com o objetivo de vencer.
Questionado sobre a possibilidade de ajudar ou prejudicar adversários, Alex Sandro foi direto ao reforçar o compromisso do Flamengo em focar em sua própria performance. "Vamos fazer o nosso trabalho. Sem pensar nos outros. Fazer o nosso melhor, ir para vencer o jogo assim como sempre foi feito", destacou.
DESPEDIDA DE GABIGOL SERÁ EMOCIONANTE
Além do duelo contra o Criciúma, o Mais Querido se prepara para um momento marcante: a despedida de Gabigol. O atacante, que encerra sua passagem pelo clube ao final da temporada, terá uma homenagem especial na última rodada do Brasileirão, contra o Vitória, no Maracanã.
Alex Sandro, que viveu experiência semelhante na Juventus, comentou sobre o momento de despedida. "Tenho certeza que na cabeça do Gabriel estão passando muitas coisas. É normal. Um jogador que fez sua história e nunca será esquecido. Merece ter uma linda despedida. Linda festa. Tenho certeza que pode contar com todos os companheiros e toda a nação rubro-negra", afirmou o jogador.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS DO FLAMENGO
Mesmo já garantido na próxima Libertadores, o CRF ainda tem dois jogos importantes para concluir sua temporada:
04/12 – Criciúma x Flamengo – Estádio Heriberto Hülse – 37ª rodada
08/12 – Flamengo x Vitória – Estádio Maracanã – 38ª rodada